Insônia

Insônia J.R. Johansson

Resenhas - Insônia

Lua 03/05/2020

Curti
É mais uma leitura de fim de tarde. E só. Mas é gostoso! Tem uma estória boa.

Vanessa França 13/02/2017

*****RESENHA DE FEVEREIRO #69*****

Parker é um estudante de ensino médio que, todas as noites, experimenta os sonhos da última pessoa com quem fez contato visual. Alguns sonhos são hilariantes - os piratas de dança do seu amigo Finn, por exemplo - e alguns são aterrorizantes - a lembrança do zelador da escola assassinando sua esposa. Mas todos eles perturbam seu sono, forçando sua mente a ficar acordada enquanto ele experimenta as emoções do Sonhador. Ele não teve uma noite de sono completa em quatro anos e sua saúde está em estágio dramático, até que ele corre para Mia (quase literalmente) uma noite.

Os sonhos de Mia são pacíficos e calmos, ao contrário de todos os outros em que ele já entrou, permitindo que Parker descanse. Parker se torna cada vez mais desesperado para garantir que os olhos de Mia sejam os últimos que ele vê todos os dias. Ele está convencido de que sua morte será inevitável caso ele não durma e que sem ela, a escuridão em sua mente vai assumir. Infelizmente, sua obsessão começa a assustá-la. Quando ela começa a receber mensagens estranhas e ameaçadoras, ela acredita que são de Parker e nem mesmo ele sabe se enviou ou não.

Escuridão e controle são temas recorrentes. Quanto Parker está fazendo sua própria vontade e escolha? Quanto é a Escuridão dentro dele controlando suas ações? Como ele lida com suas próprias trevas e as trevas que vê nos outros através de seus sonhos? Como diz um personagem, tentando convencer Parker de que ele não é o perigo para os outros, ele pensa que ele é: "Somos todos perigosos, machucamos os outros o tempo todo sem querer". Mas o fato é que a capacidade de Parker está fora de sua compreensão e controle, e ele se preocupa com os efeitos que terá sobre ele e aqueles que ele se preocupa.

Johansson mantém um bom ritmo de suspense neste romance, o primeiro de uma trilogia planejada. No entanto, houve várias reviravoltas e saltos que não necessariamente seguiam bem para mim. É difícil escrever muito sobre eles sem estragar a história, mas o "cara mau" saiu do nada no final.Em Insomnia, eu não acho que as sementes foram plantadas no início da história para que ela faça sentido, era apenas ... conveniente. Há também um personagem misterioso que continua aparecendo e permanece completamente inexplicável no final, embora eu tenho certeza que ele será abordado na sequencia.

Escrever trilogias ou séries parece ser a nova "coisa", mesmo para novos autores. Tantas contos de estréia não são histórias autônomas mais, tem que haver uma continuação planejada para pelo menos mais dois livros. De certa forma isso é ótimo: os autores conseguem contar mais sobre a história sem ter que se preocupar em capturar um enorme seguimento desde o início até que eles possam vender o resto de uma série. Mas eu me pergunto se é prejudicial em alguns aspectos, também. Pois pude perceber que Johansson segurou a história ao não colocar tanto em Insomnia porque ela sabia que ela tinha que preencher outro livro ou dois.

Ana@anapwatrin 21/08/2016

Bom, mas não perfeito.
O que posso dizer de forma mais breve e simples para quem quer ler o livro é que ele traz sim uma ideia excelente de estória, ele faz você ficar preso e o instiga a próxima página. Contudo, não chega a ser uma leitura perfeita nem "ótima" em meu conceito, já que durante a leitura eu captei falhas dos personagens. Algumas ocasiões eu não diria que foram "previsíveis", mas foram muito convenientes acontecerem para o personagem principal e eu não acho que isso deixa uma imagem legal. Eu com certeza vou ler o próximo livro e recomendo este livro, só não esperem perfeição. Mais uma coisa. Quando o comprei, eu estava a procura de um livro de "terror" ou no minimo um "suspense" que é o q de certa forma a capa apresenta, mas não se enganem. O livro é algo que eu descreveria como inocente. Se você procura ficar nervoso entre as palavras então este não é o livro certo, mas esta é apenas minha opinião e meus medos são diferentes dos seus. Só vai saber se arriscar. Enquanto não escolher, as possibilodades existem. Agora... Rumo a Paranoia!

Karini.Couto 07/03/2016

"Eu era só um cara que assistia, um observador passivo da mente dos outros, vendo o que viam, sentindo o que sentiam. Conhecia os sonhos deles como a minha própria pele."

Este é o primeiro volume da Série Sonâmbulos que a meu ver promete bastante!

Descobri esse livro por acaso e a capa e sinopse logo me ganharam de cara - Eu sofro de insônia e tudo que tem referência ao meu problema, mesmo que ficção me deixa louca de vontade de ler!

