O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Karina 12/12/2015

Aquele final :o
Sam vive na Granja, uma espécie de lar adotivo que os Carroll administram. Junto com seu melhor amigo, Billy, os dois passam as tardes se divertindo no bosque, até que conhecem Miranda, e ambos se apaixonam por ela. Em vez de separá-los, os três se tornam grandes amigos, vivendo aventuras ao enfrentar Orson, outro dos adotados dos Carroll, e tentando desvendar o mistério que ronda o acidente que levou a mãe de Sam.
Depois de muitas descobertas - e uma pergunta sem resposta que me deixou curiosa - o epílogo traz mais uma reviravolta: algo que é revelado e te faz querer reler o livro todo sob essa nova ótica (ainda vou fazer isso um dia)
Gostei muito do livro, o final me deixou de boca aberta, e essa foi uma excelente obra para o autor estrear no Brasil. Recomendo!

21/12/2015

Não tô conseguindo guardar na prateleira de livros...
O livro terminou e eu não tinha ninguém pra falar, pra compartilhar o turbilhão de emoções que Federico Axat plantou em mim, com os inesquecíveis Sam, Billy e Miranda.Fui. até a livraria comprar: A garota no trem, e como não tinha o livro disponível a atendente me indicou esse, ela ganhou uma cliente e o livro ganhou meu coração. Não percam oportunidade de embarcar nesta linda aventura. Leve, tocante, cheia de suspense e emoção. Indico!

@garotadeleituras 08/01/2016

surpreendentemente nostálgico e encantador
Primeira recomendação: Você precisa ler esse livro e ser vítima da fabulosa genialidade do escritor. Calma! o genial não está no mistério que envolve a morte e desaparecimento da noite fatídica ou as ligações do presente com a mãe do garoto, e sim sobre o próprio Sam; vou parar por aqui, caso contrário, essa resenha será um spoiller. Primeiro livro do argetino Federico Axat publicado no Brasil, Pântano das borboletas começa com uma narrativa singela, que remete ao leitor suas lembranças infantis, suas aventuras recheado com a dose da imaginação coerente com nossos anos coloridos, aos amigos que nos acompanharam e partilharam aquele mundo junto as primeiras descobertas que se descortinam aos nossos olhos.
No decorrer da leitura, diversas vezes fui arremessada de encontro a nostalgia da lembranças de episódios e aventuras que ficam incrustadas na lembrança. Pântano das borboletas encanta com a simplicidade com pintadas nostálgicas de recordações preciosas de cada personagem que o autor imprime a cada página do livro, afinal são três amigos aos 12 anos de idade (Sam, Miranda e Billy) curtindo o verão e pensando como crianças de 12 anos, o que acaba encantando quem ler, fluindo de forma incrível. A narrativa vai evoluindo e adquirindo uma densidade conforme os mistérios torna-se mais delineados, dando uma sensação de angústia e suspense sobre o desfecho daquele verão. Pensei em várias possibilidades e nenhuma correspondeu a mente do autor. O diferencial que causa a perplexidade encontra-se nas últimas duas páginas do livro e se você ler muito rápido, será desperto apenas no último parágrafo. Confesso que terminei de ler e tive que reler as últimas duas páginas novamente para ter certeza se era isso mesmo que o autor estava fazendo: uma reviravolta. Quanto a capa, título e texto, há uma correlação perfeita. Super recomendo a leitura, surpreendentemente simples, nostálgico e encantador (Ainda estou em choque).

Geslei 21/01/2016

"A Razão não confunde o coração."
Como estou em período de férias estou lendo muitos livros por diversão. O Pântano das Borboletas com certeza é um livro fantástico para entreter o leitor.

Federico Axat consegue prender a atenção dos leitores com um suspense magnífico e simples. O Pântano das Borboletas é o tipo de livro que você não apenas se surpreende com o seu final, mas olha lá para trás, no início da leitura, e não acredita que tudo terminou ali, naquelas últimas páginas. O final contém tantas reviravoltas que o leitor acaba ficando sem fôlego. Belíssimo livro para quem gosta de uma boa aventura.

