História do Olho

História do Olho Georges Bataille

Resenhas - História do Olho

sadbroccolitree 13/02/2022

Só dei estrela pq fui obrigado, mas não sei a nota ainda...
Repito que se não fosse pela leitura de 120 Dias de Sodoma do Marquês de Sade, eu teria ficado ainda mais chocado com esse livro, confesso que termino a leitura com um nó na cabeça e vou atrás de uns textos de apoio pq não sei dizer se o livro no fim só queria ser devasso e perverso, ou se haveria algo por trás. Para quem vai ler só dou um aviso: se for sensível, não leia. Está listado como romance erótico, mas tá muito mais no vale da perversidade de Sade do que dos romances eróticos que o pessoal costuma ler. Não sei nem dizer se eu gostei, só digo que nunca vou superar a cena do Padre, e é isso.

nan4 01/12/2021

que ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Mouraci 22/09/2021

O olho
Onírico e surrealista. Escatológico e cheio de figuras de linguagem. Um exercício psicanalítico que o autor usou para dar vazão a seus traumas.
Definitivamente, não é para todos os gostos...

Ravel 28/08/2021

E estranho falar de um livro que, provavelmente, vai tocar pessoas de maneiras únicas e diferentes.

Óbvio que estranhei o começo, mas depois tudo parecia lindo, repulsivo, grotesco, poético, chocante, comovente em certas partes, e mais outros adjetivos que me fogem da mente.

Para mim foi uma experiência horrívelmente linda e única.

Marcela 20/07/2021

Chocante e sacrílega
O absurdo do homem ser uma contradição insolúvel, a linguagem que se cristaliza na transgressão. Um livro que te faz abrir os olhos para as metáforas contidas e refletir a respeito da nossa essência como seres ambíguos. Bataille mostra o horror da incongruência do homem, assim como o poeta Swift expressou o dilema da humanidade, sua finitude; e o cabal absurdo da criação: "... moldar o sublime milagre do rosto humano [...] tomar um milagre desses dentro dele colocar outros milagres mais, na profundidade misteriosa dos olhos que perscrutam [...] fazer tudo e isso e combinar com um ânus que caga (ou com um olho que chora)! A natureza zomba de nós, e por isso os poetas vivem atormentados."
E com a mistura de surrealismo e racionalidade de palavras, o autor nos entrega uma obra psicológica e ao mesmo tempo contraditória, assim como o próprio homem. É o conflito do homem como animal, que subverte até mesmo a morte, o sexo e a violência.

Referência usada para o comentário: A negação da Morte de Ernest Becker

Ludmila 16/07/2021

Erotismo, transgressão e surrealismo na veia!
Erotismo, totalmente doido, chocante e perturbador, numa atmosfera surrealista na França nos anos 1930.

Bataille faz esse obra estimulado por seu psicanalista a colocar no papel sua fantasias sexuais e obsessões/trauma de infância, o publicando com um pseudônimo!!
O que esperar dessa dobradinha "fantasia e trauma de infância"??

"O tratamento heterodoxo do psicanalista, embora desse prova de sua eficácia, ainda não permitia ao escritor reconciliar o filósofo e devasso que abrigava dentro de si". (P.90, posfácio)

Meneva 03/07/2021

Intragável
Não, não e não!
Ouço um podcast onde falam muito desse livro. Pensei mesmo que poderia absorver alguma coisa aqui mas.. não!

Aline 30/06/2021

Não gostei
Dei 3 estrelas apenas porque sei o valor histórico/artístico que livro tem. No entanto, não posso dizer que gostei do livro. O livro é perturbador, e pra mim não foi a perturbação que provoca e instiga, foi pura repugnância. Definitivamente não é meu tipo de literatura. Faço parte dos "insossos" que a personagem do livro evoca. Se você está procurando erotismo escatológico, violento e mortífero, leia. Se você quer passar longe desse tipo de coisa, não leia. Recomendo, porém, que ao menos uma vez na vida se entre em contato com esse tipo de literatura, até para ter noção do que te instiga literariamente ou não instiga.

