Wolverine: O Velho Logan

Wolverine: O Velho Logan Mark Millar...

Resenhas - Wolverine - O Velho Logan

AndressaSrta.LerLivros 12/12/2021

Pior pesadelo!
Todo mundo sabe que o Wolverine é bem difícil de ser morto devido a sua capacidade de cura.
Mas em uma realidade paralela em que os supervilões aniquilaram todos os heróis da Terra, eles conseguem, de forma cruel, quebrar o espírito do Wolverine.
Acontecendo 50 anos no futuro, em um mundo controlado por supervilões, Logan tenta viver uma vida normal com sua mulher e seus dois filhos.
Ele sai em uma empreitada com o Gavião Arqueiro para poder ajudar sua família, mas ele deixa uma coisa bem clara: não vai mais usar suas garras. Se recusa a usar seu poder.
Logan vai passar por uma jornada de cura (e vingança). Ele não é mais o Logan, agora voltou a ser o Wolverine e tem um novo propósito: recuperar seu país das mãos dos supervilões, para que mais ninguém sofra o que ele sofreu.
Tiago Absolão. 24/12/2021minha estante
Tô doido pra comprar! Mas achei o valor um pouco alto na Amazon.

AndressaSrta.LerLivros 24/12/2021minha estante
Ele é incrível! Vale muito a pena

Tiago Absolão. 16/01/2022minha estante
Realmente, valeu cada centavo e segundo!

AndressaSrta.LerLivros 16/01/2022minha estante
Viu só? Agora você sabe o quanto é sensacional

Marcus 16/11/2021

Dizem que no inferno existe um lugar onde seus piores pesadelos se repetem sem parar, mas muitos não precisam morrer para chegar lá.
A famosa saga do Wolverine que inspirou o filme Logan de 2017. Nessas hqs acompanhamos um Logan envelhecido num futuro onde os heróis não existem mais, vivendo uma vida pacata com sua esposa e filhos, um Logan que renunciou a violência com um semblante pesaroso por alguma situação que acarretou nessa decisão.

Velho, que história fantástica, muitas vezes angustiante e revoltante mas incrível kkkkkkk. Recomendo muito a leitura. Poxa, tem um Gavião Arqueiro cego pica das galáxias, como não gostar?
Tiago Absolão. 15/12/2021minha estante
Acha que essa HQ pode ser lida e entendida completamente sem precisar ler outras pra complementar o contexto da história?

Marcus 16/12/2021minha estante
Sim, pode ler sem ter lido outras hqs

Tiago Absolão. 17/12/2021minha estante
Massa, já encomendei.

Paulo 07/11/2014

A História Definitiva do Wolverine
Para mim, Velho Logan, e não Arma X, é a história definitiva do Wolverine. Totalmente visceral, talvez seja a mais violenta história publicada pela Marvel. A história nos presenteia com o melhor da essência do personagem, além de nos brindar com um mundo pós-apocalíptico totalmente novo e cheio de referências. Exploramos esse futuro alternativo junto com Logan, enquanto obtemos a resposta de uma dúvida que sempre assolou os leitores de quadrinhos: "e se os super-vilões um dia vencessem?". A arte e a diagramação estão demais, e a história é bastante envolvente. Enfim, Velho Logan trata primordiamente do herói, e do mundo em que ele foi abruptamente inserido.
Romero 29/12/2014minha estante
Uma questão:por quê 4 estrelas ao invés de 5 na sua opinião ???

Bruno 29/10/2014

Magistral!!!
A melhor história do Wolverine. Quem poderia imaginar Logan, um pacifista?

Grigório Jr 11/03/2015

Wolverine(O Velho Logan) é, sem dúvidas, um os melhores quadrinhos que já li.
Quem lê quadrinhos da Marvel está acostumado com histórias em universos paralelos e realidades alternativas. Em O Velho Logan, somos levados para 50 anos no futuro e nos deparamos com um mundo onde os vilões, finalmente, sobrepujaram os heróis. Encontramos um Logan pacífico, que foge de qualquer conflito ou forma de violência, que não mostra mais suas garras e que tem como único objetivo, cuidar de sua família. A história se desenrola a partir do momento que Logan tem sua vida e a de sua família ameaçada pela família Hulk por não pagar o aluguel. Daí, parte em uma viagem, fazendo um serviço para um ex-vingador, em troca de dinheiro para quitar sua dívida. Durante a viagem surgem alguns perigos e vamos descobrindo o que aconteceu após a queda dos heróis e o que transformou o selvagem Wolverine que conhecemos nesse velho Logan. O fator que causou tal transformação é chocante e cruel, fiquei atônito por alguns minutos, absorvendo o que aconteceu antes de conseguir virar para a próxima página. Ao longo da história conhecemos personagens interessantes, como a neta do Homem Aranha e reencontramos velhos conhecidos e vilões icônicos. É uma história fantástica.
A história é de Mark Millar e a arte fica por conta de Steve McNiven, a mesma dupla de Guerra Civil, um grande clássico da Marvel. A leitura é bastante rápida pelo fato de ter pouco diálogo e a arte incrível cumpre muito bem o seu papel, não deixando nada a desejar. Me desculpem, aqueles que acham que Arma X é a melhor história do Wolverine, mas O Velho Logan é muito melhor.

