O coronel e o Lobisomem

O coronel e o Lobisomem José Cândido de Carvalho

Resenhas - O Coronel e o Lobisomem

1 | 2 | 3 | 4

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"Esse livro quem escreveu foi José Cândido de Carvalho. Conta a história de Ponciano, um coronel que é muito convencido. Ele vive várias aventuras, até descobrir um boato sobre lobisomem. Adorei esse livro, indico para pessoas que gostem de histórias antigas."

Bônus - comentário da professora na época: "só?"

KKKKK aiai

Rodrigo Arlindo 29/01/2024

Por entre périplos e carteiradas
Resenha homeopática d'O coronel e o lobisomem: uma sucessão de périplos do coronel Ponciano de Azeredo Furtado (o lobisomem aparece somente num deles, figuram ainda nas "aventuras" do coronel: galos de briga, sereias, cobras gigantes e até o capeta dá o ar da graça) ; uma paródia do comportamento do típico coronelista interiorano, repleta de "carteiradas" de patente e de orgulho por pertencer à família "importante"

site: https://www.instagram.com/p/C2sG0X5LiE1/

Francisco152 14/01/2024

Primeiro do ano
É gente, esse era um livro que tinha muita curiosidade em ler um dia, desde que estudava no ensino fundamental. Depois da minha vida adulta, consegui comprar a minha própria versão e não consegui me ligar na história, uma grande obra, porém não foi feita pra minha pessoa.

Pitanga.Oliveira 01/09/2023

O Coronel e o Lobisomem: Um achado da Literatura Nacional!
Sempre amei ler, mas, morando em um cidadezinha que mal existia no mapa e com única opção de adquirir livros baseada em: viajar 4 horas até outra cidade que possuía livrarias ou pedir livros pelos catálogos da Avon. Minhas outras opções de leitura na infância era pedir emprestado de amigos e da biblioteca municipal.

Como frequentadora assídua que fui, pelo menos duas vezes por semana eu ia até meu lugar favorito da cidade voltava radiante com os braços pesados de livros. Certa vez o pessoal da biblioteca me chamou para dar um olho em uns livros que seriam jogados fora por motivos de serem velhos demais ou nunca lidos.

Corri os olhos pelas pilhas de livro e encontrei este exemplar. Confesso que não era uma capa que me chamasse atenção, estava remendado com cola e fita adesiva, as folhas eram absurdamente amarelas e o cheiro de mofo reinava. Mas eu queria consumir mais literatura brasileira e o levei para casa.

Abri o livro e entrei no mundo de Coronel Ponciano, homem bruto, de imaginação longe, ego inflado. Em poucas páginas me peguei rindo. Na metade do livro eu já estava completamente imersa. Me apaixonei por tudo que o compunha: a escrita sensacional, os personagens, a história como um todo!

Acompanhei toda a vida do Coronel, ri, sofri e me apaixonei com ele. Celebrei suas conquistas, acreditei em suas histórias e sofri com seu declínio.

É uma leitura dinâmica de fácil compreensão, divertida, exaltando a cultura interiorana. Defendo que este livro deveria estar na lista de leitura das escolas. Pode até não ser um ?clássico? mas garanto que chamaria muito mais atenção que os livros obrigatórios de Machado (de quem sou fã, porém reconheço que não é uma leitura para qualquer um).

O Coronel e o Lobisomem tem um lugar no meu coração e na estante também ?.

Books of Julia 24/08/2023

Queria ter gostado!
Esse livro vai falar sobre a vida do Coronel Ponciano Azeredo Furtado,suas aventuras com sereias, lobisomens, onças e vários personagens que aparecem ou são citados no decorrer da história. Algumas coisas são exageradas mas isso se deve ao fato de ser narrado em primeira pessoa e o Coronel se vangloriar muito. Se passa em Campos dos Goytacazes( minha cidade) na época que era apenas "Campos", por isso, tem muito dos costumes e a linguagem brasileira da época.
Vou ser sincera, achei chato demais, com capítulos tão grandes que eu me desanimava e ficava entediada. Não me apeguei a nenhum personagem e isso é o fator principal para eu gostar de um livro, não me interessei pela história, um ou outro capítulo eu gostei como o da onça e do lobisomem, aliás apesar do título ser "O coronel e o Lobisomem" quase não se tem lobisomem na história, ele demora muito para aparecer. Gostei mais da nota que a editora deu do que do livro, me senti até mal quando li que é "O maior clássico da literatura brasileira",não concordo, pois temos Dom Casmurro,Grande Sertão Veredas, vários livros do Jorge Amado, e temos até "O Alquimista" que é muito prestigiado não só no Brasil mas também lá fora.Senti que devia gostar do livro por ser um clássico do meu país e da minha cidade, mas não foi dessa vez.

