Apenas um Ano

Apenas um Ano Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Ano

Kaline.Alencar 17/07/2020

Começo e meio são muito bons já o final deixa muito a desejar.

Layanne 02/07/2020

Posso dizer que amei e odiei Apenas um ano. Amei o fato de poder conhecer Willem, amo o espírito aventureiro e viajante dele, e amo o fato de poder conhecer lugares devido suas viagens em busca de Lulu (Allyson). É divertido viajar para Índia, conhecer a adorada Amsterdã, e poder sentir a leveza do Willem de apenas seguir, sem bagagens, como ele diz o quanto aprendeu viver com pouco, acho isso um tanto de corajoso, viver como mochileiro, ter a sua vida em um passaporte acho bem massa. Fico feliz por sua reaproximação com sua mãe e aí você entende o porquê dele sempre apenas seguir e não levar a vida a sério, e o quanto sempre fugiu de compromisso ou do amor. Você compreende tudo o que ele passa, a ausência da mãe, sente raiva da mãe, e depois compreende um pouco, dela ser tão fria com o pobre Wills. Gosto do seu desenvolvimento como ator e do quanto ele se encontra no papel como Orlando.
Incrível como tudo acontece da forma que deve acontecer, talvez não acredito em destinos ou coincidência, mas acredito que tudo tem um motivo para acontecer, no momento não entendemos, mas depois isso faz sentido, é justamente as viagens em busca da Lulu que muda oi direciona muitos acontecimentos futuros na vida do Will, e as pessoas que cruzam nosso caminho, o quanto pode impactar, em uma viagem onde jamais esperaríamos...
Li Apenas um dia faz muito tempo, algumas coisas ficaram esquecidas e a medida que a história acontece algumas coisas voltam, já imaginava o final da história, que teria o mesmo rumo do primeiro livro, porém foi o que me decepcionou, um final sem final, um final que ficou em aberto, que merecia ser contado, isso me decepcionou bastante. No mais é uma história simples, e me prendeu, pois da mesma forma que você torce para Allyson encontrá-lo no primeiro livro, mais ainda você torce para o Willem encontrá-la, e enfim acabar com o sofrimento de ambos.

Mari 25/06/2020

Uma aventura incrível
Entrar na mente de Willem foi algo incrível. Conhecer um pouco mais sobre seu passado, suas inspirações, o que almeja. O espírito livre dele faz com que queiramos sair em uma aventura sem nenhum planejamento.

sma.bianca 24/06/2020

É sobre se perder para se encontrar. Sobre duas pessoas que nem se conheciam, mas que em somente um dia, perceberam que se enxergavam melhor do que ninguém jamais os enxergou.
Esse livro fala sobre relacionamentos familiares, amorosos e, em especial, sobre autoconhecimento. Willem é um no começo do livro, e ao final é outro, ainda que seja o mesmo, mas com um melhor entendimento sobre si.

Vivi 23/06/2020

Li o livro apenas um dia há bastante tempo, logo não me lembrava de como a narrativa tinha se desenrolado. Comigo havia apenas a premissa do livro e a curiosidade de saber o que o segundo livro "apenas um ano" reservava.

A leitura deu se de forma rápida e fluida, acompanhando a escrita dócil de Gayle. A história nos faz sempre querer saber o que vai acontecer em seguida, como Willem vai se comportar e encarar as situações da vida, os acasos (ou não acasos).

O crescimento da personagem é palpável e enche os olhos. Willem cresce a cada capítulo, muda, muda de novo e muda mais uma vez. Somos apresentados a trechos da sua história em que seus pais são protagonistas de uma própria história e Willem é telespectador. Cada flashback traz ao holandês um novo jeito de ver a vida, uma nova perspectiva.

Lulu está sempre a espreita, guiando com sua não invisível os caminhos que Willem irá tomar. Ou não. Tudo é uma série de acasos, consequências, coincidências e destino.

Talvez minha única ressalva seja querer saber mais do final que é apresentado.

Entre estar perdido e se encontrar, Willem nos traz a perspectiva de um recomeço. Ao final da leitura nos resta um sorriso e o coracao quentinho...

Marta 22/06/2020

Um outro ponto de vista
Apenas um Ano é o segundo livro, mas não se trata da continuação de Apenas um Dia, é a mesma história narrada pelo ponto de vista de Willem. Durante a leitura viajamos junto com o narrador, conhecemos vários lugares do mundo, suas características e costumes.
Enquanto no primeiro livro acompanhamos Allyson sem saber o que aconteceu, em Apenas um Ano, conhecemos mais sobre a vida e a personalidade de Willem. Um garoto rico que viaja pelo mundo sozinho desde a morte do pai, há três anos. Desde então, sente-se abandonado pela mãe.
Willem acorda no hospital com perda de memória, após ser agredido na rua. Ele sabe que precisa encontrar uma garota, mas não se lembra onde e quem. Aos poucos, a memória volta, mas Willem não sabe nada sobre a garota com quem passou a noite, apenas lembra que a chamava de Lulu.
Willem pensa em Lulu e até procura por ela, mas não deixa de aproveitar a sua vida. Depois do encontro em Paris, Willem torna-se mais maduro e aprende a lidar com os seus problemas pessoais.
Convenhamos que as coisas são muito fáceis para Willem. A mãe manda dinheiro quando ele precisa e as portas se abrem com muita facilidade na sua vida. Sem mais nem menos, ele é convidado a estrelar um filme! Depois, ganha o papel principal no teatro. Willem não precisa se esforçar, parece que as oportunidades caem do céu!
O livro mostra o reencontro deles e agora é só ler o terceiro livro: Apenas uma Noite, que conta o que acontece após o reencontro dos dois. Pelo que li na web, é um conto. Também li em algum lugar que a trilogia vai virar filme. Vamos torcer!!!
Se gostou da resenha, siga o meu perfil literário: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B-nKz0rD4oY/?utm_source=ig_web_copy_link

