As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Lucas 13/09/2012

O melhor governo é o que menos governa
1)Capitalismo: uma empresa bem sucedida quer dizer que ela presta um bom serviço a sociedade, afinal se o produto/serviço dela não for bom o consumidor tem sempre a opção de não contratar com essa empresa. Quem dá as cartas é o consumidor.

2)Socialismo: é impossível o Estado prestar um serviço melhor que Mercado, aquele nada produz, não recebe pela qualidade de seu produto, haja visto as experiências dos governos que tentaram implantar o socialismo.

3)Intervencionismo: não é justo que o governo aplique o dinheiro do povo onde bem entender, o que seria "bom" pra uma pessoa pode ser "ruim" para outra, o intervencionismo prejudica automaticamente a livre-concorrência.

4)Inflação: um método disfarçado de intervenção que resulta em uma vantagem a quem pega o novo dinheiro impresso em mãos primeiro, tem como consequência certa o aumento dos preços.

5)Investimento Estrangeiro: chave a para expansão rápida de uma nação, permite que empresas invistam em tecnologia, melhore a qualidade de seus produtos e logo lucrem mais do que os próprios investidores estrangeiros.

6)Política e Idéias: aqui Mises discorre sobre o constitucionalismo que se tornou um sistema de pressão e o nefasto legado marxista, mas ainda sim é otimista e retrata a esperança de uma sociedade com livre-mercado.
Phelipe Guilherme Maciel 18/04/2016minha estante
Mises não diz que "o melhor governo é o que menos governa". Inclusive, ele considera esta frase um erro. O governo bom é o que governa sobre aquilo que deva ser de sua competência. E que deixa o Mercado livre para produzir sem intervenção.

Rike 21/05/2021minha estante
Diz uma frase famosa, muito citada: ?O melhor governo é o que menos governa?. Esta não me parece uma caracterização adequada das funções de um bom governo. Compete a ele fazer todas as coisas para as quais ele é necessário e para as quais foi instituído. Tem o dever de proteger as pessoas dentro do país contra as investidas violentas e fraudulentas de bandidos, bem como de defender o país contra inimigos externos. São estas as funções do governo num sistema livre, no sistema da economia de mercado.

Capítulo 3

Draell 17/04/2022minha estante
O serviço de livros no Brasil eh péssimo quando vemos os preços abusivos que nos impõe. Mas as empresas são bem sucedidas, logo elas prestsm um bom serviço ?

Valeria242 12/02/2024

Li pra uma disciplina da faculdade e achei de fácil leitura, entretanto o conteúdo é raso e demasiadamente simplista kkkkk tipo, coisas do senso comum que são bem questionáveis.

@LuanLuan7 02/05/2021

O autor explica 6 conceitos importantíssimos para a compreensão do atual cenário econômico: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, expansão do investimento externo, politicas e ideias (econômicas).

Vale ressaltar que todo o conteúdo apresenta-se sob o viés liberalista, com exarcebada pretensão de ver o Estado reduzido ao eu mínimo possível (mesmo acreditando que governo nenhum se submeterá a isso).

A leitura é muito fluida e de fácil compreensão. As explicações são esclarecedoras e recheadas com exemplos, sobretudo do Reino Unido e dos EUA.

Há alguns exageros (e equívocos de generalização) na defesa de um ou outro posicionamento, que podem facilmente ser relevados em virtude de o conteúdo do livro ter sido ministrado em 1958.

Vale a pena para um conhecimento inicial a respeito dos 6 tópicos abordados.
Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
A linguagem deste livro é acessível para iniciantes de leitura de economia?

Pedro 03/06/2021minha estante
Sim, Emanuel, pode ler sem medo. Mises é bem acessível.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Maravilha! Então lerei este livro.

@LuanLuan7 03/06/2021minha estante
Emanuel, a leitura é de fácil compreensão, porém apenas introdutória. Após finalizado é importante complementar com outras fontes.

Emanuel.Müller 03/06/2021minha estante
Certo, Luan, farei isso. Muito obrigado pela indicação.

Jamile.Almeida 08/08/2020

Fundamemtal
Leitura clara, concisa, essencial e obrigatória.

Deveria ser um livro para lermos na escola, até mesmo com outro livro voltado ao socialismo. Assim, com bases fundamentadas, e não ?porque algum influencer disse que tal coisa era a certa e boa?, todos poderiam tirar suas próprias conclusões em relação ao capitalismo x socialismo.

Seis básicas lições: 1) capitalismo; 2) socialismo; 3) intervencionismo; 4) inflação; 5) investimento externo e 6) políticas e ideias.

