Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

resenhasdajulia 30/06/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita da Sarah e eu adorei!

Sydney sempre viveu à sombra de Peyton, seu irmão mais velho. Quando ele, ao dirigir bêbado, atropela um adolescente, o deixando paraplégico, as coisas mudam completamente na casa de Syd.

Ela sempre esteve em segundo plano para os pais, mas depois da prisão do irmão, isso fica ainda mais em evidência. Então ela decide que é hora de uma mudança.

Em uma nova escola, Sydney faz amizade com os irmãos Layla e Mac Chatham, e se sente muito acolhida pela família deles.

É um livro fluido, que não tem muitos altos e baixos, mas adorei acompanhar o processo de crescimento da Syd e me identifiquei com ela em diversos momentos.

Achei o final um pouco corrido, porque eu queria muito saber o que aconteceria naquele encontro. Mas me surpreendi com esse livro, não imaginava que eu fosse gostar tanto!
ivy! 30/06/2021minha estante
arrasou na resenha, Juuuu!?

ivy! 30/06/2021minha estante
ainda não li esse livro, meu primeiro e único (até agora) contato com a escritora, foi em " só escute" e adorei !!!??

resenhasdajulia 30/06/2021minha estante
Obrigadaaa ?
Quero muito ler "Só Escute"!

Margô 02/07/2021minha estante
Não conheço a autora...qual o gênero?

resenhasdajulia 02/07/2021minha estante
Jovem adulto, Margô!

Margô 02/07/2021minha estante
Ah tá! ??????

Naty__ 08/01/2016

Nada melhor do que terminar/iniciar o ano com uma leitura que nos leva à reflexão. Geralmente as pessoas são fadadas à ideia de que o início do ano é um processo de mudança, de observar o que foi feito de ruim para que não seja repetido. Diante dessa linha de pensamento, esse livro é um grande auxílio para quem deseja essa meditação.

Dessen trata sobre superação, amadurecimento e, claro, antes de tudo isso vem os erros que ela soube descrever muito bem. Durante a história, senti-me comovida pelos personagens principais e consegui me colocar no lugar de cada um – aliás, quase. Sidney é uma garota simples e que vive rodeada de simplicidade, aquele tipo de pessoa que passa na rua e você nem a nota.

Em contrapartida, seu irmão é o queridinho da família, sempre teve tudo o que quer, popular, chama a atenção por onde passa, além de ter uma beleza singular – algo que Sidney tem apenas de forma comum. Essa parte me incomodou um pouco, até porque como classificar uma beleza comum de uma singular? É algo um tanto quanto subjetivo e me parece que a autora usou de padrões que a mídia tenta, incessantemente, forçar-nos a entender e a aceitar. Entretanto, comigo isso não funcionou e não funciona. A beleza que sentia em Sidney é algo totalmente fora do comum, a garota refletia da maneira mais lógica que uma pessoa sensata poderia refletir, porém, geralmente não fazem. Vou explicar o motivo: seu irmão, Peyton, foi preso ao dirigir embriagado e atropelar uma adolescente que ficou dependente de uma cadeira de rodas.

A todo o momento Sidney reflete na conduta de seu irmão e não passa a mão na cabeça, não sente dó pela sua punição. Vi na protagonista uma forma realista de ser, ela parecia ser a única a enxergar a culpa no irmão, enquanto seus pais apenas almejavam a liberdade a todo custo. Contudo, é essa maneira diferenciada de Sidney observar as coisas que as pessoas deveriam ter quando um parente seu comete um crime ou algo próximo disso. Claro que não é para condená-lo duas vezes, a própria justiça trata de fazer isso com a sociedade. Porém, os pais de Peyton tratavam-no como se fosse um inocente, um filho coitadinho e mimado. Não se preocupavam com a frustração que Sidney estava passando por sempre fazer a coisa certa e nunca receber a atenção devida. A sensação que tive, depois da prisão dele, foi sobre a atenção dada pelos pais – que já era muita –, passou a ser exacerbada e voltada exclusivamente ao jovem.

Senti a dor de Sid e o mimo exagerado de Peyton, mas também pude notar o amadurecimento no decorrer da obra, Dessen explorou esse lado muito bem. No entanto, como nem tudo são flores e nem todas as obras são classificadas como melhores do mundo, aponto este como um livro muito bom, mas que poderia ter sido desenvolvido melhor. Durante a leitura senti que outros assuntos tratados poderiam ser excluídos da história e não faria diferença alguma. Parecia mais um jeito de aumentar e deixar o leitor curioso para saber o que aconteceria no final – o que não foi nada de extravagante.

Um ponto essencial que devo abordar é sobre a escrita de Dessen. É fantástica, fora do comum e instigante. Você lê e quer continuar lendo, mesmo notando que alguns pontos na história são desnecessários; você sente que precisa chegar ao fim para descobrir tudo e somente depois fechar os olhos e refletir sobre o desfecho.

