826 Notas de Amor Para Emma

826 Notas de Amor Para Emma Garth Callaghan

Resenhas - 826 Notas de Amor Para Emma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juh 02/09/2021

Sobre o amor de um pai ??
Este livro e a filosofia de vida por trás dele são incríveis! As notas deixadas por Garth são um modo muito marcante de um pai mostrar seu amor pela filha. Acho muito motivador o fato de apesar de todo o peso da doença ele ser capaz de criar meios de se reconectar às pessoas, não apenas Emma, mas todos que param um pouco para observar sua atitude. Muitas das citações nas notas eu vou levar para minha vida.

>> Emocionante. Necessário. Verdadeiro - Nota: 9,1
Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

Kennia Santos | @LendoDePijamas 19/08/2020

Partilho esse livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta.
Título: 826 notas de amor para Emma | Autor: Garth Callaghan | Classificação: 3,75/5

Garth Callaghan é um pai que recebeu antes dos seus 40 anos, um diagnóstico de câncer. Ele não sabe quanto tempo tem de vida. Quando fica sabendo da notícia, ele fica um tanto atordoado, pensando em sua mulher e sua filha.

Buscando um propósito pra viver os dias que lhe restam, ele decide uma coisa: TODOS OS DIAS, até seus 18 anos, sua filha Emma, vai encontrar um recado escrito à mão junto com seu almoço, todos dos os dias, até sua formatura.

"(...) às vezes, passamos muito tempo apontando, certificando-nos de que tudo está perfeitamente alinhado. Quando, na verdade, o que a gente precisa é agir." (p.124)

E os bilhetes, que são escritos em guardanapos, logo viram um projeto, que Garth agarra com unhas e dentes. Ele quer inspirar os pais a se aproximarem mais de seus filhos, independente das situações corriqueiras. Então, o "Bilhetes de Guardanapo" vira um grande projeto, e toma uma proporção que Garth não imaginava.

Uma história comovente, e real, que nos faz pensar fora da caixinha, entender nossa pequenez no mundo e importância na vida das pessoas.

E o mais interessante de tudo? É UMA HISTÓRIA REAL ❤️

O autor, Garth Callaghan, foi diagnosticado em 2011 com câncer de rim em estágio avançado. Ele vive até hoje, e sua relação com sua filha Emma, se estabeleceu num grau de proximidade cada vez maior.

Claro que eu fui stalkear e buscar saber mais sobre isso, e o Garth é um super fã de Star Wars aindaaa! A Emma já tem dois filhinhos, quem diria, little Emma? O instagram dele é @napkinnotesdad ;)

Garth tem uma história INCRÍVEL e inspiradora. O livro não fez muito sucesso no Brasil, mas se tiver a oportunidade, LEIAM! Leiam, porque a gente não sabe quanto tempo nos resta. Precisamos valorizar os pequenos momentos ❤️

"Uma flecha só pode ser atirada ao ser puxada para trás. Então, quando a vida estiver te arrastando para trás, significa que irá te lançar para algo incrível." (p.245)
Paloma Araújo 20/08/2020minha estante
3,75? Que específica! haha

Kennia Santos | @LendoDePijamas 20/08/2020minha estante
Cê viuuuu ahahaha

Morg 03/05/2021

"A vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa. ? Annette Funicello"

Livro lindo, sensível, delicado e necessário.
Garth é um pai incrível, dedicado e amoroso, e nesse livro ele nos mostra como pequenas atitudes podem ter grandes impactos, nos fazendo repensar em nossas atitudes do dia a dia, e quais impactos estamos causando e quais gostaríamos de causar na vida de quem amamos.
Uma leitura muito boa para ler com calma e coração aberto para receber muitos ensinamentos que são passados no livro através de atitudes de muito amor.
Recomendo muito.

Amanda.Major 24/09/2021

Esse livro é sentimento....
Esse é um daqueles livros que achamos no fundo gaveta, escrita difícil, design antigo, livro que eu abandonaria se não estivesse na maratona, porém se eu não terminasse, eu não sentiria tudo isso...
Esse livro é puro sentimento, plot incrível e inexplicável, chorei muito e amei ?

