O Homem que Ri

O Homem que Ri Victor Hugo

Resenhas - O Homem que Ri

Gláucia 12/03/2015

O Homem Que Ri - Victor Hugo
Penúltimo romance do autor, publicado em 1869. VH tinha a intenção de escrever uma série de 3 livros que formariam uma espécie de trilogia chamada A Aristocracia onde pretendia defender os ideias da Revolução contra o regime monárquico. A série acabou sendo formada por esse e por seu último romance: O Noventa Três que terei o prazer de ler em breve.
A história se passa na Inglaterra no entre o final do século 16 e início do 17 tendo como protagonista Gwinplayne que teve na infância o rosto deformado com um sorriso eterno e pavoroso. Dea, uma cega, Ursus um artista mambembe com seu lobo Homo formam uma espécie de família que não tiveram e verão sua vidinha modesta porém feliz se modificar após resolverem tentar a sorte em Londres.
Mais uma vez V. Hugo se revela mais historiador que romancista, fica evidente para mim que seu maior objetivo é falar sobre seus assuntos de interesse. Aqui ele faz uma crítica muito bem respaldada à monarquia e seus poderes, à aristocracia e seu sistema de governo na figura dos pares da Inglaterra que formam a Câmara dos Lordes em contraponto à Câmara dos Comuns, aos abusos que são cometidos em nome da Coroa e como o povo é sempre miseravelmente afetado, à religião que é usada para ajudar a manter esse estado. Muito bem ambientado, a narrativa me transportou para aquele cenário sombrio. Através de uma história muito bem contada VH consegue nos envolver também na História.
E para quem já tiver lido outras obras do autor deve imaginar que para rir em seus livros só mesmo tendo um sorriso esculpido pelos cumprachicos.
DIRCE 12/03/2015minha estante
Depois dessa sua resenha,se tornou uma verdadeira tentação.

Fábio 16/03/2015minha estante
Eu quero! empreste-me