Lisístrata

Lisístrata Aristófanes

Resenhas - Lisístrata

Francisco240 15/05/2022

Curioso é muito interessante...
O livro é super interessante, mesmo tratando de um assunto relativamente sério a história é conduzida com amor bem cômico.
Registrada é uma mulher decidida a lutar e persuadir os homens e as mulheres em busca da paz o que acaba por culminar em uma comédia bem humorada e ao mesmo tempo crítica no estado de coisas de um tempo.

Alice 14/03/2022

A emancipação da mulher
A representação feminina tratada em Lisístrata dispõe de uma análise crítica a cerca do real papel da mulher na sociedade, da autonomia a que elas deviam ser dadas para que houvesse uma justa equidade de direitos e participação em relação ao homem e sua predisposição em requerer mudanças no modelo estrutural da sociedade permeado no decorrer da obra.

anaclaraleitegomes 08/03/2022

"Vamos galera, mulheres"
Não sei muito o que dizer desse livro, só que achei bem engraçado e que há cenas muito vergonhosas nele. Um grupo de mulheres cansadas de perderem suas vidas, seus maridos e seus filhos para a guerra pensam em uma proposta para gerar a paz em Atenas, tratava-se de uma greve de relações íntimas, no começo eu achei que não daria certo, mas acho que estava errada!
Bom livro para se iniciar no Teatro grego e nas comédias. Recomendo a leitura.
*Desculpem pelo título desse comentário.
**Não é uma resenha, apenas um comentário.

Nicó 14/02/2022

vou ser sincera e dizer que só li esse pois foi pedido na minha faculdade. não é um dos meus gêneros favoritos mas eu definitivamente não posso dizer que a experiência foi ruim, muito pelo contrário, o tanto que eu ri lendo Lisístrata não está escrito.

gostei bastante da forma como nessa estória os papéis de homem e mulher (da época) foram invertidos. enquanto as mulheres estavam fartas da guerra e arranjaram um jeito de acabar com ela, os homens, que normalmente eram quem dominavam as escolhas e situações sociais, simplesmente não puderam aguentar ficar sem fazer sexo com suas mulheres e declararam a paz.

é um livro curto e fácil de ler apesar de ser antigo. ótimas experiência!

Lilian_89 07/02/2022

Greve das mulheres

Nessa brilhante e divertidíssima comédia de Aristófanes uma mulher grega, chamada Lisístrata decide pôr fim a uma guerra entre gregos e troianos de uma forma peculiar: juntando todas as mulheres de todos a cidades envolvidas na guerra para fazerem uma greve de sexo!

Lisístrata demonstra toda a sua inteligência e desenvoltura enquanto guia as demais mulheres em seu intento de findar a guerra feita pelos homens, ela demonstra que as mulheres também são sábias e se os homens aprenderem com elas a muitas vezes se calarem e escutarem, a guerra talvez nem houvesse começado.

Uma das comédias mais interessantes que já li e além de tudo com uma narrativa em certa medida bastante atual, em um mundo repleto de guerras intermináveis, um alívio cômico para um tema tão tenso como a guerra é maravilhoso. Excelente leitura, recomendo demais.

micaela 03/02/2022

muito serelepe
os trocadilhos no auge do livro são bons demais juro me tirou boas risadas, me surpreendi com a fluidez dos diálogos e o papel das mulheres por conta da época, mas aristofanes entregou tudo!! sem contar as referências a mitologia simplesmente sensacional

Manoela138 30/12/2021

Lisístrata
Fiz a leitura dessa peça pra fazer um trabalho da faculdade e gostei bastante. É bem engraçado e meio caótico kkkk É totalmente diferente das coisas que costumo ler, então valeu muito a leitura!

Roberto 29/12/2021

A Greve do Sexo - Lisístrata é uma comédia escrita por Aristófanes no ano de 411 A. C. No período em que as mulheres eram proibidas de atuar nos teatros e no qual os personagens femininos eram interpretados por homens, o autor utilizou sua arte para questionar a posição subalterna que as mulheres ocupavam na sociedade grega.

Durante a Guerra do Peloponeso, travada entre Atenas e Esparta, Lisístrata, uma mulher ateniense, organiza um levante de mulheres das duas cidades Estado envolvidas no conflito para forçar aos homens daquelas localidades a deporem as armas e porem fim ao confronto. Para tanto, elas tomam a Acrópole de Atenas e se negam a ter relações sexuais com seus maridos até que a peleja seja extinta.

Algumas passagens da peça são muito engraçadas, com o uso de vários trocadilhos. Porém, a representação das mulheres como relegadas às atividades domésticas, ao sexo e à procriação, criticadas por Aristófanes, é revoltante e não diverge muito da visão que se tem em nossa sociedade contemporânea, mesmo tendo se passado mais de 2.400 anos depois de sua escrita.

A leitura é bem divertida e a tradução de Millôr Fernandes é feita em linguagem bem simples. Para aquelas palavras mais difíceis, existe um glossário ao final da edição que li. Leitura bastante recomendada para aqueles que querem ter acesso às origens de uma das questões mais prementes do pensamento ocidental, que são as relações de gênero.

