O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Maria Teresa 08/05/2015

A história é deliciosa. Parece filme de sessão da tarde que você não quer que acabe. O final é surpreendente e você se pega perguntando: "como eu não percebi isso". Recomendo e muito
day 15/06/2015minha estante
comecei a ler^^

Poesia na Alma 12/04/2015

Borboletas
Apresentando uma boa dose de mistério, e alguns momentos de tensão, O Pântano das Borboletas, de Federico Axat, 416 páginas, Editora Tordesilhas, lembra aqueles filmes da “Sessão da Tarde” que fizeram parte da infância das crianças dos anos 80 e 90, como os Goonies, Conta comigo e outros, que enfatizam a amizade, a aventura e a transição da infância à vida adulta.
Sam Jackson, de 12 anos, perdeu a mãe em um acidente de carro, quando ainda era bebê. O corpo de Christina Jackson desaparece misteriosamente, e a polícia da pequena Carnival Falls, uma cidadezinha de cerca de 20.000 habitantes, aficionada por alienígenas, dá o caso por encerrado, considerando que o corpo da enfermeira se projetou para fora do carro e se perdeu no rio próximo à estrada.
A criança é acolhida pelos amorosos, porém rígidos, Amanda e Randy Carroll em sua Granja, juntamente com outras treze crianças. Algumas destas, Sam considera como seus grandes amigos, outros como ferrenhos inimigos – como o brutamonte Orson, que deixa a dúvida no ar: seria ele apenas um grandalhão bruto e desajeitado, ou um sujeito realmente mal e dissimulado?

Mari 15/01/2015

Um dos finais mais surpreendentes que já li
Antes de falar do livro, preciso dizer mais uma vez que sempre que pego um livro da TORDESILHAS para ler fico bastante impressionada. Isso porque a editora lança poucos livros, mas TODOS parecem ser escolhidos a dedo, pois TODOS são excelentes e causam furor durante a leitura.

Dito isso, preciso dizer que a princípio não dei nada por O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e que comecei a ler achando meio chatinho. Parei a leitura e fui ao Skoob conferir as notas, poucas leituras, mas notas sempre excelentes, então pensei “esse livro deve ter algo de bom para ter essa nota tão boa”. E estava certa! Apesar de ter demorado a emplacar na leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS me cativou de uma forma mágica, e se no início a leitura estava lenta, não demorou para que o lesse de forma ávida!

A história já começa nos revelando o acidente que tirou a vida da mãe de Sam. Por causa disso, Sam foi viver com um casal que adotava várias crianças. É em meio a esse mundo que vamos vendo essa criança se desenvolver e passar por alguns momentos terríveis, principalmente no que se refere ao assombroso e detestável Orson, um menino daqueles bem malvados e valentões que tentam se impor pela força.

AXAT explora de forma linda todas as tragédias que aconteceram na vida de Sam, mas nem por isso torna O PÂNTANO DAS BORBOLETAS um livro triste, pelo contrário, com a ajuda dos amigos Billy e do primeiro amor, Miranda, vamos acompanhando diversas aventuras desse trio e vamos ficando cada vez mais conectados a essas crianças tão especiais. Pelo fato de AXAT narrar sem pressa, vamos tendo uma visão do pleno desenvolvimento dessa história e dos mais profundos e arraigados detalhes, até que chegamos onde a história deveria realmente nos conduzir, a trágica morte da mãe de Sam, que jamais teve seu corpo encontrado.

A partir daí, passei a ficar ainda mais impressionada com o enredo, pois se o autor já estava sendo incrível ao criar um suspense fantástico envolvendo essa tragédia, fez a história crescer ainda mais ao inserir o mote extraterrestre no enredo. Sério, fiquei IMPRESSIONADA com a forma como AXAT consegui inserir esse assunto no livro, pois pode até parecer desconexo falando pra vocês na resenha, mas quem tiver a oportunidade de ler o livro vai entender que são passagens bastante pertinentes e que nos deixam bastante instigados. Simplesmente AMEI ver que o autor conseguiu conduzir de forma magnânima o mote da ficção científica em meio a uma tragédia tão misteriosa.

Não vou negar que o enredo possui alguns furos, algumas situações mal ou pouco explicadas, contudo, mesmo essas passagens não são capazes de diminuir a grandiosidade das revelações que começam a aparecer. Contudo, confesso que por causa delas estava disposta a dar 4 estrelas para o livro, isso até chegar ao epílogo, onde uma revelação mais que grandiosa foi feita. Foi impossível ficar indiferente e não assombrada com o que AXAT deixou para revelar aos 49 min. do segundo tempo. Diante disso, tive que dar merecidíssimas 5 estrelas para O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e confesso que só não peguei o livro para reler após descobrir esse fato porque tenho muitos atrasados, do contrário, teria feito uma releitura imediata, pois foi surpreendente e interessante demais o final.

