O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Caroline Gurgel 08/12/2014

Nostálgico...
O Pântano das Borboletas tem uma combinação perfeita entre capa, título e sinopse excelentes que atrai o leitor de imediato. Comigo não foi diferente, logo quis ler sobre as peripécias de Sam, Billy e Miranda. O erro foi achar que eu sabia como se desenrolaria a história. Eu estava enganada, muito enganada. Federico Axat escreveu uma história que até parece previsível, mas não é.

O Pântano das Borboletas é narrado em primeira pessoa por Sam, um garoto de 12 anos que perdeu a mãe em um acidente de carro quando ele tinha apenas um ano, em circunstâncias ainda mal explicadas e cheia de teorias misteriosas. Sam nos conta as aventuras vividas no verão de 1985 ao lado do seu melhor amigo, Billy, e de Miranda, a nova amiga pela qual os dois garotos se apaixonam.

Miranda é a bela menina rica, delicada; Billy, o engenheiro de planos e aventuras, aquele que tem sempre uma ideia para desvendar qualquer mistério; Sam, o amigo de todas as horas, prestativo, ingênuo e bondoso, é o queridinho na granja-orfanato em que vive sob os cuidados dos Randall. Juntos, levam o leitor de volta à infância, à descoberta do primeiro amor e das amizades verdadeiras, daquelas que perduram para sempre.

É mais do que uma história sobre três garotos, é uma história sobre lealdade, cumplicidade, confidências e companheirismo. Fala de valores e princípios, de promessas, do carinho de não querer magoar o outro com alguma verdade dolorosa, de consideração, de respeito. Tem um tom melancólico e nostálgico, que nos remete àquela fase de transição entre a infância e a adolescência, sempre tão cheia de descobertas – nem sempre fáceis ou bonitas.

Muito mais do que o enredo, o que mais chama a atenção é a estética da narrativa. A história é contada com uma singeleza que encanta, sem pressa, sem pretensões ou atropelamentos. Parece que tem uma ternura nas palavras, é simples e, ao mesmo tempo, tem um certo lirismo. Dá, por vezes, a sensação de que tudo anda devagar demais, mas basta fechar o livro que a saudade lhe invade.

O autor foi de uma sensibilidade incrível ao escrever os diálogos com uma (i)maturidade bem mensurada, perfeitamente de acordo com a idade dos garotos. São garotos, falam, pensam e agem como garotos. E, justamente por isso, torna plausível as teorias conspiratórias dos mistérios que os envolvem. Ele nos deixa em dúvida se tudo aquilo é a interpretação daqueles meninos ou não, sobre o que é verdade e o que é imaginação.

Quando já me aproximava do final, a curiosidade era incontrolável. O que aconteceria? Como o autor daria verossimilhança àqueles fatos? Eis que chega o epílogo e, consigo, coerência, surpresa e um como-não-pensei-nisso?

Esse livro me ganhou pela originalidade e por me deixar às escuras, sem saber o que viria no próximo capítulo. O enredo é o de menos, a forma como tudo foi contado é o ponto alto e os protagonistas são inesquecíveis. O Pântano das Borboletas é para quem, mais do que das histórias, gosta de ler, simplesmente.

❤ ❤ ❤ ❤ ♡
★ ★ ★ ★ ★

site: www.historiasdepapel.com.br
Mariana 08/12/2014minha estante
Já marquei pra ler! Parece ótimo.
(Y)

Katia Presse 15/12/2014minha estante
Interessante.

Mara Islanne 01/02/2015minha estante
Amei sua resenha Caroline. Poderia me dizer se ele tem algo de sobrenatural? Obrigada, bjs.