Júlia 11/06/2020

Terminei Apenas um dia achando Willem um extremo cafajeste, e terminei Apenas um ano admirando muito a pessoa que ele se tornou, e tudo por causa de sua Lulu. Muito emocionante ver toda a sua trajetória e saber que a todo momento ambos estavam conectados, independente da distância entre eles. A autora fez um belíssimo trabalho encaixando as duas obras e preenchendo as lacunas da história.
Como não se envolver com esses dois? Como não vibrar sabendo que ambos estavam tão perto de se encontrarem e, por razões do universo, não se encontraram? Terminei a história tendo certeza de que ambos se reencontraram no momento certo, no momento em que deveriam se reencontrar!
Pra quem não sabe, tem o final da história no livro Just One Night!!!! Vale a pena conferir e ficar ainda mais intrigado com a história de Alysson e Willem!

talissa.dezanetti 14/05/2020

Estou "manchada"
Que história!!! Muitas reflexões. Não é um romance cliche. Na verdade trouxe muitas outras questões a tona. Me fez olhar para dentro de mim. Pensar sobre o tempo. Sobre Manchas. Sobre feridas. Sobre liberdade. Viagens. Lar. Sobre acasos. Destino. Vida.

Quero urgentemente ler "Just one night"

Renata 07/05/2020

que sequência perfeita.
?Ah mas quando chega no ápice do livro, ele acaba?. Nãooooo, os dois livros revelam o crescimento e a evolução dos dois, separados, para então construir uma história juntos.
Willem se encontrado. Allyson se encontrando. Eles se encontrando.
perfeitoooo, tem meu coração.

Mia Fernandes 04/05/2020

Apenas um ano
Eu estava literalmente roendo as minhas unhas para saber o porquê de Willem ter dado um pé na bunda de Lulu depois da noite entre eles. Se em Apenas um Ano vivi um dia de liberdade memorável no qual modificou todos os meus sentimentos, em Apenas um Ano vi que o acontecimento de um dia pode evaporar, mas a sensação fica latente dentro de algum lugar desconhecido do coração e que é preciso coragem, um pouco de loucura, contar com a sorte e o destino para descobrir o que está faltando e voltar a ser sentir completo.

Apenas um Ano é o volume final da série Apenas Um dia. Logo de cara, descobri que Willen sofreu um acidente e que acabara perdendo a memória daquele dia vivido com Lulu, mesmo não se lembrando dela, ele sabe que perdeu algo e que precisa recuperar urgentemente. Sem nenhuma pista sobre a garota, os dias acabam passando como uma eternidade. Willen não está somente na busca de Lulu, mas também em busca de si mesmo. Ele passa este ano costurando velhos relacionamentos, pulando de cidades. Ele sempre acreditou no acaso, como uma bússola para guiar a sua vida. Será que ele vai perceber que o acaso que ele viveu com Lulu foi muito mais que isso.

Willen é um personagem bem mais profundo do que eu estava preparada para um cara que não tem responsabilidades. Por ser um viajante, ele possui muita bagagem, existem muitos sentimentos e relacionamentos que precisam ser aparados. E nesta busca de Willen que começamos a conhecer este garoto holandês e os seus mistérios. O livro é cercado de desencontros até finalmente culminar na cena final do primeiro livro. Já que em ambos, autora mostra o que cada um fez após aquele dia em Paris.

Recomendo para aqueles que gostam de uma boa história de amor, que acreditam no destino, acaso e no poder que um dia para fazer na sua vida.

xoxo
mia fernandes.

Flavia.Barreto 28/04/2020

O lobo não tão solitário da estrada
Quando li apenas um dia confesso que fiquei com uma raivinha do Williem por ter feito o que fez e por algumas atitudes da Allyson , porém neste livro eu me apaixonei por ele. A história em si é muito bonita , pois não fala só sobre encontrar uma garota, mas sim encontrar a si mesmo. Amei cada encontro que ele teve nas viagens , o jeito que a autora descreve os lugares parece que é você que está observando e vivendo onde se passa a trama. Todos os personagens são incriveis. Para quem ja gosta das obras de William shakespers é um prato cheio e para quem não conhece é uma introdução a ele. No final de tudo a gente até se identifica um pouco com o Willien que nos faz acreditar que o acaso é possivel as vezes.

cee. 03/03/2020

null
Uma boa conclusão pra essa história, e eu gostei muito de ver o lado do Willem, da narrativa dele e de tudo o que ele fez durante o ano em que ficaram separados.
Adorei. O livro é tão bom quanto o primeiro e deixa aquele gostinho de quero mais.