Antologia Poética

Antologia Poética Olavo Bilac

Resenhas - Antologia Poética

skuser02844 10/06/2023

Antologia poética
Gosto de pensar que o poeta desnuda sua alma em sua poesia. E Olavo tem uma alma romântica. Dessas à moda antiga. Sensível, infante e que pulsa beleza. Mas não pense que esse despir é incomplexo. Pois não o é. Mas é lindo e vale a pena cada descoberta.

Gabriela Gonçalves 22/05/2022

Comecei a ler essa antologia por causa de uma poesia específica. Gostei de algumas outras pelo caminho, mas, no geral, não consegui me envolver tanto com essa antologia. Mas eu curti muito a escrita, a construção e as rimas do Olavo. Gostei também das suas poesias infantis. Leria mais dele, com certeza.

Aline Donatoni 21/01/2021

Maravilhoso, nosso príncipe dos poetas
Apesar de fazer parte do parnasianismo que foca em rimas ricas e regradas, a arte pela arte e só, Olavo Bilac vai além e consegue transmitir mensagens e sentimento... Li o poema "A um Poeta" com a voz do meu professor na cabeça hahaha Meus favoritos foram: Via Láctea, Respostas nas Sombras, Pássaro Cativo e Os Pobres.

Luiza 16/01/2023

Não me agradou muito
Eu juro que tentei ser mente aberta e conhecer novos tipos de escrita, mas a do Olavo em si é um tanto complexa, cheia de termos antiquados para os dias atuais, na minha opinião. Em muitas poesias fiquei me perguntando sobre o que eu lia ?

Pra não dizer que nada me agradou.. algumas poesias sobre paixão, amor, me chamaram bastante a atenção, gostei. E a sessão dos infantis também ?? A primeira sobre o pássaro, uma graça.

Alberto 17/01/2023

Flor do Lácio
Esta coletânea de poemas do Olavo Bilac é bem variada, alguns deles são românticos, outros melancólicos, mas todos, pelo texto arcaico, exigem atenção e até um dicionário ? a vantagem de ler no Kindle é selecionar a palavra e ver seu significado. Por sinal, o livro está disponível no Kindle Unlimited.

Meu poema favorito é o bem conhecido Língua Portuguesa ? aquele que começa com "Última flor do Lácio, inculta e bela" ?, mas gostei de algumas passagens da Via Láctea (são 35 poemas), do Remorso e dos Poemas Infantis.

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - ANTOLOGIA POÉTICA
Pela primeira vez li Olavo Bilac integralmente, e pude ver que o que ele dizia era verdade: Ele imita o ourives quando escreve. Suas poesias parnasianas são como pinturas musicais, é arte fixa e melodia ao mesmo tempo. Para ele, fazer poesia exigia trabalho duro e esforço e, por mais que possa parecer meio ultrapassado (e eu concordo com a liberdade poética modernista), não dá para negar que Bilac era um poéta incrível.

Olavo Bilac é um dos maiores representantes da poesia parnasiana brasileira, ainda que tenha sido alvo de chacota durante a Semana de Arte Moderna em 1922. Isso se deu porque ele era parnasiano, e parnasianos queriam retomar os padrões clássicos de escrita, usando métrica e rima da forma mais impecável. Quando surge o Modernismo, esses padrões "ultrapassados" são quebrados para dar lugar à liberdade poética, ou seja, chega de se prender à forma, é hora de transmitir sentimentos e emoções de modo rápido, direto e até agressivo.

Bilac morreu em 1918, então quando ocorreu a Semana de 22, ele provavelmente estava se revirando no túmulo. Obviamente, ele já conhecia esse novo modo de escrever, tanto que não poupou críticas na hora de falar da obra do meu querido Augusto dos Anjos (resenha aqui), que era pré-modernista.

Como eu sempre faço em resenhas de livros de poesia, eu trouxe algumas amostras do que é o trabalho de Olavo Bilac, porque esse homem era quase um deus brasileiro da poesia, sem exageros. Tire suas próprias conclusões:

...

