As Seis Lições

As Seis Lições Ludwig Von Mises

Resenhas - As Seis Lições

carol 05/08/2020

Mais um livro que considero leitura necessária para ampliar a análise econômica e social, passando bem longe da lógica socialista/anticapitalista manjada da escola.
É uma linguagem simples e que traz bons exemplos da realidade. O capítulo da inflação é perfeito para destrinchar esse assunto tão mal interpretado.
Não é um livro para se aprofundar nos temas, foi transcrito de palestras, é apenas introdutório, mas é bem gostoso de ler.
É uma pena que os argentinos não deram ouvidos pro mises em 1979.

Hortencia.Teixeira 05/08/2020

Ele aborda de uma forma bem didática sobre ocapitalismo, o socialismo, o intervencionismo, a inflação, o investimento estrangeiro e as relações entre política e ideias. Leitura bem simplificada e fácil de entender.

Jader Selleri 01/08/2020

Difícil analisar uma escola econômica sem conhecer a fundo as demais. Embora análise seja complexa, não posso me furtar para dizer o óbvio, que as ciências sociais afetam diretamente qualquer modelo econômico bonito de se ler e querer aplicar. Na prática, a teoria é outra e por isso não há consenso de modelo econômico perfeito.

Andre.Nascimento 30/07/2020

Economia: simples assim
O livro traz 6 discursos que tratam de maneira muito simples e didática vários problemas econômicos.

Isis.Miguel 26/07/2020

As seis lições
Breve e esclarecedor!

Um bom livro para quem está iniciado o estudo sobre Política. Traz seis palestras ministradas por Mises de forma simples e direta, nos permitido entender as seis lições, quais sejam: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento externo e política e ideias.

Super recomendo!

Vitor Hugo 25/07/2020

Menos é mais!
O livro as seis lições é um livro curto, de pouco mais de 160 páginas, que busca apresentar ao leitor os principais pontos do assunto economia de forma leve, dividindo cada lição em um capítulo. O livro nasceu após Mises, em 1959, viajar para Buenos Aires (Argentina), a convite da universidade de Buenos Aires (UBA), país que acabava de sofrer com um péssimo governante à frente do país. As conferências foram transcritas de maneira integral por sua esposa Margit Von Mises, após o falecimento do marido.
Ludwig Von Mises é considerado um dos principais nomes da escola austríaca de economia, tendo grande contribuição ainda no século XX, suas ideias e conceitos, chegaram ao Brasil nos últimos anos, ganhando relevância com a fundação do Instituto Mises Brasil pelo Hélio Beltrão.
Diferente do que estamos acostumados no dia a dia, o livro as seis lições nos apresenta uma “nova” visão do modelo econômico, com foco em um mercado com pouca ou nenhuma amarra do governo e respeitando as liberdades individuais dos indivíduos.
O livro fala de capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro, políticas e ideias. A cada página e capítulo, comecei a refletir sobre os problemas não apenas do Brasil, mas da América do Sul como um todo, o retrocesso que é o Mercosul e de como os nossos “Hermanos” que tiveram a honra de receber Mises, não seguiram seus conselhos e hoje, se encontram com uma economia em frangalhos e com sua imagem manchada perante outras nações.
Enfim, recomendo a leitura não somente para seguidores da escola austríaca e que seguem o liberalismo, mas indico a todos como forma de ampliar a visão sobre economia, trazendo novas ideias, eliminando pré-conceitos existentes sobre o liberalismo.
Pontos positivos: Leitura fácil e rápida; uma nova visão sobre economia que pouco vemos nos cursos de ciências econômicas pelo Brasil.
Pontos Negativos: É um livro que serve como base para o pensamento liberal, então não esperem um maior aprofundamento. Mas está longe de ser um “defeito”.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Guilherme.Augusto 18/07/2020

Um baita aprendizado!
Não tem muito o que dizer, porque não é necessário.
Incrível a maneira de como Mises deixa fácil o entendimento sobre os assuntos abordados.
Sua teorização é simples e direta. Sua didática é exemplar, sem mais.

Este foi meu primeiro livro dele, com certeza lerei outros, visto que o aprendizado é notório.

Recomendo de olhos fechados As Seis Lições.