"No instante em que o sonho dele começou, no entanto, eu soube que estava completamente errado. Aquele homem não era como os outros, de jeito nenhum. Uma mulher esparramada numa cama com um braço fino sobre os olhos, usando jeans desfiado na barra... Sabia que logo veria o sr. Flint. O sonhador sempre aparecia por último, como se o cérebro tivesse que construir uma cena antes de inseri-lo nela. Eu tinha levado um longo tempo para alcançar um conhecimento, ainda que básico, de como os sonhos funcionavam. Achava que jamais seria capaz de compreender tudo.."

Bom.. Imagina se você não conseguisse dormir? Imagina se além de não conseguir dormir, você simplesmente ficasse preso nos sonhos da última pessoa que olhou nos olhos naquele dia? Pois é! É exatamente assim que Parker vem vivendo a quatro longos anos. Assustador não acham? Ainda mais que sabemos tanto quanto Parker que privação do sono causa uma morte lenta e horrível!

"Ele era um assassino agora. Nunca mais seria a mesma pessoa. Não havia volta para algo assim. Ele era um reflexo da minha habilidade - da minha maldição. Tendo visto o que vira, eu também jamais seria o mesmo."

Parker é um jovem que se classifica um "observador" já que observa os sonhos de outra pessoa. Ele não sabe o que o levou a ser assim, mas tem plena consciência de que está morrendo. Infelizmente esse fardo é enorme, mas ele não tem ninguém para quem possa contar sem que isso inclua uma camisa de força! Então cada dia que passa; como anda constantemente cansado e com medo ele ai definhando e tornando-se cada vez mais estranho perante os olhos alheios, incluindo de sua própria mãe, que acredita inclusive que ele possa estar se drogando.

"Minha maldição me controlava; não era uma escolha."

Parker vive com sua mãe apenas, seu pai foi embora do nada, sem qualquer explicação, algo que ainda magoa muito Parker e sua mãe. Ele não é de muitos amigos, mas durante sua trajetória de "insônia" ele descobre que Finn não é apenas um amigo, mas amigo para todas as horas.. Seu melhor amigo! Assim como a irmã de Finn - mas por ela ele nutre um "algo mais" - mas sabe como é.. Irmã de amigo é território proibido e Parker já tem muito com o que se preocupar!

Em dado momento surge uma menina que pode ser sua esperança e também sua ruína; o nome dela é Mia e apenas nos sonhos de Mia, Parker é capaz de dormir e assim se manter vivo. Porém ele começa a ficar cada dia mais assustador; existe um lado "sombrio" em Parker que fará TUDO para se manter vivo e até assumir o controle, diferente do Parker desesperado, porém consciente!

"Como poderia escolher de que lado ficar? Estava longe de ser um conflito justo: minha vida ou o medo dela?. Uma parte de mim argumentava que não era culpa da Mia. Por que ela deveria sofrer pelos meus problemas? Outra parte se enfurecia com a situação. Qualquer coisa que eu fizesse era justificável. Estivera esperando calmamente meu futuro aterrador por tanto tempo... Quem poderia me culpar por agarrar uma oportunidade de evitá-lo? Era culpa minha ter sido forçado a adotar medidas tão drásticas para continuar vivo? O sono não era opcional; eu aprendera isso. Tinha de arranjar um jeito de dormir."

As coisas começam a esquentar quando Mia passa a ser terrivelmente ameaçada por alguém em seus e-mails, e juntado isso as perseguições por parte de Parker não há dúvidas de que algo muito ruim está prestes a acontecer!

"Tentei entender como havia me tornado um observador da minha própria vida."
Eu adorei cada virada de página e fui um livro que devorei em "uma sentada só"!

A história é intrigante e o leitor fica alucinado para saber quem persegue Mia, o que acontecerá com Parker, quem é o Caveira Cega. É adrenalina pura!

O interessante da história é que ela não tem uma cadência única, na verdade o personagem não sabe bem o que ele é e até onde pode ir e vamos descobrindo isso junto com ele conforme viramos as páginas! A capa é perfeita! A diagramação está excelente a narrativa flui de maneira rápida e com uma linguagem fácil!

Neste volume saberemos um pouco mais sobre do que Parker é capaz e também ficaremos com alguns mistérios que serão desvendados em Paranoia que será resenhado aqui ainda essa semana! Para os que ficam loucos, como eu.. Quando se trata de séries.. Pode ler de boa às duas continuações já estão lançadas pela V&R e vale muito a pena!

site: http://www.mixliterario.com/

ViagensdePapel 25/01/2016

Insônia
O primeiro volume da trilogia Sonâmbulos da escritora J.R Johansson , Insônia, conta a história de Parker Chipp. Parker é um garoto desde os seus 12 anos não consegue ter seu próprio sonho, e ele sempre acaba entrando no sonho da última pessoa com quem teve contato visual.

O livro começa quando Parker está com 16 anos e ainda não sabe direito como funciona seu “dom”. Até que sua mãe pede para que ele vá ao médico e ele também tenta descobrir o que acontece com uma pessoa que fica muito tempo sem dormir. O problema é que sua mãe acha que ele está usando drogas, e quando vai ao médico ele descobre que isso pode levar a sua morte, então ele decide contar ao seu melhor amigo, Finn.