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/08/resenha-antologia-poetica.html

Gabriel Dummer 22/02/2023

Poesia
Acho muito difícil de explicar a poesia. Cada estrofe expira a alma de um momento singular do autor, em suas emoções, pensamentos e palavras. Por algumas das poesias, meu olhar se perde em uma profundeza vazia de sentidos. Em outras, as palavras dançam e ecoam em sentimentos afins. Às vezes procuro por sentidos e acabo perdido em rimas. Não é fácil traduzir poesias, ou dar estrelas a uma qualidade que se faz na abstração de um momento de atenção, de sensação, de leitura. Seja como for, "só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e entender estrelas".

Amanda | @luzemlivros 28/06/2023

?[?] Direis agora: ?Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?

E eu vos direi: ?Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.?

Li esse livro há muitos anos e este sempre foi um dos meus poemas favoritos dele. Mesmo depois de uma releitura, continua sendo. ?? Poesia tem um poder incrível de me reconfortar.

Davi Teixeira 09/01/2023

Antologia primorosa
Está é uma antologia cheia de romantismo e nacionalismo. Os sonetos de "Via Láctea" são uma obra prima, são belos, românticos e profundos... Os poemas infantis também são bonitos, principalmente o poema "O pássaro cativo".

talvezthiago 29/06/2022

Uma antologia de altos bem altos e baixos razoáveis
Um punhado de poemas excelentes acabam equilibrando a balança desta antologia.

Não havia tido contato com nada do Bilac anteriormente. Aliás, pouquíssimo se ouve dele ao menos de onde eu venho. Resolvi ler enquanto estava no ônibus a caminho de casa porque era uma das obras disponíveis no Kindle Unlimited.

Foi uma experiência que alternou altos bem altos e baixos razoáveis. Ainda que uma seleção curta de poemas, tem muita coisa aqui que não engaja, não comove. Porém, poemas como "Nel Mezzo Del Camin...", de incrível simplicidade e grandeza, compensam os momentos mais "fracos".

Vale também um destaque para a natureza histórica que alguns poemas de Bilac trazem, como "O Caçador de Esmeraldas". São versos corpulentos que, não obstante, dão um descanso ao leitor fatigado dos relatos sentimentais acerca das mulheres e do amor, temas tão caros a Bilac.

Por essas e outras, esta antologia se faz uma obra bem honesta àqueles que, como eu, estão entrando em contato com a poesia de Olavo Bilac pela primeira vez.

Joyce.Gomes 27/11/2022

Gostei mais ou menos da coletânea.
Agora essa parte da Via Láctea é perfeita:
?Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!? E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: ?Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?? E eu vos direi: ?Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas.?

Charleees 27/03/2023

Minha segunda leitura finalizada de 2016 não poderia ter sido melhor.

Olavo Bilac é um poeta completo, nessa pequena (grandiosa) coletânea, além dos poemas mais conhecidos do autor o organizador Paulo Hecker Filho nos brinda com alguns poemas infantis que são um amorzinho.
Uma leitura essencial

- "Solta-me covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! voar!..."

Olavo Bilac | Poesias Infantis | O pássaro cativo
* Resenha Janeiro de 2016

Iasmin 22/06/2023

Certo Perdeste o senso!? E eu vos direi, no entanto.
Meu primeiro contato com Olavo Bilac, eu simplesmente devorei esse livro. Poemas diversos e cheios de paixões. Gostei bastante!

Gabriela 25/05/2020

Bela poesia brasileira
Raramente leio poesia, mas esta antologia estava disponível no Unlimited, então resolvi "experimentar" e acabei gostando. Sou dessas que gosta de poesia com rimas, de coisas mais clássicas como sonetos e fui muito bem atendida por Olavo Bilac =D (ao menos entre o que foi selecionado para a antologia).

site: @bibliomaníacas