Para quem gosta de sentir um misto enorme de emoções durante uma leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS é mais que recomendado, é obrigatório!
Marcia Castejon 29/03/2015minha estante
vou começar a ler esse livro, ansiosa!

Milena 17/04/2015minha estante
Mari
Concordo com você e o final é mesmo surpreendente e dá vontade de ler o livro novamente agora com outra visão...precisava ler alguma resenha que confirmasse o que li, pois ainda não acreditava e achava que tinha sido minha imaginação!!
Muito bom livro agora vamos esperar o lançamento de outro livros do autor para vermos se terão os mesmos finais inusitados!!!

day 15/06/2015minha estante
comecei a ler hoje^^

Blog MDL 02/01/2015

Sam e Billy são amigos inseparáveis, ambos têm 12 anos e vivem suas aventuras na cidadezinha de Carnival Falls. Os garotos compartilhavam tudo, inclusive a paixão pela garota nova da cidade: Miranda. Mas as coisas não são tão simples, pois quando Sam tinha apenas um ano de idade, o carro onde estava com sua mãe capotou e o corpo dela sumiu sem deixar pistas. Desde então ele tem um sonho recorrente onde revive o acidente.

O caso que nunca foi resolvido teve grande repercussão por causa da crença de alguns lunáticos que o que havia ocorrido era uma abdução alienígena, já que se assemelhava com outros desaparecimentos sem explicação que tinham acontecido por lá. Sem família, Sam foi acolhido pelos Carroll onde cresceu em companhia de outros órfãos. Mas é na companhia de Billy e Miranda que ele vivencia as transformações da idade e tenta desvendar o mistério do paradeiro da sua mãe que é a peça de encaixe que falta para dar um novo sentido para a sua vida.

Frederico Axat descreve com grande riqueza de detalhes desde os hábitos que os moradores possuem e seus segredos, aos passeios de bicicleta no bosque e a descoberta do primeiro amor. Tudo com um grande toque de lirismo que marca de forma especial a passagem dessas crianças da infância para a adolescência – e desta para a vida adulta. Sendo narrado por Sam, o livro perpassa dois tempos: no verão de 1985, mostrando todos os lados e conseqüências que teve os acontecimentos daquele verão e em 2010, onde Sam e seus amigos já estão na vida adulta, e ele volta para visitar a cidade que viveu a sua infância e adolescência.

Enquanto você lê “O Pântano das Borboletas”, você acredita que tudo não passa de uma história simples e que narra o que as crianças viveram em sua infância. O que me deixou numa expectativa muito grande para desvendá-lo e descobrir mais do enredo, em partes isso acabou me decepcionando, já que a minha ansiedade me deixou frustrada várias vezes, pois eu achava que teria algo mais e não só os relatos de uma criança órfã. O que não quer dizer que o livro seja ruim, porque ele está longe disso, visto que na simplicidade o autor conseguiu fazer algo belo. Só faltava algo mais... E esse a mais veio nas duas últimas páginas do livro, pois o autor conseguiu me deixou sem fôlego ao revelar um segredo totalmente inusitado e que deu um sentido totalmente novo para a trama!

Tenho certeza que ninguém estava esperando por isso, já que o que o autor dá para o leitor é o desvendar do mistério do que ocorreu com a mãe de Sam e, bem no finalzinho, ele nos manda algo realmente original e de extrema importância para a interpretação final da história. A verdade é que com elegância e delicadeza, Frederico dá aos seus leitores o delicioso prazer nostálgico de reviver junto com os personagens todas as mudanças, dúvidas e inseguranças que todos têm ao passar por essa fase tão transformadora que é o chegar da adolescência. Em suma, espero que vocês aproveitem esta leitura tanto quanto eu e que esse segredo os façam ver a trama de um jeito bem mais interessante do que ela pode parecer a princípio.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/12/resenha-o-pantano-das-borboletas-por_22.html

Caroline Gurgel 08/12/2014

Nostálgico...
O Pântano das Borboletas tem uma combinação perfeita entre capa, título e sinopse excelentes que atrai o leitor de imediato. Comigo não foi diferente, logo quis ler sobre as peripécias de Sam, Billy e Miranda. O erro foi achar que eu sabia como se desenrolaria a história. Eu estava enganada, muito enganada. Federico Axat escreveu uma história que até parece previsível, mas não é.