AG.Tyrone 18/06/2021

MASQUEPORR
Não me lembro bem o porque de ter começado a ler este livro, e nem o porque de ter terminado.

A escrita é instigante, e a historia é... problemática. Porem, é uma boa leitura (a não ser que você se pegue pensando em alguns dos acontecimentos durante boa parte do dia, como foi o meu caso.)

Nat 02/06/2021

Olho
Não vou fazer uma crítica sobre,somente sobre minha experiência. Estava bastante ansiosa e curiosa sobre as coisas que li sobre esse livro,Erotismo e Morte é bastante chamativo, o livro acabou em exatamente 60% , não sei se é figura de linguagem, tradução,edição. Mas não rolou pra mim, talvez não seja o meu momento de ter lido quem sabe daqui para frente. Não entendi nada de nada, já ouvi dizer que é um livro para ? mentes abertas e sabias ? não vou criticar a obra em si. Mas não rolou para mim

bobbie 29/05/2021

Resenhar Bataille: tarefa difícil e ousada.
Não é qualquer um que pode se atrever a resenhar Georges Bataille. E decididamente estou fora desses uns que podem. O que posso fazer com meus parcos conhecimentos metafísicos é fruir o máximo que consigo de um livro como esse. Se não conheces Bataille, vais esperar algo completamente distinto deste livro, pois não, você não vai estudar a História, com agá maiúsculo mesmo, deste órgão do corpo humano. A verdade é que este é um romance que explora ao extremo o desejo sexual humano, em sua organicidade e inorganicidade, em tudo o que ele respeita e desrespeita as normas, ao ponto de que os de estômago fraco ou puritanos em excesso não devem sequer chegar perto. Ou devem. Talvez sejam esses que precisem ler História do olho para, quiçá, começar a deixar de se chocar o a natureza humana do desejo. Aqui vemos personagens imbuídos em desejos que se imbricam com a morte, o homicídio, a sujidade (o que é o sexo senão uma troca de "impurezas" e um ato de indulto à "imundície"?), a metafísica, a existência, os impulsos que movem o ser humano, o profano, o religioso. Sim, o livro vai chocar, principalmente porque ele é uma catarse dos mais recônditos desejos do próprio Bataille, encorajado a externá-los em papel aquilo que o assustava demais na realidade. No mais, perdoem-me por ousar resenhar este História do olho. Estou plenamente consciente na minha inadequação para isso.

Zé vendeiro 17/04/2021

Por favor meninas, não leiam este livro. Laranja mecânica, Lolita, o caderno Rosa de lory Lamb são belos romances perto desse sujo e despudorado...história do olho.
Pam 17/04/2021minha estante
Só de ver a capa já tive nojo.

Zé vendeiro 17/04/2021minha estante
Primeira lei do "niwton" literário PAM: " não subestime uma maçã que ao cair em cheio a uma fronte adormecida, deaperta-lhe em um instante que vai do sonho colorido ao nebuloso desconhecido"
PS: Acho que o meu remédio deve estar vencido ou coisa assim. Porque hoje realmente não bateu.

Racestari 11/03/2022minha estante
Também detestei! O pior é querer dar uma roupagem séria a um livro menor, sem conteúdo nenhum.

Triz 15/03/2021

História do olho
Livro bem diferente e perturbador. Tem que ter estômago para ler, mas, ainda sim, vale muito a pena.

Riva 30/01/2021

Mais um livro que chocou a sociedade da época
Estou chocada com as atrocidades sexuais que foram mostradas é praticadas por dois amigos adolesço, porém, não posso deixar de mencionar o quão omissos os pais foram.
Os amigos adolescentes do casal de adolescentes pareciam brincar de ?façam o que mestre mandou?.
Mas, nada disso tira a realidade e até mesmo a beleza do livro, pois há escrita é primorosa e não há uma única linha que seja desnecessária.
Não é uma leitura agradável, mas é uma leitura que mostra a vida como ela é.