Apenas Um Ano

Apenas Um Ano Gayle Forman




Resenhas - Apenas Um Ano


199 encontrados | exibindo 196 a 199
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Camilla 03/06/2015

Resenha do blog Segredos e Sussurros entre livros
Lançado no mês de maio pela Editora Novo Conceito, Apenas um ano (título original: Just one year) conta a história iniciada no livro Apenas um dia, sob a perspectiva de um segundo personagem. Da autora de Se Eu Ficar, o romance ao estilo road trip, mais uma vez consegue trazer ao leitor o lado instrospectivo de uma viagem pelo mundo, que pode funcionar muito bem como fuga.
Leia também a resenha de Apenas um dia.

Conheci Apenas um dia, o livro que antecede Apenas um ano, no mês passado. A leitura acabou me saindo mais prazerosa do que eu esperava. Embora ação não seja uma palavra que se aplica ao romance, a história se desenrola de uma forma muito interessante, e bastante reflexiva. No livro anterior, conhecemos a trajetória de Allyson, que em viagem pela Europa acabou encontrando Willem, o garoto desgarrado e com uma filosofia de vida muito diferente do que ela sequer poderia imaginar. Em apenas um dia, Allyson vive mais emoções ao lado de Willem do que em toda a sua vida, mas um desencontro põe fim ao breve novo lado de Allyson, que volta para a casa sozinha e com um novo rosto habitando seus pensamentos. Enquanto isso, Willem está vivendo e convivendo com as consequências daquele encontro e desencontro, e é aí que Apenas um ano se inicia.

Aos olhos de Allyson, Willem é a personificação de um estado de espírito: o de liberdade; aos olhos do leitor, Willem é uma incógnita. Talvez ele não seja tão livre quanto aparenta, mas ainda assim, ele sabe bem como afastar a rotina e experimentar coisas novas. O problema é que a versão de Willem que Allyson conheceu não é a versão completa, com direito a bugs e dramas familiares. Neste livro, temos a oportunidade de acompanhar, na íntegra, os passos de Willem após o desencontro que tanto nos devastou em Apenas um dia. A dúvida levantada por Allyson anteriormente é finalmente esclarecida para o leitor, mas nem isso é capaz de nos preparar para a jornada de Willem, que agora passa pela Índia, México e, bem, pela Holanda. Assim como o livro anterior, a maior jornada dos personagens é a do autoconhecimento, proporcionada após muita perda, solidão e necessidade de compreensão.

Vamos lá, eu realmente desejei um final romântico para ambos os livros e não posso negar que mesmo diferente, a história chega lá. Não da forma como imaginamos, no entanto. Willem é uma pessoa mais ativa e, por isso, nos leva a lugares bem mais interessantes. Ele faz de tudo para se encontrar, até mesmo encarar o lugar que ele evita há mais de dois anos. Ao contrário do que se possa supor, não se trata exatamente de uma sequência para Apenas um dia, mas uma história paralela ao livro anterior, iniciada no ponto mais agustiante de Apenas um dia. Apenas um ano é, para mim, bem mais emocionante, pois Willem é um personagem muito denso e com uma carga emocional muito mais pesada do que a de Allyson. Bom, resumindo, não dá para não amar essa versão.

A diagramação é bem típica da editora, com uma ótima revisão. A capa segue o mesmo padrão de Se Eu Ficar, embora Apenas um dia tenha sido lançado com uma capa de outro estilo e, posteriormente, alterada para a atual, parecida com a de Apenas um ano. Ambas são bonitas, então nem preciso comentar. O livro é recomendado a todos que desejem uma leitura tranquila e inspiradora.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Mari Siqueira 03/06/2015

Apenas perfeito!
Uma fantástica viagem pela Europa, um amor interrompido, uma série de acasos e o outro lado da história. Se no primeiro volume da duologia, Gayle Forman já havia conseguido me conquistar, neste segundo volume, a autora prova, mais uma vez, sua genialidade. Uma mesma história tem diferentes verdades e esse conceito abstrato e subjetivo de verdade é, como na duologia Se Eu Ficar, o eixo central da sua narrativa.

'Apenas Um Ano' é a continuação de Apenas Um Dia e mostra, o que aconteceu com Willem neste um ano que se passou durante o livro anterior. Conhecendo a sua versão da história, descobrimos porquê ele não voltou para buscar Lulu em Paris. Com um desenvolvimento ainda mais intenso que o do primeiro livro, Apenas Um Ano tem drama, realidade e ficção na medida certa. Além, é claro, de todas as ricas referências shakespearianas que Gayle Forman emprega em seu texto.

Os livros da autora são todos baseados em pdvs (pontos de vista) específicos. Isso faz cada um de seus livros, uma obra única e ao mesmo tempo múltipla. Sob uma mesma história, Gayle cria duas verdades e essa compreensão estendida sob os olhares de cada protagonista é o diferencial em sua escrita. Ao término do primeiro livro você formará uma imagem a respeito do protagonista, porém, no decorrer do segundo livro, você vai enxergá-lo de outra forma.

Essa transição entre pontos de vista é uma tendência literária que tem conquistado espaço no mercado e está presente em grande parte dos new adults. O fato de você enxergar que cada história tem vários lados a serem analisados, não só te ajuda a compreender o livro, mas também a vida. Por esse e outros motivos, Gayle Forman tem o meu absoluto respeito e admiração, ela amplia os horizontes e as possibilidades de compreensão do texto.

