Os Botões de Napoleão

Os Botões de Napoleão Jay Burreson...

Resenhas - Os Botões de Napoleão

1 | 2 | 3 | 4

Karina 08/06/2020

Uma viagem pela química orgânica
Já no primeiro capítulo você se sente imersa na química orgânica e na sua importância na história do mundo. A gente nunca tem ideia ou para para pensar que elementos do cotidiano ou até mesmo produtos (como o sabão) mudaram a nossa qualidade de vida para melhor. Um ótimo livro pra descoberta e entreter a mente.

Alessandro117 25/04/2020

Divulgação e História.
Amo a forma como o livro junta história e ciência, química e gatos que mudaram o mundo. Um livro não tão complicado de se entender e uma boa introdução ao mundo da química orgânica.

Fátima Lopes 25/02/2020

Muito interessante.
O livro aborda a história e a química entrelaçadas , mostrando de forma instigante como os componentes químicos influenciaram o desenvolvimento humano.O relato é compreensível até por quem é leigo em química (como eu...) .

Fátima Lopes 25/02/2020

Muito interessante.

José Daniel 15/11/2019

Uma história da química e da humanidade
Um livro que merecia estar presentes nas aulas da escola básica. A relação entre ciências da natureza e humanas é feita de forma formidável aqui. É claro que se estuda, por exemplo, as grandes navegações que foram através das especiarias. Mas, por que elas eram tão importantes (não só historicamente, mas quimicamente!) acaba passando em branco. Aqui, tudo é construído de forma a qualquer leitor ter fácil acesso a como as moléculas mudam o nosso mundo. Muitas histórias bacanas e interessantes, abrangendo tantas coisas que usamos e sequer nos damos conta da sua importância, do quanto foi difícil (ou demorado) obtê-las ou - e esse é o mais triste - quantos milhares de pessoas não foram escravizadas e/ou morreram por causa delas.

Sayonara.Hallin 29/04/2018

Os Botões de Napoleão
2018

JPHoppe 27/11/2016

É sempre interessante ler sobre a história, mas nem sempre é algo fácil de fazer. O mais complicado é qual o foco: localidades, países, tratados, pessoas. Particularmente, gosto das que focam em objetos. E se for possível enveredar para o lado da ciência, melhor ainda. Jared Diamond usou zoologia e botânica para falar da história humana recente. A evolução foi o arcabouço para a história da vida na Terra para Richard Dawkins. Aqui, vemos mais da história humana, especialmente do cenário geopolítico no passado e no recente, usando a química como protagonista.

O fato de certas moléculas possuírem uma ou outra configuração, mesmo que com diferenças ínfimas, faz com que possuam comportamentos radicalmente diferentes. E dependendo onde essas moléculas estão disponíveis, barreiras antes intransponíveis são cruzadas, a qualquer custo. Apenas imagine como o mundo seria se o algodão e especiarias crescessem no clima temperado europeu, e minguasse no clima tropical das Antilhas, Índias e ilhas oceânicas como Guam, Java e Celebes? O quão seria diferente a história desses locais...

Livro excelente para docência da química. Recomendo.

André 24/06/2016

A História da Humanidade com base na Química!
Não lembro de ter lido anteriormente um livro de divulgação científica exclusivamente sobre química!!! Isso já é uma novidade!!
Esse livro é sobre como a humanidade se desenvolveu ao longo dos séculos. Mas faz isso se baseando em algumas moléculas químicas que foram responsáveis por avanços tecnológicos que nos definem como sociedade hoje. Tente pensar uma sociedade sem conservantes, refrigeração, inseticidas, penicilina, etc....
Uma duvida que todos devem ter é se o livro não fica muito difícil já que é sobre química. Mas nesse ponto que me surpreendeu mais. O livro não baixa tanto o nível a ponto de ser fácil demais e nem vai tão fundo no assunto a ponto secar tornar impossível para os leigos.
O autor se utiliza bastante de fórmulas química e estruturas moleculares, o que para mim é um ponto a favor! Com um breve "tutorial" no início do livro para posicionar quem não está familiarizado com a linguagem.
Todos vão gostar. Mas se você for quimico vai gostar mais, porque vai relembrar o que aprendeu na faculdade aplicado em áreas diversas!!!

site: www.exatamente.com.br

Colagrande 26/05/2016

A química e a nossa história
ótimo livro. como a busca por compostos químicos, e fortunas, contribuíram para mudar a nossa história e o mundo como conhecemos.

Waldicio 06/09/2015

Não percam
O livro aborda de maneira bem detalhada do ponto de vista químico como a humanidade e sua história foi mudada pela descoberta e busca de alguns compostos químicos. Imprescindível para que leciona a disciplina, como uma forma de incentivar e motivar os alunos.

Sil 30/07/2014

Os botões de Napoleão: as 17 moléculas de mudaram a história
Os botões de Napoleão: as 17 moléculas de mudaram a história, vale muito à pena por tratar-se de um livro que apresenta a química como um fator importante em diversos momentos da história da humanidade, uma fonte riquíssima de informações sobre como e por qual motivações as sociedades evoluíram. Pródiga em detalhes, a obra encanta! É uma mistura perfeita de química e cultura. Fica a dica de leitura.

Didio 12/01/2013

Um livro daqueles que não quer parar de ler !
É evidente que Botões de Napoleão, assim como para amantes da química e história quanto para leigos, é um ótimo livro que desencadeia curiosidade sob os fatos históricos em relação as moléculas de certos produtos que, evidentemente, moveram o curso da humanidade. Pimenta, noz-moscada, tabaco, açúcar e algodão, entre uma infinidade de outros produtos e moléculas são apresentadas. Posteriormente, é feita uma analogia destas, teorizando, caso elas não existissem, por exemplo, se Napoleão pudesse de alguma forma ganhar a guerra - pois como os botões eram feitos de estanho e em baixas temperaturas ele literalmente esfarela, os soldados batalhavam ou se protegiam do frio -. Sendo assim, é especulado se o percurso da história seria o mesmo se o grande déspota soubesse desse fato químico. Por fim, é um excelente livro que demonstra como a química está em todas as coisas da nossa vida, mesmo que não saibamos.

Raul 24/10/2012

Muito Legal
Um livro que aborda a Química de uma forma fácil e empolgante! Traz, muitas vezes, à tona a importância que essa ciência tem para o nosso dia a dia! Outra característica é que o livro consiste de Histórias independentes o que torna possível a leitura sem que haja uma continuidade... É um livro que se torna interessante até para aqueles que não são da área da química mas tem certa simpatia com a área. Simples e Objetivo sem muitos termos técnicos facilita o entendimento e passa a informação da forma que deve ser absorvida! :D

1 | 2 | 3 | 4