O Pântano das Borboletas é narrado em primeira pessoa por Sam, um garoto de 12 anos que perdeu a mãe em um acidente de carro quando ele tinha apenas um ano, em circunstâncias ainda mal explicadas e cheia de teorias misteriosas. Sam nos conta as aventuras vividas no verão de 1985 ao lado do seu melhor amigo, Billy, e de Miranda, a nova amiga pela qual os dois garotos se apaixonam.

Miranda é a bela menina rica, delicada; Billy, o engenheiro de planos e aventuras, aquele que tem sempre uma ideia para desvendar qualquer mistério; Sam, o amigo de todas as horas, prestativo, ingênuo e bondoso, é o queridinho na granja-orfanato em que vive sob os cuidados dos Randall. Juntos, levam o leitor de volta à infância, à descoberta do primeiro amor e das amizades verdadeiras, daquelas que perduram para sempre.

É mais do que uma história sobre três garotos, é uma história sobre lealdade, cumplicidade, confidências e companheirismo. Fala de valores e princípios, de promessas, do carinho de não querer magoar o outro com alguma verdade dolorosa, de consideração, de respeito. Tem um tom melancólico e nostálgico, que nos remete àquela fase de transição entre a infância e a adolescência, sempre tão cheia de descobertas – nem sempre fáceis ou bonitas.

Muito mais do que o enredo, o que mais chama a atenção é a estética da narrativa. A história é contada com uma singeleza que encanta, sem pressa, sem pretensões ou atropelamentos. Parece que tem uma ternura nas palavras, é simples e, ao mesmo tempo, tem um certo lirismo. Dá, por vezes, a sensação de que tudo anda devagar demais, mas basta fechar o livro que a saudade lhe invade.

O autor foi de uma sensibilidade incrível ao escrever os diálogos com uma (i)maturidade bem mensurada, perfeitamente de acordo com a idade dos garotos. São garotos, falam, pensam e agem como garotos. E, justamente por isso, torna plausível as teorias conspiratórias dos mistérios que os envolvem. Ele nos deixa em dúvida se tudo aquilo é a interpretação daqueles meninos ou não, sobre o que é verdade e o que é imaginação.

Quando já me aproximava do final, a curiosidade era incontrolável. O que aconteceria? Como o autor daria verossimilhança àqueles fatos? Eis que chega o epílogo e, consigo, coerência, surpresa e um como-não-pensei-nisso?

Esse livro me ganhou pela originalidade e por me deixar às escuras, sem saber o que viria no próximo capítulo. O enredo é o de menos, a forma como tudo foi contado é o ponto alto e os protagonistas são inesquecíveis. O Pântano das Borboletas é para quem, mais do que das histórias, gosta de ler, simplesmente.

❤ ❤ ❤ ❤ ♡
★ ★ ★ ★ ★

site: www.historiasdepapel.com.br
Mariana 08/12/2014minha estante
Já marquei pra ler! Parece ótimo.
(Y)

Katia Presse 15/12/2014minha estante
Interessante.

Mara Islanne 01/02/2015minha estante
Amei sua resenha Caroline. Poderia me dizer se ele tem algo de sobrenatural? Obrigada, bjs.

Caroline Gurgel 19/02/2015minha estante
Mara, não tem nada de sobrenatural de fato. Se fala em ovnis e tal, mas nada que eles apareçam na história rs

Enzo Filipe 28/04/2015minha estante
Uma verdadeira descrição da puberdade/adolescência. O Pântano das Borboletas é um desses livros que você espera ser bom, mas logo descobre que bom é pouco; excelente é a palavra certa para descrevê-lo.
Uma história que vai evoluindo gradativamente. Começa como se fosse aqueles filmes dos anos 80/90 que passa na Sessão da Tarde, com casa na árvore, orfanato. Depois uma série de acontecimentos te deixam viciados no livro.
Um dos livros mais perfeitos que já li. Sam, Billy e Miranda viraram meus amigos e companheiros durante a leitura. Uma aventura pelo mundo das descobertas da puberdade, histórias paralelas e uma leitura viciante com um final surpreendente. Por favor, divulguem esse livro. Dê de presente, sugira...

Caroline Gurgel 27/05/2015minha estante
Enzo e Neto, concordo com vocês :))) Tenho recomendado ele sempre!

Cristiane 06/07/2019minha estante
Eu li e reli, e passei par outros amigos que ficaram na mesma duvida sobre o grande segredo de Sam, quem já leu entendeu poderia me tirar essa dúvida por favor?