Apenas Um Dia

Apenas Um Dia Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Dia

Tempo de leitura 05/07/2017

apenas um dia
Allyson é uma garota estudiosa, dedicada, tímida, certinha e que faz tudo dentro do roteiro.
Após concluir o ensino médio, os pais de Allyson dão uma viagem de formatura pra Europa com sua amiga Melanie e um grupo de estudantes, por uma agência de viagens.
Allyson conhece vários lugares interessantes, tudo dentro do roteiro previsto pela agência, então no penúltimo dia de viagem, ela e Melanie são convidadas por um grupo de artistas para assistir uma peça de Shakespeare ao ar livre, então as duas escapam de sua guia de turismo e vão assistir à peça.
Allyson fica encantada por Willen, um dos atores, mas ao acabar a peça, eles vão embora e ela acha que nunca mais vai ver eles.
Na manhã seguinte Allyson acaba esbarrando em Willen, e em uma conversa cheia de indiretas, ela fala do seu interesse em conhecer Paris, então Willen convida ela para passar seu último dia de viagem com ele em Paris.
Mesmo parecendo loucura, ela vai viver essa aventura, vai assumir riscos, se reinventar e finalmente viver.
Allyson se apaixona e se entrega a Willen em apenas um dia, tudo parecia ir tão bem, até ela ser deixada para trás.
Após alguns meses, já na faculdade, Allyson não consegue esquecer Willen, e nem se relacionar com outra pessoa, suas notas estão baixas e seus pais já não a reconhecem.
Allyson decide procurar Willen, para saber tudo o que aconteceu naquele dia.
Ela vai precisar vencer alguns desafios, então vai a Paris buscar respostas.
Eu gostei muito do livro, mas precisei ler logo apenas um ano que é continuação, pois bateu a curiosidade. 😂🙈

Cecilia.Lechkiv 10/06/2017

“Tudo pode acontecer em Apenas um Dia” . Meu personagem preferido ? Willem ! Sem nenhuma duvida! um cara com espírito livre ,sem destino certo,sem parada obrigatória,apenas solto por ai,um mochileiro de mão cheia.O livro é encantador ,é leve e ao mesmo tempo intenso. Allyson ,a protagonista da vez,é uma menina organizada e toda certinha que ao conhecer Willem topa uma aventura em Paris – Apenas um Dia – o mais legal é ver como a personagem passa por um processo de descobertas de si mesma e é claro se apaixona por Willem. Por algum motivo eles se separam antes de concluir a viagem e um bom tempo depois Allyson resolve voltar a Paris e procurar pelo garoto.Achei incrível que Gayle Forman também trouxe Shakespeare,não por acaso a história de Allyson e Willem vão se cruzando com clássicos do autor.

“Ele não aparece até o segundo ato. Ele faz o papel de Sebastian, o irmão gêmeo de Viola, que pensavam estar morto. O que faz certo sentido, pois, quando ele entra em cena, estou começando a pensar que ele nunca existiu, que foi apenas fruto da minha imaginação.”

site: https://sonholiterariosite.wordpress.com

Nina 25/05/2017

Legalzinho
Mas o final não tem fim dai surtei kkkkk até descobrir q tinha outros né... vamos ao segundo mas algo me diz que vai ser só enrolação e só no terceiro que vai ter o que interessa... mas vamos lá...
Biblioteca Mágica 08/08/2017minha estante
Acho que não existe o terceiro. ?

Nina 14/08/2017minha estante
Sim o terceiro é "Apenas um Noite".

Biblioteca Mágica 14/08/2017minha estante
Nossa, obrigada. Já vou correndo compra-lo. ?