Tratando da capa e da diagramação foram muito bem feitas, a primeira apresentou um trabalho estético que chama a atenção em qualquer prateleira numa livraria; a segunda proporciona uma leitura agradável, com folhas amareladas, letras e espaçamentos ótimos. A respeito da revisão notei um erro no nome da personagem, na contracapa está Sydney, mas no decorrer da história ela é tratada por Sidney. Os demais erros foram bem insignificantes e não atrapalham no entendimento. Uma ótima obra para quem procura uma grande lição.

Quotes:
“Do jeito que minha mãe falava parecia que Peyton ia receber um diploma de Harvard, não o certificado de um curso na prisão que, para ser honesta, era obrigatório. Mas minha mãe era assim. Quando o assunto era Peyton, qualquer coisinha boba já virava um feito sensacional” (p. 213).

“– A questão é que reconheço que fiz algo que não devia. Quebrei a confiança dela. Mas foi a única vez na vida, a única vez que fiz qualquer coisa errada. Pelo castigo que ela me deu, parece até que fui eu que quase matei alguém (p. 340).

“Era isso. Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto, você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel” (ps. 399-400).
Eduarda Rozemberg 04/11/2016minha estante
O que fazer quando você só ouve falar bem dos livros da autora e você é a única que ainda não leu nenhum? Percebe-se que ela gosta de histórias mais do cotidiano, dando um drama a mais pra isso. Bem o meu estilo de livro.

Lana Wesley 13/01/2017minha estante
Quando comecei a leitura desse livro estava com tanta expectativa, que talvez seja isso que me deixou insatisfeita com esse livro. A autora consegue relatar de forma muito agradável os problemas familiares, e como isso atinge os filhos de forma ruim, no entanto o desenrolar da história foi tão parado, uma leitura sem muitos acontecimentos, que eu só queria que acontecesse algo ruim para que a trama desse uma guinada. Espero que os próximos livro dela sejam mais ativos, com altos e baixos.

Marta 19/01/2017minha estante
Estou louca para ler esse livro!! Mas infelizmente ainda não tive oportunidade!!
Beijoss

Alison 02/03/2017minha estante
Olá, autores que prendem o leitor até o fim da obra são escassos, a autora acrescentou bastante profundidade aos personagens, permitindo-nos sentir suas emoções. Beijos.

Aione 25/08/2015

Por nunca ter lido nada de Sarah Dessen e sempre ter ouvido maravilhas sobre suas obras, fiquei muito curiosa pela leitura de Os bons segredos, lançamento da editora Seguinte.

Em primeira pessoa, conhecemos a história da protagonista Sydney, uma adolescente que sempre viveu às sombras do irmão, mesmo após o jovem ter sido preso por causar um acidente ao dirigir embriagado, o que levou um garoto de 15 anos a ficar paraplégico. Sydney, ao mudar de escola, acaba iniciando um processo de mudanças em sua vida que, inevitavelmente, desencadearão seu amadurecimento.

Não foi nem um pouco difícil para mim me envolver com a leitura. Embora Sarah Dessen forneça descrições de forma suficiente para que o cenário da trama seja bem situado, foi principalmente o aprofundamento emocional de Sydney o responsável pela minha rápida imersão na história. Aos poucos, somos capazes de compreender as situações ao redor da protagonista, e, sempre inteirados de seus sentimentos, podemos analisar cada fato através de sua ótica.

Em vista disso, da mesma forma em que é possível sentir empatia por Sydney e compartilharmos, assim, de suas emoções, também descobrimos ao lado dela novos horizontes e possibilidades, antes ignorados. É importante dizer, também, que Sarah Dessen discorre sobre as temáticas com leveza, embora não superficialmente, fazendo com que a leitura não seja emocionalmente carregada, mas sim agradável e sutilmente reflexiva.

Assim, minha leitura foi principalmente motivada pelas emoções despertadas pela história, bem como pelo interesse no desenrolar dos fatos. Foi impossível não me apaixonar pelos Chatham, família de Layla, nova amiga de Sydney, ao mesmo tempo em que tanto torci pelo desenlace romântico do enredo quanto me revoltei com muitas das situações familiares vivenciadas pela protagonista. Contudo, Sarah Dessen também foi capaz de apresentar “o outro lado da história” através de alguns recursos, como a mãe de Layla: ao ouvir os desabafos de Sydney e aconselhá-la, expõe pontos de vistas incapazes de serem notados pela protagonista por conta de seu envolvimento emocional com os fatos. Dessa maneira, humaniza, por exemplo, a mãe de Sydney, e atenua suas características negativas, possibilitando, ao mesmo tempo, que a protagonista amplie suas perspectivas e seja capaz de amadurecer.

De modo geral, Os bons segredos me proporcionou uma gostosa leitura, aliada a uma positiva mensagem de amadurecimento e auto-descoberta, bem como me deixou encantada pela escrita e habilidade da autora em lidar com conteúdos delicados. Uma ótima opção a quem procura um bom entretenimento, mas totalmente não-recomendado para se ler estando com fome: resistir, durante a leitura, ao desejo de saborear uma suculenta pizza ou deliciosas batatas-fritas não é uma tarefa fácil.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/08/25/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen/
Carol 26/08/2015minha estante
To louca pra ler esse livro!!! Já li um livro da Sarah, Just Listen e gostei muuuuito!

