Os Botões de Napoleão

Os Botões de Napoleão Jay Burreson...

Resenhas - Os Botões de Napoleão

1 | 2 | 3 | 4

Henderson 11/05/2009

Excelente !
Um excelente livro. Quando você o folheia e vê todas aquelas fórmulas químicas você fica até meio assustado, mas ao ler o livro essa sensação se desfaz. Escrito em uma linguagem acessível e com uma boa seleção de temas, é leitura obrigatória para os amantes de química e ciências em geral.

Roger 18/06/2020

Excelente pra quem gosta de Química, História e Conhecimento, claro. Ótima leitura.

12/02/2022

Livro incrível, de grande importância.
Aprender química não é algo tão simples, mas com esse livro, se tornou uma experiência divertida, curiosamente maravilhosa.
O autor soube ligar as moléculas de uma forma que fica impossível de esquecer.Ao ler o livro, você entende como o uso da noz-moscada esteve ligado a peste bubônica, as descobertas importantes como por exemplo, a do Ácido ascórbico, os opióides, o papel dos nitrados nos explosivos, como um algodão virou "pólvora", a descoberta de corantes como antibióticos e até mesmo uma explicação química em relação as práticas antigamente conhecidas como "bruxaria", entre outros diversos assuntos incríveis.

100% recomendado, pois realmente, é um dos melhores livros do gênero.
Rinaldo.Sousa 12/02/2022minha estante
Deu até vontade de lê-lo. Show!

Bruna 12/01/2021

Tudo é quimica
Um professor de química costumava nos dizer que tudo é química, e nesse livro eu pude relembrar essa gostosa verdade de uma maneira muito divertida. Li sobre a influência dos compostos que mudaram o mundo desde a caça as bruxas até o gin tônica pra provar que tudo mesmo é química! Eu amei esse livro!

Pazos 20/05/2021

Perfeito
No primeiro período da faculdade, um professor disse que era uma boa leitura. Jamais duvidei do bom gosto dele.
É com um estilo de escrita singular que os autores trazem uma linha do tempo muito bem encaixada entre as moléculas citadas. Pode-se ler facilmente o livro inteiro sem perder o fio da meada. Uma boa base em química não é essencial para a leitura da obra (embora auxilie a compreensão de várias passagens), sendo necessárias apenas a curiosidade e a boa vontade. É muito legal como o livro é simples porém muito dotado de significado, contendo uma dimensão da história humana que, muitas vezes, a maior parte das pessoas ignora. Incrível, de verdade.

Didio 12/01/2013

Um livro daqueles que não quer parar de ler !
É evidente que Botões de Napoleão, assim como para amantes da química e história quanto para leigos, é um ótimo livro que desencadeia curiosidade sob os fatos históricos em relação as moléculas de certos produtos que, evidentemente, moveram o curso da humanidade. Pimenta, noz-moscada, tabaco, açúcar e algodão, entre uma infinidade de outros produtos e moléculas são apresentadas. Posteriormente, é feita uma analogia destas, teorizando, caso elas não existissem, por exemplo, se Napoleão pudesse de alguma forma ganhar a guerra - pois como os botões eram feitos de estanho e em baixas temperaturas ele literalmente esfarela, os soldados batalhavam ou se protegiam do frio -. Sendo assim, é especulado se o percurso da história seria o mesmo se o grande déspota soubesse desse fato químico. Por fim, é um excelente livro que demonstra como a química está em todas as coisas da nossa vida, mesmo que não saibamos.

hrlena 13/10/2021

mto ruim mds kkkkkkkkk
ok, falaram tanto desse livro q era pra leigo e bla bla bla q eu fui toda emocionada comprar ele

putz q arrependimento

primeiro q nao é pra leigo, eu só consegui acompanhar pq já estudei química e tinha uma noção do q ele tava falando

segundo q ok, alguns pontos sao interessantes, como os botões do Napoleão (q dá nome ao livro), mas o resto é super previsível. Fiquei de cara quando ele disse q a "glicose é uma molécula importante", tipo é óbvio??????