MiCandeloro 06/11/2014

Indescritível! Arrasou com meu coração ao mesmo tempo em que me encheu de esperança!
Garth era um homem comum, como outro qualquer. Certo dia, numa convenção de trabalho, conheceu Lissa, por quem se apaixonou. Depois de muitas idas e vindas num relacionamento inicialmente começado à distância, decidiram se casar. A cerimônia não foi nada usual, realizada na funerária do pai de Garth, mas nada disso importava aos noivos apaixonados. Finalmente chegou a hora de Garth começar a sua própria família.

Por Lissa ser cinco anos mais velha que ele, Garth foi obrigado a amadurecer rápido. Apesar de terem gostos diferentes, um sempre foi o porto seguro do outro. Quando Lissa decidiu que havia chegado a hora de terem um filho, Garth topou embarcar nessa aventura, só não imaginou que tudo fosse acontecer tão rápido. Quando Claire nasceu, Garth se desesperou. Ele não estava pronto para ser pai, não se sentia responsável ou maduro o suficiente, e o pior, não conseguia se sintonizar com aquela bebezinha que era a sua filhinha.

Bastou Garth compreender que o nome da filha estava errado, que simplesmente não combinava com ela, que tudo mudou. Então Garth e Lissa alteraram o registro de nascimento da filha, trocando seu nome para Emma. Quando Garth olhou para Emma pela primeira vez, seu mundo ganhou um colorido todo especial. Agora sim, Emma era a luz dos seus olhos e Garth faria de tudo para ver aquela pessoinha feliz.

Na medida em que Emma ia crescendo, Garth tentava driblar sua rotina corrida para encaixar um tempo para a filha. Mas era tudo tão difícil, seus horários eram tão desencontrados que se somasse todos os minutos em que via Emma por dia, totalizava no máximo uma hora. Garth não aceitava isso, queria estar mais próximo da filha, queria estar conectado a ela, queria fazer Emma entender que sempre que ela precisasse, Garth estaria lá, e foi assim que ele teve uma ideia.

Garth decidiu acordar todos os dias mais cedo e preparar o almoço da filha, com alimentos balanceados e saudáveis, como uma forma de cuidar dela e de demonstrar que se importava. Junto com o embrulho, acrescentava um guardanapo, mas não um guardanapo comum, um bilhete de guardanapo. Todos os dias Garth escrevia alguma mensagem para Emma num guardanapo em branco. Podia ser um simples "eu te amo", uma mensagem de encorajamento, uma lição, um ditado popular, qualquer coisa que fizesse Emma pensar nele e deixar seu dia mais feliz. O lema de Garth passou a ser Embrulhe. Escreva. Conecte-se.

"Senti que entendi o que estava tentando fazer. Embrulhar um almoço. Escrever um bilhete. Conectar-me com minha filha. Mantive de forma simples, para mostrar às pessoas como era fácil fazer algo pequeno que tivesse um grande significado."

Nunca Garth imaginou o significado que esses bilhetes de guardanapo fossem adquirir, não só na sua vida, como na vida das pessoas ao seu redor, e daqueles que ele nem conhecia. Depois de descobrir que tinha câncer e de praticamente ser sentenciado à morte, já que possuía apenas 8% de chance de ficar vivo nos próximos cinco anos, Garth fez uma promessa a si mesmo: Emma não ficaria um só dia do seus próximos anos escolares sem receber um bilhete de guardanapo. E foi assim que Garth se propôs a escrever 826 notas de amor para Emma.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Genteee, para tudo! Nem em um milhão de anos tinha ideia de que esse livro não era de ficção. Eu não li a sinopse!!! Só vi a capa linda e achei que se tratava de alguma história jovem adulta bem romântica e dramática. Eis que, começo a ler e a ficha cai: é a história real de um pai que está morrendo de câncer e começa a deixar bilhetes para a filha. A realidade me assolou como uma porrada no estômago e eu não consegui mais voltar atrás.

