O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Daiana 17/04/2021

Impactante
Esperei alguns dias para escrever essa resenha. Não sei o que escrever. As palavras fogem ao tentar explicar o que é esse livro, mas vamos lá.
De cara você imagina uma história bem fofinha parecida com aqueles filmes de sessão da tarde que trazem a história da infância de três amigos. Mas o desenrolar dessa história é fantástica.
Cheio de tramas e mistério que as crianças resolvem e que vão deixando o livro cada vez melhor. Juro que demorei a pegar gosto pelo livro. Mas quando as tramas começam a surgir é quase impossível de larga-ló.
E o final?? Senhor, é supreendente. Não leia as últimas páginas.
Quando eu cheguei ao final fiquei tipo assim: "Não? Não é possível." E ainda estou em choque. Nunca consegui reler nenhum livro, mas esse, depois daquele final, não vai ter jeito vou ter que reler para tentar juntar o que perdi.
Descreveria esse livro dizendo: "É perfeito!"
@o.livreiro_ 19/04/2021minha estante
Sam?

Daniel509 22/02/2022

Uma frase muda tudo
Cara como que uma simples frase consegue mudar todo o sentido de um livro? Eu fico de cara na genialidade do Plottwist desse livro
Quer dizer, o livro em si é incrível, mas aquelas frasezinha no final da um gostinho a mais ao livro pra mim e muda até a forma que eu vejo a capa do livro
Simplesmente um livro fantástico
Elaine 29/05/2022minha estante
Exatamente isso! Uma simples frase muda tudo. Perfeito! Fantástico!

Isa 07/12/2021

Sobre amizades
Encontrei algumas dificuldades em seguir com a leitura, em vários momentos achei a narrativa lenta e pouco envolvente. O autor introduz alguns assuntos e não dá um desfecho adequando a eles, me fazendo pensar que era melhor não ter colocados eles na trama. Algumas cenas me deixaram desconfortável e por vezes achei que alguns atitudes dos personagens não condiziam com a idade deles (12 anos). Na minha opinião o que torna o livro bom é o final surpreendente, que nos faz entender mais a história. Esse livro fala sobre amizade, daquelas amizades verdadeiras que nos acompanham ao longo da vida, mas acho que ficaria melhor se determinadas passagens não existisse e realmente focasse no que era importante para o enredo.
Luluiza 07/12/2021minha estante
Senti o mesmo quando li...

Elaine 29/05/2022

Comprei esse livro pela capa, que é linda! Quando comecei a ler, quase desisti. Parecia que não iria conseguir terminar, achei cansativo e chato, mas insisti e foi uma das minhas melhores leituras. Surpreendente. Fiquei encantada pela forma como o autor conseguiu mudar tudo com uma simples frase no final do livro. Perfeito!
Pumps 13/04/2023minha estante
Estou lendo e gostando bastante.Leitura nostálgica,simples e envolvente.Estou perto do fim e curiosa pelo desfecho!

Maria Teresa 08/05/2015

A história é deliciosa. Parece filme de sessão da tarde que você não quer que acabe. O final é surpreendente e você se pega perguntando: "como eu não percebi isso". Recomendo e muito
day 15/06/2015minha estante
comecei a ler^^

Poesia na Alma 12/04/2015

Borboletas
Apresentando uma boa dose de mistério, e alguns momentos de tensão, O Pântano das Borboletas, de Federico Axat, 416 páginas, Editora Tordesilhas, lembra aqueles filmes da “Sessão da Tarde” que fizeram parte da infância das crianças dos anos 80 e 90, como os Goonies, Conta comigo e outros, que enfatizam a amizade, a aventura e a transição da infância à vida adulta.
Sam Jackson, de 12 anos, perdeu a mãe em um acidente de carro, quando ainda era bebê. O corpo de Christina Jackson desaparece misteriosamente, e a polícia da pequena Carnival Falls, uma cidadezinha de cerca de 20.000 habitantes, aficionada por alienígenas, dá o caso por encerrado, considerando que o corpo da enfermeira se projetou para fora do carro e se perdeu no rio próximo à estrada.
A criança é acolhida pelos amorosos, porém rígidos, Amanda e Randy Carroll em sua Granja, juntamente com outras treze crianças. Algumas destas, Sam considera como seus grandes amigos, outros como ferrenhos inimigos – como o brutamonte Orson, que deixa a dúvida no ar: seria ele apenas um grandalhão bruto e desajeitado, ou um sujeito realmente mal e dissimulado?

