Vincent

Resenhas - Vincent

Jess 15/02/2021

Perfeito ??
Uma obra-prima cativante!
Amo a simplicidade em que a história é contada e, ao mesmo tempo, o quanto conseguimos capturar as emoções. Amo os traços e a paleta de cores.

Robert125 03/02/2021

Brilhante como uma noite estrelada...
"Na vida de um pintor, talvez a morte não seja a coisa mais difícil". p. 57

Stok conseguiu captar a essência e a beleza de Van Gogh, trazendo à tona em sua arte uma sensação de angústias proveniente dos problemas psíquicos que o pintor teve ao longo de sua jornada.

A coisa mais bela é a retratação da relação entre Vicent e Theo, seu irmão, que permaneceram um do lado do outro durante todas essas dificuldades.

Lindo, lindo, lindo!

Brena Lima 28/01/2021

Com amor, Vincent.
A história do grande artista é contada através de traços simples e uma paleta de cores vibrantes que logo nos remetem às suas obras. Além da beleza ilustrativa, a narrativa é recheada de conteúdos históricos, como as cartas que Vincent trocava com seu irmão, Theo. E assim somos presenteados com uma curta, porém rica HQ sobre o pintor.

Ana Lícia 27/01/2021

Van Gogh
Que HQ mais linda e sensível. Foi extremamente emocionante acompanhar um pouco da vida de Van Gogh neste quadrinho tão singelo e cheio de sentimentos.

A biografia começa com Vincent se despedindo do seu irmão Théo e partindo para Arles, onde poderá se concentrar em suas telas.
Vincent irá pintar vários quadros e mandará para seu irmão. E neste processo criativo, veremos como Van Gogh se cobra, e é completamente dedicado a sua arte. Percebemos que ele é muito profundo, mas uma pessoa difícil socialmente. Seus relacionamentos são bem conturbados. Chega a sufocar um pouco quem está no seu convívio.

Presenciamos toda suas angústias, medos e desejos.
Vincent desmontra sofrer de algum transtorno ou doença, não fica claro, mas tem várias crises. Chega a ter apagões, e esquecer tudo que acontecera na semana. Algumas crises são tão fortes que em um surto corta a própria orelha. Quando ele vai para uma instituição psiquiatra é diagnosticado com Epilepsia.

O relacionamento de Vincent e Théo é a coisa mais linda. É um amor tão puro, bonito. Um cuidado, que me deixou com o coração acariciado. Ao mesmo tempo que a história é cativante e bela, é muito triste também.

Só sei que preciso ler a biografia e as cartas trocadas entre eles, urgente! Pois já gostava de Van Gogh, amo suas telas. E já conhecia um pouco da sua história. Mas agora fiquei com vontade de saber mais. De alguma forma ter mais contato com Vincent e Théo.
Katia Rodrigues 27/01/2021minha estante
Ótima resenha! ? Já quero ler.

Allef 21/01/2021

Uma ótima visita a Van Gogh
O livro é maravilhoso; gostoso de ler em cada palavra e a construção visual, inspirada nos quadros do mestre, colaboram para uma experiência ótima. Referências e materiais históricos usados no livro, junto a um desenvolvimento digno do pós-impressionista, fazem os quadrinhos ficarem recheados de informações interessantes. Um livro que devoramos com uma xícara de chá e terminamos com um sorriso no rosto.

Lind Bezerra 11/01/2021

Vincent
Cada hora fico mais apaixonada por Vincent Van Gogh, A história dele me encanta.

Kimberly.Mariano 29/12/2020

Mais que seus problemas
Van Gogh é um dos meus pintores favoritos, provavelmente um dos mais populares atualmente. Nós vemos seus quadros estampando coisa por toda a parte (eu mesma uso no meu kindle uma capa estampada com a noite estrelada). Mas o que sabemos sobre ele? As obras frequentemente retratam como ele foi uma pessoa mentalmente instável, que bancado pelo irmão mais novo, apenas isso. Aqui me deparei com um Vincent diferente, mesmo com alguns dos seus surtos psicóticos retratados, a HQ mostra um Vincent dedicado ao trabalho, estudioso e admirador da arte. Ele foi uma pessoa cheia de sonhos, com grandes objetivos, não apenas o sucesso (que viria com o dinheiro para poder pagar o irmão por tudo), mas também o apoio a arte, ele queria crescer para poder ajudar outros artistas como ele. Um retrato muito mais humano, pois ele foi muito mais que seus problemas. Apesar de tratar-se apenas de um fragmento da sua vida foi possível conhecê-lo muito mais com essa leitura.