Caroline Gurgel 19/02/2015minha estante
Mara, não tem nada de sobrenatural de fato. Se fala em ovnis e tal, mas nada que eles apareçam na história rs

Enzo Filipe 28/04/2015minha estante
Uma verdadeira descrição da puberdade/adolescência. O Pântano das Borboletas é um desses livros que você espera ser bom, mas logo descobre que bom é pouco; excelente é a palavra certa para descrevê-lo.
Uma história que vai evoluindo gradativamente. Começa como se fosse aqueles filmes dos anos 80/90 que passa na Sessão da Tarde, com casa na árvore, orfanato. Depois uma série de acontecimentos te deixam viciados no livro.
Um dos livros mais perfeitos que já li. Sam, Billy e Miranda viraram meus amigos e companheiros durante a leitura. Uma aventura pelo mundo das descobertas da puberdade, histórias paralelas e uma leitura viciante com um final surpreendente. Por favor, divulguem esse livro. Dê de presente, sugira...

Caroline Gurgel 27/05/2015minha estante
Enzo e Neto, concordo com vocês :))) Tenho recomendado ele sempre!

Cristiane 06/07/2019minha estante
Eu li e reli, e passei par outros amigos que ficaram na mesma duvida sobre o grande segredo de Sam, quem já leu entendeu poderia me tirar essa dúvida por favor?

Niájera 12/07/2019

Epílogo impactante!
A história em si tem muitos pontos não esclarecidos, no entanto ela é absurdamente envolvente e o que me chamava a atenção era que quase todas as pessoas falavam do tal epílogo e hoje posso falar: O QUE FOI ISSO? Tipo, realmente eu precisei voltar e ler novamente pra ver se não estava ficando louca , entendido errado...a vontade é de recomeçar o livro, mas agora com outra visão e se conectar a ele de uma outra maneira. Acho que a vontade do autor era de poder filmar a reação de cada um que chega ao fim e se deliciar com o nosso espanto rsss. Surpreendam-se como nós fomos.
Rodrigo Silvestre 13/07/2019minha estante
Eu li já sabendo da revelação do epílogo e foi muito bom porque já fui pegando as pistas no caminho kkkkkkkk

Niájera 13/07/2019minha estante
Rodrigo mas até agora não me conformo de vc ter lido esse spoiler, vontade de bater na pessoa que escreveu e não colocou alerta....nossa eu que não sabia quando li quase cai pra trás kkkkkkkkk como assiiiiiiim Produção??

Kkkkkkkkkkkk

Rodrigo Silvestre 13/07/2019minha estante
Culpa minha que fico procurando tudo sobre o livro antes de ler

Niájera 13/07/2019minha estante
Verdade hein? Foi bem cabeçudo kkkkkkk eu só vejo resenha do pessoal que tá no meu feed e tomo cuidado pra ver se não estão falando demais rsss ah e também vejo a nota, se for baixa já dou uma desanimada...daí quando acabou vou lá na página do livro xeretar o que escreveram dele e nossa, tem gente que dá cada spoiler que me dá uma raiva...mas vc devia ter deixado um comentário, tipo...Ô Besta, vou ler o final de todos os livros que vc tiver lendo e vir contar pra vc viu? Kkkkkkkk

Rodrigo Silvestre 14/07/2019minha estante
KKKKKKKKKKKKKK

Samara 03/08/2016

Capa atraente, o livro nem tanto
Sinceramente eu espera mais. Confesso que o começo da história foi difícil para mim, criei um pouco de expectativas com o livro e me frustei, os personagens não me atraíram, o enredo não me convenceu. E o lirismo que diz ter no resumo, desapareceu completamente, lirismo para mim, é como se cada frase do livro que eu lesse, fosse como uma poesia. O título é poético, a capa é atraente, apenas isso.

Os amigos Sam e Billy moram na pequena Carniva Falls, e percorrem o bosque de bicicleta, um bosque muito lindo, nele encontra-se O pântano das borboletas. No meio do turbilhão da adolescência, eles conhecem uma menina rica chamada Miranda, nova na cidade. Logo os três se tornam inseparáveis amigos e enfrentam situações perigosas. Os dois amigos compartilham tudo, até o amor por Miranda, o qual a menina não desconfia.

Sam mora em uma granja, com outras crianças, ele perdeu sua mãe em um acidente de carro, mas o desaparecimento do corpo de sua mãe, está envolto em um mistério. Além do disso a cidade é conhecida por registros de óvnis, fato destacado pelo estudioso Philip Banks, que inventou uma teoria para não aceitar a morte da sua mulher. Os personagens são meio vagos, e o começo da história é arrastado.

