Vincent Barbara Stok

Resenhas - Vincent

Carolmota 25/08/2020

Maravilhada
Livro incrível, com uma arte maravilhosa. Perfeito para quem quer conhecer um pouquinho mais sobre a vida de Van Gogh.

Dominic nic nic 08/08/2020

Vincent
Um quadrinho muito sensível e tocante que relata os anos mais conturbados e produtivos do artista. É uma leitura rápida e intensa.

Paola66 27/07/2020

Os últimos anos de Vincent Van Gogh
Esta HQ é muito sensível e mostra de forma singela Vincent Van Gogh, o famoso pintor, em seus últimos anos de vida; seus sonhos de dividir uma casa com outros pintores, suas aspirações, pinturas e sentimentos.
Achei muito interessante o fato de a autora ter incluído cartas de Vincent a seu irmão, Theo, que nos dão vislumbres reais de como ambos se sentiam e expressavam (com lindas palavras, por sinal).
Gostei da forma que foram retratados os surtos de Vincent e suas emoções, gostei das expressões dos personagens e tudo o mais.
Uma leitura rápida e muito interessante para quem gosta de arte ou do pintor especificamente. Um retrato singelo de parte de sua vida.

Raphaw 06/07/2020

Tocante
Lembro de ter o lido ainda na escola, emprestado de uma amiga minha, na época conhecia apenas o convencional que costumam dizer sobre sua vida, mas esse livro me fez não só o entender ao menos um pouco melhor, como me fez ter empatia pelo mesmo. Uma leitura mega rápida e super indicada

Sailorluquinhas 28/06/2020

Muito fofa, sensível e bonita essa versão da história do Van Gogh

Sailorluquinhas 28/06/2020

Muito fofa, sensível e bonita essa versão da história do Van Gogh

Leyd 03/06/2020

Usando a arte moderna para descrever um dos maiores pintores clássicos de todos os tempos, a biografia excêntrica em quadrinhos de Vincent Van Gogh, segue o pintor nascido na Holanda desde seu tempo em Arles, na França(1888-1889), até sua morte. .

A graphic novel não cobre toda a vida de Van Gogh, mas se concentra principalmente em sua mudança para Provence, no sul da França. Ela lança luz sobre seu intenso esforço artístico durante esse período de tempo, incluindo sua amizade perturbadora com Paul Gauguin - outro Titã no Pós-impressionismo.

A vida turbulenta de Vincent Van Gogh é uma fonte constante de inspiração e intriga para artistas e amantes da arte, mas Stok não tenta reproduzir o estilo de Van Gogh; em vez disso, ela usa linhas pesadas, cores sólidas e detalhes mínimos de plano de fundo para concentrar a atenção nos personagens e na história. .

Stok usa cores não primárias brilhantes e fundo sólido para as figuras e ações. Há uma grande beleza, e não apenas na loucura e paixão de Van Gogh. As seções de suas cartas De e Para seu irmão Theo são extremamente tocantes. .

Quando ela se afasta desse padrão - em linhas irregulares no papel mostrando a sanidade escorregadia de Van Gogh, ou o brilho de suas pinturas explodindo atrás dele - a intensidade é carregada emocionalmente e torna tudo ainda mais imediato pela iconografia. .

Esta biografia de arte inventiva evita os clichês visuais usuais e traz seu assunto para um foco nítido e compreensivo de retratar o artista, recortado da loucura ou sentado entre os campos de trigo e girassóis de Arles, a paisagem ao mesmo tempo gentil e estranha, o homem impulsionado por uma paixão radical e desesperada.

@leiolivros 30/05/2020

Pense num quadrinho que consegue transmitir emoção de uma forma simples e singela. É esse.

Vincent conta os últimos anos de vida de Van Gogh, começando por sua viagem a Arles para respirar ar fresco, passando por sua estadia em uma casa de saúde e, por fim, terminando em Auvers-sur-Oise, onde o pintor faleceu e foi enterrado.

Já faz um tempo que venho ficando cada vez mais intrigada com a história de Van Gogh. Tive a oportunidade de ver de frente algumas de suas obras e confirmar o quão absurdamente talentoso ele era. Cada pincelada obcecada compondo a perfeição impressionista de um artista apaixonado pelo seu ofício num nível fora do comum.

Toda vez que vejo ou leio algo que faz referência à Vicent, me vem um sentimento melancólico. Uma mistura de tristeza e felicidade, uma emoção intensa só de imaginar tudo que se passava pela cabeça dele. Tudo começou há anos atrás com aquele fatídico episódio de Doctor Who, que não poupa lágrimas a ninguém. Daí veio o filme Com Amor, Van Gogh, que me deixou cheia de curiosidade pra mergulhar mais ainda no universo do pintor. E, agora, Vincent.

Com seus traços pop, Barbara Stok dá um jeito de capturar também esse sentimento misto que a alma de Van Gogh evoca em mim. De forma simples e direta, ela nos apresenta um homem perturbado e obcecado por seu trabalho, mas de uma sensibilidade sem igual. As correspondências entre Vincent e seu irmão, Theo, seu grande apoiador, denunciam um poder quase sobrenatural de visualização das cores na natureza e a inspiração que isso o trazia.