Não irei falar sobre cada uma delas, pois impossível ser mais sucinta e clara do que o próprio Mises nessa sua palestra ministrada da Argentina em 1979 e transcrita por sua esposa, pós o estrago ?Peronista?, e numa tentativa de trazer esperança e solução ao caos que viviam nossos ?hermanos?.

Dizer que um dado esquema econômico/político é perfeito e sem falhas é cair em outra utopia socialista (a la Thomas More). Da teoria à prática há um longo caminho e que muitos tentam desviar. Porém, opto por aquele que, para mim, parece mais justo, coerente, baseado em soluções, escolhas livres e realistas... e nessa, abracei o Mises e não largo.
almeidalewis 08/08/2020minha estante
Resenha ??? bem elucidativa e muito contributiva para nos ajudar a ter uma noção do livro/assunto.??

Jamile.Almeida 08/08/2020minha estante
??????

Gio Pereira 26/08/2020

Um livro fácil com ensinamentos profundos
Recomendo fortemente esse livro a todos que se interessam por política mas que não necessariamente são estudiosos do assunto.
Mises traz a tona assuntos importantes de forma extremamente clara e prática, relacionando fatos histórico a posicionamentos ideológicos e econômicos como ninguém.

MAGO.SUPREMO 07/05/2022

Esclaredor e importante
O livro ''As Seis Lições'' do autor e economista, Ludwig Von Mises, é uma transcrição do que foi dito nas palestras dele em Buenos Aires. O livro trata de Intervencionismo, inflação, protecionismo, entre outros, de forma esclarecedora e instrutiva, para que assim não repitamos os mesmos erros daqueles que foram à contramão da liberdade.
No dito livro, Mises consegue de forma clara nos passar o conhecimento acerca das políticas econômicas adotadas pelos governos, como, por exemplo: a inflação, além de nos dar breves explicações do porque impérios e governos caíram e/ou encontraram dificuldade para se perpetuarem, seja em razão das suas economias restritas, seja pela má formulação de políticas econômicas eficientes.
Com uma linguagem fácil de ser compreendida e trechos muito bem formulados acredito que esse seja um dos melhores livros de economia que existem, sobretudo relacionado a liberdade econômica. A obra possui poucas páginas, tornando a leitura rápida e propicia para seguirmos para as demais obras do autor, sempre buscando entender os panoramas maiores da economia. Em suma, foi uma das melhores leituras que já fiz, super esclarecedora e com uma miríade de exemplos reais.
Recomendo ''As Seis de Lições'' para todos os estudantes, entusiastas e pessoas de que alguma forma tem interesse em economia. O livro não só aborda as políticas econômicas como também os contextos do porque tal coisa ocorreu. Ademais, é sempre bom variar e ler livros de não-ficção.

Larissa Barbosa 08/11/2013

Liberdade significa realmente liberdade para errar.
Eu comecei a amar essa obra já do prefácio, que foi escrito em 1979 por Margit von Mises, viúva do autor. Foi ela quem a organizou. E meu encanto começou daí porque a admiração com a qual ela fala do marido nos faz admirá-lo antes mesmo de começar a ler o livro. Este é uma transcrição de uma série de conferências que Ludwig von Mises apresentou na Argentina, por volta de 1958 e, salvo algumas poucas observações que já se provam sobrepujadas nos dias de hoje - Dê-se o devido desconto, muita coisa aconteceu desde então - o livro é de uma riqueza sem precedentes, ou pelo menos para mim, que tinha muita dificuldade de entender sobre inflação e liberalismo. A linguagem é muito acessível e elucidativa. Passei a enxergar o capitalismo com outros olhos e não que eu fosse contra o sistema. Sem dúvidas, esse foi um dos livros mais didáticos que li esse ano.

francis 28/07/2016

Excepcional
Sou formado em economia, em uma Universidade Federal, este pequeno livro de poucas paginas provavelmente me ensinou mais sobre economia do que quatro anos de estudo com professores influenciados pela porcaria marxista.

Elton.Oliveira 18/12/2023

Uma introdução sobre o liberalismo de Mises
O livro é uma transcrição de uma palestra realizada na Argentina, na qual, Ludwig von Mises discursa sobre os pilares do liberalismo da escola austríaca , suas bases econômicas.

Não tenho tanta expertise para criticar um monstro desse , mas cá entre nós... Acho que o liberalismo proposto por Mises é um pouco utópico, um país que não tenha uma política social , na minha visão, será de grandes disparidades. O problema é muito complexo , deixar a classe dominante e privilegiada sem regulamentação é acreditar/confiar demais no "ser humano" .