A Linguagem é um pouco massante e a história é bem detalhada, tive dificuldades em manter o gosto pela história em todas as partes do livro, mas o final com certeza vale a pena a leitura.

Me identifiquei muito com os personagens, tive até um pouco de nostalgia de algumas aventuras que vivi na infância e adolescência... Esse livro tem o poder de ser completamente nostálgico.

Angelita 24/01/2016

Surpreendente
Narrativa bem feita e surpreendente! Vale a leitura. 5 estrelas

Ronara Goulart 10/02/2016

Lido 2016
Lido 2016

Lu Riordan 06/09/2015

Pantâno das borboletas
O livro tem muito lirismo,o que o tornou para mim um livro especial.Enfim,o livro conta a história de Sam,um menino orfão que perdeu sua mãe,e Billy,melhor amigo de Sam,ambos com doze anos de idade,que tem a vida mudada por Miranda,a menina rica que acabara de se mudar para a pequena cidade de Carnival Falls,juntos eles fazem descobertas típicas da idade,na transição de infância para a adolescência e dela para a vida adulta.Na minha opinião,não foi um dos melhores livros que já li,mas o livro,como já disse anteriormente tem doses generosas de lirismo,mas também tem pontadas de violência,é um livro bom,minha nota é 4 estrelas.

Bruno 05/09/2015

Uma história sobre as descobertas da infância
Esse livro talvez tenha sido a leitura mais fluida que tive o prazer de me deparar, o autor consegue fazer o leitor se imaginar na pele de Sam, Billy e Miranda, correndo com eles através do bosque, desvendando os mistérios e até vendo os homens diamantes! O Pântano das Borboletas é sobretudo um livro sobre o verdadeiro valor da amizade, a passagem da infância para a adolescência, e as dificuldades enfrentadas nesse período, com uma história que vai lhe envolver do início ao final. Surpreenda-se com a última página do livro e sinta vontade de ler novamente a história com outro olhar! Vale a pena com certeza. :D

Pri 28/05/2016

Acabou-se o que era doce...
Livro de doçura ímpar. Impossível não se apaixonar por Sam e acompanhar sua busca pelo mistério do desaparecimento da mãe. Mistura de lirismo e mistério, Pântano é um encanto.
O autor constrói personagens com alma, em até mesmo alienígenas prendem a atenção do leitor. Incrível sua capacidade de se conectar com os 12 anos de uma criança – seus amores, suas amizades, suas angustias, suas descobertas e as incertezas da vida.
Por hábito e descuido, acabei espiando a última página e, talvez, isso tenha me custado parte da surpresa do livro. Mesmo assim, devorei as últimas 100 páginas e não queria que a história acabasse. Acabou e já estou com saudades de Sam, de Billy e de Miranda.

Samantha 21/07/2016

Lindo
Este livro é lindo e gostoso de ler. O final é tão surpreendente que quando terminei, resolvi lê-lo novamente, com outra ótica. Sensacional.

Patrick.Lima 04/09/2015

Inesquecível
Depois que você terminar, com certeza vai reler com outros olhos!! Surpreendente. O melhor livro que li até hoje!

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
Segundo romance do argentino Federico Axat, O Pântano das Borboletas marca sua estreia no país em edição lançada pela Tordesilhas em 2014. Sucesso em seu país natal e bem recebido pela crítica, o ator é apontado como um misto de Rudyard Kipling e Mark Twain pela boa composição e inventividade narrativa, elogios que intentam demostrar que, mesmo para um romancista de pouca carreira, a prosa é consistente.

O romance se situa na pequena cidade americana de Carnival Falls, acompanhando um trio de amigos no ano de 1985, época em que tinham 12 anos de idade e compartilharam juntos descobertas e um deslumbramento ainda inocente pelo mundo. A narrativa evoca a memória comum a todos que passaram por esta fase, em uma vertente nostálgica transformadora deste tempo de aprendizado.