Muitas lacunas ficaram em branco, sem explicações aparentes, não entendi muito o sentido da história, faltou emoção aos personagens, os capítulos se intercalam entre passado e futuro, fato que o deixou meio confuso. O final não foi o que eu esperava, sinto que faltou algo, uma conexão com os personagens. Gostei da casa da árvore que os amigos fazem no começo da história e que se torna um esconderijo, infelizmente minhas expectativas foram frustradas.
Hester1 03/08/2016minha estante
Bom saber, estava pensando em ler. Vou tirar da lista de desejados. Grata.

Samara 03/08/2016minha estante
A capa me enganou, pense em uma história sem sentido

Hester1 03/08/2016minha estante
Mais uma estória sem sentido??? Infelizmente, às vezes, temos estas decepcoes. Ótimas capas, excelentes sinopses e péssimos livros. Eu abandono o livro e passo para outro, que fazer?

Samara 03/08/2016minha estante
Eu não consigo abandonar, a história engatou um pouco a partir da página 100, mas mesmo assim não gostei. O problema foi porque comparei a outro livro maravilhoso que li, A solidão dos números primos que tanto a capa e a sinopse nos despertam a atenção e que fala também sobre as transformações da adolescência e idade adulta

Lilian 01/06/2017minha estante
Esse livro pode ser tudo , menos a estória não ter feito sentido . A ultima frase do livro é o que muda todo o percurso da narrativa desde o começo . Só lendo para entender .

Mochila de uma Geek 30/12/2017

Ótimo livro!
Esse livro é incrível e possui um final surpreendente que muda o sentido de toda a história. Eu diria que é inovador. Não sei como tem tenta resenha na internet e no Skoob e ninguém fala sobre isso, foi por esse motivo que disponibilizei um espaço no meu blog destrinchando. Tá cheio de spoilers. Pra quem está precisando de um textão, dá uma visitada :D

site: https://mochiladeumageek.blogspot.com.br/2017/12/o-pantano-das-borboletas-federico-axat.html
Beatriz Kath 16/03/2019minha estante
Li o post do seu blog e amei

caroline with an e 08/12/2019minha estante
Também li o que você escreveu no seu blog e esclareceu demais as coisas pra mim. Fez um ótimo trabalho, muuuito obrigada! ?

Inara30 22/07/2020minha estante
Tô em choque com esse final. Minha cabeça bugou tanto que eu achei que a Sam era trans (e fez a mudança de gênero). Obrigada por esclarecer nessa ótima análise ??!

Mari 15/01/2015

Um dos finais mais surpreendentes que já li
Antes de falar do livro, preciso dizer mais uma vez que sempre que pego um livro da TORDESILHAS para ler fico bastante impressionada. Isso porque a editora lança poucos livros, mas TODOS parecem ser escolhidos a dedo, pois TODOS são excelentes e causam furor durante a leitura.

Dito isso, preciso dizer que a princípio não dei nada por O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e que comecei a ler achando meio chatinho. Parei a leitura e fui ao Skoob conferir as notas, poucas leituras, mas notas sempre excelentes, então pensei “esse livro deve ter algo de bom para ter essa nota tão boa”. E estava certa! Apesar de ter demorado a emplacar na leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS me cativou de uma forma mágica, e se no início a leitura estava lenta, não demorou para que o lesse de forma ávida!

A história já começa nos revelando o acidente que tirou a vida da mãe de Sam. Por causa disso, Sam foi viver com um casal que adotava várias crianças. É em meio a esse mundo que vamos vendo essa criança se desenvolver e passar por alguns momentos terríveis, principalmente no que se refere ao assombroso e detestável Orson, um menino daqueles bem malvados e valentões que tentam se impor pela força.

AXAT explora de forma linda todas as tragédias que aconteceram na vida de Sam, mas nem por isso torna O PÂNTANO DAS BORBOLETAS um livro triste, pelo contrário, com a ajuda dos amigos Billy e do primeiro amor, Miranda, vamos acompanhando diversas aventuras desse trio e vamos ficando cada vez mais conectados a essas crianças tão especiais. Pelo fato de AXAT narrar sem pressa, vamos tendo uma visão do pleno desenvolvimento dessa história e dos mais profundos e arraigados detalhes, até que chegamos onde a história deveria realmente nos conduzir, a trágica morte da mãe de Sam, que jamais teve seu corpo encontrado.

