Willow Julia Hoban

Resenhas - Willow

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju 16/08/2019minha estante
Nossa, AMEI tudo que foi dito, achei a abordagem um tanto quanto irresponsável, ela sozinha or conta própria com a ajuda de um colega vai conseguir se livrar da doença psicológica, tipo como se pessoas que estão muitas vezes apaixonadas e tal não se cortassem ou machucassem pra lidar com algum trauma. Imagina que vc é uma pessoa que se corta e lê isso, pra mim a mensagrm deveria ser de que eles iriam procurar ajuda, até a última página eu aguardei o momento que o Guy contaria pro David, ou pra um psicólogo ou qualquer outro adulto ou profissional que pudesse de fato ajudar ela. Porque paixão e amor são ótimos, mas não são o suficiente pra curar doenças psicológicas, e no fim, mesmo que sem intenção, a autora deu a entender que é só se apaixonar e tal e pronto.

Nadine.Sayuri 04/10/2021

NSM Resenha
Ainda não sei muito bem como iniciar essa resenha, só dizer que foi uma leitura intensa! Acho que antes de mais nada, devo dizer que esse livro relata assuntos sérios e se vc está procurando por um romance leve, não leia.

Willow perdeu recentemente os pais, devido a uma acidente de carro em que ela estava dirigindo, ela se sente culpada e para aliviar um pouco da dor, ela se corta. Confesso que em algumas partes foi difícil de prosseguir a leitura e a única razão para eu ter terminado esse livro era porque eu queria muito que a Willow ficasse bem, então queria muito chegar no final da história para saber se minha vontade seria realizada.

Fiquei feliz quando ela encontra o Guy, porque ninguém merece estar sozinho nesses momentos difíceis, nos seres humanos nascemos para socializar, eu sei que parece estranho, mas pense bem, não nascemos para ficar eternamente sozinhos e sem contato com ninguém, ter outra pessoa faz com que sejamos melhores.

O Guy faz o que pode para ajuda a Willow, mas são dois adolescentes de 16-17 anos, então pode ser difícil, e conforme eu li, eu achei um pouco ilusório que um menino de 17 anos seria tão sensível e preocupado, pelo menos na minha realidade dos 17 anos, nenhum menino foi de tamanha ajuda, a maioria era babaca, mas no livro é completamente diferente, o que é bom pra Willow mas ao mesmo tempo fica distante da realidade.

Eu achei que no final ia ter aquelas partes ?depois de X meses?? e mostrar que a Willow já tinha se recuperado e estava bem, mas não acontece isso, ela se livra das navalhas por hora, eu sei que é um avanço, mas poxa vida, eu criei uma laço e uma amizade com ela, queria que ela ficasse totalmente bem.

Terminei o livro pensando em como cada ser humano lida com seus problemas e principalmente em como a realidade de um pode ser distinta da realidade do outro, enquanto para alguém um acontecimento pode ser problemão, para outro pode ser nada, e no final devemos entender quer a vida é assim, não devemos julgar e dizer que o problema de alguém é frescura só porque você não vive na realidade daquela pessoa e não entende.

MaRia 20/06/2022

Releitura
É incrível quando a gente tem essa experiência da releitura.
A primeira vez que eu li esse livro eu tinha por volta dos 11 anos (hoje eu tenho 16), e minha experiência não foi das melhores. Eu não tinha capacidade suficiente pra entender a carga dessa história, o quão importante e pesado é isso.
Eu sinto que algumas coisas ficaram em aberto no final, mas eu sei que foi a intenção da autora e tudo bem.
De resto, perspectiva incrível.
A mente da Willow é uma coisa complicada e difícil, mas isso faz a gente ter um interesse maior pra saber o próximo passo dela.
Recomendo muito, porém verifiquem os gatilhos pois são muitos.

Frozennn 04/03/2021

"Coisas que só podemos imaginar a resposta"
Eu não tenho palavras para expressar o quão "necessário" é Willou. Mas eu preciso dizer, se você é sensível ou simplismente não se sente bem em ler sobre autoflagelação, não indico a leitura.

Por mais que às cenas não sejam tão descritas, podemos ver que no início do livro a Willou usa as lâminas como uma válvula de escape para tudo, como ela msm diz era uma parte da vida dela.

Não podemos esquecer também os outros assuntos abordados no livro, como o luto e culpa que a protagonista leva consigo. Além da relação com o seu irmão, o David, ter mudado dramaticamente após o acidente.

