Conversando Com C. S. Lewis

Conversando Com C. S. Lewis Alister McGrath

Resenhas - Conversando Com C. S. Lewis

Willber0 05/05/2024

Boa apresentação da vida, obra e pensamento de C. S. Lewis
O livro é uma apresentação do pensamento de C. S. Lewis sobre variados temas, tais como o sentido da vida, a amizade, educação, a dor e o sofrimento, vida após a morte e a relação entre a fé cristã e o papel da imaginação.

Esses temas são apresentados na forma de uma conversa entre o autor, o leitor e Lewis e representam a compreensão de McGrath sobre o conteúdo e motivações de várias obras de Lewis. Durante cada capítulo o leitor é apresentado a uma questão importante e McGrath expõe quais seriam as prováveis respostas que C. S. Lewis nos daria a respeito delas, com base em sua vida e obra.

De forma geral, trata-se de imaginar qual seria a visão cristã de C. S. Lewis acerca de cada tema. São pensamentos instigantes, provocativos, informativos e, acima de tudo, que nos fazem refletir, principalmente sobre o sentido da vida e além mais.

Formalmente, os capítulos são independentes entre si, de modo que o leitor pode optar por lê-los na ordem proposta, ou em uma ordem particular de interesse. A leitura é fluida e prazerosa. Finalmente, o autor disponibiliza uma série de sugestões de leituras baseadas nos assuntos discutidos em cada capítulo, o que permite ao leitor interessado se aprofundar nos tópicos e nas demais obras de C. S. Lewis.

Um ótimo ponto de partida!

Metelyk0 28/03/2023

Comida boa e conversas de qualidade
A abordagem de McGrath é interessante e muito gostosa de se ler, flui como uma verdadeira conversa. Em muitos momentos senti como se eu estivesse em um restaurante inglês conversando sobre a rica literatura de Lewis e todas as suas experiências enriquecedoras.
Com certeza irei revisitar esse livro no futuro para entender com um olhar mais maduro, trazendo mais da bagagem das minhas próprias leituras de Lewis.

Henggo 15/05/2022

Irrigando desertos
"A função primordial de um educador não é derrubar árvores, é irrigar desertos" (Lewis)

Este é um livro que me chamou atenção logo de cara. Sempre me interessei por narrativas que envolvem esse trabalho de imaginação para pensar como um artista, um autor ou um personagem fictício responderia a certas perguntas em uma entrevista. E foi o que pensei que encontraria aqui. Mas não.

Aqui, temos sim uma série de artigos sobre Lewis e a "tradução" de como o autor abordou temas cruciais como morte, sofrimento, esperança e educação. CONTUDO, não é uma conversa. E, confesso, me senti meio enganado.

É uma terceirização do discurso quando você pode ler as palestras do próprio Lewis e, ali sim, "escutar" a voz dele.

Não que eu esperasse uma entrevista bate-bola, sabe? Pergunta e resposta. Longe disso. Porém, eu esperava algo mais direto que desse a sensação de um diálogo, pelo menos.

O livro não é maçante como outros livros que compilam artigos. Pelo contrário, traz ideias necessárias e reflexões importantes para a vida. O "problema" é que chegou a um ponto, já para o final, que me pareceu meio repetitivo.

As ideias-perfume ainda estavam ali, mas o frasco-texto delas era de um modelo já usado em capítulos anteriores.

No geral, eu li uma obra profunda e instigante. Não tenho dúvidas. Mesmo assim, terminei ciente de que, no futuro, precisarei reler para absorver melhor. Pelo menos, no próximo mergulho, não haverá mais essa surpresa decepcionante e a experiência, creio, será melhor aproveitada.

A irrigação do deserto será mais uniforme.

Lysa 30/03/2022

Um Guia sobre Lewis
O autor trás informacoes valiosas sobre algumas obras de CS Lewis e também sobre a sua vida pessoal. O livro é dividido em 8 almoços imaginários, nos quais o leitor hipoteticamente conversa com Lewis. Acho que poderia trazer mais recortes das opiniões de Lewis. Mas recomendo a leitura, principalmente se vc é iniciante em Lewis e se ainda, assim como eu não leu As crônicas de Nárnia.

Davi Dias 02/11/2020

Aahh Lewis
Nada melhor que oito almoços imaginários com Lewis. Alister McGrath escreve de uma forma leve e gostosa de ler. RECOMENDO

Adriano 17/10/2020

Ouvindo o bom e velho Lewis.
Alister McGrath é, dentre os escritores cristãos vivos, um dos meus favoritos. Ele sabe dosar a linguagem de acordo com o teor de seus livros. Tem livros mais acadêmicos, como "Teologia natural", de divulgação, como a biografia de Lewis, e livros mais rápidos e gostosos de ler, como esse "Conversando com C. S. Lewis".
Ao longo de 8 capítulos, ou "almoços", vamos conhecendo e relembrando as ideias de Lewis sobre o significado da vida, a amizade, a importância das histórias, a vida crist?, a arte da apologética, a educação, o problema da dor e sobre a esperança e o paraíso.

Leitura muito agradável e enriquecedora. Mesmo se você já conhece bastante de Lewis, vale a pena ouvir novamente o que McGrath tem a nos contar. É como se conversássemos com dois sábios senhores, que tem muito a nos ensinar. Nunca me canso de ouví-los e os cristãos ganhariam muito se escutassem mais do bom e velho Lewis.