João Boachack 17/04/2024

A última página muda completamente a visão que temos...
"O Pântano das Borboletas" é uma obra que mescla elementos de suspense, mistério e drama, transportando o leitor para um mundo repleto de segredos e reviravoltas. Através de uma trama intricada e personagens cativantes, o autor cria uma atmosfera envolvente que prende a atenção do leitor do início ao fim. Com uma escrita fluida e imagética, a história se desenrola em meio a paisagens deslumbrantes e situações emocionantes, explorando temas universais como a busca pela verdade, a redenção e a força do amor.

Raabe 04/09/2015

O pântano das borboletas
O livro conta a historia de um menino chamado Sam e seu melhor amigo billy. Sam mora em um orfanato depois da morte de sua mãe, ele é querido pelos donos do orfanato mas tem uma intriga com garotos que desejam lhe roubar o quarto. Sam sempre pensa sobre o acidente que causou a morte de sua mãe, com a possibilidade maior de que foram extraterrestres . O livro é repleto de suspense e emoção, prende o leitor todo o tempo, como uma historia que quanto mais descobertas mais mistérios,e com um final surpreendente que faz o leitor lembrar desse livro para sempre.

Lana 30/08/2015

Eu li: O Pântano das Borboletas e Que Livro!!!
De primeira achei que fosse um infanto Juvenil, mas me enganei. Um Romance/Suspense simplesmente perfeito, cheio de aventuras dos amigos Sam Jackson, Miranda e Billy, o desenrolar da história dá-se início na infância de ambos na década de 80 até a fase adulta nos tempos atuais. Surpreendente cada trama ali vivida por eles, o amor puro de Sam por Miranda ainda de criança, a coragem dele e de seus amigos para enfrentar seus inimigos externos e internos. Cada página deste livro é de instigar os olhos dos leitor até o epílogo.

Lys Coimbra 08/11/2015

Um dos melhores livros que li este ano!
"O pântano das borboletas" conta a estória de três pessoas unidas por uma amizade pura e muito especial.
A narrativa se divide em três períodos, mas a maior parte se passa na infância dos personagens, época em que eles construíram laços afetivos fortes e sólidos, mas que também enfrentaram dificuldades e fizeram descobertas impactantes acerca de suas famílias, de suas vidas e do acidente que matou a mãe de Sam.
O livro é doce, suave, leve e ao mesmo tempo forte e profundo.
A escrita de Frederico Axat é excepcional, fluida, gostosa e elegante e a maneira delicada como ele aborda temas sensíveis é apaixonante.
Todos esses elementos já seriam suficientes para me transformar em uma fã desse autor argentino, até então desconhecido para mim, mas isso não é tudo, o "ingrediente" mais poderoso dessa obra sensacional ficou por conta de seu grand finale, um desfecho de tirar o fôlego e nos fazer questionar acerca de nossos conceitos pré concebidos e limitados acerca da vida e das pessoas.

Marcelo 16/07/2015

Surpreendente
Bom, pra começar, queria dizer que ganhei o livro num sorteio do Skoob. Eu tinha o direito de escolher um livro da editora Tordesilhas e optei por esse. No começo, eu não dava muito pelo livro, li resumos e sinopse e todos falavam de um grande final, mas não percebi (lerdo que sou). Posso dizer que foi um dos livros mais surpreendentes que já li.

"O Pântano das Borboletas" conta a história de Sam e Billy, duas crianças que tem 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Ambos acabam se apaixonando por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe.

Confesso que não me agrada muito o universo fantástico que o autor coloca no livro. Algumas dúvidas minhas sobre a história também não foram saciadas. Mas, críticas a parte, o ponto alto do livro com certeza está nas últimas páginas. Federico Axat simplesmente nos joga uma bomba final que nos arremessa em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.

Depois de terminar o livro, tenho certeza que, assim como eu, algumas pessoas irão se perguntar como não percebeu nada antes. Eu fiquei pensando: "Como sou idiota!" Hahaha
Gostei tanto do livro, que fiz minha família quase inteira ler para se surpreender, assim como eu!

