Amiga de juventude

Amiga de juventude Alice Munro

Resenhas - Amiga de Juventude

Pedro Aires 22/02/2023

Não consegui me identificar com os contos e muito menos criar simpatia pela maioria das personagens. Talvez, por serem contos muito voltados para as questões femininas, não sei. O título engana bem, a traição é o que permeia todos os contos.

Curiosamente, os únicos contos que gostei foram os dois primeiros e os dois últimos:

- Amiga de Juventude
- Five Points
- Diferente
- Olha a Peruca

Jacy.Antunes 02/12/2022

Um conto por dia
 Eu aposto que Alice Munro   leu Balzac , o escritor que melhor descreveu a alma feminina.

Seus contos são ambientados no gélido Canadá nos anos cinquenta e as mulheres são as personagens principais.

Os contos acompanham a revolução dos costumes no pós guerra quando as mulheres avançaram na luta por direitos até então negados.

São contos muito bons, sendo Amiga da Juventude e Imagens no Gelo os melhores.

Um conto por dia nos salva da insanidade destes tempos atuais .

mardelivross 30/01/2022

Muito bom!
Em todos os contos temos histórias de mulheres diferentes, sempre trazendo a sutileza, a simplicidade e as diferenças nas relações.

Tina Lilian Azevedo 25/01/2022

Talento único para contar tudo num conto
Os contos que compõem este livro são escritos magistralmente, de uma forma límpida, fluida, com começo, meio e fim. Não tratam de temas incompreensíveis ou irreais. Falam da vida, do cotidiano de pessoas comuns e do que ocorre no decorrer destas vidas. Impressiona o talento da autora para dizer tanto em um conto. O que a fez merecedora do Nobel de Literatura em 2013. Poderia ter acontecido conosco e nos ter gerado as mesmas emoções, reações. Poderia ser alguém da família contando sua história. Vários trechos me fizeram refletir passagens da minha vida. É um talento ímpar. Se tornou minha autora preferida de contos. Leria novamente, daria de presente e vou ler outros livros da autora.

Lú Ribeiro 15/01/2022

Relações Humanas e o Tempo...
Interessante como a Autora descreve cada personagem, desde suas escolhas, seus altos e baixos na vida, suas tristezas e alegrias, suas relações, seus enganos, sua intimidade...
A vida real, sem ilusões...Tão Humano...

Pamela.Castro 18/10/2021

Amiga de juventude
Tive curiosidade de ler essa autora pois não conheço muito da literatura canadense e também desconhecia Alice Munro, apesar de ser vencedora do Nobel de Literatura de 2013.
Esse livro é formado por vários contos, os quais abordam principalmente temas como amizade, casamentos, relações entre filhos e pais. O estilo e a forma como ela aborda os relacionamentos românticos me lembrou um pouco Elena Ferrante.

Erika stan 03/10/2020

1. Amiga de Juventude(3,5/5)
2. Five Points(3,5/5)
3. Meneseteung(3/5)
4. Aperte-me forte, não me deixe ir(3,5/5)
5. Laranjas e Maçãs(4,5/5)
6. Imagens do Gelo(4/5)
7. Bondade e Misericórdia(4,5/5)
8. Ah, De Que Serve(4,5/5)
9. Diferente(5/5)
10. Olha a Peruca(5/5)

Que sabor de traição.

Camila.Dias 16/06/2020

Histórias de mulheres
Esse é o primeiro livro da autora que leio e apesar de achá-lo bom, as histórias contidas nele não me cativaram, ainda sim quero ler outros livros, pois gostei da escrita, que é bem fluida e nada rebuscada.
O livro contem 10 histórias de mulheres e em algumas apresenta a relação entre mulheres, relações estas não necessariamente de amizade.

Janarybd 18/10/2019

MINUTO LEITURA: Amiga de Juventude
Histórias sobre a vida comum e as relações entre pessoas com diferentes tipos de intimidade. Todas contadas de uma maneira falsamente despretensiosa que se embrenha na complexidade dos sentimentos envolvidos em cada uma das situações apresentadas por Alice Munro em seu livro de contos “Amiga de Juventude”. Em todos os contos é possível perceber uma constante alternância narrativa como se a pessoa que descreve as histórias em certos momentos estivesse dando um testemunho pessoal e em outros estivesse contando um acontecimento que nada tem a ver com ela, tudo no mesmo texto.