Eduardo.MagalhAes 17/12/2020

Excelente perspectiva
Achei esse livro muito bom, principalmente devido a perspectiva que ele trás sobre a própria realidade para Van Gogh. Para quem pensa em ler esse HQ, recomendo muito que tenham uma ideia (no mínimo) prévia sobre a historia do pintor, já que nesse HQ algumas coisas ficam subentendidas e se vc não souber a história dele, não vai captar (principalmente o final). Um filme que eu gostei muito e é bastante rico nos contextos da vida dele é o Com Amor, Van Gogh (2017) que trás uma perspectiva da vida de Van Gogh sobre a perspectivas de outras pessoas. Sem dúvidas, as duas obras juntas ajudam a entender bastante aspectos da vida dele. Recomendo muito!

EduardoCDias 22/11/2020

Mais do gênio
Retrata apenas um período da história de Van Gogh, mostrando seu temperamento explosivo e irascível e suas dificuldades para levar uma vida normal. Também dá uma pincelada no seu modo de criação e desenvolvimento do estilo.

Jefferson Vianna 04/11/2020

Uma digna homenagem ao gênio Van Gogh...
Mais uma belíssima HQ acaba de entrar para a minha lista de leituras preferidas. “Vincent” é uma graphic novel repleta de sensibilidade e compaixão, uma obra que busca expressar através da poesia e dos traços simples a fascinante história do pintor Vincent Van Gogh (1853-1890). Nesta HQ, a autora evidencia a paixão do pintor pela arte, pela luminosidade e pela representação da paisagem natural, assim como nos apresenta os períodos mais conturbados da vida do artista, incorporando de modo singelo as nuances entre o seu processo criativo e a angústia, agravada pela falta de dinheiro e da pouca perspectiva de futuro, visto que Vincent era criticado e subestimado pelo público que julgava o modo peculiar que ele compunha os seus quadros/telas. O resultado desta HQ é brilhante, uma digna homenagem ao gênio Van Gogh, que hoje é mundialmente conhecido e aclamado pelos admiradores da arte. "Quando o que você faz dá esperanças para a eternidade, então sua vida tem razão de ser." - pag. 57. Leitura recomendada.

Wanessa 31/10/2020

Pequena imersão à Van Gogh
Esse livro repleto de desenhos lindos e que lembram o estilo impressionista do artista, nos permite entender Vincent, e sua relação com seu irmão, Theo.
A autora encaixou aqui cartas trocadas entre os irmãos, o que enriqueceu e muito essa obra.
Simplesmente perfeito. Porém é uma pena que já saibamos o final.

Pandora 23/10/2020

Vincent Van Gogh é um dos pintores mais famosos do mundo, mas a maioria só sabe sobre ele que era instável emocionalmente, que cortou a própria orelha e que só vendeu um quadro na vida.

Uma das coisas mais notáveis na vida de Vincent era sua relação com o irmão, Theo. Apesar desta pequena HQ retratar um breve período da vida do pintor, fica claro que se Van Gogh não tivesse o apoio de Theo, sua trajetória teria sido muito diferente. O irmão não só o sustentava financeiramente, como o animava e estimulava a continuar pintando e mantendo o equilíbrio. A relação entre eles era tão intensa, que Theo adoeceu logo após a morte do irmão e faleceu seis meses depois. Apesar de Van Gogh só ter guardado 32 das cartas do irmão, Theo guardou as 651 que recebeu.

Mas o livrinho não é sobre isto: ele retrata com singeleza poética em textos e traços coloridos um período da vida de Van Gogh em que ele viveu na pequena Arles e foi uma das fases mais criativas de sua vida, porém também repleta de pensamentos conturbados e surtos psicóticos. Só que isso é feito de uma forma tão... fofa! E termina em Auvers-sur-Oise, onde o pintor passou seus últimos dias.

Uma leitura muito rápida, mas que deixa sua marca.

Buzzio 09/10/2020

Delicados e apaixonante!
As ilustrações de Barbara para demonstrar o turbilhão de emoções que era a mente e coração de Van Gogh são de uma delicadeza quase que indescritível. A autora consegue contar a história do artista de modo leve e intenso ao mesmo tempo, com certeza esse livro me deixou ainda mais apaixonada pelo trabalho e história do pintor impressionista.

umi minoris 03/09/2020

É um quadrinho muito fofo e que te prende muito do início ao fim dele, mesmo sendo tão simples e tão curtinho. Ele te ajuda a conhecer um pouco melhor a história e a visão de vida do Vincent, quase faz você acreditar e desejar que o final seja diferente do final real dele. No fim você sente uma mistura meio complexa de fofura, apreço e melancolia.

Laetitia 28/08/2020

Van Gogh é infinito
Esse quadrinho é uma verdadeira preciosidade. Não tem como não se apaixonar ( ou se apaixonar mais) pelo Van Gogh e se comover com sua conturbada história.