terceiro q tem umas opiniões nada a ver, nesse da glicose msm ele diz q a culpa pela escravidão é da glicose. Mano, coitada da glicose, ela nao escravizou ngm nao

sla, junta zero carisma, parágrafo maçante e o óbvio escrito de um jeito bonito, dá esse livro. Parece uma apostila

ai nao gostei, nunca vou reler e mto menos comprar nada da mesma série

Fátima Lopes 25/02/2020

Muito interessante.
O livro aborda a história e a química entrelaçadas , mostrando de forma instigante como os componentes químicos influenciaram o desenvolvimento humano.O relato é compreensível até por quem é leigo em química (como eu...) .

André 24/06/2016

A História da Humanidade com base na Química!
Não lembro de ter lido anteriormente um livro de divulgação científica exclusivamente sobre química!!! Isso já é uma novidade!!
Esse livro é sobre como a humanidade se desenvolveu ao longo dos séculos. Mas faz isso se baseando em algumas moléculas químicas que foram responsáveis por avanços tecnológicos que nos definem como sociedade hoje. Tente pensar uma sociedade sem conservantes, refrigeração, inseticidas, penicilina, etc....
Uma duvida que todos devem ter é se o livro não fica muito difícil já que é sobre química. Mas nesse ponto que me surpreendeu mais. O livro não baixa tanto o nível a ponto de ser fácil demais e nem vai tão fundo no assunto a ponto secar tornar impossível para os leigos.
O autor se utiliza bastante de fórmulas química e estruturas moleculares, o que para mim é um ponto a favor! Com um breve "tutorial" no início do livro para posicionar quem não está familiarizado com a linguagem.
Todos vão gostar. Mas se você for quimico vai gostar mais, porque vai relembrar o que aprendeu na faculdade aplicado em áreas diversas!!!

site: www.exatamente.com.br

Willyan 04/08/2020

Pra quem gosta ou não de química
O livro é prato cheio pra quem gosta de química e história. A apresentação dos compostos é totalmente contextualizada de uma maneira incrível.
A linguagem é fluida e não agride a leigos em química.
O capítulo sobre as moléculas de bruxaria é fenomenal.

"Como nosso mundo seria diferente ? para melhor ou para pior ? sem substâncias sintéticas produzidas graças à engenhosidade dos criadores de novas moléculas!"

Isadora 18/03/2023

Talvez seja um dos melhores livros de divulgação científica que já li!? Não li tantos assim, mas esse com certeza ocupará um lugar de destaque na minha estante porque me surpreendeu muito positivamente. Os autores conseguem informar, divertir e comunicar reflexões sobre muitos tópicos sem dar muitas voltas na parte teórica, por muitos considerada chata e maçante e que costuma afastar leigos em química.
Os capítulos são muito bem escritos e organizados, cada um redondinho por si só. Os autores usam linhas de raciocínio que facilitam a compreensão tanto da natureza química dos compostos citados, quanto da dimensão histórica em que a descoberta ou criação desses esteve relacionada.
Com certeza recomendarei esse livro para todo mundo, especialmente para estudantes, que se perguntam com frequência "como que eu relaciono essas "coisas químicas" à rotina?". Esse livro é uma ótima resposta.
(E também gostei muito da tradução.)

Iranilson.Ribeiro 20/02/2021

Uma bela ligação entre Química e História
O livro trata de algumas moléculas que alteraram a história da humanidade. É mostrado de maneira bem simples e didática, favorecendo o entendimento até de quem não é familiarizado com a Química, as diversas variações das estruturas de compostos químicos e como pequenas alterações (como uma simples ligação dupla entre carbonos no lugar de uma ligação simples, ou uma pequena alteração na posição de um aminoácido) pode alterar completamente as características de uma substância.
A forma como os autores ligam os compostos químicos aos mais diversos eventos históricos é o que mais me chamou atenção no livro. É um prato cheio pra quem gosta de Química e História, como pra qualquer pessoa que queira imaginar o quanto o mundo poderia ser diferente se a Química não tivesse colocado os seus diferentes arranjos dos seus queridos átomos na nossa história.

1 | 2 | 3 | 4