Mas eu quero dar ênfase em uma coisa. Não podemos esquecer que estamos lendo através dos olhos da Willou, logo, só podemos ver a opinião e pensamentos dela.

O que nos leva ao nosso querido Guy, um dos meus personagens favoritos de toda a história. Com o desenrolar da narrativa podemos ver como a presença e o companheirismo dele ajuda a Willou, e isso é algo fabuloso, é de se perceber que mesmo rolando um romance, eles possuem uma amizade incrível.

Cathy = melhor pessoa do mundo.

Para finalizar, é uma narrativa super fluida, com personagens cativantes, e a forma leve que a autora trás todo o contexto e o desenvolve é perfeito. É um livro que eu com toda certeza indico.

Delvane.Cassimiro 31/05/2024

Willow
Que história profunda, nossa eu só queria um pouco mais depois do final, eu preciso de mais...só leiam

Giovanna 26/12/2021

Fascinante
Willow é um livro que me deixou de fato sem palavras. Demorei a conseguir expressar minhas opiniões sobre a leitura depois de finalizada, porque só uma palavra pode descrever tão bem uma história - FASCINANTE-.
Em "Willow", estamos diante de temas fortes e reais - luto, sentimentos, tristeza, depressão- e ainda assim, a história é repleta de detalhes mágicos, detalhes que te levam diretamente para a vida de cada personagem. Desta forma, é possível sentir tudo, o medo, o luto, a paixão, a tristeza, o cansaço, as dúvidas, A CULPA.
Como disse anteriormente, há abordagem de temas fortes, entretanto, a autora soube equilibrar o enredo com uma narrativa leve e fluída. MUITO FLUÍDA! Sua mente é transportada para dentro dos cenários e das consciências dos personagens de forma que quando você perceber, passou cinco horas lendo, quando na verdade pareciam-se 20 minutos.
FASCINANTE é a palavra para descrever "Willow", sem via das dúvidas, é fascinante. ?

Carolina.Souza 08/09/2021

Acho que o tema poderia ser abordado de uma forma melhor, com personagens mais cativantes. Willow se apresentou bem chata e achei um tanto irresponsavel Guy ser a cura dela, como se fosse algo tao simples.

Karenzinhað 07/09/2022

Willow
O livro é bem sensível e me causou muitas agonias lendo toda vez que ela chegava perto de uma lâmina eu passava mal não que o livro seja ruim so não é meu tipo de leitura eu ficava agoniada lendo e chorava bastante achei que nunca iria acabar mas acabei, os personagens são até que legais e tem o guy que é bem importante na história não tenho muito oque falar sobre o livro antes de ler procure os gatilhos.

Eri 03/10/2023

Pq ninguém levou essa louca num psicólogo?
Mto ruim!
Sei que Willow passou por situações muito difíceis mas não consegui simpatizar com ela em nenhum momento do livro. Todos os personagens (menos o irmão da Willow e a esposa dele) são insuportáveis, chatos pra caramba!
Não gostei nem um pouco da escrita e falando sério agr, romantiza mto a questão de auto mutilação. E pra finalizar, a menina sofre um acidente com os pais onde os dois morrem e ninguém pensa em levar ela num psicólogo???

Analu 20/03/2019

Recomendo!
Willow é uma garota de 16 anos que perdera os em um grave acidente de carro em que ela era quem dirigia. Por conta disso, ela se muda para a casa de David, seu irmão mais velho, que mora com a esposa Cathy e sua filhinha de seis meses, Isabelle. Willow se culpa pela morte de seus pais e se autoflagela por esse motivo.

Willow é aquele tipo de leitura que te prende logo nas primeiras páginas. Mesmo abordando assuntos sérios, o livro tem uma narrativa muito gostosa de ler.

Bruna 07/12/2014

Willow é uma jovem de dezessete anos que vê sua vida destruída e completamente modificada após a morte dos pais. Ela teve que mudar de cidade, de escola, e ir viver na casa do irmão. Essa é uma situação que já seria difícil o suficiente para qualquer jovem, porém tem um sério agravante no caso de Willow: A culpa! Pois era ela que estava dirigindo o caro, e foi a única sobrevivente do terrível acidente que matou seus pais. A partir de então, a jovem mergulha num mundo de culpa, que resulta numa prática nada saudável de autoflagelação.