Alessandra.Goncalv 19/09/2020

que livro!!
um livro incrível que faz jus à tudo o que Lewis foi. muitas frases profundas, mas a leitura flui tranquilamente. recomendo muito!

almeidalewis 02/05/2020

Uma dedo de prosa
Mais uma obra para os amantes de lewis se deliciar com os relatos

Mariana 14/04/2020

Conversando com Lewis
Para quem nunca leu Lewis, este livro pode ser um boa apresentação. No entanto, para aqueles que já o conhecem pela leitura de suas obras, esta acaba não sendo tão interessante. O autor faz um apanhado dos textos de Lewis, é uma boa apresentação deste grande autor.

Matheus Nunes 24/03/2020

O melhor de C.S Lewis por seu maior fã. (Não esperem imparcialidade aqui)
Sem sombras de duvidas essa é uma ótima introdução, (ou como o próprio autor chama no começo do livro) uma conversa, sobre o grande autor de As Cronicas de Nárnia e da Trilogia Cósmica.
Sem se preocupar em querer ser uma biografia (até porque ele já escreveu uma), ou uma analise critica do trabalho do Lewis, o Alister McGrath (teólogo e estudioso das obras do Lewis por mais de 40 anos) nos revela novos aspectos do homem por trás do escritor, do grande irmão, do amigo, do apreciador de boas historias, (e de historias infantis também), do membro do grupo Inklings, e nos coloca na posição ilustre de um convidado desse jantar imaginário, cheio de boas conversas e assuntos que ficam conosco mesmo depois de já terminada a leitura.

Minha unica critica com respeito a escrita do autor é o fato dele ser extremamente repetitivo, o que torna a leitura bastante massante e cansativa. Sinto que faltou um cuidado por parte do editor, muitas coisas poderiam ser ditas ou revistas de forma mais harmoniosa e sucinta. Me lembrou muito aqueles documentários que passam na TV a cabo, onde a cada volta de intervalo eles repetem tudo o que já foi dito, inclusive as frases mais marcantes. E eu nem vou falar nas diversas vezes em que o autor fez trocadilho com a palavra "Shadowlands" pro causa da cinebiografia do Lewis, no começo é engraçado (e eu até que concordo com as criticas dele sobre o filme) mas depois cansa.

Tiálita Lago 31/10/2018

Conversei com Lewis!!!
Para quem gosta do Lewis esse livro é muito bom e eu indico muito, o autor Alister McGrath nos coloca como se estivéssemos frente a frente com Lewis simplesmente almoçando e conversando sobre diversas questões a respeito do mesmo, desde um pouco de sua biografia até suas mais diversas obras. E nossa!!! Foi uma leitura muito proveitosa justamente por ser a respeito do meu autor favorito e também porque me ajudou a entender uma das obras do Lewis que dentre todas as que eu já li, foi a mais difícil de compreender (A Abolição do Homem). Com uma escrita clara e que me fez realmente imaginar estar frente a frente com Lewis, e entender muito mais a respeito de algumas de suas obras.

Realmente maravilhoso!!!

Lorena.Vieira 03/06/2018

Conversando com C S Lewis
Muito agradável! McGrath estabelece um imaginário e interessante diálogo com Lewis, traçando uma trajetória por suas obras mais relevantes, como As Crônicas de Nárnia, O Peso da Glória, Cristianismo Puro e Simples, O Problema do Sofrimento e Anatomia de Uma Dor. O livro aproxima o leitor do contexto social e pessoal em que Lewis se encontrava ao escrever suas obras, amplificando o significado de suas palavras.
Para quem ainda não conhece a biografia de Lewis, o livro traz informações importantes para compreender sua obra e a origem do seu pensamento. Dá pra enxergar claramente as suas duas fases - do ateísmo ao teísmo e por fim ao cristianismo. Com destaques de suas passagens mais célebres e um descortinar do seu pensamento, esse livro é apaixonante para os fãs de Lewis e certamente vai conquistar o coração daqueles que ainda não se debruçaram sobre suas obras!
Muito recomendado!
circun 11/01/2019minha estante
Legal!

Paulo 06/07/2017

Conversando Com C. S. Lewis
Como seria almoçar ao lado de C.S Lewis, um dos pensadores Cristãos mais influentes do século XX, se nesse presente isso fosse possível o que ele nos falaria ou que perguntaríamos a ele?

É com esse pano de fundo que o escritor Alister Mcgrath escreveu seu livro, ele o dividiu em oito almoços fictícios ao lado de Lewis. Achei super interessante os assuntos que foram abordados nesses encontros. O que é mais intrigante foi à genialidade de Mcgrath em escolher cada tópico do seu livro, pois cada um deles casa perfeitamente com um momento da vida de Lewis.

O interessante é que durante a leitura de cada capítulo passeamos pela história desse grande homem de Deus e analisamos algumas de suas principais obras tais como As crônicas de Nárnia, Cristianismo puro e simples, o problema do sofrimento e tantas outras. O livro é meio que uma biografia, traz linguagem simples e uma abordagem de fácil compreensão.

Adorei ler este livro e conhecer um pouco mais sobre C. S Lewis, ele tem ideais fascinante acerca do Cristianismo e da vida. A obra é ideal para aquelas pessoas que desejam conhecer o universo de Lewis sem precisar ler todo o seu trabalho.

Jean.Diniz 21/01/2016

Conversando com Lewis
Conversando com C. S. Lewis trás uma curta biografia de C. S. Lewis, destacando suas principais idéias sobre assuntos que vem sendo discutidos, e gerado certa polêmica, no decorrer da história da humanidade. Para ilustrar, e dar ênfase ao que é discutido, o autor cria encontros imaginários com o próprio Lewis.