Aione 26/08/2015minha estante
Vale a pena, viu? Tá tendo promoção dele no blog :)
Tô com Just Listen pra ler e muito curiosa!!

Carol 27/08/2015minha estante
*corre pro blog pra participar da promoção* Hahahaha É uma história muito bem trabalhada! Eu gostei muito. Espero que você goste também!

Mey 05/10/2015

Sabe quando você não dá nada para um autor e que quando você resolve ler um de seus livros, fica pensando "Por que eu nunca li esse livro?". Na semana passada eu vivi essa situação na pele, quando li o novo livro da Sarah Dessen, "Os Bons Segredos", durante a leitura eu só pensava que deveria ter dado uma chance para autora há muito tempo.

"Os bons segredos" segue os passos de Sydney, uma menina que se sente invisível, principalmente, quando está ao lado do irmão. Um dia a vida dela muda, quando em uma tarde, entra em uma pizzaria, e conhece os Chatham.

A escrita de Sarah Dessen é envolvente e fluída. Mesmo com suas 400 e tantas páginas passam muito rápido. A leitura se torna envolvente porque temos personagens muito reais, que é fácil de se identificar com Sydney ou os Chatham. Além de deixarem a sensação de empatia, as personagens são muito encantadoras. Ao mesmo tempo em que a leitura era leve e fácil, me sentia angustiada, por muitas vezes me sentir no lugar da protagonista, que em muitos momentos era injustiçada.

Gostei do modo com que Sarah Dessen escreve porque gosto de gente que escreve YA contemporâneo e consegue mostrar o cotidiano de uma maneira interessante, mas realista. Gosto da maneira com que ela trata de assuntos "pesados" de uma maneira delicada. E gosto da facilidade e complexidade de suas personagens, fazendo com que eles fossem únicos. Me vi encantada pelo Mac, envolvida pelo brilho de Layla e me diverti com o Eric.

O livro é uma sucessão de fatos, que vão se desenrolando, mas que não são acontecimentos bombásticos, são apenas fatos. Mesmo sendo acontecimentos amontoados, a estória tem um quê de magia, magia nos momentos simples, em que você está com amigos, assistindo um filme, comendo batata-frita, cantando, dentro do carro, essa é a magia de "Os bons Segredos"

Essa estória é divertida, doce, triste e intensa, daquelas que não dá para falar demais, porque pode estragar. Mas daqueles que merecem ser lidos, devorados e absorvidos. Daquele tipo que causa ressaca e que sempre vai ser lembrado, com uma sensação de quentinho no coração. Não tenho nem palavras para descrever o quão maravilhosa foi essa leitura, apenas leiam e se sintam apaixonados por esse livro.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2015/10/resenha-os-bons-segredos.html
Nai 30/11/2016minha estante
Ai, eu estou apaixronada por esse livro e sua resenha conseguiu definir minhas impressões.

Patty 02/01/2017minha estante
Estou gostando bastante até agora, mais ou menos umas duzentas páginas lidas...

Kennia Santos | @LendoDePijamas 08/08/2018

No fim das contas, nem existiam segredos para serem chamados de 'bons'.
Título: Os bons segredos (Saint Anything)
Autora: Sarah Dessen
Classificação: 3,25/5

Sydney é uma adolescente que sempre viveu à sombra de seu irmão mais velho, Peyton. O rapaz é bonito, carismático e conquista todos que estão à sua volta. Mas ele também possui um comportamento autodestrutivo que o levou a diversos castigos e punições, incluindo temporadas em clínicas de reabilitação.

As coisas se agravam ainda mais quando Peyton dirige bêbado, causa um acidente que deixa um garoto paralítico e é preso. Os pais simplesmente se negam a enxergar a situação como um todo, e vêem apenas o 'menino de ouro' que precisa ser ajudado de qualquer forma. E mesmo depois de diversas tentativas, não há saída: o rapaz deverá cumprir sua pena.

Sydney, agora sem a referência de Peyton, se vê sob a difícil escolha de trilhar seu próprio caminho e fazer suas escolhas, e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo.

Em uma tarde comum, voltando da sua nova escola, ela para em uma pizzaria qualquer e é lá que ela conhece os Chatham. Uma família completamente diferente de todas que ela já conheceu: calorosa, amorosa e hospitaleira. Há Layla, uma garota cheia de ânimo e divertida que vive de coração partido; Rosie, a irmã mais velha atleta que já causou uma dose de problemas; o Sr. Chatham, que coordena a melhor pizzaria da região; a Srª Chatham, que mesmo doente e limitada, ajuda Sydney com seus sábios conselhos e Mac, o irmão mais velho que apesar de reservado, parece atrair Sydney cada vez mais com seu jeito.