A história se desenvolve tanto nesta fase como dá um salto temporal de 20 anos, momento em que o público percebe que o livro é uma narrativa de memórias de um personagem-autor que retorna a sua infância para narrá-la em um romance. Estes dois espaços temporais se alternam com poucas conexões entre si e elevando o suspense. Axatar domina com perfeição o ritmo narrativo, sabe expor com precisão os acontecimentos, bem como encerrá-los ou desenvolver lacunas necessárias para o desenvolvimento da história. E assim leva o público a muitos acontecimentos que parecem definitivos para desmistificá-los em seguida.

Como parte da trama se desenvolve na pré-adolescência, a obra flerta com o fantástico e mantém a dúvida se tais acontecimentos, que seriam de difícil aceitação no mundo real, são parte da criatividade da infância ou uma maneira pela qual os jovens retiveram na memória momentos traumáticos, afinal, o tempo transforma a fluidez da memória. As personagens não são poupadas da violência do mundo e de mudanças internas e físicas em si, descobrindo sentimentos universais.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-o-pantano-das-borboletas-federico-axat/

Taís 04/09/2016

È como se tivesse borboletas...Dentro de cada um de nós
Um grande livro de ficção argentina e ainda mais de um grande autor, Federico Axat. Amizade, amor, raiva, fascinação, descobertas e muitos segredos descobertos é o que envolve essa trama mágica. Não trata apenas de um menino de 12 anos que perdeu a sua mãe em um acidente de carro, mas sim, de um garoto vivendo sua infância com muitas dúvidas e medos.
Fora toda essa história esse é um livro que realmente tira o folego de qualquer leitor pois quando você acha que vai acontecer algo nada acontece e quando acha que nada vai acontecer tudo acaba acontecendo em um tempo e momentos que nem esperávamos, um livro em que causa arrepios pois o leitor sente-se na pele de um garotinho de 12 anos, um livro que causa felicidade por momento que retrata o quanto uma amizade é boa e necessária para todos.
Isto tudo é uma aventura em que quatro amigos acabam embarcando, os três são os personagem de Federico Axat e o quarto é você o leitor que embarcará até o fim desta grande aventura e quando acabar, com certeza sentirás falta desses grandes amigos aventureiros

Raabe 04/09/2015

O pântano das borboletas
O livro conta a historia de um menino chamado Sam e seu melhor amigo billy. Sam mora em um orfanato depois da morte de sua mãe, ele é querido pelos donos do orfanato mas tem uma intriga com garotos que desejam lhe roubar o quarto. Sam sempre pensa sobre o acidente que causou a morte de sua mãe, com a possibilidade maior de que foram extraterrestres . O livro é repleto de suspense e emoção, prende o leitor todo o tempo, como uma historia que quanto mais descobertas mais mistérios,e com um final surpreendente que faz o leitor lembrar desse livro para sempre.

Fábio 28/10/2016

Meu parecer
Esse é um daqueles livros que você pega na livraria e se apaixona sem saber por que. Esse foi o meu caso, peguei li a sinopse me encantei e quando comecei a ler... nossa... superou todas e quaisquer expectativa. Inesperado, surpreendente, emotivo, misterioso. Digno de uma "leitura degustativa", sendo apreciado como vinho. Sentindo cada passo de cada um dos envolvidos na história. Federico Axat neste livro foi meticuloso, cuidadoso. Cuidou de cada um assim como cuidou do leitor para que o mesmo não descobrisse nada do que estava por vir. Seu método de linguagem tranquilo e calmo, enredo, cenário, detalhes, dos mais ricos aos mais pobres. Para quem curte um bom suspense indico 5, 10, 30 estrelas, faz um estilo "Stephen King", mas para mim O pântano das borboletas fala muita coisa, principalmente sobre amizade.