Cien Años de Soledad

Cien Años de Soledad Gabriel García Márquez

Resenhas - Cien Años de Soledad

Lindalva 18/07/2020

Una verdadera obra maestra
Yo pienso que la literatura fantástica no es para cualquiera, porque, además de tener el gusto por leer, es necesario no creer en la necesidad y importancia de los dogmas y paradigmas de las cosas y de la existencia. Este libro es lo más fantástico que yo he leído hasta ahora, y durante su lectura yo pude sentir todo el tipo de sensaciones y sentimientos que un libro nos puede brindar. Por él yo senti fascinación, desinterés, curiosidad, desilusión, cansancio, emoción, pero lo más importante es que yo no pude dejarlo. Esto es todo lo que voy a decir sobre esta obra maestra de Gabo. ;)

Beto.Farias 01/07/2020

Superestimado
O livro é bom mas confesso que frustrei minhas expectativas..
Talvez pela versão que li ter uma escrita bastante rebuscada , achei-o arrastado, além de possuir muitos homônimos no clã dos buendias que ora ou outra nos confunde ...
Contudo vale a leitura...

Amanda 29/06/2020

Minha estadia em Macondo acabou
Pensar em solidão já é angustiante, pensar em cem anos de solidão me parecia triste. Eu relutei pra ler o livro por que pensava que seria uma outra narrativa, algo em torno de um personagem central que a gente acompanha até o final da vida. Mas enganada que eu estava, me surpreendi , acompanhar as idas e vindas e entrelaços dos integrantes da família Buendía me fez menos solitária em uma época de distanciamento social, me fez sentir convidada para tomar um café preto na cozinha de Úrsula. Ao mesmo tempo, em reflexão que a obra nos proporciona, podemos reconhecer a grande solidão que nos certa enquanto latino-americanos. Leitura essencial para reconhecer suas solidões, que entre tantos aconteceres, está lá, te esperando.

Lara Lopes 29/06/2020

Mas que livro incrível! Tantas sensações que me proporcionou do início ao fim... E aquela angústia insuportável que me fez tantas vezes tentar fugir da tão grande solidão sentida por todos os personagens deste clássico do Gabo.
Sem dúvida, um dos melhores livros que já li na vida.

wesleyreis 23/06/2020

Razoável
Foi excelente no primeiro terço, razoável no segundo e cansativo no terceiro. Seria melhor se a história fosse reduzida em 100 páginas. Não é questão de preguiça, leio com prazer livros maiores, mas esse se perde em certo momento da história.

Juh_Oliveira 23/06/2020

Quase desisti, mas valeu a pena ir até o fim
Depois de quase 2 anos lendo a versão em espanhol, consegui concluir o livro. Depois de várias vezes em que fiquei perdida com os Aurelianos e Arcadios e quase desistir e abandonar o livro. Comecei a leitura por que achei importante entender a história da Colômbia antes de viajar para lá em intercâmbio. Mesmo agora depois de quase um ano de ter voltado dessa experiência, o livro me ajudou a entender muitas coisas sobre o país e a América Latina. Algumas coisas importantes a pontuar:
- descobri o porquê do slogan turístico da Colômbia em 2013 que era " Realismo mágico".
- retrata dois acontecimentos históricos marcantes na história da Colômbia.
- retrata a construção a América Latina através de simbolismos com guerras e ditaduras que a arrasaram
- precisei consultar a árvore genealógica dos Buendía de tão perdida que fiquei nas gerações.
- assisti ao documentário "Gabo: a invenção de Gabriel García Marquez" na Netflix e vi Macondo nas imagens de Aracataca.

Mima 10/06/2020

Magnífico
Um livro que recomendarei a quem quiser um livro instigante, um romance marcado pela história de uma família cravada pelo misticismo, amor, tenacidade, inteligência e solidão.

Ana - @edicaodebolso 08/06/2020

Cem anos de solidão
O destino desta viagem é Macondo, uma pequena aldeia fundada pelos Buendias e seus seguidores. Macondo tem uma forma singular de contar o tempo, e uma forma singular de atrair os passantes fazendo com que criem ali histórias e raízes. E é nesta aldeia, com esta família que vamos desfrutar de uma escrita fluída e poética de Gabriel Garcia Marquez.

