Os Maiores Problemas Matemáticos de Todos os Tempos

Os Maiores Problemas Matemáticos de Todos os Tempos Ian Stewart

Resenhas - Os Maiores Problemas Matemáticos de Todos os Tempos

Leandro.Santana 19/03/2023

Foi um livro um pouco puxado de ler
Ian Stewart é um matemático inglês, professor da University of Warwick. Popularizou-se por escrever livros de ciência de forma acessível, tornando a matemática menos árida é mais interessante para quem não é da área.

Eu já havia lido outro livro seu, “Em busca do infinito”, que tinha gostado bastante. Porém, o livro “Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos” é significativamente mais difícil. Talvez pq se trata justamente de problemas muito complexos, que exigem um domínio maior de determinados ramos da matemática.

Foi um livro um pouco puxado de ler, o que exigiu diversas consultas paralelas ao Google para continuar acompanhando o enredo. Só recomendo a leitura se realmente curte matemática e seus problemas mais complexos.

site: https://www.instagram.com/livroseleituraecafe/

Daniel Sampaio 24/02/2016

Uma ótima síntese dos grandes desafios matemáticos contemporâneos - solucionados e em aberto !
O livro é uma ótima síntese das áreas de fronteira da Matemática, sobretudo, da Matemática pura/abstrata e da intersecção de áreas, das quais derivaram soluções de inúmeras conjecturas e proposições, que culminaram em teorias/teoremas comprovados. Para os não iniciados em áreas como Topologia, Álgebra Abstrata e Teoria de Grupos - como eu - o livro possui algumas passagens um tanto obscuras e massantes, por isso a nota atribuída. Recomendo.

Lucas 22/02/2015

A realidade do ofício matemático
Nao é de se ignorar. Dentre os livros de Ian Stewart, Os Maiores Problemas Matemáticos de Todos os Tempos foi o que me causou maior dificuldade. O livro nao se complexifica no sentido instrumental (ou seja, nas ferramentas usadas ou para evocar as solucoes das conjecturas resolvidas ou para sugerir os modelos da demais). Muitos dos detalhes principais em relacao as áreas associadas sao omitidos, evidentemente pela necessidade de espaco na obra. Isso que me causou certo constrangimento e, evidentemente, ser no mínimo semi-letrado em áreas como Topologia, Equacoes Diofantinas, Álgebra Abstrata e Geometria Algébrica teria sido de grande ajuda. O livro custa grande esforco mental e capacidade de abstracao do leitor, mas, ao final do processo, cumpre o prometido: demonstra que a matemática é uma construcao pautada no esforco humano e na abstracao.