Dentro desse novo âmbito, Sydney se sente... ajustada. E as coisas parecem finalmente possíveis, outra vez. Será que a garota, com a ajuda dessa "nova família", vai finalmente conseguir se encontrar?

Em "Os bons segredos", Sarah Dessen apresenta aos seus leitores um típico YA onde a mocinha vive à sombra de algo ou alguém, e de repente vêm um acontecimento e B A M! desestrutura tudo à sua volta.

Não vou negar que eu tinha grandes expectativas com relação à esse livro. Via muita gente falando bem da Sarah Dessen, incluindo booktubers e bookstagramers de grande renome. Agora, posso dizer que não encontrei nada além de uma boa escrita.

"Muito barulho por nada", definiria exatamente minha sensação depois de terminar. Não existe absolutamente nada demais na história, nos personagens, no desenrolar dos fatos... apenas uma boa escrita, um livro ok.

A personagem principal não me conquistou em absolutamente nada. Muito pelo contrário, eu passei MUITA raia com ela, porque ela é simplesmente PASSIVA. Deixa qualquer coisa passar por cima dela, não se manifesta, não fala um A sequer, não tem UM momento de explosão... fala sério, NINGUÉM é tão tranquilo assim, né? Ainda mais com todas as coisas que estavam acontecendo ali... argh, me irritei DEMAIS.

Os "bons segredos" na verdade nem existem. Achei que a autora ia trabalhar no relacionamento entre Sydney e seu irmão, explicar o porque ele mudou tão de repente de prodígio a problemático, sendo que havia espaço e sentido pra isso.. só que mais uma vez, NADA. Ficou por ficar, nada de explicação, só diversos pontos de interrogação.

A questão da arte na capa (que é bem bonita por sinal) eu também achei que estivesse relacionada à história, e de certa forma está, mas não tem APROFUNDAMENTO, entendem? É tudo muito superficial.

A família Chatham é bem bacana até, mas não me convenceu essa aproximação "mágica" que Sydney teve com eles. Em um dia ela é sozinha, no outro dia Layla já é sua MELHOR AMIGA, BFF INSEPARÁVEL. Não. SIMPLESMENTE NÃO.

Salvo à escrita, não tem nada demais. Tenho outro livro da autora aqui, "Uma canção para ninar", mas já não irei com tanta sede ao pote. Não aprendi nada com o livro, não tem nada de marcante, só mais um entre muitos. Infelizmente, "Os bons segredos" não me conquistou. Só mais um livro raso.
Thales 25/10/2018minha estante
Você definiu exatamente a minha experiência com esse livro. Infelizmente a obra não conquista e muito menos instiga o leitor a querer saber mais!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 25/10/2018minha estante
Pois é! Uma pena, porque a escrita é bem bacaninha de ler :/

Anne 14/08/2016

Os Bons Segredos
Meu Deus esse livro é incrível. Amei. A escrita é leve e rápida, fui acabando e nem percebi de bom que estava. Aborda temas incríveis e atuais. Não vejo a hora de ler mais livros da Sarah.
rafa 14/08/2016minha estante
Concordo

SahRosa 30/07/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Quando digo que alguns livros nos fazem ficar sem saber o que dizer, pode soar um pouco clichê, mas é a verdade. Acabo de concluir Os Bons Segredos de Sarah Dessen e ainda estou sem conseguir me expressar sobre a obra. A classificação do livro, talvez possa-lhe assustar, mas tentarei expor esse conflito de sentimentos que Os Bons Segredos me proporcionou, só que quero começar dizendo que sim, foi uma leitura de que eu gostei bastante, no entanto, não me arrebatou totalmente ou como eu esperava.

Os Bons Segredos, chegou até mim por indicação da Ju do Literata (Muito obrigada Ju!) e por uma ação da Editora Seguinte, agradeço a ambos pela oportunidade de conhecer a obra de Sarah, afinal, gosto muito de YA e estava confiante e ansiosa para ler a obra. Logo de inicio, a escrita de Dessen me cativou, a autora possui jeito com as palavras, facilmente o leitor ficará envolvido, afinal, seus personagens também são cativantes, mas a escrita fluida da escritora é especial, cada vez que as páginas iam passando e minha meta de leitura do dia chegando, não imaginava que eu tinha lido tanto e queria mais! Talvez esse seja um dos pontos que acabaram me entristecendo um pouco no final de Os Bons Segredos, eu queria mais, saber mais, pois muita coisa fica em aberto, seja em relação a Sydney, Peyton e até o David Ibarra.

Sydney é uma jovem que se considera invisível (quem nunca se sentiu assim?), seus pais tem a atenção voltada apenas para o filho mais velho, Peyton, que sempre foi o "projeto especial" da mãe, aquele que sempre estaria nos principais planos da família, afinal, o garoto era especial, bonito, inteligente, cativante, como a própria Sydney nos descreve, o mundo parece girar ao redor de Peyton, quando o mesmo está por perto. No entanto, o jovem caminha por uma estrada turbulenta e que muitas vezes é até sem volta, em meio ao álcool, furtos e promessas de melhorar, Peyton acaba em uma confusão catastrófica, e que muda radicalmente a vida de todos.

O mundo de David Ibarra e Peyton Stanford se choca em fatídica noite. Peyton passou um ano em reabilitação, todos pensaram que dessa vez ele consertaria seus erros, mas infelizmente nada é como esperamos, só que dessa vez a vítima é David, que fica paraplégico após ser atropelado por Peyton.

Sydney sente uma culpa imensa, não consegue parar de pensar nas consequências que o ato de Peyton causou e com isso, sua raiva sobre o irmão é grande e ver que os próprios pais não conseguem enxergar Peyton com um responsável pelo que aconteceu, mas sim como uma vítima de uma fatalidade, fazem com que Sydney tenha que carregar ainda mais culpa, remorso e tristeza, sentimentos que consequentemente a sufocam. Mas além da negligência dos pais perante a recém realidade de Peyton, a jovem ainda precisa ser forte para enfrentar a presença de Ames, que sempre está a espreita de Sydney, lhe observando e deixando uma sensação de desconforto, mas nem assim seus pais conseguem enxergar.

Com a mudança para uma nova escola e determinada a ter um ar diferente em sua vida, Sydney conhece Layla e Mac, a partir de agora, as idas até a pizzaria da família Chatam e as novas amizades fazem com que Sydney tenha uma felicidade que a muito tempo sentia falta, pela primeira vez ela era vista e se sentia grata por isso.

Possuindo personagens tão reais e uma atmosfera tão próxima de nossa realidade, Sarah Dessen faz com que o leitor sinta toda essa carga dramática e de sentimentos que cada um deles vivem, por ser narrado em primeira pessoa, sentimos na pele o desconforto de Sydney, sua angustia, raiva, além de alegria e desejo de que finalmente ela possa ter um pouco de felicidade, esta que surge ao começar a amizade com Layla. No entanto, por mais que Sydney tenha cativado, pois realmente simpatizei com ela, em alguns momentos da obra, senti que ela foi muito omissa com o que ela mesmo estava vivendo e com suas emoções. É claro seu desconforto sobre Ames, um personagem que definitivamente todos vão odiar, além de toda culpa que não era dela, a qual esta lhe sufocando cada vez mais, minha vontade era de pode lhe dizer para parar de sentir-se assim, de assumir o que o seu coração aclamava e colocar tudo para fora, acredito que uma conversa com os pais, mesmo que isto acarretasse aborrecimentos, brigas e discussões, fosse necessário para que a jovem não se sentisse com tanto peso nas costas, mas em boa parte da narrativa, Sydney apenas se queixa para si mesma e muitas vezes coloca-se em um papel de vitima, fique impressionada com a revelação sobre Peyton, o modo como Sydney o via era diferente e sinceramente, um livro com a visão de Peyton seria incrível, pois é um personagem que tem muito a revelar.

Julie Stanford, mãe de Sydney e Peyton, foi uma personagem que de inicio me deu muita raiva, eu não conseguia acreditar em sua atitude, em querer defender o filho, em querer fazer com a culpa dele fosse menor do que realmente era, mas com o avançar da leitura, essa raiva diminuiu e a passei a ter pena, afinal, ela é mãe, estava sofrendo tanto quanto a própria Sydney, e acredito que sua válvula de escape fosse tentar consertar um erro que ela pensava que fosse sua culpa.

Mesmo estando aqui escrevendo essa resenha, ainda estou em conflito sobre Os bons Segredos, que realmente é um livro que mexe com o leitor, expondo as diferentes personalidades de cada indivíduo e como algumas situações podem refletir de maneiras diferentes para cada um, posso dizer que sim, aprendi muito com o livro e por mais que não tenha sido uma leitura que me arrebatou, Os Bons Segredos é um livro que eu indico para todos. O final, sinceramente acabou me decepcionando, havia muito mais para ser dito e a ser mencionado, mas a autora optou por algo até meio apressado em minha opinião e senti que o desfecho foi abrupto, só que apesar deste detalhe e alguns pontos em relação a protagonista, Os Bons Segredos me rendeu uma leitura significativa, o romance que Sarah nos apresenta (sendo YA precisa ter um bom romance), é cálido, fofo e romântico, fiquei apaixonada pelo casal, mas não revelarei seus nomes para não dar spoilers, mas saiba que é impossível não se apaixonar por esses dois e Dessen cria uma relação que a tempos eu não vi em livros, que começa tímida e vai se tornando algo intenso, forte e lindo.

