O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Wes 15/05/2017

Muito mistério
O mistério desse livro tão bom, me fez devorar ele em 2 dias apenas.

Heliene.Maia 28/02/2017

Emocionante!
Leitura gostosa desde o início. Sencivel e surpreendente, duas características que gosto de encontrar em livros!

Fábio 28/10/2016

Meu parecer
Esse é um daqueles livros que você pega na livraria e se apaixona sem saber por que. Esse foi o meu caso, peguei li a sinopse me encantei e quando comecei a ler... nossa... superou todas e quaisquer expectativa. Inesperado, surpreendente, emotivo, misterioso. Digno de uma "leitura degustativa", sendo apreciado como vinho. Sentindo cada passo de cada um dos envolvidos na história. Federico Axat neste livro foi meticuloso, cuidadoso. Cuidou de cada um assim como cuidou do leitor para que o mesmo não descobrisse nada do que estava por vir. Seu método de linguagem tranquilo e calmo, enredo, cenário, detalhes, dos mais ricos aos mais pobres. Para quem curte um bom suspense indico 5, 10, 30 estrelas, faz um estilo "Stephen King", mas para mim O pântano das borboletas fala muita coisa, principalmente sobre amizade.

06/09/2016

Gostei!
História simples e com um final em que você fica: Hãm? Quê? E volta as páginas pra ver o que deixou passar rs... Recomendo!

Taís 04/09/2016

È como se tivesse borboletas...Dentro de cada um de nós
Um grande livro de ficção argentina e ainda mais de um grande autor, Federico Axat. Amizade, amor, raiva, fascinação, descobertas e muitos segredos descobertos é o que envolve essa trama mágica. Não trata apenas de um menino de 12 anos que perdeu a sua mãe em um acidente de carro, mas sim, de um garoto vivendo sua infância com muitas dúvidas e medos.
Fora toda essa história esse é um livro que realmente tira o folego de qualquer leitor pois quando você acha que vai acontecer algo nada acontece e quando acha que nada vai acontecer tudo acaba acontecendo em um tempo e momentos que nem esperávamos, um livro em que causa arrepios pois o leitor sente-se na pele de um garotinho de 12 anos, um livro que causa felicidade por momento que retrata o quanto uma amizade é boa e necessária para todos.
Isto tudo é uma aventura em que quatro amigos acabam embarcando, os três são os personagem de Federico Axat e o quarto é você o leitor que embarcará até o fim desta grande aventura e quando acabar, com certeza sentirás falta desses grandes amigos aventureiros

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
Segundo romance do argentino Federico Axat, O Pântano das Borboletas marca sua estreia no país em edição lançada pela Tordesilhas em 2014. Sucesso em seu país natal e bem recebido pela crítica, o ator é apontado como um misto de Rudyard Kipling e Mark Twain pela boa composição e inventividade narrativa, elogios que intentam demostrar que, mesmo para um romancista de pouca carreira, a prosa é consistente.

O romance se situa na pequena cidade americana de Carnival Falls, acompanhando um trio de amigos no ano de 1985, época em que tinham 12 anos de idade e compartilharam juntos descobertas e um deslumbramento ainda inocente pelo mundo. A narrativa evoca a memória comum a todos que passaram por esta fase, em uma vertente nostálgica transformadora deste tempo de aprendizado.

A história se desenvolve tanto nesta fase como dá um salto temporal de 20 anos, momento em que o público percebe que o livro é uma narrativa de memórias de um personagem-autor que retorna a sua infância para narrá-la em um romance. Estes dois espaços temporais se alternam com poucas conexões entre si e elevando o suspense. Axatar domina com perfeição o ritmo narrativo, sabe expor com precisão os acontecimentos, bem como encerrá-los ou desenvolver lacunas necessárias para o desenvolvimento da história. E assim leva o público a muitos acontecimentos que parecem definitivos para desmistificá-los em seguida.

Como parte da trama se desenvolve na pré-adolescência, a obra flerta com o fantástico e mantém a dúvida se tais acontecimentos, que seriam de difícil aceitação no mundo real, são parte da criatividade da infância ou uma maneira pela qual os jovens retiveram na memória momentos traumáticos, afinal, o tempo transforma a fluidez da memória. As personagens não são poupadas da violência do mundo e de mudanças internas e físicas em si, descobrindo sentimentos universais.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-o-pantano-das-borboletas-federico-axat/

Samantha 21/07/2016

Lindo
Este livro é lindo e gostoso de ler. O final é tão surpreendente que quando terminei, resolvi lê-lo novamente, com outra ótica. Sensacional.

Sr.Machadao 14/07/2017

Fantástico com pitada de suspense
É maravilhoso ler um livro onde se passa na visão de alguém de 12 anos, principalmente quando esse alguém é tão inteligente quanto um adulto, ou até mais. Foi simplesmente fantástico ter lido esse livro onde questões de primeiro romance, dúvidas sobre a sexualidade, e brincadeiras de faz de conta... é abordado com tanta clareza que me lembrou da época que eu era pequeno e brincava com meus amigos. e com um final surpreendente que me falta palavras. E o mais incrível foi perceber que o autor (Frederico Axat) não deixa nenhuma lacuna em aberto, ele vai fechando os mistérios um por um e fecha a história sem deixar o leitor curioso com algo ou distante de si. E claro, as referências desse livro: simplesmente lembra muito Stephen King, a trama e todo o suspense lembra e muito Stephen King. Quem ler, vai saber do que estou falando. Recomendo a leitores de viagens longas pois é uma ótima leitura que prende a gente quando menos esperamos.