Lorena Melo 01/05/2017

livro referência em inúmeros aspectos
a princípio não tinha depositado muitas expectativas no início da leitura pois acreditava ser mais um livro que retratasse um romance entre duas pessoas que só serviria para iludir os leitores.No entanto,após ter sentido,vivido e experienciado tudo com a personagem;acredito que foi um dos poucos livros que cumpriu o verdadeiro impeto da leitura,transmitindo ideias de libertação,de descobertas,de autoconhecimento e ,principalmente, de vivencia.A autora ,simplesmente,conseguiu transmitir perfeitamente todo o processo de amadurecimento da personagem desde Paris,tornando-a sensível a todas as circunstancias encontrada,como a natureza,as pessoas e os acasos,passando,inclusive,a ideia de estar presenciando um sonho quando se compara ao início do livro,como se a Allison estivesse em uma espécie de transe por estar passando por uma experiencia unica.Posso destacar,também, outros pontos positivo:os paralelos às obras de Shakespeare e as descrições bem feitas das cidades e dos personagens.
De fato,me identifiquei muito com o livro e me conectei com a personagem de modo intenso e foi um dos que mais me despertou pra diversos aspectos,provocando uma reflexão sobre como podemos mudar nossas vidas com o objetivo de sermos felizes e de fazê-las valer a pena.

Lays.Ordani 11/04/2017

Não, eu não gosto de ser cruel, mas...
Acredito que essa tenha sido uma das avaliações mais baixas que dei em algum livro por aqui. Pois bem, vamos aos fatos: Allysson é chatinha, fato, mas comecei a gostar de verdade dela após aquela depressão que quase me fez abandonar o livro. A evolução da personagem é surpreendente. O cenário do livro é maravilhoso, França, Holanda... Adorei. O "mocinho" Willem, não me cativou. E o final foi o ponto principal para a avaliação tão baixa. Fraco, com alguns pontos bons, mas ainda fraco.

#PandS 06/04/2017

Podemos dividir o primeiro livro em duas partes, na primeira, Allyson, nossa protagonista, de uma hora pra outra – dá a louca – e vai para Paris com Willem, um jovem ator que ela acabou de conhecer. E na segunda parte, é contada no ano subsequente a essa viagem tudo o que aconteceu.

Ao contrário do que o título nos sugere, Apenas um Dia, se passa em um período de aproximadamente um ano. E durante esse período acompanhamos não apenas as aventuras da viagem de Allyson, mas o que acontece após seu retorno para casa.

Nesse livro notamos o amadurecimento de Allyson, quando ela compreender suas verdadeiras escolhas, contrariando o desejo de seus pais, e entender quem são seus verdadeiros amigos e em quem pode depositar sua confiança.

Marina.Machado 01/03/2017

Apenas um Dia
É um livro bom...
Às vezes a leitura torna-se cansativa, pois a busca da protagonista vira quase uma obsessão por muito pouco.

Caroleta 13/02/2017

Eu recomendo.
Mais uma vez me apaixono por um livro da Forman! Com certeza vai despertar o seu lado aventureiro e curioso e mostrar q vale a pena "desistir quando se está ganhando".
Roberta Amorim 13/02/2017minha estante
ele é livro unico?

KETLIN 07/02/2017

Resenha do meu blog - Café Literário
Fiz essa leitura a algum tempo, e me apaixonei de imediato (Estou na expectativa pelo filme), o livro conta a história de Allyson Healey, vocês vão conhece-la como Lulu após a leitura haha'. Ally é uma garota super certinha, organizada e pode-se dizer que tem medo de desafios/mudanças, mas no ultimo dia de seu curso de verão, curso no qual ela está viajando pela Europa com outros alunos, ela conhece Willem, que por sinal é totalmente o avesso dela, Willem é livre, não tem destino certo, apenas vive. Ele a convida a passar o dia com ele em Paris, e por incrível que pareça (também com um certo empurrãozinho de sua amiga) ela aceita. Eles passam um dia simplesmente incrível juntos, mas por fim acontece algo um pouco confuso, que confesso, vocês só vão entender mesmo quando lerem o segundo livro da série "Apenas um Ano". A história é muito envolvente, eu amei e pra todos aqueles que gostam de um bom romance, eu garanto que vale a pena.

site: https://cafeliterarioresenhas.blogspot.com.br/

Malu595 20/01/2017

Mt bomm
Só não dei 5 estelas pq fiquei mt abalada com o final hahahah. De vdd, esse livro mexeu dms e achei ótimo.

Cah Zenatti 20/12/2016

Se descobrindo com um amor
Allyson, recém formada na escola, é enviada pelos pais à uma Eurotrip monitorada antes de começar a faculdade.No final dessa viagem conhece Willem, onde diante de uma afinidade instantânea, aceita fazer algo que nunca tinha feito, sair de sua programação detalhada, para passar um dia de "aventuras" com o novo conhecido em Paris.
De primeiro devo dizer que a Alysson é uma personagem chata, fraca, entendiante. Ela sempre teve sua vida totalmente controlada e programada pelos seus pais, sem nunca ter saído da linha, ter feito algo por vontade própria, etc., sendo que a primeira vez foi justamente com Willen.
Sendo assim, após o dia que dá nome ao livro, ela e Willen se veem separados repentinamente, sem uma explicação específica, onde a personagem principal, ao retornar pra sua casa entra em um torpor chatíssimo, onde se verifica uma depressão e uma apatia em tentar resolver sua vida, demonstrando uma obsessão que beira à loucura, momento em que fica imaginando se o que viveu com Willen foi mentira, se o que ela sentiu foi recíproco, se ele a usou, enfim, é um momento difícil do livro.
Allyson continua mostrando-se obsessiva e fraca ao ingressar na faculdade, onde mesmo diante de diversas situações, simplesmente recusa-se a fazer amizades, sendo que seu comportamento beira a falta de educação e antipatia.
Porém, quando conhece seu companheiro de aulas, Dee, este começa a abrir sua mente, mostrar-lhe novos caminhos, que nem tudo precisa ser 8 ou 80, e enfim, a personagem começa a mostrar um pouco de personalidade, impor suas vontades sobre a de seus pais, e finalmente toma uma atitude, voltar para a Europa, encontrar Willen e esclarecer todas as questões que ficaram pendentes.
Essa segunda fase do livro, mostra uma protagonista mais enérgica, que corre atrás do que quer, que tem coragem mesmo nas situações mais inusitadas, e finalmente me despertou alguma simpatia, pois não só foi atrás de suas respostas, mas também abriu-se para novas amizades e novas experiências.
Apesar de não ter me identificado com a protagonista, acredito que seja uma leitura que vale a pena, e em alguns momentos até mesmo te prende, e você precisa saber o que acontecerá. Além disso Dee e Willen são personagens maravilhosos, e já estou desesperada para saber a versão deste da história no segundo livro da série, "Apenas um Ano", onde as lacunas de "Apenas um Dia" serão esclarecidas (espero). Desta feita indico o livro, e somente não dou 5* porque a protagonista me irritou em vários momentos.

vanessaingridd 10/11/2016

Apenas um livro maravilhoso
Sabe quando você lê um livro e gostaria de esquecer que leu ? Não por ser ruim, mas para ler como se fosse a primeira vez lendo. É assim que me sinto com os livros da Gayle Forman.

A resenha é do livro Apenas Um Dia,  no qual conta a história da Allyson,  que está aproveitando as férias em uma viagem pela Inglaterra, e quando voltar começar na faculdade ,  tudo extremamente planejado pelos seus pais. Porém a viagem planejada de Allyson (ou Lulu ) se transforma em uma aventura totalmente inesperada, ao lado de um completo desconhecido, e em apenas um dia (eis o motivo do nome do livro) sua vida muda de cabeça para baixo.  É livro muito delicioso de ler, a escrita da Gayle Forman é mágica, não consigo parar de ler um livro dela. Super recomendo a leitura de Apenas Um Dia.

Fernanda Rebello 02/11/2016

Um Dia
Sabe aquele livro que te prende sem que você perceba? Foi isso que aconteceu comigo em “Apenas Um Dia”!