Enfim, apesar de algumas ressalvas, Os Bons Segredos é uma leitura tão envolvente, que não consegui desgrudar, Sydney nos diz que é invisível, mas não acredito totalmente nisso, ela possui um magnetismo fora do comum, mesmo que não perceba, não é apenas Layla ou Peyton que tem sua própria orbita como Sydney nos revela, mas ela também tem, tanto que o leitor sentirá parte da protagonista, como se fosse a si mesmo.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/07/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html
Aline.Joplin 21/08/2016minha estante
Achei o o final corrido me faltou alguma coisa nesse final...queria tanto saber como foi as duas decisões importantes na vida dela mais não...isso que faltou

moonliivs 05/08/2023minha estante
finalmente alguém falando sobre esse livro?

a.bookaholic 04/08/2016

Não é só mais um livro adolescente com capa bonitinha.
Os Bons Segredos trata de diversos temas, mas principalmente de algo bem preocupante: pais que defendem os delitos dos filhos.

Sydney é a protagonista da história, mas, tecnicamente, ela não é protagonista da própria vida. Ela sempre viveu à sombra de seu irmão. O mais inteligente, mais carismático, mais habilidoso, mais corajoso, o filho primogênito... enquanto Sydney é tratada como “o resto”, o que vem depois, o “se sobrar tempo”.

Mas não existe nada nem ninguém que seja perfeito.

Quando entrou no ensino médio, Peyton se tornou um delinquente. Mas como ele é o “cara perfeito”, os pais deles viviam acobertando as cagadas dele. A mãe ficava mais preocupada com aranhões no rosto dele que ele ganhou enquanto fugia da polícia do que com o fato de ele ter invadido uma residência, por exemplo. Até que um dia, Peyton acaba atropelando um garoto enquanto dirigia embriagado, e não teve nada nem ninguém que conseguisse acobertar isso. Portanto, Peyton vai para a cadeia.

Ninguém na família parece ser capaz de encarar o que realmente aconteceu. A mãe passa a viver em função do filho. Ela age como se fosse Peyton a vítima da história toda. Para piorar a situação, existe um amigo dele que acabou ficando bem próximo da família, próximo até demais. Ele causa medo em Sydney, mas o que ela pensa a respeito dele não é nem um pouco levado em consideração pela mãe.

Sydney acaba carregando essa culpa toda consigo, porque ela acha injusto que ninguém o faça. De forma indireta, ela acaba sendo uma das vítimas das irresponsabilidades do irmão. Ela tem suas liberdades cortadas porque o irmão fez coisas erradas. Ela muda de escola porque os custos com advogado para o irmão são altos demais, mesmo a família sendo rica. Só que indo para uma escola de bairro mais carente, ela acaba conhecendo pessoas tão diferentes dela e que, ao mesmo tempo, a entendem como ninguém.

"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada."

Os personagens são muito bem construídos e em momento algum a história fica monótona. Existe um romance, mas várias outras coisas acontecem o tempo todo. Previ que iria gostar muito do livro, mas não achei que fosse tanto! Recomendadíssimo!
helmalu 05/08/2016minha estante
Nossa, fiquei com muita vontade de ler. Esse enredo parece incrível e fiquei curiosa sobre esse amigo que se aproxima da família.

Carol D. Torre 29/10/2015

A Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas do gênero jovem adulto, adoro como ela aborda temas pesados e conflitos familiares em narrativas leves, divertidas e encantadores. Para mim ela é uma das poucas autoras do gênero que consegue traduzir essa época da vida com perfeição para as páginas. Dito isso, não preciso nem explicar o porquê estava tão ansiosa por Os Bons Segredos, o último livro da Sarah Dessen que foi lançado e que a Seguinte - ainda bem! - trouxe para o Brasil. E eu fico muito, mas muito feliz mesmo de dizer que não me decepcionei nenhum um pouco, pelo contrário, amei cada pedacinho desse livro.

Sydney sempre se sentiu vivendo na sombra do seu irmão mais velho, Peyton, como se fosse invisível tanto fora quanto dentro de casa. Nem quando ele deixou de ser o orgulho da família para virar o garoto problema isso mudou, na verdade fez com a atenção de seus pais se concentrassem ainda mais em Peyton, fazendo com que Sydney se sentisse ainda mais sozinha.

Mas tudo mudou de verdade quando Peyton acabou causando um grave acidente e foi condenado por isso. Querendo se tornar ainda mais invisível, a garota decidiu sair da escola em que sempre estudou e mudar para uma escola ainda maior. Foi depois do seu primeiro dia nessa nova escola que Sydney entrou em uma pequena pizzaria e acabou conhecendo os Chatham. Layla é engraçada, carismática e trata batatas fritas como coisa séria - séria mesmo! - e logo se tornam melhores amigas. Mac é o irmão mais velho que está sempre com um livro na mãe, mesmo quando está trabalhando na pizzaria, e que adora concertar coisas quebradas. Junto com eles e seus amigos, Sydney vai aprender a lidar com a sua família e com a culpa que sente pelo acidente que seu irmão causou, assim como também vai descobrir que para certas pessoas ela está longe de ser invisível.