Não pude mais fechar o livro, já tinha sido seduzida pela escrita de Garth e, sinceramente, queria muito saber o que ele tinha a dizer. Então segui em frente, mas não sem antes pesquisar a respeito dos Callaghan, porque precisava saber o que tinha acontecido, precisava saber o final da história antes de continuar a leitura para me preparar emocionalmente. E foi assim que abri meu coração para um dos mais belos, emocionantes e significativos livros que já li.

Foi muito difícil para eu ler 826 Notas de Amor Para Emma. Perdi meu pai quando ainda era muito pequena, na mesma idade em que Emma descobriu pela primeira vez que Garth estava com câncer. Além disso, pelo que vejo por aí, são poucos os homens que sabem realmente assumir o papel de pai e têm a noção da real importância da sua participação na criação de um filho. Garth era um desses, assim como Gerson, o meu pai. Então, enquanto lia a obra, parecia que via meu pai falando sobre os seus anseios e seus desejos para a minha criação.

Meu pai, assim como Garth, preparava a minha lancheira para eu levar para o colégio, e no maior capricho. Do mesmo modo que Garth, meu pai se preocupava em se conectar comigo e não media esforços em arrumar tempo para mim, para brincarmos e para me ensinar coisas novas. Justamente por isso, por ver o medo terrível que assolava Garth por saber que ia morrer, por saber que ia deixar sua filha desamparada, é que fiquei imaginando o que o meu pai teria sentido se não tivesse morrido de uma maneira fulminante, e isso cortou meu coração e me fez chorar muito.

Só queria ter podido guardar uma mensagem do meu pai, assim como Emma pôde fazer com os bilhetes de guardanapo de Garth. Numa era em que priorizamos demais o que é tecnológico, e nos limitamos a nos comunicar apenas por meio da internet, esquecemos o quanto é bom recebermos bilhetinhos de amor com a letra e o jeitinho daquela pessoa especial.

"O foco do Bilhetes de Guardanapo não era a minha pessoa ou até mesmo o fato de eu estar morrendo. Era o fato de que qualquer um poderia ser um pai de Bilhetes de Guardanapo. Todo mundo poderia reservar cinco minutos do seu dia e fazer algo especial para as pessoas que amam. Preparar o almoço deles. Escrever uma mensagem. Conectar-se. Isso era importante. Não eu."

Garth não tinha ideia de escrever este livro. Somente depois de sua história ter vindo a público, em janeiro deste ano, é que ele decidiu compartilhar sua vida conosco, expondo as intimidades de sua família. 826 Notas de Amor Para Emma é um livro triste, obviamente, mas a intenção de Garth não é ficar se melindrando sobre suas doenças e sofrimentos. Não. Na obra, que não deixa de ser um livro de memórias, Garth nos conta sobre sua trajetória de vida e sobre o seu desejo se inspirar cada um a fazer a diferença. É difícil, mas é possível encontrarmos forças nas dificuldades, enxergarmos o lado bom da vida e continuarmos lutando quando almejamos algum objetivo.

"Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer para as pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso. Este livro é um chamado. Para acordar. Conectar-se. Compartilhar seus sentimentos. Faça aquele telefonema. Escreva aquele bilhete. Porque eu conheço muito bem a fragilidade da vida e sei o quanto é importante reservarmos um tempo para nos aproximar daqueles que amamos, enquanto ainda estamos aqui, enquanto ainda podemos."

E vocês, que tal fazerem um bilhete de guardanapo hoje? Não precisa necessariamente ser de guardanapo, e não precisa ser escrito. Pode ser um desenho, um recorte, um post-it. Aliás, Garth dá ideias geniais de como fazer um bilhete memorável para quem se ama. O importante é lembrarmos de demonstrar nosso carinho para os demais. Tenham certeza de que gestos como esses nunca serão esquecidos, e a premissa é verdadeira, "gentileza gera gentileza". Então bora começar a fazer a nossa parte! Eu já comecei a minha :)

Lembrem-se: "Seja lá o que você fizer, seja bom nisso. Abraham Lincol."

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/11/resenha-826-notas-de-amor-para-emma.html

site: www.recantodami.com

Naomi.Nisiyama 20/03/2020

Prepare os lenços... Pra chorar e pra escrever!
A sinopse já tinha me deixado de perna bamba. E não foi diferente durante TODO o livro.
Um assunto tão difícil para aqueles que passam, convivem e aí vem esse pai com uma visão tão bonita no meio disso tudo.
Esse livro me inspirou a fazer bilhetes soltos e espalhados para as pessoas que eu amo. Acho que é um sentimento meio óbvio depois que você ler até o final!
Hannya.santos 28/05/2020minha estante
Senti exatamente a mesma coisa, e acabei recebendo de volta! Um pouco da inspiração de Garth Callaghan em nós...?

thaina.damasceno 02/08/2021

grave demais
esse livro me destruiu por dias, acho até que mudei um pouquinho depois desse livro! eu não chorei tanto lendo, mas fiquei pensativa por um bom tempo

que história, que narração, que sentimento

me senti próxima ao autor. o livro desperta fortes emoções e leva o leitor a refletir sobre muitas questões

recomendo super a leitura, mas já prepara o lencinho

Nah 23/09/2020

Gostei da leitura, dá forma que os personagens lidam com as adversidades da vida. Das citações positivas, vou levar muito das frases e ensinamentos pra minha vida. Dei 3 estrelas, pq gostei mais não me surpreendeu além do que eu esperava, mais foi uma leitura muito boa. Recomendo!!

Flor do Mandakaru 18/04/2021

Uma lição de formiguinha
Um livro com leitura bem dinâmica e de incentivo a manter o foco na solução e também traz um viés de que é possível que se mude um mundo fazendo pequenas tarefas diárias. Recomendo como um bálsamo para a vida ??

Naninha 24/08/2021

Fofinho
Repleto de mensagens e conselhos, originados a partir de experiências do próprio autor, enfrentando barreiras e concluindo algo importante que sentiu de repassar ao próximo. No mínimo tocante.

Reading time 19/07/2021

Lindo, memorável e significativo
Se eu fosse anotar cada frase que me tocou eu simplesmente reescreveria o livro inteiro.
A vida as vezes é difícil demais e coisas como esse livro nos lembram a importância de valorizar cada momento simples nela.
Não podemos escolher como vamos morrer mas podemos escolher como viver.
É muito necessário que cada um de nós se lembre disso todo dia.
Garth Callagnhan definitivamente me emocionou e me inspirou da forma mais linda possível.

Carolina Zaghi 20/06/2021

É um livro fofinho, daqueles bons para ler em um final de semana (apesar de eu ter levado mais tempo). Não tinha lido a sinopse nem nada, fui totalmente pela capa do livro e me surpreendi, achei que era um romance, mas na verdade é sobre pai e filha. Tem uma temática forte por trás mas vale a pena a leitura. As vezes um simples bilhete pode te trazer muito conhecimento e mudar completamente o seu dia.

tata278 10/04/2023

Tenho pai ausente

é muito lindo, li quando era mais nova e se naquela época já mexeu comigo, imagino o que poderia fazer agora caso eu relesse

Greyce 05/03/2021

Gostei!
Esse livro não é só de notas/frases escritas para Emma, ele tb é narrado pelo pai dela, que conta toda a sua história, principalmente sobre o câncer e como tudo se desenrolou, o que ele sentiu, como isso afetou a família, mas tb é um livro sobre reflexão, da vida, do que realmente importa, nossas escolhas, o que podemos fazer pelos outros e por nós mesmos.
Eu indico para quem gosta de frases de incentivo e lição de vida, mas confesso que achei a leitura um pouquinho enrolada algumas vezes, mas nada grave.

1 | 2 | 3 | 4 | 5