Mr. Matos 15/07/2020

Credo Miseano Catalaxiano
A primeira vez que me deparei sobre esse livro por volta de 2015. Aquele momento me pareceu um divisor de águas, era também a explosão das idéias "liberais" no período contemporâneo. Os movimentos de Clio podem ser confusos porém, a musa é sempre magistra vitae ( os acontecimentos não devem ser entendidos como um fenômeno em si, eles devem ser entendidos como processos a essência do fenômeno esta no seu desenvolvimento não na sua aparência) aquele fenômeno que a época surgia como manifestação de uma vontade por idéias de liberdade acabaram por desembocar na nossa situação atual e muitos daqueles que a época defendiam a "liberdade" hoje não se importam com as atitudes fascistoides de um governo que de liberal só tem a economia. ( supostamente)
O livro que muito me impressionou anos atrás consiste em 6 conferências do autor transformadas em um livro, que hoje, depois de uma certa maturidade e o desenvolvimento de um certo rigor analítico posso considerar a obra um anedotário. O livro é fraquissimo em observações histórico-sociologicas os processos de colonização e escravização foram totalmente ignoradas, e a todo momento o autor tentar justificar e ocultar as iniquidades que foram feitas para que pudesse se consolidar o capitalismo como modo de produção global, também existe uma total falta de rigor em analisar o que significa o capitalismo como momento histórico, Mises chama de capitalismo as meras trocas voluntárias entre indivíduos porém essa é uma característica que existe desde a idade do ferro ( salvo engano) as características que permanecem de épocas anteriores não são critério para a definição de um momento histórico, o que estabelece um período histórico diante de outros são as suas particularidades, além de promover distorções profundas na teoria de Marx trocando palavras das "citações" e consequentemente alterando todo o sentido das sentenças de Marx.
Fora a falta de rigor teórico e integridade intelectual o livro é uma verdadeira profissão de Fé do capitalismo transformando um momento histórico em uma categoria a-historica eterna que seria uma espécie de status natural do universo
"A economia do mundo real, desde que os homens descobriram que poderiam obter ganhos com o processo de trocas até os nossos dias é uma grande ordem espontânea, semelhante ao universo, em que há permanentes forças em expansão e em contração, razão pela qual os austríacos costumam denominar a economia de mercado de cataláctica ou cataláxia." (P. 46)

O capitalismo torna-se assim uma força da natureza e não uma forma social que se desenvolveu historicamente, as seis lições são assim um catecismo da religião de culto do capital, e a deificação da ordem social dando assim o caráter de teologia política ao neoliberalismo. A única diferença entre a fé que sustenta o capitalismo como fim da história e a fé que sustenta as grandes religiões históricas é que a fé religiosa é muito melhor fundamentada via de regra.

Gabriel 12/07/2020

Liberdade e política
São coisas que deveriam andar juntas, mas o tempo e as mudanças na sociedade não seguiram esse rumo. Esse livro traz uma luz sobre a liberdade e como o intervencionismo é ruim para o povo.

Luan.Cordeiro 04/07/2020

Primeiro livro para aqueles que querem conhecer a doutrina liberal clássica
Mises se consagra cada vez mais como um dos maiores divulgadores da doutrina liberal, com uma linguagem fácil e direta, abordando diversos temas de forma lúcida e simples até ao público leigo. Suas obras tratam da economia mais como uma ciência social e filosófica do que matemática e por isso servem de porta de entrada a todos que querem compreender melhor este ramo do conhecimento humano.

Aqui, Mises explica as 6 lições mais fundamentais na economia política da atualidade e mostra pontos de vistas que jamais são abordados no cotidiano das conversas econômicas. A leitura torna-se ainda mais dinâmica dado que o livro é baseado em 6 palestras que o autor dera na Argentina, país que infelizmente não absorveu suas proposições.

1) Socialismo, Capitalismo, Intervencionismo - os 3 sistemas básicos que rejem nossa sociedade, o que realmente são não só em definição mas também em implicações filosóficas e práticas.
2) Inflação, Imvestimento externo, Política e ideias - os assuntos que mais impactam o desenvolvimento de uma sociedade e, quando mal dirigidos, são razão de uma trágica sina. As noções propostas pelo autor são revolucionárias e evitariam centenas de tragédias na história da humanidade se fossem assim tão óbvias.

Leitura recomendada, que enriquece seu repertório político e social e abre portas para novos campos do conhecimento - o libertarianismo.

Tuiizinho 01/07/2020

As seis lições
Curto e bem autoexplicativo, o livro realmente da seis lições.

Brenda 28/06/2020

Aprendi o que é inflação
Eu entendi que é uma síntese de um circuito de palestras, ok? Rs Mas entender o mecanismo de inflações e conseguir fazer perguntas mais específicas e melhor elaboradas sobre conceitos de capitalismo e socialismo foi o ponto alto desse livro para mim. Foi uma leitura fora da zona de conforto. Pretendo me aprofundar mais.

Priscila Cysneiros 25/06/2020

Maravilhoso!
Em poucas páginas, o autor foi capaz de refutar todas as falácias do socialismo e de comprovar que o liberalismo é o único sistema capaz de trazer prosperidade e desenvolvimento para as nações.

Holmes 23/06/2020

Uma introdução à Escola Austríaca de Economia
Na combinação do conteúdo de seis palestras realizadas em Buenos Aires, são apresentadas as seis lições que fundamentam o pensamento econômico de Ludwig von Mises, ícone da Escola Austríaca de Economia. Uma leitura rápida, agradável e bastante objetiva.

Erismar 19/06/2020

O livro é resultado de seis palestras. Ele aborda temas com: socialismo, capitalismo...