A partir daí, passei a ficar ainda mais impressionada com o enredo, pois se o autor já estava sendo incrível ao criar um suspense fantástico envolvendo essa tragédia, fez a história crescer ainda mais ao inserir o mote extraterrestre no enredo. Sério, fiquei IMPRESSIONADA com a forma como AXAT consegui inserir esse assunto no livro, pois pode até parecer desconexo falando pra vocês na resenha, mas quem tiver a oportunidade de ler o livro vai entender que são passagens bastante pertinentes e que nos deixam bastante instigados. Simplesmente AMEI ver que o autor conseguiu conduzir de forma magnânima o mote da ficção científica em meio a uma tragédia tão misteriosa.

Não vou negar que o enredo possui alguns furos, algumas situações mal ou pouco explicadas, contudo, mesmo essas passagens não são capazes de diminuir a grandiosidade das revelações que começam a aparecer. Contudo, confesso que por causa delas estava disposta a dar 4 estrelas para o livro, isso até chegar ao epílogo, onde uma revelação mais que grandiosa foi feita. Foi impossível ficar indiferente e não assombrada com o que AXAT deixou para revelar aos 49 min. do segundo tempo. Diante disso, tive que dar merecidíssimas 5 estrelas para O PÂNTANO DAS BORBOLETAS, e confesso que só não peguei o livro para reler após descobrir esse fato porque tenho muitos atrasados, do contrário, teria feito uma releitura imediata, pois foi surpreendente e interessante demais o final.

Para quem gosta de sentir um misto enorme de emoções durante uma leitura, O PÂNTANO DAS BORBOLETAS é mais que recomendado, é obrigatório!
Marcia Castejon 29/03/2015minha estante
vou começar a ler esse livro, ansiosa!

Milena 17/04/2015minha estante
Mari
Concordo com você e o final é mesmo surpreendente e dá vontade de ler o livro novamente agora com outra visão...precisava ler alguma resenha que confirmasse o que li, pois ainda não acreditava e achava que tinha sido minha imaginação!!
Muito bom livro agora vamos esperar o lançamento de outro livros do autor para vermos se terão os mesmos finais inusitados!!!

day 15/06/2015minha estante
comecei a ler hoje^^

Neto.Sanville 28/05/2015

Surpreendente.
A história é muito boa, é difícil parar de ler depois que começar. Discordo apenas de algumas atitudes dos personagens em relação a idades deles, e principalmente do prólogo (que é muito bom, mas um bebê não registraria todos detalhes daquele acontecimento, o autor podia ter colocado outro personagem para narrá-los).
Também vi alguns comentários de que seria plágio de um conto do Stephen King, mas não li o tal conto ainda. No meu exemplar tem um erro na última frase da página 171: Miranda fala "Quando algo é importante para um de nós, deve ser para os outros três" - como se fossem 4 amigos, não 3.
Dei 5 estrelas porque a história é muito boa, eu li em três dias, gastei todo meu tempo livre nele, e valeu a pena, recomendo. No final, você olha para a capa do livro e vê que a informação estava lá o tempo todo. E também alguns acontecimentos passam a fazer mais sentido.
paryan 19/06/2015minha estante
quero ler! curti seu comentário!

day 28/06/2015minha estante
um dos melhores que li^^

Wesley.Kemel 05/01/2019

Meu Deus!?
Que epílogo foi esse??
Beatriz Kath 16/03/2019minha estante
Acabei de ler o livro, e minha reação foi basicamente essa também ^-^||