Ao longo de sua carreira, a escritora canadense Alice Munro foi premiada diversas vezes, mas o reconhecimento máximo veio com o Nobel de Literatura em 2013. Por falar em Canadá, quase todos os contos deste livro se passam em cidades de sua terra natal ou são personagens originários de lá. Além disso, as mulheres são sempre a personagem principal nas histórias, seja com seus pontos de vista sobre o cotidiano, sobre os homens, sobre sentimentos ou com o enredo girando ao redor de suas vidas.

Em Amiga de Juventude, os temas abordados por Alice Munro estão sempre ligados a reflexões sentimentais, mas não de forma melodramática. São assuntos pertinentes a qualquer pessoa, como paixão, traição e autodescoberta. Tudo relacionado ao passado das protagonistas - nem sempre agradável, porém marcante ao ponto de influenciar toda a vida até o momento atual em que as histórias se passam. Com uma linguagem simples e bem trabalhada, a escritora mostra acontecimentos sob diferentes perspectivas, no caso, diferentes mulheres que resgatam detalhes mundanos para estabelecer uma conexão com outras vidas.

site: https://soundcloud.com/user-567764695

Leila de Carvalho e Gonçalves 23/10/2017

As Relações Afetivas
Jamais havia ouvido falar de Alice Munro, até ser anunciado o nome da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2013. Desde então, tornei-me uma leitora assídua de seus livros e "Amiga de Juventude" não foge à regra: lançado em 1990, é um bom exemplo de seu indiscutivel talento.

Apresentando dez histórias curtas, seu fulcro são as relações afetivas. Envolvendo sentimentos como amizade, paixão e amor, elas apontam para a transitoriedade da vida, surpreendendo pelo alcance das possibilidades interpretativas.

A primeira história dá título ao livro e trata do conflito de gerações, ao narrar a divergência entre mãe e filha sobre um surpreendente caso de infidelidade. Como acontece com as demais, são poucas as informações disponíveis e a imaginação é que comanda o curso dos acontecimentos.

Outra instigante narrativa é "Meneseteung" cuja protagonista tenta reconstruir a vida de um obscura poetisa vitoriana. Um olhar mais atento perceberá a nítida influência do poema "O Corvo", de Edgar Alan Poe, com a ave assumindo a forma de um grotesco urubu. Repleto de de simbolismos, esse conto já fora apresentado na revista "New Yorker" (1988), contudo, reaparece acrescido de um último parágrafo que altera completamente o sentido original.

Também merecem destaque "Laranjas e Maçãs" e "Diferente". No primeiro, Mrs. Munro abandona o lugar comum e opta por um narrador do sexo masculino, atormentado pelo suspeito relacionamento entre sua esposa e seu melhor amigo. No segundo, uma candidata a escritora relata sua amizade com uma mulher que, ao contrário dela, consegue não se envolver emocionalmente, quando o assunto é sexo.

Porém, há muito mais. Em "Five Points" é inequívoca a empatia da protagonista por uma jovem promíscua com quem seu amante teve um caso durante a juventude. Já, "Imagens do Gelo" remete a estranha atitude de um pacato pastor que, logo após enviuvar, resolve abandonar tudo e ir atrás de um novo amor. O que deu nele?

Por sinal, a curiosidade é a responsável por boa parte do desenrolar das histórias. As personagens inspecionam cestas de roupa suja, leem microfilmes, raspam lápides de cemitério e até mesmo, resgatam coisas do lixo, tentando se conectar com a vida de outras pessoas. Em "Aperte-me Forte, Nao me Deixe Ir", uma viúva desconfiada, ao revirar o passado do marido, descobre outra história: um triângulo amoroso muito mais interessante.

Enfim, Mrs. Munro consegue atingir a complexidade de um romance em histórias com aproximadamente quarenta páginas. Sem revelar qualquer comiseração pelas personagens ou premiar finais felizes, é inegável o preciosismo e a profundidade que faz jorrar de sua escrita. Boa leitura!

Nota: Adquiri a edição em ebook que, com índice ativo, é uma boa opção.