Até que um dia Parker conhecia Mia, uma garota que possui sonhos descomplicados e calmos, permitindo assim um descanso para ele. É claro que descansar nos sonhos dela acaba virando uma obsessão, até o momento em que alguém passa a aterrorizar Mia e a memória de Parker começa a se apagar, e leva ele a duvidar da sua própria inocência.

O livro tem uma capa diferente e é bem diagramado, porém a história em si não me prendeu. A narrativa é feita em primeira pessoa e de fácil leitura, a autora nos deixa curiosos em alguns pontos da trama, mas como muitas das respostas não são reveladas, eu acabei perdendo o interesse. Muitas coisas a autora deixou para trabalhar nos próximos livros, então em alguns momentos a narrativa ficou muito enrolada, extensa.

Leia a continuação da resenha no link:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/11/insonia-sonambulos-1-de-jr-johansson.html

Italo Teixeira 06/09/2015

Você vai ficar com INSÔNIA!!!
Sabe aquele caso de "paixão a primeira vista"? Bem isso aconteceu comigo com relação ao livro Insônia, ao me deparar com o material fiquei fascinado por todo o livro, capa, sinopse, diagramação, a edição da V & R está impecável e por isso acabei não demorando mais de quatro dias para ler a obra. ( Poderia ter terminado em menos tempos mas os afazeres me impediram)

Parker é o nosso protagonista, desde os 12 anos que ele não consegue ter uma noite de sono normal, ele tem uma maldição que consiste em ver o sonho da última pessoa com que ele fez contato visual antes de dormir.

O livro começa pouco antes de Parker completar 16 anos e mesmo depois de quatro anos ele não sabe exatamente como funciona sua maldição. Não conseguir dormir de verdade lhe causa sérios danos e faz com que sua pense que ele está usando drogas por causa de seu estado de fraqueza. Ele nunca contou sobre o que ele pode fazer à ninguém e tenta levar essa problema adiante até descobrir que pode ser fatal.

Na escola Parker é co-capitão do time de futebol, porém seu único amigo passa bem longe de um atleta, Finn com seu jeito louco e simples consegue ser uma dos personagens mais engraçados e importantes na trama, Finn tem uma irmã, Addie, que vem chamando cada vez mais a atenção de Parker mas por ela ser irmã do seu melhor amigo acaba existindo uma enorme barreira que os separam. - Que tipo de"cara" ficaria com a irmã do melhor amigo?. Finn em alguns momentos deixa bem claro o que acha disso o que faz com que Parker fique ainda mais relutante quanto ao que sente por Addie.

* * *

Parker em seu estado de sonolência por conta da falta de sono quase bate o carro, quando foi ver o que havia acontecido se deparou com uma garota e tentou resolver o problema de forma amigável e assim fez. Ela foi a última pessoa com que ele fez contato visual nessa noite e ao observar seus sonhos naquela noite ele viu algo diferente, o sonho dela era calmo e tranquilo, quase como se não fosse um sonho e foi então que ele tentou fazer uma coisa que não fazia há anos: dormir.

Mia era o nome dela e ele descobriu que ela havia mudado de cidade e passaria a estudar em sua escola, eis então que surge uma esperança de continuar vivo, desde que fizesse contato visual com ela poderia levar sua vida adiante, porém Parker perde o controle e Mia vira uma droga na qual ele claramente não viveria sem.

* * *

Insônia é um livro fantástico, uma premissa bem original e um enredo de tirar o folego de qualquer leitor, durante o passar das páginas ficamos contagiados pelo terror e o suspense que o livro passa. Devo salientar que não é um terror extremamente assustador, muito pelo contrário, é algo bem leve e intrigante.

O livro é narrado em primeira pessoa por Parker e nele vemos fases no qual todos nós passamos em algum momento da vida: o amor, problemas com os pais, dias difíceis escola, tudo isso de uma forma bem natural. Outro ponto positivo é que a autora não fez um livro muito fantasioso, ela deixou tudo bem realista e tudo sobre a maldição de Parker foi explicado muito bem, principalmente levando em conta que esse é o primeiro livro de uma trilogia.

Nem preciso falar o quanto esse livro é recomendado para aqueles que curtem um bom suspense/terror, né? E se você não está acostumado com esse gênero dê uma chance, garanto que não irá se arrepender de ler Insônia.

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2015/04/resenha-insonia-por-jr-johansson.html

Beatriz.Batista 04/09/2015

Caminhos que não esperava.
Comprei este livro totalmente influenciada pela capa e, baseada nela, realmente não esperava o rumo que a historia tomou, mas certamente não me decepcionei! A historia acabou me envolvendo de forma que não esperava, se tornando um de meus livros favoritos. Com um clima um tanto sombrio, mas que consegue ao mesmo tempo ser estranhamente leve, Insônia me levou a conhecer o universo de Parker e me apaixonar por ele lentamente.