Eu Sou o Mensageiro

Eu Sou o Mensageiro Markus Zusak

Resenhas - Eu Sou O Mensageiro

Larissa Bispo 04/07/2021

Necessário.
Esse é aquele tipo de livro que você termina e imediatamente pensa: todos deviam ler. Te faz refletir não só sobre as escolhas da vida, mas como o que verdadeiramente constrói caráter são as decisões que tomamos e o empenho que empregamos para as por em prática. As vezes o que nos falta para tomarmos uma decisão importante (que vai mudar não só a nossa vida, mas a de várias outras pessoas) é apenas um incentivo, e esse livro é o incentivo. LEIAM!

Cíntia 13/11/2015

"Geralmente passamos a vida acreditando em nós mesmos. 'Eu tô bem', dizemos. 'Tá tudo bem.' Mas às vezes a verdade pega no pé e não tem santo que a faça desgrudar. É aí que percebemos que as vezes ela nem chega a ser uma resposta, mas sim uma pergunta. Mesmo agora, estou aqui pensando até que ponto minha vida é convincente."

Se eu soubesse que esse livro era tão bom, teria lido há 4 anos atrás quando o troquei!
Muito bem escrito, com uma linguagem contemporânea e bem diferente de A Menina Que Roubava Livros. A gente sente que o autor vive cada personagem criado. Valeu cada página!

Gui 04/09/2015

Sobre captar a mensagem
Passei uma semana com Ed Kennedy.
Por uma semana acompanhei a saga de um cara que recebe cartas anônimas pelo correio e tem que ajudar desconhecidos.
Talvez por eu ter a mesma idade que o personagem quando li, ou pelo talento imensurável de Markus Zusak, me vi tanto no personagem que, antes mesmo de terminar de ler, esse já era um dos meus livros favoritos.
Ao acompanhar Ed em suas aventuras, enquanto ele ajuda as pessoas e por consequência vai se transformando em uma pessoa melhor, algo foi mudando em mim.
Chega a ser meio bobo dizer que um livro me afetou desta maneira, mas... fazer o quê?

E é inegável dizer que Ed Kennedy, como mensageiro ou como mensagem, me tocou.

Markus Zusak tem um dom de nos fazer encarar situações cotidianas por um novo ponto de vista, que nos motiva a enfrentar os desafios e, assim, nos tornarmos pessoas melhores...
Luiz 04/09/2015minha estante
Exatamente as mesmas sensações que eu tive. Livro maravilhoso!

May Doliveira 04/09/2015minha estante
Wowww bela descrição! Deu até vontade de voltar aos 20 e me pasaar pelo personagem hehe!!

Flavia 03/10/2021

A maior mensagem do livro é a de que "talvez todos possam superar seus próprios limites de capacidade". A caminhada do Ed nos traz reflexões significativas. Achei cansativo, mas foi uma boa leitura.

Clube Tripas 01/04/2020

Avaliação: Adorei 5/5
Mês: junho/2019
Bibliotecária: Juliana Rached | Americana - Machadinho /SP
@julianarached

Eu já havia lido esse livro anos atrás e me apaixonei por ele.
E resolvi reler agora. E foi muito bom!
É um livro tranquilo de ler, com uma linguagem bem fácil.
Conta a história de Ed Kenedy, um rapaz de 19 anos, taxista e considerado por todos como um "zé ninguém", sem perspectivas na vida e sem ter feito já grandes coisas.
Ele mora com seu cachorro chamado Porteiro e tem apenas três amigos na vida, que se reúnem semanalmente para jogar baralho.
Até que um dia ele está num banco onde acontece um assalto e ele se torna "herói" nesse episódio.
A partir desse dia ele começa a receber cartas de baralho com endereços de pessoas desconhecidas. E ele tem que fazer para essas pessoas gestos que mudam a vida delas.
O que achei bem legal nesse livro é que, para mim, trata muito de empatia e de enxergar o outro. Haviam missões nessas cartas que eram algo tão simples, mas que transformou a vida da pessoa. No mundo que estamos hoje, isso é um tanto quanto raro🤷🏻‍♀️
E mais do que transformar a vida das pessoas, ao mesmo tempo foi rolando uma transformação do próprio Ed.
Deixo aqui um trecho desse livro que acho lindo e que nos leva a refletir:
"Às vezes as pessoas são bonitas.
Não pela aparência física.
Nem pelo que que dizem.
Só pelo que são."

site: https://www.instagram.com/p/B-w8dvjjA6d/

Bianca Nami 04/01/2010

Li desesperadamente, querendo saber o que aconteceria, e fiquei com aquele sentimento de quem assiste um filme de terror e no final não sabe porque diabos o assassino matava todo mundo.

Adorei a linguagem, a tradução está maravilhosa, cheia de gírias que me fizeram sentir que poderia ser eu mesma no lugar do Ed.

Um bom livro, com boa lógica e moral da história, mas sem um bom motivo.