Allyson é a protagonista dessa história, e é do tipo de garota que faz tudo certinho, tem tudo sob controle e muito bem planejado. Então assim que acaba o colégio, ela realiza uma viagem de formatura que ganhou dos pais, uma espécie de excursão/mochilão pela Europa! O sonho de muitos, não é mesmo? Meu inclusive, aí já começa a parte boa do livro haha
Essa viagem é feita com várias pessoas desconhecidas e o mais importante: Junto com sua melhor amiga, que tá doida para finalmente viver alguma aventura, ao contrário de Allyson que não tem expectativa nenhuma sobre aquela viagem.
Porém durante essa “tediosa” excursão (fala sério né) ela conhece Willem, um cara que é completamente o oposto de Allyson. Não, não é um “bad boy” nem nenhum clichê que provavelmente tenha passado pela sua mente. Willem é um ator de teatro sem destino que vive cada dia de uma vez, fazendo o que bem entender, completamente livre e “solto pelo mundo” haha. Então nesse primeiro encontro rola uma química, é lógico.
Mesmo que Allyson pense ter sido sua imaginação, e não dê muita atenção, o destino faz com que os dois se reencontrem no momento em que a viagem de Allyson está prestes a acabar. E Willem a convida para ir com ele à Paris e, consequentemente, adiar um pouco o término desse mochilão (delíciaa!).
Para a surpresa de todos, inclusive da própria Allyson, ela aceita a proposta de visitar Paris por um dia com um completo estranho, pedindo cobertura de sua melhor amiga e abandonando a excursão.
Nessas 24 horas Allyson vai se reinventar, vai assumir riscos e de fato finalmente viver!

“As vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro”

Primeiro que já me identifiquei com a personagem sistemática que é Allyson. Adoro um bom planejamento, me julguem haha e também adoro uma boa aventura!
A autora conseguiu transparecer todas as sensações da personagem ao fazer algo tão arriscado e se jogar de cabeça pelas ruas de Paris. O medo, o desespero, a adrenalina, felicidade e realização foram alguns dos sentimentos que compartilhei com Allyson ao decorrer da história. Claro que o fato de boa parte do livro se passar pela Europa já me conquistou, mas mais ainda quando percebi que o livro não se tratava de apenas um dia, como imaginei que seria, a história se aprofunda muito mais, e quando você percebe está vivendo tudo aquilo junto com Allyson!

RESENHA COMPLETA NO LINK:

site: https://fernandarebello.com/2016/10/19/apenas-um-dia-apenas-um-ano-resenha/

Simba leitor 29/10/2016

“Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.” –Allyson
Poucas vezes li um livro no qual me trouxesse tanta reflexão sobre a vida como este. Sei que é estranho e, com certeza, improvável, mas é como se eu tivesse ganhado experiência de vida com ele. É como se minha forma de pensar, ver a vida mudasse após lê-lo. Parece exagerado, mas é verdade!

A história gira em torno de Allyson, uma garota recém-formada do colegial e meticulosamente organizada. Sua vida era cem por cento planejada por ela e por seus pais e, com isso, nada de interessante acontecia com ela já que era prisioneira de seu próprio futuro. Até que Allyson ganha de presente de formatura uma viagem de alguns dias pela Europa, e é lá que sua vida muda para sempre.

Completamente apaixonada por Shakespeare, os “acasos da vida” a leva para uma peça em homenagem a ele, na Inglaterra, feita por atores de rua, e no elenco está Willem, um jovem holandês completamente diferente de Allyson, com espírito livre, viajante, vivendo a vida intensamente sem criar raízes. Após uma viajem de trem juntos à Londres, Willem a convida para passar um dia com ele em Paris, já que ela havia comentado que sempre quisera conhecer o lugar, mas não teve oportunidade, e contra todas as expectativas – até mesmo dela – ela aceita.

Allyson vive este dia em Paris como único, da maneira de Willem, enxergando a cidade com os olhos de quem realmente vive, e não com os olhos de quem apenas vê. Essa nova forma de viver faz com que a jovem se torne outra mulher e que se apaixone não só por Willem, mas por essa nova personagem que ela mesmo representa.

“As pessoas que fingimos ser já estão dentro de nós. É por isso que fingimos ser essas pessoas.”

Uma história que nos leva ao mundo de Shakespeare e que fala sobre identidade, sobre ser quem queremos ser de verdade, e não o que é conveniente ser. Estar sempre nos reinventando. Não apenas existir no mundo, mas viver nele. E se apaixonar por isso.

“O mundo está dividido em dois grupos: o dos que fazem e o dos que observam. As pessoas com as quais as coisas acontecem e as que se arrastam sobre as coisas.”