Juliano 19/09/2015

Existe vida após Wolverine: O Velho Logan?
Sem dúvidas, uma HQ nunca havia me abalado tanto quanto Wolverine: O Velho Logan. É incrível como a história nos transmite a angústia e o sofrimento vivido pelo personagem do título. Tudo começa 50 anos depois da queda dos super-heróis, arquitetada pelos vilões. Aqui vemos um Logan velho e cansado, atormentado pelo passado, mas tentando se reerguer. Pra quem não conhece muito o Wolverine, essa HQ é ótima pois transmite ao leitor como o personagem é e nos faz encontrar a humanidade que vive dentro do animal. O Velho Logan não é uma HQ para crianças, pois é uma história triste e muito brutal, com muita violência, devido ao mundo pós-apocalíptico em que os personagens se encontram. Recomendo muito essa HQ para os fãs de super-heróis em geral e principalmente aos fãs dos X-Men e do Wolverine. Ao término da leitura, a história nos traz que por mais que nós passemos por dificuldades, sempre devemos levantar a cabeça e seguir em frente, em busca de um mundo melhor.

vaiaromac 08/11/2015

Fraquíssima e cheia de Clichês
Essa HQ não tem nada demais que o pessoal fala aí. É uma história cheia de clichês e situações extremamente improváveis. O pessoal só elogia porque gosta de ver o Logan se sobressaindo entre os outros. As referências dele são até legais, mas tirando isso é uma história sem graça, cheia de clichês e que bota em cheque sua capacidade de raciocínio.

EGO PATRONUS 23/02/2016

O GRANDE JAMES HOWLETT
Ainda estou tentando conceber por completo a história de Wolverine: O Velho Logan. Simplesmente um dos arcos mais sensacionais que já vi, desde a Origem. O terror e o peso presente em cada página da história reflete duas coisas muito interessantes:

1o O Mundo de Wolverine não é um mundo qualquer. Fracos não têm vez nele. Superpoderes não são o suficiente para sobreviver.
2o "Assim como muitas de suas grandes histórias, O Velho Logan trata primordialmente do herói tentando aceitar quem realmente é - uma batalha sem fim. [...] Não importa o que ocorra no mundo ao redor e nem o quanto Logan tente controlá-lo, Wolverine sempre estará presente, negando-lhe a tão almejada e fugidia paz."

Marieliton M. B. 27/05/2016

O tempo passa para Logan, mas não para Wolverine
Cinquenta anos se passaram desde que um ataque organizado por vários super vilões colocou um fim na era dos super heróis. Em uma pequena fazenda, num país divido e comando por alguns desses vilões, vive Logan, junto com sua mulher e dois filhos. Ele um dia já foi um grande herói, mas hoje se contenta em garantir a sobrevivência de sua família sem ter que arrumar confusão pra isso.

Depois de sofrer uma dura represália de uma gangue de descendentes do Hulk, Logan recebe uma proposta de um velho companheiro Vingador. Ajudá-lo a atravessar o país pra realizar uma entrega. Durante o percurso, se deparam com mais diversas situações e cabe ao velho Logan lutar contra seus antigos instintos pra não voltar a agir como Wolverine.

Tá aí uma excelente história! Ótimo roteiro de Mark Millar e uma arte sensacional de Steve McNiven proporcionaram uma obra digna dos grandes clássicos do bom e “velho” carcaju.

Pra quem lê, é fácil achar as várias referências da cultura pop que o Millar colocou durante a estória. E o tom cinematográfico que a arte trás pra a hq, só me deixou ainda mais empolgado pra ver isso na tela do cinema. As cenas de luta desse gibi são dignas de uma produção de Quentin Tarantino!

