As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

Reginho 31/01/2023

5 estrelas!
Sucinto e preciso. Mises consegue nesse compilado de palestras, simplificar a economia, a inflação, impressão de dinheiro, socialismo etc. Para quem defende o liberalismo, ou ao menos entende o quão danoso é o estado, este livro é imprescindível.

Paola.Fico 14/02/2021

O livro apresenta a transcrição de 6 palestras do autor realizadas na cidade de Buenos Aires no final da década de 1950. De forma clara e com uma leitura muito simples e agradável são apresentados conceitos básicos sobre economia. Leitura excelente para iniciar no tema.

Igor.Borges 15/02/2021

Uma introdução ao liberalismo
Uma vez um grande professor meu me disse o seguinte: "Desconfie do cientista (e aqui leia-se ciências sociais também) que, ao palestrar ou ministrar alguma aula a qual ele tenha que passar seu conhecimento a pessoas leigas, utilize termos técnicos demais, resultando em uma incompreensão parcial ou total por parte do destinatário da mensagem". Isso faz com que o público leigo veja aqueles temos técnicos, de difícil compreensão, e acredite, baseado nisso, que o interlocutor é um excelente profissional da área. Bom mesmo é aquele sujeito que faz com que o leigo entenda tudo que está sendo dito, mesmo que o assunto seja complexo, esse cara sim é diferenciado. É isso que temos neste livro. É óbvio que o propósito aqui não é se aprofundar no tema, para isso outros textos seriam recomendados, mas achei válida a comparação para encorajá-lo(a) à leitura.

Essa obra do Mises é a melhor porta de entrada para você que deseja conhecer mais sobre o liberalismo e a economia de mercado. Caso este assunto interesse a você, será um prato cheio. Leitura recomendada.

Jeferson Rafael 17/02/2021

Bela introdução
Para quem está iniciando os estudos o livro mostra de forma clara e objetiva, com muitos exemplos, conceitos básicos de economia. Ótimo ponto de partida.

Gui Mendes 10/04/2021

Excelente
É um livro sobre economia e política diferente dos demais, pois trata dos principais problemas dos sistemas com uma linhuagen simples, feita para pessoas mais jovens poderem compreender melhor a ideologia liberal/libertária, livro fantástico.

Simone 29/01/2023

Livro ótimo para quem deseja compreender a dinâmica da economia.
Leitura de fácil compreensão e extremamente atual. Recomendo.

Thaís 26/07/2021

Simples e claro
Um livro objetivo e claro sobre o tema do liberalismo econômico. Linguagem direta e de fácil entendimento.

Marcella.Pimenta 26/07/2021

Bom para o leigo em economia
Tem 6 capítulos sobre temas diferentes e os capítulos são curtos. Você pode ler cada um em 1 dia ou dividir. De toda forma, dá pra ler tranquilamente me menos de 2 semanas.
A linguagem é boa para quem é leigo na área econômica (eu), mas aconselho a ler devagar porque nem todas as ideias são fáceis de entender.
Como o livro é uma junção de várias palestras, tem dados históricos citados que exigem um pouco de pesquisa do leitor.

Hiamara.Hespanhol 11/05/2022

Perfeito Introdutório sobre política e economia
Quer entender um pouco de economia? Mas não quer aquela leitura cansativa! Esse livro é o que você procura. Com uma linguagem clara, objetiva e acessível a qualquer público que queira entender sobre Capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro e política e ideias. Em Seis lições, Ludwing Von Mises nos explica com muita didática sobre os temas acima, em defesa da liberdade individual contra formas de interven-cionismo estatal que podem impedir o progresso econômico e ameaçar o desenvolvimento humano.
Super recomendo!!!

Marcelo 25/04/2022

"Menos Marx, Mais Mises"?
Trata-se da reunião de 6 palestras ministradas por Mises na Argentina. Nesses encontros Mises expôs suas ideias sobre economia e comportamento humano, já que para ele, a Ação humana é o objeto central do estudo econômico.

Nas palestras, aborda de maneira simples e didática temas de muita relevância para entendimento da dinâmica dos eventos em economia, assim como revela os efeitos nefastos do intervencionismo no contexto econômico.

Assuntos como: Capitalismo, Socialismo, Intervencionismo, Inflação, Investimento Estrangeiro e Política, são abordados de maneira muito direta, obviamente que com considerações alinhadas aos conceitos científico e valores defendidos pelo autor.

Trata-se de uma clássico da teoria liberal que influenciou e influência essa linha de pensamento. Concordemos 100% ou não com o que está posto na mesma(Mises é um fervoroso liberal), vale muito a pena a leitura para entender a base teórica em que se funda o modelo econômico hegemônico nos dias atuais.

Não se trate de "Menos Marx, Mais Mises", bordão que recentemente tem tido espaço nos movimentos liberais no Brasil, mas sim de entender o que vem a ser o "Menos Marx", e por outro lado o "Mais Mises".

Roger XD 29/06/2022

bem nerd
Apesar de durante os períodos de avaliações n consegui ler, voltei a ler agr nas férias e foi bem rápido pra terminar. A leitura é bem fluída, o que facilita muito. Recomendo mt.

ps: a divisão dos tópicos é mó boa

Gih Camargo 13/09/2021

Indicado por um amigo liberal, eu amei esse livro, pedi para ele me indicar um livro facil e introdutório a politica e esse livro com certeza me ajudou muito. Se vc procura entender mais sobre politica de um jeito mais facil, eu recomendo muito esse livro, ele cita varios exemplos em cada lição para facilitar o entendimento.

Like a Sir 29/10/2021

Essencial
Essencial para entendermos como funciona a economia de fato.

Depois de ter lido esse livro, fiquei com raiva do nosso atual sistema estatista, que desde a infância coloca lixo nas nossas mentes, fazendo acreditar no "Papai Estado Tudo Resolve".

Quanto menos Estado, melhor. Quanto menos intervenção, melhor. Quanto mais individualismo, melhor. Quanto mais industrialização, melhor. Quanto menos política, melhor.

LuckazTavares 07/11/2021

"Ideias, somente ideias, podem iluminar a escuridão."
Demorei um pouco pra ler, mas nesse fim de semana terminei. Um livro fundamental e essencial, não só para entender o cenário econômico atual(como havia pensado), mas para compreender o que é ser livre, e os efeitos de seus atentados. Entender que a liberdade nos permite ser o que quisermos, e ela está ligada ao fato de que podemos errar, e se errarmos, que sofremos as consequências. Uma linguaguem simples, de no caso, uma palestra.

"Um ditador(pode ser substituído por qualquer político) pode começar fazendo toda a sorte de promessas, mas, ditador que é, não as cumprirá. Em vez disso, suprimirá imediatamente a liberdade de expressão, de tal modo que os jornais e os oradores do parlamento já não podem assinalar que no primeiro dia de sua ditadura, dissera algo diverso que passou a praticar dali por diante." "Precisamos, apenas, substituir más ideias por ideias melhores."

Obrigado Mises.

João 14/10/2022

Um livro perfeito para se iniciar na economia
Este livro pequeno e simples, e um ótimo material para estudar o básico da e economia, ele vai te introduzir em questões, políticas, econômicas e sociais.

Recomendo muito para quem quer começar a entender economia.