Iris Figueiredo 19/10/2016

Narrativas curtas envolventes
Nunca li nada da Alice Munro antes desse livro. Tinha muita curiosidade para conhecer a escrita da autora – o que lhe rendeu um prêmio Nobel de literatura –, que é uma das favoritas de uma amiga que sempre me indicava. Há vários livros dela disponíveis no Kindle Unlimited e escolhi este simplesmente pelo título, que me atraiu.

“Amiga de juventude” é uma coletânea com dez contos, todos sobre cotidiano. A autora trabalha questões do dia-a-dia de forma agradável, tece suas palavras com proeza e em poucas páginas nos envolve no que acontece aos seus personagens.

Escrever contos é muito difícil. Amo o estilo, mas considero que poucos autores tem a habilidade certa de criar um bom conto – a capacidade de nos contar uma história complexa em poucas páginas, preencher lacunas com poucas palavras e nos presentear com início, meio e fim bem amarrados é algo complicado. Munro consegue inserir o elemento surpresa em suas narrativas focadas em família, casamentos, amizades…

Um dos meus contos favoritos é o que dá nome ao título, mas para mim o mais surpreendente foi o que se passa em um navio. O tempo é um denominador comum em todos os contos, atuando de formas diferentes nas relações que são construídas nas narrativas.

Me apaixonei por Alice Munro e sua escrita. Certamente uma daquelas autoras que nos fazem, ao fim da leitura, desejar escrever tão bem quanto elas. Excelente livro e espero ler muitos outros da autora.

site: http://irisfigueiredo.com.br

Higor 07/07/2016

Lidando (ou não) com as consequências do passado
A até então mais antiga coletânea de contos de Alice Munro publicada no Brasil - é a quarta que ela escreveu - já mostra o potencial da autora que seria reconhecida mundialmente apenas na sua terceira idade.

Antes de tudo, devo deixar bem claro que falar sobre contos é algo difícil, afinal, temos histórias curtas, que nos apegamos facilmente aos personagens e damos adeus mais rápido ainda. Acompanhar um conto é como interagir um dia com uma pessoa que você nunca viu e provavelmente nunca mais vai ver, e daí o preconceito em ler tal gênero, mas é um trabalho bem complicado o de contar muitas histórias pequenas e fazer com que o leitor não se esqueça dela, e nossa laureada consegue tal feito com muita competência.

Todos os contos apresentados nesta coletânea são bons, é preciso deixar bem claro, mas, no decorrer da leitura, eu sentia falta de algo, um detalhe inexplicável que poderia abrilhantar ainda mais a história, como se, embora fosse abordado o mesmo assunto em maneiras totalmente diferentes, alguns contos se encaixariam melhor em outra coletânea – embora este seja o meu primeiro contato com Munro.

Aqui a autora aborda mulheres que vivem consequências de um passado quase sempre ruim, em que uma área da vida foi afetada, seja o relacionamento com o marido, com os filhos, ou até mesmo a amizade do título.

O melhor conto, disparado, é 'Amiga de juventude', em que a narradora conta a história de sua mãe, que teve a vida mudada ao morar junto com as irmãs Grieves. A história aparenta ser boba, apesar de elementos interessantes, mas o desenrolar é surpreendente.

Aliás, toda a coletânea é surpreendente em um contexto geral, pois percebemos que Munro pega um fato e um sentimento e trabalha de maneira magnífica, mostrando como ele permanece numa pessoa por anos, e como lidamos em guardar estes sentimentos bons ou ruins, ou quando eles, adormecidos, são subitamente despertados. Imprevisibilidade. Uma delicia de se acompanhar.

Histórias como 'Aperte-me forte, não me deixe ir' e 'Ah, de que serve'', embora não sejam necessariamente ruins, não têm o brilho, a vontade louca de se acompanhar o desfecho. São histórias, sim, com conteúdo, mas que no decorrer do caminho cansam ou não despertam tanto a curiosidade.

De maneira geral, a coletânea é sim, muito boa, e já estou me preparando para ler Falsos Segredos. A autora, em 10 histórias, mostrou suas intenções incríveis, e que com certeza mexerá com o leitor ao abordar outros assuntos - igualmente, ou até mais interessantes.

Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:

site: leiturasedesafios.blogspot.com