Anexos

... Por:
Todas as risadas;
Pelo Lincoln;
Pela Beth;
Pelas frases e metáforas incomuns;
Pelas percepções transmitidas sem que a autora achasse que tinha de explicar tudo - por sua confiança no leitor, enfim;
Pelas lágrimas no fim;
E - porque depois de tanto riso e comoção, e "personagens fofos", Rowell conseguiu não estragar tudo no desfecho (o que em geral acontece nesse tipo de história).
Caroline1091 14/02/2015minha estante
Tinha certas dúvidas com essa autora, mas agora vou arriscar!

Bruno236 14/02/2015minha estante
Eita! Agora vou comprar.

Carla Buffolo Altoé 16/02/2015minha estante
I love Lincoln!!!!

CarlaC 24/02/2015minha estante
Acabei a leitura há pouquinho e tb amei. Adorei a escrita sensível e inteligente da autora e os personagens são adoráveis.

Felipe | Autor de "Gay de Família" 12/05/2015minha estante
A Rainbow é a mestra das "frases e metáforas incomuns". Fico fascinando pensando "Gente, de onde ela tirou isso?". Queria morar na cabeça dessa mulher.

Camila 17/08/2015minha estante
Gostei bastante do livro, achei a leitura leve e bem divertida, e amei os e-mails da Beth e da Jeniffer!!

Paloma 08/12/2015minha estante
Amei sua resenha, foi por todos esses quesitos que tbm dei nota máxima, esse livro vai ficar para sempre na minha memória.

Marcinha 03/03/2017minha estante
O seu comentário Claire foi maravilhoso, expressou exatamente o meu sentimento em relação ao livro. Acabei de ler e amei.

Cris Paiva 11/09/2017minha estante
Eba!! to precisando de um livro bem humorado. Correndo pra ler.

Laura 04/01/2019minha estante
FOFO, por caras fofos assim no mundo

Flavia 05/03/2020minha estante
Leitura leve e divertida, nao consegui parar de ler!

Tyduds 01/07/2020minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito, insuperável dms

Marci 30/11/2014

Romantização da stalkeagem.
Como escritora de romances bobinhos com personagens entre 15-25 anos, Rainbow Rowell é muito boa. Fangirl e Eleanor e Park são livros gostosos de ler. Entretanto esse livro foi extremamente desapontador. E o meu conselho é: Não leia. Não gaste seu dinheiro com ele. A capa é linda, eu sei, mas o conteúdo não vale a pena.
A historia é sobre um cara de 28 anos (um idiota, preciso dizer) que tem como trabalho ficar lendo e-mails de outras pessoas em uma empresa, como meio de detectar conteúdo improprio ou uso improprio da internet da empresa. Entretanto ele começa a se apaixonar por uma das garotas de quem ele ler os e-mails sem nem ao menos conhecer ela, e a bizarrice começa.
Tudo bem que os empregados da empresa sabem que seus e-mails são lidos, entretanto ele não para por ai. Durante a noite ele vai na mesa onde ela trabalha e fica olhando as coisas dela. Fica sentado lá por um tempo. Isso meio que beira a um comportamento doentio. E quando ele começa a pensar sobre ela, ele parece uma garotinha de 15 anos apaixonada. É como se a autora não soubesse descrever um cara com 28 anos.
Pra piorar ainda mais a situação, em determinado ponto da historia a garota persegue ele (sem saber que ele já é meio que um stalker dela) para descobrir onde ele mora, só porque ela acha ele fofo. Detalhe: ela tem um namorado faz 9 anos.
E o pior de tudo é que no fim eles ficam juntos e levam toda essa situação como coisa do "destino". É nojento.
Ela tentou romantizar algo ruim. O nivel de "stalkeagem" desse livro é um tanto doentio. E o fato de que adolescentes possam considerar isso romântico e uma situação engraçada e fofa de se viver me assusta.
Thalita 23/01/2015minha estante
Moça acho que a gente precisa ter uma conversa sobre o nível de rancor que você vem mantendo nesse seu coraçãozinho. É permitido não gostar do livro? Claro! É permitido expressar sua opinião sobre o livro? Óbvio! Mas teclar palavras tão brutais quanto ao livro é o que me assusta. Algo me diz que você não foi capaz de compreender a história. Não acho correto classificar o personagem principal como idiota, ele consegue manter a vida dele de forma relativamente satisfatória e do meu ponto de vista as atitudes dele não o tornam um idiota. Você defender que é impossível se apaixonar por alguém apenas lendo o que a pessoa escreve é compreensível, mas dizer que ele não a conhece é exagero. Acredito que ele a conhecia quando se apaixonou por ela.
Se você considera "stalke" o que acontece nesse livro, acredito que você deveria redefinir o seu conceito e em seguida tentar inseri-lo nos anos 90.
E você deveria ter marcado sua resenha como contendo spoilers.

Anna 31/01/2015minha estante
Podia avisar que tem spoiler. ;-;

Renata Ferraz 12/02/2015minha estante
Muito obrigada por me contar o final, viu. Vê se avisa sobre o spoiler da próxima vez!

larys 17/02/2015minha estante
onde aperta para excluir esse seu comentário idiota com o final do livro? Valeu por estragar a leitura. Se você não sabe marcar como SPOILER algo como isso, nem comente.

Nicole 21/02/2015minha estante
Tirando a parte do spoiler (da pra editar resenha!), super concordo com a sua opinião, fiz uma resenha negativa também, e não é falta de acreditar em amor!!! "Ela tentou romantizar algo ruim" isso me incomodou muito mesmo! Principalmente por ser um livro voltado pro publico adolescente, fico pensando em que relacionamentos eles terão com base em histórias como essa! Acho que pode ser um livro bom pra problematizar a questão "O que é dar certo?"

Larissa 22/02/2015minha estante
~*spoiler*~ No livro fica bem claro que ele se sente mal pra caramba em ler o email dela, tanto é que ele se demite e se proíbe de sequer pensar nela. Eles ficaram sem se ver durante meses, acho eu que DOENTIO seria se ele continuasse com esse comportamento sem perceber que é errado e levasse isso até o fim. Em relação a Beth, o livro mostra que o relacionamento dela já está pelo fim, ela já estava se interessando por outros homens a muito tempo. E sim, o personagem principal muitas vezes age como um adolescente, mas acho que todo mundo que se apaixona depois de anos tem uns comportamentos meios bobinhos não é? Você deveria ter marcado essa resenha como spoiler, é sacanagem com quem não leu.

Gi 19/03/2015minha estante
Nossa, não podia pensar tão diferente, eu AMEI esse livro!
Primeiro que acho que escrever um comentário desses simplesmente para expressar sua opinião sem acrescentar em nada e ainda dando spoiler de toda a história é no mínimo desagradável. E segundo que acredito que, você não ter gostado não significa que ninguém mais poderia gostar. As pessoas são diferentes, tem experiências diferentes, veem a vida de formas diferentes, graças pelas diferenças; caso contrário eu estaria aqui concordando com vc (imagina isso?!?!).
O que eu vi foi um cara extremamente sensível e tímido, que nunca soube como lidar com as mulheres e que ficou emocionalmente preso ao seu primeiro amor, sem superar o que aconteceu e sem conseguir tocar sua vida (ao menos no que diz respeito a relacionamentos amorosos). Somado ao fato dele sequer conseguir se enxergar, seja sua aparência física ou seu intelecto, ele não se acha bom em nada, ele se acha um nada.
Quanto ao desenrolar da história, a autora desde o princípio expressa a culpa moral que ele sente pelo que está fazendo e pelo fato de não conseguir deixar de fazer, pq ele tem uma vida sem conteúdo e acompanhando as mensagens ele redescobre a vida.
Eu achei um livro lindo, eu li as sinopses dos 3 livros das autoras e não me interessei pelas temáticas dos outros justamente por serem muito adolescentes (eu estou na casa dos 30, embora goste de livros mais teen), por isso acabei comprando apenas Anexos e li em 2 dias de tão bom que é. Até fiquei com vontade de ler os outros 2 só por serem da mesma autora.
Todo mundo tem o direito de pensar o que quiser mas isso não quer dizer que precise vir aqui e expressar da forma que vc expressou. Além do que eu sou da seguinte opinião: nunca deixe de comprar um livro pq alguém disse que não é bom, leia e forme sua própria opinião ;-)

NathaliaGarrido 17/05/2015minha estante
Marci esse livro é horroroso mesmo, quero todo o meu tempo e dinheiro de volta! Mais um livro doentio que as pessoas são capazes de achar romântico ou engraçado, vai entender. A autora foi super infeliz ao escrever sobre um cara de 28 anos e toda a situação do livro foi realmente bizarra e nojenta! E o comentário abaixo sobre não entender a historia não tem nada a ver, a historia não é nenhum bicho de sete cabeças para ser entendida, o problema é que nos últimos anos as pessoas estão com tendencia de achar historias com protagonistas assustadores e loucos como algo fofo. Só lamento essa minha leitura.

Amanda 24/07/2015minha estante
Compartilho das opiniões da Gi e da Thalita.
Como alguém que já sofreu muito com um stalker, acho que posso opinar. Deu pra perceber muito bem, na história toda, que as personagens se impunham limites. Tenho bastante problema com essas coisas e não me senti desconfortável com esse livro. Ao contrário de um outro aí muito famoso que a maioria das pessoas acha lindo (um bem cinza).

Lari Binhara 28/08/2015minha estante
Também não gostei!!!!

ana 23/07/2018minha estante
Pensei em ler o livro, e depois que vi esse comentário, minha ideia não mudou. Amo a Rainbow Rowell, amo seus livros, amo romance adolescente. Até agora nenhum de seus livros me decepcionou. DA PRÓXIMA VEZ AVISA QUE TEM SPOILER. :/

beattrrzz 16/11/2020

Ótimo para ressaca literária
Na maior parte do livro não acontece muita coisa, mas isso não impede que ele seja bem construído e passe todas as emoções dos personagens, mesmo sendo narrado em terceira pessoa (o que para mim, geralmente, é um problema).

Elisa 16/12/2014

Lincoln acabou de voltar para sua cidade natal (e para a casa de sua mãe), após se formar (de novo) e conseguir um emprego como agente de segurança da internet em um jornal. O que ele não imaginou, ao ler a descrição do cargo no anúncio, é que suas funções incluiriam ler os e-mails de toda a redação. É verdade que todos os funcionários sabiam que seus computadores estavam sendo monitorados, mas nem por isso Lincoln deixa de achar seu trabalho bem estranho e, talvez, eticamente contestável.

A situação piora quando ele começa a ler as mensagens trocadas entre Beth e Jannifer, duas amigas que discutem sobre absolutamente tudo através de seus e-mais do jornal. Desde o começo ele deveria ter enviado um alerta por escrito à elas pelo uso indevido da internet no escritório, mas as duas eram tão engraçadas que ele acaba se envolvendo em suas histórias e perdendo a coragem de denunciá-las. Afinal, elas nem estavam fazendo algo muito errado, estavam? Nada de pornografia, espionagem corporativa etc.

O que ele planejava, então, já que era tarde demais para mandar um alerta sem parecer estranho (ficaria obvio o quanto ele já leu), era simplesmente parar de ler seus e-mails, deletar todos os que fossem filtrados e se esquecer de que já havia lido algo algum dia. Mas é claro que isso não acontece. Caso contrário, não haveria história a ser contada, certo?

Sabe quando você se apaixona por um livro logo na sinopse, leva pra casa já folheando e depois lê até desmaiar de madrugada com ele na cara? Ele é esse tipo de livro. Falando sério, eu levei pouco mais de 24h para terminar de ler. Eu li sem nem ver o tempo passar. Ele é bom esse tanto.

Histórias contadas através de e-mails não são nenhuma inovação, mas essa foi a primeira vez que eu vi um livro nesse formato passado em uma época em que esse tipo de troca de e-mails ainda acontecia: 1999, quando internet no escritório ainda era novidade. Porque, falando sério, quem em 2005 ainda trocava mensagens assim, como se fosse facebook? A ambientação foi muito bem feita, desde a preocupação dos personagens com a virada do século até os estilos de cabelo em moda.

Também foi muito interessante ver um romance narrado pelo ponto de vista do protagonista, não da protagonista. O Lincoln é, como a Beth logo percebe, um fofo. Ele é muito fofo, absurdamente fofo. Fofo demais. Cativa o leitor completamente.
Gi 19/03/2015minha estante
Amei seu comentário, senti exatamente a mesma coisa qdo li!

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Anexos
Anexos vai contar a história de Beth Fremont e Jennifer Scribner, duas jornalistas que trabalham na redação de um jornal. Elas são grandes amigas e acabam por trocar vários e-mails durante o trabalho, porém há uma política na empresa onde todos os e-mails são monitorados, para que assuntos indesejados não sejam permitidos. Quem monitora esses emails é o nosso também protagonista Lincoln O’Neill.

Quando Lincoln se candidatou para a vaga de TI ele não imaginou que seu trabalho seria ler os emails alheios e os classificar entre bons e ruins. Tendo esse como sua tarefa todas as noites, ele acaba topando com os pessoais e divertidos e-mail trocados entre as duas amigas e, ao invés de relatar todas as normas infringidas neles, ele acaba criando uma afeição pelas duas, especialmente por Beth.

“Ser pago para não fazer nada é um lembrete constante de que eu não estou fazendo nada – disse Lincoln. – E não fazer nada requer mais energia do que você imagina”.

Beth tem problemas de relacionamento e confidencia isso nos e-mails para Jennifer. Tudo vai normalmente até que ela avista um cara “super fofo” na redação e começa a falar sobre ele nos e-mails e é ai que Lincoln se dá por conta de que é dele que elas estão falando. Porém, como que ele vai se aproximar e dizer que ele é o cara que elas estão falando e que também é quem está lendo todos os emails que trocam?

Num desenrolar adorável que conta com uma escrita dinâmica, se revezando entre o ponto de vista de Lincoln e os textos que as jovens trocam, a autora faz com que queiramos interferir na história e dar um jeito das coisas darem certo.

Conforme o livro transcorre, achei que o final não iria ser o que eu esperava, porém de uma hora para a outra tudo se encaixa perfeitamente e, ao fim do livro, fiquei com a sensação de que precisava de mais algumas páginas para que a história não acabasse ali. Queria mais.

“Fique contente por isso, Lincoln. Dinheiro é uma coisa cruel. É o que se coloca entre você e as coisas que você quer e as pessoas que você ama”.

site: http://resenhandosonhos.com/rainbow-rowell-anexos-eleanor-park-e-fangirl/

Natysan 21/01/2024

Comecei não gostando e acabei amando!!! Nossa eu ri e até me emocionei.
Muito fooofoooooo!
Eu realmente recomendo ele, a leitura flui, e depois eu queria ver elas conversando no e-mail rs?
Amei!

KayIasmim 11/12/2021

?Existem momentos em que você não consegue acreditar que algo maravilhoso está acontecendo. E existem momentos em que toda a sua consciência é preenchida com o conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo.?

Naute 11/02/2023

Que livro...
O bom dele é que a leitura flui e a maioria dos capítulos são curtos.

Achei que ele enrola DEMAIS e o final parece que foi corrido... Demorou o livro todo para uma coisa acontecer e aconteceu do nada.

Não leria novamente... Comecei a ficar entediada com o livro, desde o começo, mas pelo menos consegui terminar.

Stephanny.Manini 25/10/2020

Levinho
Esse foi meu primeiro contato com a autora e que livro gostosinho de ler, me prendi do inicio ao fim e li super rápido, a Rainbow tem uma escrita fluida e leve, super recomendo.

Queria Estar Lendo 10/03/2015

Resenha: Anexos
Eu não consigo. Não consigo explicar como a Rainbow tem tanto talento com as palavras e não entendo como ela consegue criar histórias tão simples, romances tão sutis mas tão absurdamente cativantes, do tipo que vai te deixar sorrindo feito boba depois de acabar o livro. Eu não sei expressar o quanto eu amo cada parágrafo, cada frase e cada história que essa mulher conta, mas vou tentar explicar o quanto Anexos mexeu comigo nesta resenha.

Se você acompanha o blog, já viu minha paixão por Fangirl. E logo vai ver por Eleanor e Park também.

A Rainbow é aquele tipo de escritora que tem tamanho conhecimento emocional sobre seus leitores que sabe exatamente como construir um personagem de modo que, na primeira aparição dele, eu já vá deitar no chão da sala pra chorar compulsivamente. Foi assim com o Park e com a Eleanor, foi assim com o Levi e com a Cath, foi assim com o Lincoln e com a Beth!

A história gira em torno desses dois personagens, mas somos apresentados a eles de maneira curiosa. Lincoln trabalha num jornal, no turno da noite, num emprego bem... Curioso. Ele está ali para ler e-mails que sejam reportados como 'contendo algo que o dono do jornal considere ofensivo'. Isso vai desde palavrões até textos grandes demais. Eis que Lincoln começa a receber os alertas de e-mails trocados entre duas funcionárias - uma delas é a Jennifer, uma mulher bem casada, que enfrenta algumas crises envolvendo o crescimento da família, e a outra é a Beth. A Beth, que nós só conhecemos através dos e-mails. A Beth por quem Lincoln vai se apaixonar perdidamente com o passar do livro. A Beth dos comentários bobos e engraçadinhos e da atitude adorável. A Beth.

A trama se desenrola a partir disso. Do Lincoln nós conhecemos tudo com o passar do tempo - da Beth, só o que ela comenta nos e-mails. Sabemos que ela tem um namorado guitarrista de uma banda, que ela adora fazer críticas aos filmes e que o casamento da sua irmã a está deixando maluca. Do Lincoln nós conhecemos a família - sua adorável e super-protetora mãe, sua irmã não-tão-super-protetora que quer mais é ver o irmão saindo de casa, alguma coisa triste em seu passado envolvendo uma garota chamada Sam. E o crescimento de Lincoln do rapaz tímido para alguém... Mais.

"Teria que ser. Eu já te amo tanto. Sinto como se algo no meu peito fosse explodir quando te vejo. Eu não poderia amar alguém mais do que eu te amo; isso me mataria. E não poderia amar alguém menos, porque aí sempre sentiria como algo menor. Mesmo que amasse outra garota, isso é tudo em que eu conseguiria pensar, na diferença entre amá-la e amar você."

O romance é todo sutil. Ele está nas entrelinhas. Ele está no Lincoln rindo dos e-mails que está lendo e depois se culpando por estar gostando de alguém enquanto invade a privacidade dela - ainda que não seja exatamente a sua culpa, é só seu trabalho. Ele está nos desencontros entre os dois dentro do jornal - que eu não vou contar exatamente como acontece pra não perder a graça, mas é uma fofura atrás da outra! Ele está na paixonite virando algo mais e nesse algo mais levantando a questão de "eles podem ficar juntos quando nem sequer se encontraram alguma vez?".

"Isso era esquisito, pensou ele.
Ele devia parar de ler as mensagens delas. Se nunca iria lhes enviar uma advertência, ele devia parar.
"Certo", Lincoln disse a si mesmo, "estou parando".

Bom, você vai ter que ler para descobrir!

Eu amei, AMEI FORTEMENTE, AMEI COM TODA A MINHA ALMA E O MEU SER, como a Rainbow desenvolveu esse livro. Como o ship estava ali mas ao mesmo tempo não estava. Como a Beth era uma personagem tão querida e amadinha sem que a gente sequer tivesse visto o rosto dela no passar das páginas. Como o Lincoln era um precious baby. UM PRECIOUS BABY TÃO FOFO E TÃO SIMPÁTICO E TÃO TÍMIDO E TÃO ASJKNASUGBAUOGBASUOASUOAS eu queria abraçar ele. Tanto. Tanto quanto eu queria abraçar o Levi para sempre.

"Amor. Propósito. Essas eram as coisas para as quais não se podia planejar. Essas eram as coisas que simplesmente aconteciam. E se não acontecesse? Você passava a vida toda ansiando por elas? Esperando para ser feliz?"

O Lincoln está sentado ao lado do Levi no pódio de 'personagens masculinos da Rainbow com quem a Denise queria muito se casar'.

Gostei muito da mãe do Lincoln também. E dos amigos com quem ele jogava Dungeous and Dragons aos sábados. A Jennifer, amiga com quem Beth troca os e-mails, é um show a parte. As conversas entre elas me faziam rir absurdamente. Eu nem conheci ela e o marido "pessoalmente", mas sei que são ótimas pessoas com quem eu poderia conviver.

"Para manter minha mente ocupada quando não consigo dormir. Algumas pessoas contam carneirinhos. Eu odeio a mim mesma."

Como sempre, mesmo os personagens mais secundários, que poderiam ter sido esquecidos, estão ali por motivos importantes e são adoráveis e bem construídos e eu só queria sentar num cantinho e chorar porque eu quero ser como a Rainbow quando crescer!

Já é bem óbvio que eu recomendo os livros desta mulher a torto e a direito para quem procura leituras leves, com personagens amados e histórias românticas fofas. Talvez te faça chorar, talvez te faça rir muito, talvez te faça se apaixonar, ou talvez um pouco dos três. Mas, se eu pudesse passar o resto da vida lendo sobre essa história de amor que nasceu com e-mails, eu o faria sem problema algum.

"Existem momentos em que você não consegue acreditar que algo maravilhoso está acontecendo. E existem momentos em que toda a sua consciência é preenchida com o conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo."

Link original da resenha: http://migre.me/oXNXJ
LS0 30/12/2020minha estante
Terminei de ler ontem... AI QUE LIVRO MARAVILHOSO.

Rapha 10/05/2021

Confesso que este livro virou meu xodó e mesmo após anos de ter lido ainda consigo lembrar da história, q por coincidência me ajudou a escolher a carreira minha futura carreira. Anexos é aquele típico romance que te faz ter borboletas no estômago a cada interação mínima dos personagens, Lincoln com seu complexo de Clarke Kent (homem alto extremamente tímido) me transportaram pra dentro do universo da Rainbow de um tal maneira que me bateu aquele vazio após acabar a leitura, enfim maravilhoso

Gi Santos 09/10/2022

Gostei muito da construção do livro. São várias histórias em uma só, que se entrelaçam e trazem um detalhamento que aguça a curiosidade da gente da primeira à última página. Sem dúvidas, um dos melhores que li esse ano.

Jade.Cavalcante 03/08/2020

Leiturinha leve
Foi divertido, algumas partes são bem engraçadas. A Rainbow nos envolve na história tranquilamente, quando você menos espera já está ansioso para ler o próximo e-mail das meninas hahaha.
O final tem aquele clichê básico e que quem gosta, gosta e quem não (finge que) não gosta, gosta também.