Uma das características mais marcantes da Sarah Dessen são seus personagens. Eles são sempre muito reais, cheios de vida, qualidades e defeitos. É incrível como você consegue se relacionar com cada uma deles e sentir que eles são de verdade. Eu juro que durante a leitura senti como se a Layla fosse minha melhor amiga de longa data e que o Mac fosse aquele garoto pelo qual sou secretamente apaixonada. E a Sydney também se destacou demais como protagonista, logo nas primeiras páginas onde ela conta um pouco da sua história eu já senti uma identificação enorme pela personagem e uma conexão que só cresceu e se tornou ainda mais forte com o passar das páginas. Nenhum desses personagens são perfeitos, mas cada um deles, desde a Sydney até os mais secundários, todos eles possuem sua própria personalidade.

Outra característica muito especial da narrativa da Sarah Dessen é que nada do que ela escreve é por acaso, tudo no livro tem o seu porquê e se desenvolve no momento certo. Por mais que tenha mais de quatrocentas páginas, eu li o livro todo em uma sentada só isso porque a autora sabe como escrever de uma forma impecável e leve, atmosfera que se mantem mesmo nos pontos mais delicados da estória.

Eu já destaquei em outras resenhas de outros livros da Sarah Dessen que eu amo como a família é uma parte importante de todas as suas estória e em Os Bons Segredos isso não é diferente. Essa é uma abordagem difícil de se encontrar em livros do gênero e a autora consegue sempre me emocionar com a forma sincera e tocante com que trata dos problemas familiares. Além disso, mais uma vez a Sarah Dessen tocou em em outros assuntos delicados, mas importantíssimos de se discutir, como o abuso, por exemplo, e conseguiu fazer isso de uma maneira impecável.

Sempre que termino um livro da Sarah Dessen sinto que ele não foi escrito por acaso, cada parte dessa estória tinha um porquê de existir e me marcou de uma determinada maneira. Os Bons Segredos me divertiu, me emocionou, me deixou morrendo de fome (sério, tem muita comida boa nesse livro!) e me ensinou ainda mais sobre o mundo e sobre eu mesma. É uma leitura leve, bonita e cheia de significados. É absolutamente impossível não se apaixonar por todo o carinho que a Sarah Dessen coloca em suas estória e pelos personagens incríveis que ela cria. Se você ainda não leu nada da autora Os Bons Segredos é um ótimo lugar para começar e depois ir correndo ler outros porque acreditem em mim, vale MUITO a pena!

"Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Bárbara Masu 07/11/2015minha estante
Esse livro já estava na minha lista, mas depois da tua resenha fiquei enlouquecida querendo começar agora mesmo, hahahaha! Ótima resenha!

May 24/08/2016

Tinha tudo para ser bom
Por nunca ter lido nada da Sarah Dessen acreditei que o livro seria incrível, já tinha ouvido falar muito bem da autora e estava com as expectativas bem altas, porém, me decepcionei muito.

O livro é totalmente parado e sem nenhuma reviravolta ou fato interessante.
A história tinha tudo para ser incrível, os assuntos mais pesados poderiam ter sido bem mais explorados, porém a autora preferiu tratar de assuntos irrelevantes.

Junto com esse, comprei o novo livro da autora “Uma canção de ninar”, espero não me decepcionar novamente, pois pelo histórico da autora, imaginei que os livros dela seriam incríveis. Estou disposta a dar uma nova chance para a Sarah e começar o novo livro dela em breve.
Dani Naza 22/09/2016minha estante
Também achei muito chato!! pulei várias partes de tanto tédio

Meu Vício em Livros 29/11/2015

o enredo é simples e bem parado, sem nenhum fato surpreendente

Esta é a história de uma jovem de 17 anos chamada Sydney Stanford que carrega uma culpa sobre o acidente que seu irmão mais velho Peyton causou. Com ele agora na cadeia, ela vive a sombra dele, seus pais não se importam com os desejos dela e fazem tudo em função do que sempre pareceu ser o filho preferido. Sydney encontra-se perdida e não tem certeza de como se ajustar às novas dinâmicas familiares. Ela finalmente toma uma decisão drástica e muda-se para uma pequena escola pública, a fim de aliviar um pouco a pressão financeira sobre os pais dela. Em uma parada em uma pizzaria, conhece Layla e elas se tornam amigas inseparáveis.

O enredo fala principalmente sobre amizade, amor e família. Os Chathams, donos da pizzaria, são o tipo de família que todos nós desejamos ter. Mesmo eles mal sabendo quem Sydney era, aceitaram-na imediatamente em seu círculo. Com eles Sydney encontra apoio e descobre que, apesar desta família ter seus próprios problemas, continuam seguindo em frente. Ela também se torna amiga de Mac, irmão de Layla, que estuda no mesmo colégio e trabalha na pizzaria. Quando Layla arranja um namorado e ele se torna sua prioridade, Sydney e Mac ficam mais próximos e ela acaba sendo parceira dele nas entregas.