Adorei esse gibi! Visceral, com uma estória simples, direta e sem arrodeio comprovando que por mais que o tempo passe o animal feroz que vive dentro de Wolverine nunca ficará velho. 8)

Blog MDL 02/07/2016

O mundo como conhecemos já não existe mais. Os vilões, após anos de derrotas e humilhações, uniram-se com o objetivo de erradicar todos os heróis do planeta. Uma missão concluída com sucesso. Todos os super-heróis foram eliminados, e os poucos sobreviventes ou se exilaram, ou fizeram alguma espécie de acordo político para continuarem a viver. Os EUA então foram divididos em feudos, onde cada vilão domina seu próprio pedaço de terra.

Um herói, diferente dos demais, não se uniu às batalhas pela sobrevivência, tornando-se um dos primeiros exilados. Wolverine vive, 50 anos após a queda dos heróis, numa desolada fazenda nas proximidades de São Francisco, com sua esposa e seus dois filhos. O território em que vive é dominado pelo Hulk e sua família, e, pela primeira vez em mais de vinte anos, o carcaju não conseguiu reunir dinheiro para pagar o aluguel.

Logan, diferente de seus dias de herói, não é mais o cara pavio curto que não hesitava em soltar as garras e sua fera interior. Algo aconteceu no passado, fazendo o anti-herói favorito da Marvel exilar-se sem nem mesmo participar das lutas contra os vilões e forçando-o a jurar que nunca mais agredir alguém, ou mesmo mostrar as famosas garras de adamantium ao mundo.

Após levar uma surra dos membros monstruosos da família Hulk (que foram gerados a partir da relação de Bruce Banner com sua prima) com a promessa de pagar o dobro no próximo mês, Logan recebe a visita de outro herói aposentado, o Gavião Arqueiro. Barton então propõe a Logan que ele sirva de navegador numa viagem em que ele precisa fazer para entregar uma mercadoria em “Nova Babilônia” a cidade a Oeste dos Estados Unidos, onde quem domina é o Caveira Vermelha.

Com a promessa de dinheiro o suficiente para tirar a família o aperto, embarcamos com Barton e Logan no Aranhamóvel, onde iremos ver em primeira mão como ficou o mundo e como o Carcaju lidará com as adversidades dessa penosa viagem.

A meu ver, para uma história dar certo, além de diversos outros fatores, um dos principais é saber usar o personagem certo, na ideia certa. E nisso, Mark Millar é exemplar. Wolverine é o tipo de personagem que combina e muito com uma história de Roadtrip¹, e o mundo distópico, ainda mais tomado de violência, somado ao pacto de não violência do x-man torna toda a história ainda mais instigante. A parceria dele com Clint Barton também foi uma escolha ótima. Millar trabalha com ambos de uma maneira tão fenomenal que ora temos o Logan como protagonista e o Clint de apoio, hora as posições invertem.

Mas, a pérola dessa história, a meu ver, não é apenas a visão micro, onde acompanhamos a história do Logan e do Gavião, mas o macro, onde vemos o que o mundo se tornou e temos alguns indícios do que aconteceu. Esse não é um daquele universos que está ferrado, mas sempre há aquele grupo revolucionário, para salvar tudo e todos. Esse é um mundo sem qualquer tipo de esperança, onde mesmo aqueles que parecem ser justiceiros, na verdade são apenas pessoas mesquinhas, com objetivo de tornarem-se os novos líderes.

Com essa trama bem trabalhada, somo totalmente envolvidos na história, curiosos em ver esse mundo caído, enquanto ficamos curiosos com o que houve no passado do Logan. Diga-se de passagem, quando eu descobri o motivo que o fez jurar nunca mais agredir alguém, senti até um aperto nesse meu coração gelado.

Além do plot bem bolado e das trama internas da história, a arte também é algo que é muito bem feita aqui. O traço de Steve McNiven puxa um pouco para o realismo, com expressões mais quadradas e semblantes mais duros, o que pra mim casou bem mais que em Guerra Civil. O ambiente e cenas de luta também são bem feitos, com uma ou outra referência à saga mais famosa da dupla criativa.

Acho q o único ponto que me incomodou um pouco foi a luta final. O que poderia (e deveria) ser o ponto alto da história, tanto pela história em si, quanto pela referência à origem do Logan nos quadrinhos, me pareceu algo feito as pressas. É “Ok”, mas tinha chances de ser algo melhor...