Denys Almeida 16/01/2010minha estante
Acho que o sentimento é justamente esse. Um livro com uma jornada bem escrita, mas que no final não se explica de forma satisfatória. Ainda sim, um ótimo livro.

lennah 21/07/2023

Não leia se vc n ta disposto a dar uma chance até o final
Nao costumo escrever resenha, mas acho que esse livro merece.

eu nao dei absolutamente nada pra esse livro, eu só comecei na ler pq eu vi um fiapo de romance e pensei "pq não?".

a história tem uma subjetividade muito grande e impactante. o livro acaba e não tem grandes explicações, mas tem um final. ele atinge o propósito de deixar uma mensagem.

o personagem do Ed é, literalmente (e como ele mesmo se autodenomina), um Zé mané. ele é pobre, tem um emprego mediano, ele vive na friendzone com a melhor amiga, o pai morreu, a mãe não liga p ele, seu cachorro fede... ele é todo f*did0. e ainda assim aceitou o desafio das cartas.

e é isso que prende mais. do início ate quase o final, la pra metade do livro, o que mais segura o leitor na leitura é a pergunta "o que o ed vai fazer diante desse desafio?". e ele surpreende todas as vezes.

o final é bem mais interessante, mas por questões de spoilers, não vou colocar o que é, só saiba que fica bem bem interessante.

eu gostei do livro, no geral. mesmo levando uma eternidade pra ler. é ddivertido, a linguagem é simples, o personagem deixa tudo mais engraçado e até descontraído. foi uma leitura que demorou de me fisgar, mas minha curiosidade não me deixou abandonar. e ainda bem.
Biappache 22/07/2023minha estante
Que orgulho dela fazendo resenha

Bah 30/06/2011

Minha resenha é curta e simples:

Se todos lessem e se deixassem tocar por esse livro o mundo seria um lugar melhor.
Flavia 05/07/2011minha estante
perfeito!

Mateus Matos 03/05/2020

Todos somos um pouco Ed Kennedy
Pra mim, a grande mensagem do livro é que todo mundo precisa de ajuda e todo mundo merece ser ajudado.

De um modo rápido, simples e efetivo, Markus Zusak criou uma trama envolvente em que o leitor enxerga situações da vida real sendo resolvidas por um garoto de 19 anos (algumas de modo bem simples, e outras um tanto mais bruscas)

No final do livro fica a reflexão do quando um simples gesto pode mudar a vida de alguém, e no final das contas, até mesmo de quem faz essa simples ação.

Minha única crítica ao livro são as gírias e o modo de falar que tenta parecer jovem, mas acaba sendo forçado. Não sei se isso vem do original ou se foi na tradução, mas nada que impede de ler e se identificar com o personagem.

Foi meu primeiro livro do autor, conhecido por sua grande obra "A Menina que Roubava Livros". Mal posso esperar para ler sua obra prima. Saio de Eu Sou o Mensageiro com grande expectativas para continuar acompanhando esse escritor.

Ratinha de Biblioteca 08/11/2023

Bastante metafórico
O enredo é muito instigante e prende a atenção por ter um mistério: quem está mandando cartas para Ed Kennedy? E são cartas de baralho, no qual cada naipe representa uma estação do ano (e se somarmos todas as cartas e o coringa dá 365). Nelas há mensagens que ele precisa decodificar. Referências a livros, filmes... Muito bom!

Camila 03/08/2010

Eu sou o.. fã nº 1 desse livro
O personagem faz o livro,e faz eu dar boas risadas. Pensa em um cara que vê tudo de um jeito super original. Nesse livro o que nos empolga é o jeito do Ed ver as coisas, nunca é chato ou previsível. E o porteiro, esse companheiro fiel e fedido que é amado de um jeito incondicional pelo personagem. Eu leio sempre que posso, e adoro cada vez mais.

Indicado totalamente .

Mari 07/01/2012

Eu sou o mensageiro - Markus Zusak
Há algum tempo eu li esse livro e, tenho que admitir, eu me impressionei uma vez mais com Markus Zusak. Não, essa história não é nada semelhante a “A menina que roubava livros”. Esse romance fala sobre Ed Kennedy, um simples taxista de 19 anos cuja vida sofre uma reviravolta após impedir um assalto a banco sem intenção de fazê-lo.

Ed era um simples jovem trabalhador acostumado a uma rotina monótona que sempre tinha fim em sua pequena casa na companhia de seu fedorento cachorro. A única alegria do seu dia era encontrar sua melhor amiga, por quem era secretamente apaixonado. No entanto, um belo dia, ele impede um assalto e torna-se um herói. Apesar das pessoas logo esquecerem seu feito, parece que uma pessoa misteriosa teve com o ato de Ed uma ideia.

Depois do assalto, nada mais foi o mesmo. Ed passou a receber cartas de baralho, cada qual com uma informação e sem demonstrar pistas de sua origem. A primeira tinha um endereço e um horário. Quando o jovem taxista chegou ao destino indicado, viu que a carta trazia mais que um simples nome de rua, mas sim a história de uma família que precisava de ajuda. Deveria ele agir ou simplesmente tentar ignorar, enquanto a memória do dia em que visitou o local pela primeira vez o assombra em seus sonhos? Conforme ele age, novas cartas chegam com informações dos mais diferentes tipos, despertando em Ed e em todos nós a curiosidade de quem seria o misterioso remetente.

Eu sou simplesmente apaixonada pelo jeito que Zusak escreve. Não sei como explicar. Ele simplesmente sabe como despertar a curiosidade do leitor e sabe como não desapontá-lo. Por meio do humor, o autor trata de questões mais profundas e apresenta aquela famosa “moral da história” sem que o leitor o perceba. É simplesmente genial.

Mariana Canhisares
www.sociedadedoslivros.net

Flavia 25/06/2011

ADOREI!
Eu sempre disse que é impossível eleger apenas um livro favorito, ficando na dúvida entre vários. Mas o EU SOU O MENSAGEIRO conseguiu ser o meu livro favorito, deixando todos os outros para trás.
Muita emoção, mas também muitas risadas. Gargalhei na primeira cena do livro com Ed e seus amigos discutindo enquanto deitados no chão do banco durante um assalto. Morri de rir com ele perguntando a dois sujeitos que se entitulam "matadores" se sobrou um pedaço de torta. Fora várias outras cenas divertidas, e tantas outras tristes...
Adoro o jeito como o autor escreve, com frases curtas e diretas. E estou extasiada até agora com o final inacreditável.
Mistério, personagens inesquecíveis, diálogos divertidos e um final surpreendente e perfeito são encontrados neste livro.