Vale muito a pena ler.

Nota: ★★★★★

site: http://entrefilmesesagas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-pantano-das-borboletas.html

Karina 12/12/2015

Aquele final :o
Sam vive na Granja, uma espécie de lar adotivo que os Carroll administram. Junto com seu melhor amigo, Billy, os dois passam as tardes se divertindo no bosque, até que conhecem Miranda, e ambos se apaixonam por ela. Em vez de separá-los, os três se tornam grandes amigos, vivendo aventuras ao enfrentar Orson, outro dos adotados dos Carroll, e tentando desvendar o mistério que ronda o acidente que levou a mãe de Sam.
Depois de muitas descobertas - e uma pergunta sem resposta que me deixou curiosa - o epílogo traz mais uma reviravolta: algo que é revelado e te faz querer reler o livro todo sob essa nova ótica (ainda vou fazer isso um dia)
Gostei muito do livro, o final me deixou de boca aberta, e essa foi uma excelente obra para o autor estrear no Brasil. Recomendo!

@garotadeleituras 08/01/2016

surpreendentemente nostálgico e encantador
Primeira recomendação: Você precisa ler esse livro e ser vítima da fabulosa genialidade do escritor. Calma! o genial não está no mistério que envolve a morte e desaparecimento da noite fatídica ou as ligações do presente com a mãe do garoto, e sim sobre o próprio Sam; vou parar por aqui, caso contrário, essa resenha será um spoiller. Primeiro livro do argetino Federico Axat publicado no Brasil, Pântano das borboletas começa com uma narrativa singela, que remete ao leitor suas lembranças infantis, suas aventuras recheado com a dose da imaginação coerente com nossos anos coloridos, aos amigos que nos acompanharam e partilharam aquele mundo junto as primeiras descobertas que se descortinam aos nossos olhos.
No decorrer da leitura, diversas vezes fui arremessada de encontro a nostalgia da lembranças de episódios e aventuras que ficam incrustadas na lembrança. Pântano das borboletas encanta com a simplicidade com pintadas nostálgicas de recordações preciosas de cada personagem que o autor imprime a cada página do livro, afinal são três amigos aos 12 anos de idade (Sam, Miranda e Billy) curtindo o verão e pensando como crianças de 12 anos, o que acaba encantando quem ler, fluindo de forma incrível. A narrativa vai evoluindo e adquirindo uma densidade conforme os mistérios torna-se mais delineados, dando uma sensação de angústia e suspense sobre o desfecho daquele verão. Pensei em várias possibilidades e nenhuma correspondeu a mente do autor. O diferencial que causa a perplexidade encontra-se nas últimas duas páginas do livro e se você ler muito rápido, será desperto apenas no último parágrafo. Confesso que terminei de ler e tive que reler as últimas duas páginas novamente para ter certeza se era isso mesmo que o autor estava fazendo: uma reviravolta. Quanto a capa, título e texto, há uma correlação perfeita. Super recomendo a leitura, surpreendentemente simples, nostálgico e encantador (Ainda estou em choque).

Geslei 21/01/2016

"A Razão não confunde o coração."
Como estou em período de férias estou lendo muitos livros por diversão. O Pântano das Borboletas com certeza é um livro fantástico para entreter o leitor.

Federico Axat consegue prender a atenção dos leitores com um suspense magnífico e simples. O Pântano das Borboletas é o tipo de livro que você não apenas se surpreende com o seu final, mas olha lá para trás, no início da leitura, e não acredita que tudo terminou ali, naquelas últimas páginas. O final contém tantas reviravoltas que o leitor acaba ficando sem fôlego. Belíssimo livro para quem gosta de uma boa aventura.

A Linguagem é um pouco massante e a história é bem detalhada, tive dificuldades em manter o gosto pela história em todas as partes do livro, mas o final com certeza vale a pena a leitura.

Me identifiquei muito com os personagens, tive até um pouco de nostalgia de algumas aventuras que vivi na infância e adolescência... Esse livro tem o poder de ser completamente nostálgico.

Angelita 24/01/2016

Surpreendente