Fazer novos amigos é importante para ela, Sydney finalmente tem a chance de se sentir parte de algo e, por uma vez, ser notada. O vínculo que ela cria com Mac e Layla abre os olhos dela sobre a verdadeira amizade e ligação familiar. Desde o início a autora mostra a personalidade da protagonista que tenta desaparecer na enchente de estudantes que não têm ideia de quem ela é ou o que seu irmão fez. Mas, uma vez que Sydney sai da sua zona de conforto e se conecta com estes dois novos amigos e toda sua turma, nós podemos observar como ela se torna mais feliz e descontraída.

A autora adiciona um romance a trama, no entanto seria melhor que tivesse mantido apenas a amizade entre Sydney e Mac já que ela não fez dele o foco e colocou mais ênfase na amizade. O romance é bem sutil e significativo e o que eu gostei muito foram as brincadeiras que eles faziam juntos ao entregar as pizzas. Sydney sempre conseguia adivinhar o perfil de quem fazia o pedido, o que deixava Mac impressionando. Os Bons Segredos é uma historia de tristeza, culpa e solidão, mas acima de tudo, é também uma história sobre encontrar a si mesmo e achar o seu caminho.

Os livros do gênero jovem adulto não são muito a minha praia, mas como ouvi falar muito bem sobre a autora e nunca li nada dela, vi no recebimento da cortesia pela editora uma oportunidade de saber também, porque este livro está na lista de melhor de 2015 na sua categoria pelo Goodreads. Confesso que terminei a leitura e já imaginava que não iria achar isto tudo, o enredo é simples e bem parado, sem nenhum fato surpreendente. Nem o romance convenceu, mas pelo que entendi através dos comentários, isto faz parte do estilo da escrita da Sarah. A capa é aveludada e veio um marcador lindo no próprio encarte.

leia mais:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html
Alfredo 03/01/2016minha estante
Super concordo! Sou fã de YAs, mas esse não me convenceu. Senti MUITA falta do desenvolvimento de personagens, o que era pra ser o principal elemento da história. Queria tanto conseguir gostar desse livro :( tinha tudo pra ser perfeito, mas ficou no "raso".

Márcia 19/09/2015

Os bons segredos
"Os bons segredos" conta a história Sydney, que vê sua vida mudar - pra pior - quando seu irmão se envolve num acidente por dirigir em alta velocidade e acaba deixando paraplégico um adolescente e vai preso.
Acostumada a viver na sombra do irmão e ser invisível, Sydney se vê num abismo quando o irmão vai embora e fica entre fazer o que quer (ter amigos, vida social e etc) e fazer o que é certo para a família (ser boa, mas nunca suficientemente boa).

A trama de "Os bons segredos" tinha tudo para surpreender, mas ela se perde pelo caminho quando a autora decide ficar repetindo as mesmas situações no decorrer do livro. Com personagens rasos, ela também não dá abertura pra você se conectar com nenhum personagem, apesar deles terem seus momentos legais. Creio que a autora quis aliviar muito o conteúdo do livro para deixá-lo mais acessível as outras idades e com isso, de certa forma passou a impressão de que o drama não foi bem executado e explorado.
É um livro bom, mas poderia ter sido melhor.

site: http://vivacafeina.blogspot.com.br/

KKbarros82 09/11/2015

Os Bons Segredos
Mais uma vez Sarah Dessen não me decepciona. Mais uma vez, ela prova porque é a autora best-seller de livros jovens adulto contemporâneo e mais um vez ela me encanta com um dos seus livros.

Em Os Bons Segredos, Dessen aborda temáticas atuais como, solidão, drogas, conflitos familiares e assedio sexual pela perspectiva da sua protagonista, Sydnei que vive a sombra de seu irmão mais velho, Peyton. No entanto ao dirigir bêbado, ele causa um acidente deixando um garoto de 15 anos paraplégico e vai para a prisão. Agora Sydnei se sente completamente perdida, sem seu irmão como referência e seus pais não querendo ver a gravidade do acontecido, além de dedicar todas as suas atenções para Peyton. Logo ela decide mudar de colégio onde ninguém a conheça e muito menos o ocorrido com seu irmão. Um novo começo é o que Sydnei encontrará, novos amigos, novas experiências e porque não, o seu primeiro amor.

Claro que as coisas não serão tão simples assim, Sarah Dessen usa sua personagem apática e sem atitude para mostrar ao leitor jovem adulto toda a complexa teia de temas que seu livro, Bons Segredos, possui. A escrita da autora é outro espetáculo a parte, com uma narrativa envolvente, delicada e até certos momentos poética e melancólica, mas sem deixar uma pitada de humor, ela  faz com que o leitor sinta todos os dramas que ocorrem na vida da Sydnei e deseje até a última folha que ela consiga superar todas a dificuldades, como se aquela vida agora, fosse sua também.

Com isso, Sarah Dessen transforma, a partir da complexidade do tema e dos personagens abordados, a leitura do seu livro em uma experiência única e fantástica que todos os leitores deveriam experimentar. Leiam, Bons Segredos, Just Listen, O que aconteceu com o Adeus, A caminho do Verão e Aquele Verão, todos já lançados no Brasil, vocês não irão se arrepender.

Nota: 5/5