Lucas 16/09/2021

Aristófanes séculos à frente do seu tempo
Lisístrata é uma obra que deve ser lida por qualquer pessoa que se diz minimamente interessada por teatro.

Thaisa 05/09/2021

Uma comédia reflexiva sobre as mulheres em uma sociedade patriarcal
A Guerra do Peloponeso continua a todo vapor e os homens de Atenas e Esparta não cessam a luta.
Lisístrata, no entanto, já se cansou disso; assim, ela reúne as mulheres atenienses (e até mesmo as espartanas) para propôr uma forma de encerrar a guerra: elas precisam fazer uma greve de sexo, negando transar com seus parceiros até que eles declarem a paz entre as cidades. No princípio, é difícil convencê-las, já que as mesmas têm libido assim como seus maridos e não querem passar tanto tempo sem copular.
Ainda assim, lideradas pela determinação e pela astúcia de Lisístrata, as mulheres invadem a acrópole de Atenas para que os guerreiros não possam utilizar meios financeiros para continuar o duelo, nem consigam persuadir suas esposas a mudarem de idéia.
A revolução que a protagonista origina, além de fazer com que os homens realmente repensem suas atitudes, demonstra bem como as mulheres também são seres sexuais, com desejos e vontades - algo ainda hoje visto, muitas vezes, como um tabu.
Essa comédia grega de Aristófanes não tem apenas o propósito óbvio de divertir (o que, claro, ela faz impecavelmente, levando o público a gargalhar do começo ao fim); "Lisístrata" também é uma peça extremamente reflexiva que dá voz às mulheres silenciadas em uma sociedade patriarcal, que não permite que elas opinem em assuntos gerais que as afetam diariamente, como a guerra, a economia, o luto e o sexo.
Nessa curta história que me fez rir o tempo todo, tanto através de trechos completamente absurdos quanto por meio de situações tão ordinárias que chegam a ser cômicas, foi difícil não admirar a protagonista, sua inteligência, resiliência e impetuosidade - Lisístrata é uma mulher que inspira e que retrata aquilo com que precisamos lidar desde o começo dos tempos: o machismo.

site: https://www.instagram.com/livre_em_livros/

cami 02/06/2021

livro muito engraçado, foi construído em forma de diálogos claro, pelo momento histórico da história, recomendo demais e é super curtinho

Karla 20/05/2021

Lisistrata ?
"CORIFÉIA - Insolente por quê? Só porque digo o que penso? Só porque sou uma mulher livre?? ??
Nesta peça grega escrita por Aristófanes, uma mulher chamada Lisistrata decide pôr fim à guerra de uma maneira inusitada: através de uma greve de sexo pelas mulheres. Segundo Lisistrata, os homens ficariam tão tomados pelas necessidades sexuais que decidiriam pela paz para poderem satisfazê-las com suas esposas. ?
Embora a peça seja uma comédia, a vem recheada de questionamentos importantes: por que a participação feminina na política é tão risível, tão difícil? Por que a vivência feminina é reduzida à maternidade e cuidado do lar? Por que é tão difícil aceitar a liderança feminina? ?
"[...] vimos suportando, normalmente,
isto é, em silêncio e humildade, como vocês inventaram que é próprio das mulheres, a tremenda
estupidez das ações masculinas." ??
Lisistrata nos permite uma profunda reflexão acerca do feminismo, da sociedade e da ciência política, bem como um contato muito diferente com a literatura antiga grega, vez que a leitura de uma peça escrita antes de Cristo nascer é, para dizer o mínimo, diferente.?
Ela provoca a saída da zona de conforto, o encontro com a filosofia e o feminismo. Li para um trabalho acadêmico (obrigada, prof. Wolke) e agora considero uma leitura essencial! ??

raíssa 10/05/2021

"Não há animal selvagem mais selvagem, nem chama mais ardente, nem fúria mais feroz e indominável do que a da fêmea do homem. O leopardo é mais suave e tem as unhas menos perigosas."
Referência como comédia grega, a história é impressionante e ainda atual, tendo sido escrita em 411 a.C e encenada por homens, por (na época) as mulheres não terem valor. Porém trata exatamente da união das mulheres gregas num movimento pela paz, com um tom "leve" e cômico apesar da seriedade do assunto.

O filme Chi-raq (2015) do diretor Spike Lee bebe nessa fonte, onde mulheres fazem greve de sexo contra a violência de gangues em Chicago e relacionando também à guerra do Iraque. Além disso, em 2002 na Libéria, também aconteceu a união das mulheres pelo fim da violência no país e negociações de paz, onde uma das formas de ação foi a indicação de uma greve de sexo (movimento mostrado no documentário Reze para o Diabo Voltar para o Inferno. As três líderes do movimento ganharam o Prêmio Nobel da Paz em 2011).

Peça lida para a Oficina de Laboratório Teatral.