Acompanhamos o pintor em sua jornada artística, seu tormento de se achar um fardo para seu irmão, que o sustenta e tenta em vão vender seus quadros, e sua falha tentativa de fundar um sindicato de artistas na companhia de Gauguin. Tudo isso culmina em seus surtos, na história tratados como epilepsia e que custaram ao artista um pedaço de sua orelha e, eventualmente, sua vida.

Essa leitura rápida, e para mim, sem falhas, me emocionou do início ao fim e me deu a certeza de que preciso continuar explorando o incrível mundo de Vincent Willem van Gogh. Felizmente já tenho o próximo passo, sua biografia gigantesca "Van Gogh, a vida".

Viva a arte e os apaixonados por ela!
Le Le 24/07/2022minha estante
Aproveitando que você está querendo saber mais sobre ele recomendo que assista o filme Com amor,Van Gogh,tem no YouTube de graça e também comprar o livro cartas para Theo (eu ainda não li porém tem todas as cartas que o Vicent escreveu para o seu irmão)

@leiolivros 25/07/2022minha estante
Sim! Esse filme é super legal. Outro bem bacana é "At Eternity's Gate", no qual o Willem Dafoe interpreta Vincent. Atualmente estou lendo uma biografia gigantesca do Van Gogh, que esmiúça cada detalhe de sua vida e menciona ou transcreve várias das cartas. Mas super quero ler Cartas à Theo pra avançar mais ainda nessa empreitada!

Le Le 25/07/2022minha estante
Muito bom saber, vou assistir esse filme com certeza ?

Camellia Baggins 29/05/2020

Comprei esse livro depois de ter assistido novamente Vincent and the Doctor (um episódio de Doctor Who). Gostei das ilustrações e como a ilustradora contou a história. Achei uma forma bem legal de conhecer mais sobre a vida do artista, embora o livro só retrate os seus últimos anos.

Giuliana 25/05/2020

Uma vida incomum
Narra a história de vida de Van Gogh.A história é boa e os desenhos bonitos e coloridos.

Spocher 06/04/2020

Uma forma rápida e linda de conhecer Van Gogh, os quadrinhos trazem ele para perto, impossível não sentir empatia por ele!

Arthur Sayão 08/03/2020

O holandês que coloriu o mundo
Lido em 2019, este gibi de Barbara Stok encerrou minhas leituras do ano passado. Apesar do subtítulo ser "A história de Vincent van Gogh", o gibi só retrata seus últimos meses de vida. Sua saída de Paris, onde estava com o irmão Theo, e ida para Arles, no sul da França, asilo em Saint-Rémy e seu fatídico fim em Auvers. .
??
De traço simples, quase pueril, Barbara vai contando do seu jeito os últimos momentos de Vincent. Barbara consegue dramatizar muito bem os momentos de ataques mentais do pintor, passando o desespero, a agitação e a falta de controle. Mas não se engane com sua simplicidade no traço. Bastante poético e seu poder de passar a intensidade do caráter de Vincent em poucas páginas, revelam sua habilidade que foi premiada na Holanda. .
A quadrinista vai integrando as obras de van Gogh nos quadrinhos, relacionando as paisagens dos locais às suas obras mais importantes. Apesar de um curto período da agitada vida, é a parte mais "produtiva" do holandês. .
??
Após ler a completa biografia de Smith e Naifeh, este gibi é um belo complemento, com uma outra forma de narrativa. A biografia "A vida" traz uma perspectiva diferente, mais realista, mas o fim do gibi é de uma belíssima poesia, continuando a pegada de integração de vida e obras do brabantino. Chave de ouro de 2019.

Pedro.FreiriaOliveira 04/02/2020

Leveza e delicadeza
Um livro rápido de terminar, porém uma delícia para ficar observando... As cores, os traços, e imaginar todos sentimentos retratados pela história. Uma breve introdução à vida artística de Van Gogh, porém totalmente capaz de fazer se apaixonar pelo pintor e suas obras.

Pri A. 10/07/2019

Legal
Bom tenho que dizer que apesar de dar 3 estrelas (e é claro que vou justificar isso), gostei muito capa e na verdade, acho que foi o que me chamou atenção. Gosto das cores compostas na capa e também do desenho. A diagramação é muito boa e a tipografia diferenciada, é muito boa também.

Nessa HQ vemos um pouco da história de Vincent van Gogh, e de como ele cortou um pedaço da orelha. Conhecemos também seu irmão Theo, que é quem o sustenta não só durante sua vida, mas também na sua vida em Arles.

Tenho que confessar, que a história é interessante com o seu conteúdo histórico. Adorei os traços e achei bem diferente de tudo o que já vi em minha vida até agora. Sem deixar de mencionar que ele é bem colorido. E tenho que dizer, que os momentos em que ele surta, são bem engraçados por que ele fica bem paranoico.

Mas apesar de gostado desses detalhes, dei 3 estrelas, por que a HQ não me conquistou. Ok, tinha uma certa expectativa com ele, mas não me conquistou. E pela primeira vez, eu não sei explicar o por que. Acho que foi pela história ou por que não senti nada com a mesma. Por isso dei 3 estrelas.

E é claro, que recomendo para que as pessoas possam me dizer o que acharam!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Tomtom 09/04/2019

Vincent
Quadrinhos mais compreensíveis e elaborados que já li.Se vc quer saber mais sobre Van Gogh, esse é o livro certo! Merecia mais reconhecimento?