O Ódio à Democracia

O Ódio à Democracia Jacques Rancière

Resenhas - O Ódio à Democracia

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

Sobre Ranciére - Ódio à Democracia: Democracia = instrumento da burguesia Jogo de palavras idas e vindas sobre Estado, excesso, individualidade e coletividade - homem democrático é o novo apelido da Burguesia e até a pag 36 a democracia é uma manifestação reducionista de um estado de sociedade..........até o primeiro cap é Marxismo sem miséria ...veremos os próximos..

Adriana Scarpin 22/03/2016

A primeira parte dá uma explanação geral sobre o indiviadualismo democrático, aquele que deixa de permitir que o outro tenha os mesmos privilégios que você.
Na segunda parte Ranciére quebra tudo que estou vendo com Reich, demonstrando que a democracia é pautada pela ausência de sentido, o tal pastor perdido é o governante que fora eleito pelo povo sem motivo.
Na terceira parte há o questionamento de que a democracia só existe para estruturar os interesses da oligarquia que nos subjuga desde cedo através do sistema educacional.
Mas o tapa na cara mesmo, Ranciére guarda para a quarta e última parte onde discorre sobre o liberalismo entranhado na democracia que proporciona uma falsa sensação de liberdade como operador ideológico.
Nádia C. 22/03/2016minha estante
que chocante para o momento atual, mas ele propõe alguma coisa? ou só problematiza?

Adriana Scarpin 22/03/2016minha estante
Problematiza, o tal ódio à democracia seria tal como o que move preconceitos em geral, a possibilidade de ver o outro como um igual (que tem direito a votar da mesma forma que você) gera ojeriza em algumas pessoas, a meu ver só a autocosncientização pode galgar essa barreira.

Gustavo.Campello 13/09/2017minha estante
Vale ler o livro MÍDIA do Noam Chomsky

Lara 03/07/2015

Amor à democracia
Livro fantástico, que nos faz construir e reconstruir a ideia que fazemos de democracia, esse significante que acaba sendo alocado e realocado com significados tão distintos e contraditórios entre si. Pode um Estado ser democrático? Ou seriam os Estados intrinsecamente oligarquias? Onde se situaria a democracia então? Na ação, na realidade fática? Muito bom, vale ser lido, relido e repensado.