Além de se responsabilizar pela morte dos pais, Willow ainda se culpa pelo sofrimento do irmão, pelo distanciamento entre os dois, e pela situação financeira em que se encontram, uma vez que Daniel é recém-casado e tem uma filha bebê, e o seguro de vida dos pais deles ainda não saiu.

O início do livro é bem tenso. A navalha se tornou sua melhor amiga, e a dor, sua válvula de escape do desespero que tomou conta de sua vida. Nossa, vocês não tem ideia da agonia que as cenas dela se cortando me deu.

A ferida feita pela lâmina mata o ruído. Apaga da memoria aqueles rostos encarando-a. Willow olha para seu braço, para a vida brotando de si.

Depois de um tempo, Willow conhece Guy, um garoto da sua escola que é super sensível e perceptivo. E então as coisas começam a mudar. Guy descobre o segredo de Willow, e começa a tentar ajudá-la. Ele é um rapaz realmente encantador, sabe essas pessoas parecem ser iluminadas, que fazem bem só com a sua presença? Em alguns momentos ele perdia a paciência e acabava brigando com ela, mas a maioria das pessoas nem sequer teriam se aproximado de Willow, caso soubesse como ela era. Fiquei realmente encantada por ele.

Ele não poderia ser tão atencioso, tão gentil, poderia? Afinal das contas ela não é nada mais que um fardo para ele, alguém em seu caminho, impedindo-o de ter um excelente semestre.

Em vários momentos eu tive raiva de Daniel. O distanciamento entre ele e a irmã foi um grande motivador do comportamento dela, pois ela se convenceu que o irmão a odiava e a culpava por tudo. Eu entendo que ele também estava sofrendo, e que, aos 27 anos, não estava preparado para todas as responsabilidades que teve que assumir, mas eu achei muitas de suas atitudes bem egoístas.

O que eu mais gostei foi o quanto o livro é real. O autoflagelo é um problema que existe, e pode ser facilmente desencadeado em uma pessoa com tantos traumas e culpas como nossa protagonista. A diferença é quem nem todos conseguem ter um Guy em suas vidas.

Willow é um drama juvenil bem comovente. A narração é em terceira pessoa, porém inteiramente realizada do ponto de vista da protagonista, o que nos permite acompanhar todos os seus dramas e sofrimentos. Algumas pessoas podem achar a personagem mimizenta e meio repetitiva em suas lamúrias. Eu achei em alguns momentos, mas aí parei e me coloquei no lugar dela, e vou te falar uma coisa, é uma barra pesada a que ela enfrentou!

- Você não se permitirá sentir nada além de dor?

A escrita da autora é ótima, e ela consegue prender a atenção do leitor e nos fazer sentir, junto com a protagonista. Seja sentir seu sofrimento, agonia, ou suas pequenas alegrias. Gostei do final, pois não foi nada milagroso ou conto de fadas demais. Como eu disse, a história é bem real, e o final também foi. Muitas coisas não foram inteiramente resolvidas, porém não ficaram pontas soltas ou um final aberto, porque todas as situações foram encerradas deixando claro o caminho que as coisas tomariam, e como seriam resolvidas ao longo do tempo. Entretanto, eu senti terrivelmente a falta de um epílogo, que nos contasse o que aconteceu realmente, e se tudo correu conforme nos foi insinuado.

Eu li o livro em ebook, então não posso falar muito da diagramação. Mas a revisão da Leya está muito bem feita, sem erros, e gostei da quebra de capítulos. A capa é muito bonita e chamativa, porém acho que não combinou com a trama. Achei o olhar da menina meio macabro, tanto que quando vi a capa pela primeira vez, pensei que o livro era um triller, não um drama.

Recomendo muito a leitura. É emocionante.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/10/resenha-willow-julia-hoban.html

Berreca 29/09/2021

Esse livro é simplesmente maravilhoso, muito gostoso de ler mesmo com o conteúdo sensível. E acompanhar a evolução do casal é emocionante.
Super recomendo!!!

Luiza 02/09/2021

Quando comecei a ler esse livro não tinha ideia da profundidade e da seriedade que ele traria, fiquei extremamente chocada e sem palavras em certas cenas de autoflagelação da personagem principal, por isso acho de suma importância que todos estejam cientes do que se passa no livro, pode ser um alto gatilho para certas pessoas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5