As sociedades confluíram para um misto de capitalismo/socialismo e esse equilíbrio tem que ser buscado. Em alguns governos observamos excessos de ambos os lados, a corrupção parlamentar ainda é o encalço de um futuro melhor ....

Um bom livro , conhecer um pouco sobre economia não faz mal a ninguém!
Adamastor Portucaldo 18/12/2023minha estante
Corrupção. Desde os tempos bíblicos os juízes também são citados.
Outro dia eu li alguma coisa que me fez concluir que o CONHEÇA A TI MESMO, do Delphos é mais trabalhoso do que os doze trabalhos de Hércules!

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Então Adamastor.... A corrupção faz parte do cerne humano ... Uns conseguem combater , outros conseguem neutralizar , mas tem uma turma que usa como ferramenta !

Fabio 19/12/2023minha estante
Esses últimos, infelizmente, são a maioria Elton

Elton.Oliveira 19/12/2023minha estante
Pois é Fábio ! Não é fácil viver , o mundo é injusto , a balança é viciada !

Fabio 19/12/2023minha estante
Você disse tudo, a inópia esta entranhada no ser humano, mas quem eclode essa imperfeição e a própria sociedade

Mathfms 14/01/2024minha estante
É natural que haja disparidades. Não é possível existir uma sociedade de ricos. Nem uma sociedade só de pobres. O problema que ocorre em países como o Brasil, é que grande parte da população pobre vive em condições sub-dignas.

Manu 29/04/2020

Um apanhado de palestras proferidas por Mises na Argentina. Temas centrais: socialismo, capitalismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro, política e ideias.

Davi 26/09/2009

Introdução à Economia.
Em seis palestras feitas na Argentina – "O capitalismo", "O socialismo", "O intervencionismo", "A inflação", "Investimento externo" e "Política e idéias" – Mises conseguiu produzir o melhor guia para leigos sobre estes assuntos, com tudo o que você sempre perguntou e não conseguiu entender.

Para mencionar só um exemplo da riqueza do pensamento de Ludwig von Mises, gostaria de repetir algumas frases da lição sobre o socialismo, onde ele corrige o falso preconceito respaldado pela esquerda, de que os empresários governam num mundo capitalista:

"Liberdade na sociedade significa que um homem depende tanto dos demais como estes dependem dele. A sociedade, quando regida pela economia de mercado, pelas condições da economia livre, apresenta uma situação em que todos prestam serviços aos seus concidadãos e são, em contrapartida, por eles servidos. Acredita-se que existem na economia de mercado chefões do sistema econômico que não dependem da boa vontade e do apoio dos demais cidadãos. Os capitães de indústria, os homens de negócios, os empresários seriam os verdadeiros chefões do sistema econômico. Mas isso é uma ilusão. Quem manda no sistema econômico são os consumidores. Se estes deixam de prestigiar um ramo de atividades, os empresários deste ramo são compelidos ou a abandonar sua eminente posição no sistema econômico, ou a ajustar suas ações aos desejos e às ordens dos consumidores".

Ronaldo 07/02/2021

Atual
O livro é uma transcrição de uma série de discursos realizados em Buenos Aires na década de 50, tais como capitalismo, inflação intervencionismo, etc. Conceitos básicos de economia são tratados de forma simples e clara.

Erismar 19/06/2020

O livro é resultado de seis palestras. Ele aborda temas com: socialismo, capitalismo...

adm.felipemoura 20/01/2021

Ideias, somente idéias, podem iluminar a escuridão.
Livrinho curto e rápido sobre capitalismo, socialismo, inflação, intervencionismo governamental, investimento estrangeiro.

É impressionante a lucidez deste material. De forma simples e clara vemos algumas das políticas desastrosas que os governos insistem em aplicar e os mesmos erros e consequências se repetem em países diferentes, civilizações diferentes.

Se você é leigo em economia e quer aprender sobre a importância da Liberdade Econômica, este livro é um ótimo início.

Com certeza vou ler os outros mais profundos do autor.

Mariana113 27/06/2022

Uma boa leitura
Um compilado de 6 palestras do economista Ludwig von Mises realizadas na Argentina em 1959. O livro aborda as ideias do palestrante quanto as 6 lições:

Socialismo
Capitalismo
Intervencionismo
Inflação
Investimento estrangeiro
Política e ideias

Acho uma leitura fluida, pelo fato de serem transcrições das palestras, as ideias são apresentadas em tópicos bem estruturados e sem enrolação. Gostei bastante do conteúdo do livro.

?? um país rico tem mais condições de suportar más políticas que um país pobre.?