Um arco com roteiro pesado, denso e emocionante, trazendo toda a brutalidade que a arte do McNiven podem criar e com lutas bem boladas e um final aberto a várias interpretações, Wolverine – O Velho Logan é uma história sobre escolhas e como elas moldam nosso destino.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/02/comic-resenha-wolverine-o-velho-logan.html

Arnaldo 28/11/2016

ME SURPREENDEU
No começo achei a história um pouco fraca, com algumas frases do Gavião Arqueiro meio bobas, mas felizmente fui surpreendido.Acontecem umas coisas que realmente nunca imaginei que aconteceriam e na minha opinião são essas coisas inesperadas que fazem dessa história legal.

duartecaslu 16/02/2024

Um fazendeiro comum
Mark Millar escreve a melhor história do Wolverine.

Um velho fazendeiro só tem a pretensão de pagar suas dívidas e viver em harmonia com sua família, o problema é que eles estão devendo aos descendentes de Bruce Banner, o Hulk.

Por conta de um juramento devido à ocorrências do passado, Logan promete não usar mais as garras e decide aposentar o nome de sua época de super-herói. Ou seja, essa divida com a gangue Hulk não poderá ser resolvida de forma violenta, apenas com o dinheiro necessário.

Eis que aparece o Gavião Arqueiro, cego dos dois olhos, e oferece uma oportunidade a Logan, assim ele poderia quitar suas dívidas e viver tranquilamente com sua família.

As cenas de ação dessa história são absolutamente espetaculares, por conta da incrível arte de Steve Mcniven, e o roteiro não deixa a desejar em nenhum ponto, tendo seu auge na revelação do motivo de Logan não usar mais as garras.

Cecy 31/05/2018

Hurt!
Como é um futuro distópico – sim, a Marvel criou uma distopia nessa HQ – as pessoas estão muito acabadas, lutando por uma vida mais justa em uma terra sem lei. A Terra atingiu um número de 8 bilhões de habitantes, os Topeiroides – uma raça subterrânea que o Toupeira descobriu – se acham o sistema imunológico do planeta, e eles invadem as cidades mais populosas e as destroem para diminuir o número de habitantes, e dizimam cidades inteiras. Durante a missão, eles encontram Motoqueiros Fantasmas que dão um pau no Logan que não resiste novamente, deixando o amigo furioso, que apesar de cego, ainda é um ótimo arqueiro – descobriram quem é? – e que mata a todos com flechas seguindo apenas as vozes e gritos dos motoqueiros do mal. E só nesse momento, Clint Barton, vulgo Gavião Arqueiro – realmente nota que Logan falou sério quando não lutava mais. Até então, ele sempre o chamava de Wolverine, mesmo o mutante lhe pedindo para chama-lo apenas pelo nome. Mas, ainda não era hora de revelar o motivo que o fez desistir de tudo, e Clint, não insistiu. Ao longo da viagem ainda passaram por diversas aventuras, encontraram uma das ex-mulheres do Gavião – que é a filha de um antigo Vingador também – a filha deles, passaram por destroços de cidades, ossos de heróis e até mesmo de vilões, encontraram dinossauros (!!!), enfrentaram os Topeiroides e até mesmo Venon resolveu fazer uma rápida aparição.

Resenha completa no blog.

site: http://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2018/05/resenha-79-wolverine-o-velho-logan-mark_31.html

Qlucas 17/02/2019

Logan sempre visceral
O Wolverine sempre o um x-men mais hypado do franquia. E podemos ser honesto? Não tem como não dizer que o personagem dele, não 'é foda'. Esse quadrinho para mim é bem farofa, muito bom e sem pretensões de ser o prato principal. A estória é bem louca, tem muitas coisa loucas. Touperas que comem cidades inteiras, pois a população atingiu o pico superpopulacional e a Terra estaria se autotutelando, liberando esses seres da profundezas à superfície. Temos um conflito interno do Logan X Wolverine devido a um erro terrível tenso dele envolvendo a mansão dos x-mens. É muito bom ver esse logan caído, contido e engolindo sapo de pessoas que ele facilmente destruiria com suas garras. Temos os super-vilões que aqui, dominaram o mundo, e o mundo para a marvel se resume nos USA. Coitados. Tem até dinossauros com o venon (fafora da fafora kk). E os super-herois, não são tão bonzinhos assim. Ilustrações muito boa combinado com uma ação frenética.

Guilherme 10/06/2020

Muito bonito, muito violento, plot bem previsível, diálogos muito "hétero top".