Depois de um dia perfeito, Willem e Lulu se desencontram. Assim como o destino os uniu, também os separou e aí, provavelmente se esconde uma das maiores sacadas da autora: a improbabilidade dos acasos. Qual a chance de você se apaixonar à primeira vista pela pessoa certa? E o que você faria se encontrasse a pessoa certa dentre todas as pessoas do mundo e simplesmente a perdesse? Sem nem mesmo saber o nome verdadeiro de Lulu, Willem descobre que reencontrar a única garota por quem ele já se apaixonou pode ser impossível. Mas o que é o impossível se não um grande acaso?

A fama de Willem De Ruiter não é das melhores: mochileiro, playboy e conquistador. É assim que todos o vêem, e possivelmente, assim que ele mesmo se vê. Mas depois de conhecer uma garota diferente de todas as outras, ele talvez tenha encontrado o que sempre esteve buscando. Viajar pelo mundo era uma fuga, gostar de todas - e não amar nenhuma - também.

Enquanto tenta reencontrar a jovem que o encantou, ele vai viajar o mundo tentando se reencontrar também. A relação difícil com os pais, a indecisão sobre o futuro, o medo de arriscar. Todos os anseios e medos dos jovens são explorados nesse livro de Gayle, que vai conquistar os corações, assim como Willem.

A duologia é uma viagem fantástica! Holanda, Inglaterra, Índia, México, o mundo todo em trezentas páginas. A leitura me conquistou de mil maneiras diferentes, e em especial, por eu ter enxergado tanto de mim mesma nesses protagonistas. Os sentimentos, as sensações, os temores que a autora expôs me são familiares e em muitos momentos vi minha própria vida se confundir com a narrativa. Foi uma das melhores leituras que eu já fiz, me levou para ver o mundo ao mesmo tempo que me fez refletir. Gayle é assim mesmo, duologia, dupla felicidade, dois pontos de vista. Duas dicas: ame e viaje.

"Ela tem de estar aqui. Talvez não nesta festa, nem nesta praia, nem nos resorts que visitei, mas em algum lugar aqui. Nadando nesta água, na mesma água em que estou agora.
Mas o oceano é imenso. E o mundo é ainda maior. E talvez tenhamos chegado o mais próximo que devêssemos chegar." (p. 131)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
comentários(0)comente



@BecoDosLivros 30/05/2015

Romance adulto
“apenas um ano” é o companheiro brilhante e conclusão para “apenas um dia”. Enquanto “apenas um dia” é dublado por Allyson e narra o dia em que passou em Paris, com Willem, bem como o ano de crescimento pessoal que se seguiu, “apenas um ano” é o lado de Willem da história. Cada pergunta que teve sobre Willem depois de ler o livro de Allyson é respondida. Mas muito mais do que responder a perguntas, ficamos conhecendo Willem completamente, e como isso acontece, nós testemunhamos um crescimento notável nele também. Nesse livro você vai descobrir como é convincente e imediata a conexão de Willem e Allyson, e como é óbvio o quão certo e necessário que eles são um para o outro, naquele dia, naquele momento no tempo que passaram juntos. Como dolorosa é a separação, mas como é claro que nenhum deles está pronto para uma relação com o outro (ou com ninguém). Quanto eles crescem no ano que se segue, e a questão de saber se eles ainda se encaixam depois de tudo. Será que ainda eles vão ver no outro verdade depois de um ano de diferença? Será que esta questão importa mesmo?
Se você está procurando um romance jovem adulto, eu diria que... esses são os livros certos, “apenas um ano” e “apenas um dia” são sobre os ensaios e atribulações da auto-descoberta mais do que qualquer outra coisa. Eu amei que eles são romances de companhia, em vez de seqüelas, e gostaríamos de ver esta narrativa ainda aparecer mais na literatura adulta jovem. Ele vai mostrar que uma perspectiva não pode realmente dar-nos toda a história.

site: https://www.youtube.com/channel/UCnNYFGQ4CAg1hYzaC9Vn6Mg
comentários(0)comente



Manu 18/05/2015

Um dia, um ano..
Depois que você descobre com Allyson como um dia pode mudar o rumo da sua vida...
Aprendi com Willem, que um ano, pode durar uma eternidade...

Willem o viajante que trata a vida um "acaso", descobre que sim um dia.. um olhar.. e um encontro por acaso pode mudar o rumo de sua vida.
Que todas as suas viagens talvez não faça mais sentido e que a única pessoa que ele conhece que pode dar sentido a sua vida.. está..
Onde ela está?
Paris?
México?

Só que o "acaso" nem sempre é apenas um "acaso"...
Um dia pode se eternizar como um ano ou uma vida!
Natalia 25/05/2015minha estante
Olá Manu, me tire uma dúvida por favor, no começo do livro ele está no hospital mas não como ele foi lá, no desenrolar da história nos mostra como ele foi de fato parar no hospital? Estou numa aflição só pra saber.


Carol | @carolmariotti 29/05/2015minha estante
Sim Natalia. Ficamos sabendo o que acontece sim :)




199 encontrados | exibindo 196 a 199
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR