Vincent

Vincent Barbara Stok

Resenhas - Vincent

Larissa Aguiar 31/12/2021

Gostei de conhecer mais esse autor que admiro tanto, suas obras me tocam de um jeito incrível e saber mais do autor torna tudo mais profundo ??

Thales 27/12/2021

Uma obra de arte em todas as acepções
"Imagina (...) Se assim como pegamos um trem para ir a Tarascon ou Rouen também pudéssemos pegar a morte para ir até uma estrela. Não me parece impossível que a cólera, a tuberculose e o câncer sejam meios de transporte celestes, assim como barcos a vapor e trens são meios de transporte terrenos."

"Quando o que você faz dá esperanças para a eternidade, então sua vida tem razão de ser."

Barbara Stok conseguiu realizar um primor: recortou a vida do van Gogh na parte que realmente importa para sua produção, costurou os acontecimentos e relações principais e entregou tudo com uma arte absolutamente deslumbrante. Ela conseguiu trazer ainda leveza e humor pruma história notadamente triste - algumas passagens são realmente hilárias, como a prostituta falando de amor e trocando Vicent em cinco segundos ou sua discussão com o dono do hotel onde se hospedava.

Aqui a gente acompanha a vida de van Gogh de sua ida para o sul da França até seus últimos dias - retratados de forma extremamente sutil pela autora. A neura que tinha por ser um "fardo" para o irmão - que de forma alguma se importava, Theo sabia que tava bancando o futuro da arte -, sua ideia de criar um sindicato e uma república para que pintores não tivessem de viver na incerteza, sua obstinação com o trabalho, sua admiração quase doentia por Gauguin; tá tudo aqui. As páginas que tratam do ataque de Vincent desencadeado pelo enfado e consequente partida do amigo pintor, aquele em que terminaria arrancando parte de sua orelha, são lendárias.

Obra-prima.

Carodise 14/12/2021

Muito bom para entender a história do vincent de forma didática. O formato de quadrinhos permite uma análise visual mais profunda do fato.

Madu 13/12/2021

Quadrinho livro pra conhecer apenas um pouquinho do Vincent
Uma parte de sua grandiosidade e complexidade. Não é muito detalhado então vale a pena pesquisar um pouco sobre o Vincent antes de ler o quadrinho, mostra alguns momentos chave de sua vida mas sem se aprofundar muito.. ??

Anne 04/12/2021

vincent foi uma leitura fluida e rápida, li em uma hora mais ou menos. em relação a história em si, gostei de ver o ponto de vista da autora sobre van gogh e suas pinturas, ela usou seus desenhos como ferramenta para contar, bem resumidamente, a história de van gogh de uma maneira mais divertida e leve
não gostei de ser tão resumido e da autora ignorar algumas características marcantes de vincent, mas entendo que o objetivo da leitura era ser algo mais superficial e lúdico
gostei muito de seus desenhos e como mostra a maneira que van gogh encara o mundo e a arte

Joelson Santos 30/11/2021

Porque a vida não basta, Van Gogh sabia disso
“Prevejo um futuro cheio de problemas, mas não sou pessimista. Eu tenho momentos bons e ruins. Que venha o que tiver de vir.”

É sensível a forma como Barbara Stok apresenta a jornada de Vincent Van Gogh, jornada de altos e baixos, momentos bons e ruins, porém repletos de significado. Aqui nós temos um retrato de um artista não aclamado em sua época, de um revolucionário solitário, de um homem que enxergava a beleza de uma forma única e de uma visão artística que apenas décadas depois seria descoberta. Van Gogh antes de morrer se eternizou e vive até hoje através da sua arte.

“As últimas semanas foram muito estranhas. Perdi as lembranças de vários dias completamente e não consigo reconstruí-las. Agora passo o dia inteiro trancado na cela de isolamento. Sinto uma angústia indescritível e então novamente uma sensação de vazio e exaustão na minha mente. Mas também existem vários momentos em que me sinto completamente normal, então não se preocupem comigo. Até onde consigo julgar, não estou realmente louco.
Vários dos meus vizinhos entregaram ao prefeito um abaixo-assinado com mais de 80 assinaturas no qual eu sou descrito como um homem que não pode viver em liberdade, ou algo assim. A polícia trancou a minha casa. É um tapa na cara que tantas pessoas sejam covardes o suficiente para se unirem contra um homem, ainda mais doente. Fiquei muito chocado, mas, se eu ficar muito bravo, corro o risco de ter outra crise.”

“Meu caro Theo,
Você não imagina como fiquei triste pelas crises terem voltado, quando já estava começando a acreditar que elas tinham acabado. Fiquei confuso durante dias, assim como em Arles. Foi horrível. Mas somos todos mortais e estamos suscetíveis a todo tipo de doença, então nada mais justo do que receber a minha sina.”

ml_kive 22/11/2021

Sai procurando este bendito livro por horas na feira do livro e meu Deus! Eu amei muito! Por ser um livro com desenhos, acabei muito rápido e li repetidas vezes

Eu sou extremamente apaixonada por esses desenhos e por essa história.

Grande e lendário artista

julha 04/10/2021

?somos apenas elos de uma corrente? podemos fazer parte de algo infinito, por meio do nosso trabalho.?

Nina 07/09/2021

Livro ilustrado <3
Um livro ilustrado para ler em poucos minutos e conhecer um pouco mais da história de Van Gogh ? eu amo ilustrações e amo Van Gogh, então esse livro me trouxe muita alegria! Daqueles gostosinhos de ter na estante pra olhar e folhear de vez em quando ?

Eryka Cavalcanti 03/09/2021

Que perfeição ??
Descobri por acaso e fiquei encantada, com os traços da Barbara, a forma como ela consegue de forma tão linda transmitir a vida de Van Gogh nesse período da sua vida tão obscura, de uma forma leve e cheia de emoção.

Que prazer foi descobrir esse leitura.

Simone 28/08/2021

Vincent admirável
Apesar dos surtos que ele tinha é admirável a sua busca pela serenidade.
Van Gogh tinha muitas ideias, que para a época, eram julgadas como insanidade.

Através da natureza e pintura ele encontrava sua paz interior e seu autocontrole.

A autora foi perfeita na forma como contou a história dele e as ilustrações deixaram a leitura mais alegre.

Gostei muito

csjt 05/08/2021

vincent- Barbara Stok (Sophia 7B)
o livro é uma história em quadrinhos com 141 páginas, as ilustrações são bastante coloridas e na maior parte é o que mais chama a atenção dentro da história.
Muitas vezes é retratado as histórias das obras de Van Gogh e o inicio de sua carreira desde o seu primeiro quadro.
um dos seus últimos quadros que aparecem dentro do livro é ´´A Noite Estrelada´´ e foi um dos meus preferidos pela forma que foi retratada.

mesmo sendo uma hq e todo ilustrado, não chega à ser um livro infantil.

é uma leitura que não costumo fazer em relação a hq por isso a nota 4,0 a história em si é muito boa, captura a forma exata que Vincent retratava sua vida e suas artes

em comparação com outras experiências com a leitura, foi um dos livros mais curtos que já li pelo número de páginas, recomendo para quem queira iniciar uma leitura mais avançada ou goste de história em quadrinhos, pois se trata sobre assuntos que sempre vamos ouvir além de mostrar a arte no geral.

A AUTORA

Barbara foi vencedora do melhor prêmio Holandês de melhor autor de hq 2009.
retrata suas histórias com uma característica única.
nasceu em 1970 em Groningen, na Holanda.
trabalhou como fotógrafa e jornalista até estrear, em 1998 com o livro de tiras BARBARAAL TOT OP HET BOT, no qual retratava o próprio cotidiano.
seu traço original, sua narrativa delicada e sua maneira de ampliar pequenos detalhes da existência fizeram sucesso. Vincent é seu oitavo livro, no qual ela trabalhou por três anos, com apoio do museu van Gogh de Amsterdã (biografia retirada do próprio livro)

Luisa Cruz 28/07/2021

Amei
Quadrinho muito gostosinho de ler! Amei conhecer um pouco mais da história de Vincent Van Gogh! Artes magníficas!

Mariele 25/07/2021

Fofo
A arte dos desenhos desse livro são ternas e maravilhosas. A história parece um pouco fantasiosa mas muito boa

Joana Ern 30/06/2021

Nossa, as ilustração desse livro são simplesmente perfeitas estou apaixonada! Muito interessante, mostra os anos finais de Vincent.
Vivian.Naiara 03/07/2021minha estante
Se é para ver ilustração, fofa no Google