Gabriela 10/03/2016

Surpreendente, lindo e incrível!
Que livro maravilhoso e incrível! O Pântano das Borboletas é um livro lindo, gostoso de ler e com uma história muito bem elaborada.

Sam e Billy são grandes amigos, desde a infância. O livro aborda muito esse fase da vida, como no companheirismo deles, na paixão pela menina rica (Miranda) que chega na cidade, no bullying sofrido por meninos mais velhos. Mas o livro também possui algumas partes onde é contada a vida adulta dos personagens.

Sam perdeu a mãe com um ano de idade, num misterioso acidente de carro e, a partir daí, foi morar numa granja, com várias outras crianças adotadas. A educação na granja sempre foi rígida e um dos "irmãos" de Sam, chamado Orson, mostra-se uma criança muito cruel ao longo do livro.

As alegrias de Sam são os passeios no bosque com Billy, seu melhor amigo, que tem um jeito de detetive e explorador, sempre resolvendo mistérios e elaborando mapas de suas aventuras. Além disso, Sam é a companhia do Sr. Meyer em algumas tardes, fazendo-lhe leituras e ouvindo suas histórias do passado.

A história é muito bem elaborada e a vontade é de ficar o tempo todo lendo esse livro incrível! Ele tem um toque sobrenatural, penso que seja pela imaginação das crianças, envolvendo o acidente que vitimou a mãe de Sam.

São muitos mistérios que vão sendo revelados, mas melhor parte é o final! Após a metade do livro eu já estava decidida a avaliar com 5 estrelas, mas ao final resolvi favoritar! A reviravolta é incrível. Eu li e voltei e li de novo para garantir que era isso mesmo! É aquele tipo de livro que você quer ler de novo sob outra ótica, para poder desfrutar novamente dessa história maravilhosa.

Sem dúvida vou ler de novo esse livro, provavelmente daqui um tempo, pois ele vale muito a pena e tem uma mensagem encantadora! Recomendo a todos!

site: http://arquivoliterariogb.blogspot.com.br

Ronara Goulart 10/02/2016

Lido 2016
Lido 2016

Angelita 24/01/2016

Surpreendente
Narrativa bem feita e surpreendente! Vale a leitura. 5 estrelas

Geslei 21/01/2016

"A Razão não confunde o coração."
Como estou em período de férias estou lendo muitos livros por diversão. O Pântano das Borboletas com certeza é um livro fantástico para entreter o leitor.

Federico Axat consegue prender a atenção dos leitores com um suspense magnífico e simples. O Pântano das Borboletas é o tipo de livro que você não apenas se surpreende com o seu final, mas olha lá para trás, no início da leitura, e não acredita que tudo terminou ali, naquelas últimas páginas. O final contém tantas reviravoltas que o leitor acaba ficando sem fôlego. Belíssimo livro para quem gosta de uma boa aventura.

A Linguagem é um pouco massante e a história é bem detalhada, tive dificuldades em manter o gosto pela história em todas as partes do livro, mas o final com certeza vale a pena a leitura.

Me identifiquei muito com os personagens, tive até um pouco de nostalgia de algumas aventuras que vivi na infância e adolescência... Esse livro tem o poder de ser completamente nostálgico.

@garotadeleituras 08/01/2016

surpreendentemente nostálgico e encantador
Primeira recomendação: Você precisa ler esse livro e ser vítima da fabulosa genialidade do escritor. Calma! o genial não está no mistério que envolve a morte e desaparecimento da noite fatídica ou as ligações do presente com a mãe do garoto, e sim sobre o próprio Sam; vou parar por aqui, caso contrário, essa resenha será um spoiller. Primeiro livro do argetino Federico Axat publicado no Brasil, Pântano das borboletas começa com uma narrativa singela, que remete ao leitor suas lembranças infantis, suas aventuras recheado com a dose da imaginação coerente com nossos anos coloridos, aos amigos que nos acompanharam e partilharam aquele mundo junto as primeiras descobertas que se descortinam aos nossos olhos.
No decorrer da leitura, diversas vezes fui arremessada de encontro a nostalgia da lembranças de episódios e aventuras que ficam incrustadas na lembrança. Pântano das borboletas encanta com a simplicidade com pintadas nostálgicas de recordações preciosas de cada personagem que o autor imprime a cada página do livro, afinal são três amigos aos 12 anos de idade (Sam, Miranda e Billy) curtindo o verão e pensando como crianças de 12 anos, o que acaba encantando quem ler, fluindo de forma incrível. A narrativa vai evoluindo e adquirindo uma densidade conforme os mistérios torna-se mais delineados, dando uma sensação de angústia e suspense sobre o desfecho daquele verão. Pensei em várias possibilidades e nenhuma correspondeu a mente do autor. O diferencial que causa a perplexidade encontra-se nas últimas duas páginas do livro e se você ler muito rápido, será desperto apenas no último parágrafo. Confesso que terminei de ler e tive que reler as últimas duas páginas novamente para ter certeza se era isso mesmo que o autor estava fazendo: uma reviravolta. Quanto a capa, título e texto, há uma correlação perfeita. Super recomendo a leitura, surpreendentemente simples, nostálgico e encantador (Ainda estou em choque).

21/12/2015

Não tô conseguindo guardar na prateleira de livros...
O livro terminou e eu não tinha ninguém pra falar, pra compartilhar o turbilhão de emoções que Federico Axat plantou em mim, com os inesquecíveis Sam, Billy e Miranda.Fui. até a livraria comprar: A garota no trem, e como não tinha o livro disponível a atendente me indicou esse, ela ganhou uma cliente e o livro ganhou meu coração. Não percam oportunidade de embarcar nesta linda aventura. Leve, tocante, cheia de suspense e emoção. Indico!