Os anos são muitos, os fatos ainda mais, a família cresce tornando assim gerações e gerações de Buendias que irão contar suas histórias no solo poeril de Macondo, fazendo dela seu palco.

Histórias de amor intenso e guerras sangrentas, histórias de muitos nascimentos e derramamento de sangue, histórias de risos e de lagrimas.

Você vai precisar de um lápis com boa ponta para desenhar toda a descendência desta família, mas vai precisar também muito esforço para não torná-la inesquecível.

Cem anos de solidão teve sua primeira edição em 1967 e é atualmente considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana. Essa obra tem a peculiaridade de ser umas das mais lidas e traduzidas de todo o mundo, tendo em seu currículo o Prêmio Nobel da Literatura de 1982.

Deixo aqui minha singela indicação de leitura em forma de desafio: Leia e tente não se agraciar com Macondo e os Buendias.

Adelson 30/05/2020

Acompanhe toda a história trágica da Dinastia Buendía.
Com Cem anos de Solidão eu tive meu primeiro contato com realismo mágico. Achei estranho algumas coisas nas primeiras páginas, depois percebi que aquilo era real para os personagens. Uma história triste e cheia de camadas que merece uma releitura depois de um tempo. E na minha opinião junto com a abertura de O Hobbit a primeira frase já deixa com curiosidade:
"MUITOS anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo."

Mandy 30/05/2020minha estante
Amei ler esse livro. Coincidentemente ele está fazendo 53 anos hoje.

Déh 30/05/2020minha estante
Também amei muito, e caramba que coincidência mesmo! Rsrs

Lavinia Teodoro 30/05/2020

Mágico, fascinante e trágico.
Assim foi Cem anos de solidão, um livro fantástico e triste.
De início conhecemos os Buendía, uma família fundada por José Arcádio Buendía e Úrsula. Vamos perpassar por sete gerações, conhecendo os detalhes de cada membro, nos apaixonando e desvendando as entranhas da família.
Acompanhe aproxidamente 200 anos de história da cidade de Macondo, desde a sua fundação até a sua decadência.
Uma história muito muito boa. Temos um novo livro favorito? Temos sim!!

Dessa vez a resenha não vai ser resumo. O resumo está todo anotadinho numa folha no livro dos livros.

Lembre-se apenas que a grande lição deste livro é que, por desconhecer suas origens e sua história, a família Buendia está eternamente condenada a repertir os mesmos erros, tornando tudo um ciclo de desgraças.
Ao fim, entende-se que temos de conhecer nossa história, aprender com os nossos erros, ou seremos desde pequenos condenados a um destino trágico.
Leiam livros e aprendam sobre sua própria história.

Gabriela Silva 29/05/2020

Fantástico
Meu livro da vida. A trajetória dos Buendía, a relação com a solidão, o realismo fantástico, tudo num livro incrivelmente fantástico.

Erika 29/05/2020

Aquele livro que invoca a singela historiografia de Memória! Gabo já havia sinalizado que a obra "Cem anos de solidão" ultrapassa a saga de gerações da família Buendía. É um espetáculo metafórico da construção da América Latina. Personagens abastadas em personalidades com uma fluidez que até a própria MORADIA com tantas transformações tornar-se uma componente entranhada na narrativa. Úrsula é minha personagem mais estimada. É a matriarca que dotada de Razão perante as vozes aloucadas dos demais conduz a família pelas peripécias do cotidiano da Vida. Ao final da leitura só nos resta a vontade de recomeçar o êxodo destinado à Macondo.

Hebert 29/05/2020

Cem anos de solidão
Primeiro contato com o autor. História de gênesis, ascenção e queda dos Buendía e o vilarejo de Macondo durante cem anos.

Uma história um pouco cansativa por conta da repetição dos nomes, mas de uma grandiosidade inquestionável. O autor trás a tona uma enxurrada de temas e críticas, tudo isso através de muitos acontecimentos, ora cômicos, ora comoventes. Muito pertinente com o momento de pandemia e instabilidade política nacional que estamos vivendo atualmente.

Outra mensagem explícita, é de que apesar da evolução cultural, os avanços humanos, para o indivíduo o tempo é cíclico e estamos fadados a repetir os mesmos erros e viver de amores como nossos antepassados. Afinal, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.

Um livro que merece ser relido para dar luz a novas nuances.