Wesley.Kemel 16/03/2019minha estante
:D

day 28/06/2015

surpreendente!!!!!
Sabe aquele livro com sabor de sessão da tarde e filme dos anos 80?? quem assistiu conta comigo,os goonies,vai amar esse livro!!
É um livro maravilhoso! a amizade de 3 crianças,San,Billy e Miranda.
uma amizade linda,leal e cheia de surpresas...
A passagem da infância para adolescência e a culminante chegada da idade adulta.
Esse livro passeia por mistérios,aliens ,crimes e muita aventura!!
E o final do livro....haaaaaaaaaa !! esse sim é uma surpresa...
Depois que li a última página confesso que parei e repensei toda a história...pois foi tão surpreendente que até agora estou perplexa com o que me esperava no fim...que descoberta fantástica!!
ainda estou em estado de graça !! Não esperava muito desse livro no começo não ...mais ele me surpreendeu.Que autor maravilhoso!! Super recomendo

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br/
Bruno 01/07/2015minha estante
Pretendo reler agora vendo o livro por outros olhos! Epílogo me deixou confuso demais, como não pude perceber? Mas depois de revelado ficou tudo tão claro, o amor impossível de Sam por Miranda!

day 06/07/2015minha estante
verdade Bruno

Arine-san 22/02/2020minha estante
Tenho esse livro em casa mas nunca animei de ler. Acho que vou dar uma chance agora :D

Anafrancavet 22/02/2020minha estante
Que bom, depois fala o que achou! :)

Daiana 17/04/2021

Impactante
Esperei alguns dias para escrever essa resenha. Não sei o que escrever. As palavras fogem ao tentar explicar o que é esse livro, mas vamos lá.
De cara você imagina uma história bem fofinha parecida com aqueles filmes de sessão da tarde que trazem a história da infância de três amigos. Mas o desenrolar dessa história é fantástica.
Cheio de tramas e mistério que as crianças resolvem e que vão deixando o livro cada vez melhor. Juro que demorei a pegar gosto pelo livro. Mas quando as tramas começam a surgir é quase impossível de larga-ló.
E o final?? Senhor, é supreendente. Não leia as últimas páginas.
Quando eu cheguei ao final fiquei tipo assim: "Não? Não é possível." E ainda estou em choque. Nunca consegui reler nenhum livro, mas esse, depois daquele final, não vai ter jeito vou ter que reler para tentar juntar o que perdi.
Descreveria esse livro dizendo: "É perfeito!"
@o.livreiro_ 19/04/2021minha estante
Sam?

Maria Teresa 08/05/2015

A história é deliciosa. Parece filme de sessão da tarde que você não quer que acabe. O final é surpreendente e você se pega perguntando: "como eu não percebi isso". Recomendo e muito
day 15/06/2015minha estante
comecei a ler^^

Débora 13/08/2017

Traída, decepcionada.
Olha, eu preferia saber o segredo que a sinopse fala muitoooo antes, o sentimento de traição é muito grande.
A imaginação é a obra prima do leitor, brincar com isso é perigoso, muitos podem ter amado, mas eu ODIEI. O significado da trama simplesmente mudou, é como se eu não conhecesse sam, como se o personagem estivesse morrido. Porque afinal de contas não era quem eu imaginava, literalmente. Um trama que tinha pontos bons, mas acabo de ignora-los, um bom final é parte essencial da trama. Mas tenho que aplaudir o escritor e editor, de parabéns pelos cuidados especiais para manipular o leitor, porém odiei ser enganada, nunca odiei tanto ser enganada.
A menina que ama ler 29/12/2017minha estante
Nossa, o segredo foi o que mais gostei

magaru 28/07/2021

Pântano das borboletas
Esse livro foi um tapa na minha cara, os mistérios e os momentos em que tudo fez sentido são os meus favoritos, tem algumas coisas que me surpreenderam, mas tirando isso é tudo incrível.
Eu indico esse livro para as pessoas que gostam de mistério, e gostam de criar teorias sobre as coisas.
bibliotecadatiabi 31/07/2021minha estante
Nossa meu...eu estou apaixonada demais por esse livro!!

Wanessa 08/12/2015

Meu Deus
Acabei de ler e estou pasma com esse final. Meu Deus, que livro é esse? Eu não desconfiei nenhum momento.
Camile.Freitas 17/12/2017minha estante
Também me senti assim , tô chocada com esse final