Os Botões de Napoleão

Os Botões de Napoleão Jay Burreson...

Resenhas - Os Botões de Napoleão

1 | 2 | 3 | 4

Gabriela H. 11/02/2009

Adoro este livro. Não pela simplicidade de sua linguagem, mas da maneira como aborda o assunto química e história, todos num mesmo contexto. Aborda fatos históricos entrelaçados com a química, na verdade usando tanto um como o outro para justificar as ações do homem. Mostrando que em uma época que não se tinha conhecimento das moléculas que conhecemos hoje, elas já eram muito importante, assim como um homem não precisa conhecer a matemática para fazer matemática. É um livro muito interessante, mostrando a evolução dos tempos relacionado a esses dois fatores.

12/02/2022

Livro incrível, de grande importância.
Aprender química não é algo tão simples, mas com esse livro, se tornou uma experiência divertida, curiosamente maravilhosa.
O autor soube ligar as moléculas de uma forma que fica impossível de esquecer.Ao ler o livro, você entende como o uso da noz-moscada esteve ligado a peste bubônica, as descobertas importantes como por exemplo, a do Ácido ascórbico, os opióides, o papel dos nitrados nos explosivos, como um algodão virou "pólvora", a descoberta de corantes como antibióticos e até mesmo uma explicação química em relação as práticas antigamente conhecidas como "bruxaria", entre outros diversos assuntos incríveis.

100% recomendado, pois realmente, é um dos melhores livros do gênero.
Rinaldo.Sousa 12/02/2022minha estante
Deu até vontade de lê-lo. Show!

_aline 20/03/2009

Adoro. É a mistura perfeita de química e história. Li por indicação de uma professora da faculdade e amei. Recomendo até mesmo para quem não entende muito de química. É tudo bem explicado e a linguagem utilizada é simples.

Henderson 11/05/2009

Excelente !
Um excelente livro. Quando você o folheia e vê todas aquelas fórmulas químicas você fica até meio assustado, mas ao ler o livro essa sensação se desfaz. Escrito em uma linguagem acessível e com uma boa seleção de temas, é leitura obrigatória para os amantes de química e ciências em geral.

Jumpin J. Flash 20/08/2009

Imperdível
Esse livro mostra a importância histórica e econômica de 17 tipos de substâncias químicas, e traça um inspirador panorama do engenho humano em seu esforço para sintetizá-las e superar a escassez com que elas se apresentam na natureza. Este livro, escrito em linguagem bastante acessível, aumenta a cultura de qualquer pessoa que não lide diretamente com Química.

Suelen 22/03/2012

A química na História
Excelente livro, não sobre a história da química, mas sobre a química na história. Super interressante, mostra como descobertas simples de cunho popular conseguiram embasar descobertas de cunho cientifico mais tarde.

Thali 31/07/2012

adoro esse livro, me rendeu muitas conversas e cochichos durante algumas aulas. O único problema é que é um pouco cansativo ler, ja que se trata de histórias independentes, não te prende muito a leitura. Uma dica é separar ele pra ler junto com outros livros com a mesma característica.

Raul 24/10/2012

Muito Legal
Um livro que aborda a Química de uma forma fácil e empolgante! Traz, muitas vezes, à tona a importância que essa ciência tem para o nosso dia a dia! Outra característica é que o livro consiste de Histórias independentes o que torna possível a leitura sem que haja uma continuidade... É um livro que se torna interessante até para aqueles que não são da área da química mas tem certa simpatia com a área. Simples e Objetivo sem muitos termos técnicos facilita o entendimento e passa a informação da forma que deve ser absorvida! :D

Didio 12/01/2013

Um livro daqueles que não quer parar de ler !
É evidente que Botões de Napoleão, assim como para amantes da química e história quanto para leigos, é um ótimo livro que desencadeia curiosidade sob os fatos históricos em relação as moléculas de certos produtos que, evidentemente, moveram o curso da humanidade. Pimenta, noz-moscada, tabaco, açúcar e algodão, entre uma infinidade de outros produtos e moléculas são apresentadas. Posteriormente, é feita uma analogia destas, teorizando, caso elas não existissem, por exemplo, se Napoleão pudesse de alguma forma ganhar a guerra - pois como os botões eram feitos de estanho e em baixas temperaturas ele literalmente esfarela, os soldados batalhavam ou se protegiam do frio -. Sendo assim, é especulado se o percurso da história seria o mesmo se o grande déspota soubesse desse fato químico. Por fim, é um excelente livro que demonstra como a química está em todas as coisas da nossa vida, mesmo que não saibamos.

Sil 30/07/2014

Os botões de Napoleão: as 17 moléculas de mudaram a história
Os botões de Napoleão: as 17 moléculas de mudaram a história, vale muito à pena por tratar-se de um livro que apresenta a química como um fator importante em diversos momentos da história da humanidade, uma fonte riquíssima de informações sobre como e por qual motivações as sociedades evoluíram. Pródiga em detalhes, a obra encanta! É uma mistura perfeita de química e cultura. Fica a dica de leitura.

Waldicio 06/09/2015

Não percam
O livro aborda de maneira bem detalhada do ponto de vista químico como a humanidade e sua história foi mudada pela descoberta e busca de alguns compostos químicos. Imprescindível para que leciona a disciplina, como uma forma de incentivar e motivar os alunos.

Colagrande 26/05/2016

A química e a nossa história
ótimo livro. como a busca por compostos químicos, e fortunas, contribuíram para mudar a nossa história e o mundo como conhecemos.

1 | 2 | 3 | 4