Duda 11/07/2023

É uma história bem tranquila que conta a caça do lobisomem que o coronel Ponciano faz no decorrer da narrativa.

Jane 19/01/2023

Livro regionalista com umas partes arrastadas e outras muito divertidas, que no geral vale a leitura.
Conta a vida do Coronel Ponciano e seus casos de valentia que são mais disse-me-disse do que realmente coragem.

Rayssa 24/12/2022

História não me pegou
A linguagem é o ponto alto desse livro. O autor merece todos os créditos pela criação do vocabulário, a mistura do regionalismo com o texto formal é realmente incrível, algo que nunca tinha lido antes. Contudo, a história em si não me pegou.

A forma como as lendas do folclore brasileiro são inseridas tem seu lado super positivo, além do caráter absurdo e mágico que determinadas passagens contém, mas tudo se perde com o egocentrismo exacerbado do protagonista. Senti, ao terminar, que li uma série de episódios da vida do Coronel, mas que, afinal, nada evoluiu.

Mikleine 04/12/2022

O coronel e o lobisomem
Bom meu primeiro erro ao começar a ler o livro foi criar muita expectativa com o título do livro, ou seja, eu esperava bem mais da introdução do lobisomem na história. Mas, parando para refletir acerca do livro percebi que o foco dele não é o lobo e sim o próprio coronel Ponciano uma vez de que através de sua narração consegue transmitir todos os causos que se desenvolvem no decorrer do livro,os mais marcantes: o do galo, da onça e da Iara. O começo e o fim da história são muito bem feitos. O livro no geral é muito, muito bom, leiam... Como já havia dito nas resenhas a sensação que esse livro passa é uma nostalgia das histórias que os mais velhos contam para nós, parece que Ponciano se põe no lugar dessas pessoas e passa a transmitir para nós a sua história de vida, deste a sua infância até a sua morte.
????

Clio0 22/11/2022

O Coronel e o Lobisomem é um livro regionalista que não traz aquela pesada carga dramática que nos acostumamos a ver em clássicos como Angústia ou a saga O Tempo e o Vento. Carvalho prefere trazer o humor e o pitoresco dessa famosa figura brasileira, "o coroné".

Ponciano de Azeredo Furtado faz jus ao seu status de figura mítica e, nesse livro que é uma mistura de memórias com conversa, relata sua vida que é uma conjunção de "causos" que vão do embate com uma onça até a sedução de sereias.

O episódio que dá nome ao livro - a caça ao lobisomem - é por longe, o mais interessante. A narrativa mistura tocaias com lendas e transforma o texto em algo mais.

A leitura dessa obra é por si só uma experiência. Recomendo.

Igor 16/11/2022

A Vida de Ponciano
Em "O Coronel e o lobisomem" acompanhamos a vida do Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, com todos os seus causos, valentias e bravatas.
A história é narrada pelo próprio Coronel, as vezes em primeira pessoa outras vezes em terceira pessoa. Acompanhamos suas peripécias desde garoto, passando pela adolescência e vida adulta. Vemos suas lutas contra onças, contra cobradores de impostos do governo, contra sereias, e claro, com o tal do lobisomem. Sem contar outras inúmeras passagens e encrencas que o Coronel se metia, sempre saindo vitorioso.
O livro se passa uma boa parte nos campos, nas terras de Sobradinho, herdada por Ponciano de seu avô Simeão. É nessa primeira parte que vemos o auge do Coronel em todos os seus causos fantásticos. Depois vemos a mudança de Ponciano para o ambiente urbano, onde é o início de seu declínio, embora sem nunca perder a postura que dita sua patente de Coronel.
O Coronel Ponciano é um personagem único, ele é arrogante em certo ponto, orgulhoso, severo, mas ao mesmo tempo é um bem feitor, ajudando a várias pessoas, e de um bom coração. Digo que é difícil não se apegar a ele. Além dele conhecemos diversas outras figuras que fazem parte da vida do Coronel, cada qual com suas qualidades e defeitos.
O Coronel e o Lobisomem é repleto de um realismo mágico, semelhante às obras de Gabriel Garcia Marquez. A escrita não rebuscada, é de entendimento fácil e gostos, aquele tipo de escrita que flui e te dá vontade de continuar lendo.
É uma obra maravilhosa, que merece todo o respeito e admiração de nós leitores.

Julia 20/07/2022

EU AMEI

quase desisti dele no começo por causa da linguagem tava complicado de entender mas depois desse começo fui pegando o ritmo e não soltei mais a atmósfera dele tem toda uma graça que é muito bom de ler fora que os contos do coronel que tem lendas no meio as críticas sociais nas entrelinhas enfim gostei demais

Thais.Carvalho 02/06/2022

Um clássico da literatura brasileira. O livro é narrado pelo personagem principal, coronel Ponciano, que herdou fazenda de seu avô e passa por várias peripécias divertidas.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro