A arte de escrever

A arte de escrever Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de escrever

Fabio 21/06/2023

Reclamão
Conheci Schopenhauer pelo livro "38 estratégias de vencer um debate", de imediato se notava que era uma linguagem simples e direta ao ponto sem tirar nenhum ponto se quer em relação ao texto. Esta é a segunda obra que leio do autor, me decepcionei um pouco, não que os outros dois pontos que havia exaltado antes tivesse desaparecido, porém se torna chato o livro que entra em incessantes reclamações sobre outros autores cujo o qual o Schopenhauer demonstra viemente ódio. Ao todo das 168 páginas do livro na versão de bolso acho que se aproveita 20 a 30 páginas de conteúdo relevante. Não digo que a reclamações que de fato não sejam verdadeiras, mas se a opção de aprender com alguém do seu lado reclamando o tempo todo e a outra que talvez seja mais concisa, a segunda sempre será melhor.

Sa 25/05/2023

"Exigir que alguém tivesse guardado tudo aquilo que já leu é o mesmo que exigir que ainda carregasse tudo aquilo que já comeu. Ele viveu do alimento corporalmente e do que leu, espiritualmente, e foi assim que se tornou o que é" Gostei muito dessa passagem.

Bruno1204 03/05/2023

Achei meio complexo ler um livro de quem fala que não se deve ler, logo depois ele explica. Mas as ideias são sendo introduzidas de uma forma que fazem refletir e depois refletir de forma diferente. Para um testos de 1850 e alguma coisa. São bem atuais em csrisi pontos.

Laurex 02/05/2023

Me surpreendeu bastante. Claro que não podemos avaliar unicamente o texto excluindo-se de seu contexto histórico. À época que o texto foi escrito ainda existia o estudo e a valorização das línguas que hoje consideramos "mortas", como o Latim.
Schopenhauer é extremamente crítico e ranzinza, e eu me diverti bastante, seu ódio por Hegel e sua escrita é repetido inúmeras vezes durante o texto.
O trecho em que ele fala sobre a mulher me decepcionou pois não sabia do machismo de Schopenhauer, mas claro que deve-se considerar o contexto em que ele estava inserido.
Alguns trechos são muito interessantes e creio que pode-se trazer à nossa realidade, como o trecho: "o corpo assimila o que lhe é homogêneo, o espírito guarda o que lhe interessa, ou seja, o que diz respeito a seu sistema de pensamentos ou que se adapta a suas finalidades".
No geral o texto é uma boa forma de conhecer um pouco do autor, mas muito necessário a avaliação crítica, no sentido de que hoje vivemos em uma realidade e cultura muito diferente, logo, muitas das falas do autor não são aplicáveis a nossa vida.

viterario 26/03/2023

17 POST-ITS
Rápido e direto, encontramos aqui comentários interessantes que abrangem nossa visão sobre o mundo, principalmente voltado para a escrita que é o tema principal. Além disso tô o autor apresenta coisas marcantes como a "arte de não ler"
Que muda de certa forma sua forma de fazer as coisas.

Ferreiro 03/03/2023

Cirúrgico
Reflexões fundamentais sobre a importância da escrita ao transmitir conhecimentos relevantes ao indivíduo. O ponto de vista do autor é questionável, todavia rico em reflexões originais, permitindo outro olhar aos conceitos e comportamentos dos pensadores de sua época.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A arte de escrever" é uma obra póstuma de Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, composta por ensaios sobre técnicas e estratégias para se tornar um bom escritor. O livro é dividido em quatro partes: "Regras gerais", "Sobre a redação acadêmica", "Sobre a redação de livros" e "Sobre a leitura e os livros".

Na primeira parte, Schopenhauer discute a importância da clareza e da precisão na escrita, além de abordar técnicas para manter o leitor interessado. Na segunda parte, o autor critica a linguagem excessivamente complexa e a falta de objetividade na escrita acadêmica, propondo um estilo mais claro e acessível.

Na terceira parte, Schopenhauer discute a escrita de livros, desde a escolha do tema até a importância da originalidade e do estilo pessoal. Por fim, na última parte, o autor fala sobre a importância da leitura na formação de um escritor, destacando a necessidade de se ler amplamente e de se ter um olhar crítico sobre o que se lê.

Ao longo do livro, Schopenhauer oferece conselhos práticos e diretos para aqueles que desejam se tornar bons escritores, enfatizando a importância da clareza, da simplicidade e da originalidade na escrita.

Opinião:
"A arte de escrever" é uma obra essencial para qualquer pessoa que deseja aprimorar sua escrita. Schopenhauer oferece conselhos valiosos e práticos, que podem ser aplicados tanto na escrita acadêmica quanto na literária. Além disso, o livro é bem estruturado e de fácil leitura, tornando-se uma referência importante para escritores iniciantes e experientes. Embora tenha sido escrito há mais de um século, muitos dos conselhos de Schopenhauer permanecem relevantes e úteis até hoje.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A arte de escrever" é uma coletânea de ensaios escritos por Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, sobre as técnicas e estratégias necessárias para se tornar um escritor bem-sucedido. O livro é dividido em quatro partes: "Regras gerais", "Sobre a redação acadêmica", "Sobre a redação de livros" e "Sobre a leitura e os livros".

Na primeira parte, Schopenhauer discute a importância de se ter clareza e precisão na escrita, além de abordar técnicas para manter o leitor interessado e cativado. Na segunda parte, o autor se dedica a criticar a linguagem excessivamente complexa e a falta de objetividade presente na escrita acadêmica, propondo um estilo mais claro e acessível.

Na terceira parte, Schopenhauer discute a escrita de livros, abordando desde a escolha do tema até a importância da originalidade e do estilo pessoal. Por fim, na última parte, o autor fala sobre a importância da leitura na formação de um escritor, destacando a necessidade de se ler amplamente e de se ter um olhar crítico sobre o que se lê.

Ao longo do livro, Schopenhauer oferece dicas práticas e conselhos valiosos para aqueles que desejam se tornar bons escritores, destacando a importância da clareza, da simplicidade e da originalidade na escrita.

Opinião:
"A arte de escrever" é uma obra fundamental para qualquer pessoa que deseja aprimorar sua escrita, seja para fins acadêmicos ou literários. Schopenhauer oferece conselhos práticos e diretos, sem rodeios, que são extremamente úteis para quem deseja escrever com clareza e eficácia. Além disso, o livro é bem organizado e de leitura acessível, tornando-se uma referência importante para escritores iniciantes e experientes.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

msruan 18/02/2023

Well, let's go
Ignorando o fato de que "quem sou eu pra falar do Arthur?", Schopenhauer deveria ter sido um pouco mais conciso em sua obra. A repetição inacabável das mesmas críticas, acaba deixando uma impressão negativa do rodo. Mas a obra também tem suas pérolas e praticidade. No geral não é uma leitura que você vai ficar "perdi 5 anos de expectativa de vida" mas também, quando terminar, não deixa aquele sabor de trabalho bem feito. A leitura dos primeiros capítulos do livro é algo que eu realmente acho que todos deveriam fazer.

Carla.Floores 18/02/2023

A importância do ócio e do pensamento próprio
Admiro Schop por sua breviloquência. O início d'A arte de escrever' é um tapa na cara de quem acha que sabe muito porque lê demais. Mas do meio do livro pro final a concisão passou longe e a leitura se tornou extremamente chata, sendo uma total perda de tempo; pelo menos pra mim, que pouco importo sobre as diferenças entre uma palavra e outra nas diversas línguas que ele aborda no tópico 'traduções'.

melmelmelmel 30/01/2023

Esse livro é definitivamente um livro
Foi uma leitura até que interessante de ler, o autor tem bastante pontos a apresentar, pontos que de fato a acabam atrapalhando nossa experiência nas leituras. E não só relacionado a arte de escrever, mas até como nós absorvemos e passamos o conhecimento, ele faz várias críticas às pessoas que tentam obter informação mas não conseguem absorve-la.
Me senti um pouco despertada com as partes sobre leitura e livros, quando ele disse que quem passa muito tempo lendo está atrapalhando a capacidade de formularmos nossas próprias opiniões e nos permitimos apenas absorver as coisas ao nosso redor, sem de fato aprender.
Ao mesmo tempo que é uma leitura muito produtiva, pois aponta diversos pontos que realmente são importantes tanto para os leitores quanto para os escritores, acaba sendo chato. O livro todo é repleto de reclamações e críticas à absolutamente tudo que ele pode criticar, e apesar de ser uma grande fã de pessoas dispostas a honestidade, em vários momentos eu me encontrava revirando os olhos.
Indra 31/01/2023minha estante
Realmente, ele acaba sendo chato e criticando coisas que não há mais solução

aecaico 27/01/2023

A arte de não ler.
Essa leitura foi como levar um tiro - ou acordar para essa tal realidade -, logo nas primeiras páginas, Schopenhauer nos expõe a palavras de fáceis entendimento mas com densos significados e de certo modo assustador. A sua linguagem bem humorada e de fácil acesso à leigos e cultos é algo de se chamar atenção, enfim.

Nesses diversos aforismos somos colocados para pensar de verdade pois assim como o autor disse, apenas o pensamento próprio são verdadeiros e têm vida. Apesar desse soco que tomamos ao ler esta obra genial, entendo que Schopenhauer está nos instruindo, tirando da nossa reta a informação fácil e nos instruindo a obter-lá.

João Burti 23/01/2023

Surpreendentemente bom!
Foi minha primeira leitura de Shopenhouer e gostei demais! Ele escreve de forma simples, à leigos e cultos, o que é excelente e raro na filosofia.

Primeiramente, de grande destaque a tradução de Pedro Süssekind e LP&M Edições. Notas explicativas muito boas, e um prefácio bastante digno de leitura.

As reflexões - bastante ácidas e deveras engraçadas - de Shopenhouer são muito boas e realmente úteis. Concluí o livro muito determinado a melhorar a qualidade de minhas leituras, sleciona-las com mais rigor e colocar em prática a escrita e o pensamento próprio.

Stefânea 19/01/2023

A arte de ser chato
Sim, sei que é muita presunção não gostar de um livro escrito por alguém tão genial, mas e daí?

Durante a leitura revirei os olhos mais vezes do que me lembro e só queria que acabasse logo. A opinião do autor é bem forte, marcante e irrefutável, da sua visão. Acho tudo isso muito chato, como um grande despejo de regras que nem sempre se aplicam a todo mundo.

Talvez eu ainda não esteja pronta pra esses ensinamentos e mais pra frente eles façam mais sentido e soem mais coerentes aos meus ouvidos. Mas, enquanto esse dia não chega, recomendaria que não se jogassem nessa leitura de coração muito aperto porque podem surgir grandes decepções.

Giovanna 10/01/2023

A arte de escrever
Uma leitura que deveria ser obrigatória. Não sobre escrever, Schopenhauer fala sobre o processo de reflexão que nos leva a escrita, um livro que traz muito aprendizado, de fácil compreensão. Todos deveriam dar uma chance a essa leitura.