O Jardim do Diabo

O Jardim do Diabo Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Jardim do Diabo

Isis243 10/05/2024

Estranho
Como sou fã do escritor Luís Fernando Veríssimo fui sem medo algum, da prateleira para minhas mãos.

Mas não foi como eu imaginava. Este foi o primeiro romance dele. Definitivamente achei confuso e cansativo ? o final trás uma relativa surpresa.

Infelizmente não é o tipo de livro que se tem prazer em ler.
Minha alegria foi encerrá-lo.

Me diz você, o que você achou ?

Boa Leitura!
Divirta-se ;))

Lurdes 14/12/2023

Estevão é um escritor que vive sozinho, recluso, apenas na companhia eventual da Dna. Maria, que faz sua comida, cuida das roupas e sempre tem histórias trágicas de sua familia para contar, além de ficar o tempo todo com o rádio ligado em um programa de auditório que aborda casos cabeludos, repletos de polêmicas.
Tem ainda Lilia, a faxineira que vai duas vezes por semana, mas que nunca fez nenhuma faxina, pois sempre acaba na cama de Estevão.

Os livros que Estevão escreve são thrillers banais, vendidos em bancas de revista. Ele usa vários pseudônimos, mas o protagonista das estórias sempre se chama Conrad, que desde o último romance, Ritual Macabro, está às voltas com Grego, o assassino que escreve nas paredes "coisas" em grego, usando o sangue da vítima.

O que ele não esperava é que um assassino de verdade iria começar a cometer seus crimes imitando o assassino dos livros. Ou seria Estevão que estaria usando nos livros a reprodução de crimes conhecidos ou cometidos por ele?

Ele toma conhecimento dos crimes reais através do Inspetor Macieira que, sendo leitor de seus livros, detecta as coincidências e o procura para investigar.

"Você há de convir que eu precisava investigar esta coincidência. Nós, da polícia , desconfiamos das coincidências. ? Nós, os escritores, não podemos viver sem elas. ? O fato de nós dois não termos um pé "

O livro é interessante e traz o humor refinado de Verissimo mas me frustrou um pouco. Eu, que amo suas crônicas e narrativas curtas, achei que este seu primeiro romance, publicado a primeira vez em 1987 ficou aquém do que eu esperava.
Mas o livro traz ótimas ideias, como o espelhamento das personagens.
Temos um livro dentro do livro e este cruzamento de personagens é bem interessante, embora tenha ficado um tanto confuso em algumas passagens

Cássia 01/10/2023

Uma surpresa, uma experiência nova
É importante citar que não sou acostumada com livros assim, rápidos e com uma temática mais policial e cheia de reviravoltas, assassinatos e questões psíquicas. Só sei que gostei demais. Devorei O Jardim do Diabo de uma forma que a tempos não acontecia, me senti fisgada, curiosa, envolvida, enganada. A única sensação que sinto no momento é: mais. Eu quero mais disso, dessa "leitura de quinta categoria" que acabou se tornando, como o próprio Estevão diz, de quarta categoria.

deboradonascimento 13/07/2023

O Jardim do Diabo & O Olho do Valete...
"Um livro, duas histórias. Histórias que se cruzam e tornam-se uma só história. Histórias dentro das histórias. Histórias..."

Não tem como ler Veríssimo e não dar 5 estrelas!

Relendo esse romance, percebi que Veríssimo é Veríssimo, seja escrevendo suas famigeradas crônicas ou os seus autênticos romances! Amo livros de leituras simples, rápidas, mas que me deixam de boca aberta com o desenrolar da história e uma pontinha de emoção no final. E é basicamente tudo isso e mais um pouco que "O Jardim do Diabo" proporciona. Já o li antes, já fiz essa resenha, mas farei novamente!

Estevão é um jovem senhor de 40 anos que vive sozinho. Se diz "escritor de quinta categoria", mas, está produzindo o seu último romance da série em que o personagem principal é o Conrad, e que pode fazer com que ele "suba de categoria". Estevão não recebe visitas, a não ser as do seu irmão, que dá uma "passadinha rápida" todos os meses para ver como ele está e deixa algum dinheiro. Porém, isso muda quando Estevão começa a escrever o seu último livro.

Um inspetor bate à porta de Estevão com alegações de que crimes muito parecidos com os do livro que ainda não fora publicado estão acontecendo para além da ficção e a partir disso, surge a desconfiança de que Estevão esteja por trás dos assassinatos. Mas será verdade toda essa história? Crimes reais baseados em um livro que ainda está sendo escrito? Qual é o jogo do inspetor Macieira?

É simplesmente uma história envolvente. O protagonista parece conversar com o leitor ao mesmo tempo que volta ao seu passado, fala de sua solidão, de sua infância, juventude e vida adulta. Uma leitura para rir e refletir.

Vanessa.Benko 01/07/2023

O que nos condena é o que nos salva. Ou, pelo menos, salva a nossa literatura.
Uma história enigmática e reflexiva, repleta de metáforas e simbolismos que despertam a curiosidade e nos fazem mergulhar no mundo da criação literária. Com uma narrativa complexa, pode ser um desafio para alguns leitores.
A trama gira em torno de um escritor renomado, mas comum que, em meio a uma crise criativa, se depara com um momento de ócio que se torna fecundo em ideias. Nesse estado de contemplação, a mente do protagonista vagueia livremente, trazendo à tona questões existenciais e seu passado com pais e irmãos. As divagações interiores são habilmente exploradas por Verissimo, permitindo ao leitor se conectar com as inquietações da alma humana. Nessa dualidade, Verissimo explora habilmente a divisão entre o que é tangível e o que é produto da imaginação, lançando luz sobre a ambígua natureza da criação artística.
As dificuldades do escritor moderno são apresentadas de forma sutil, por meio das inseguranças e anseios do protagonista. A pressão intrínseca do público e a busca constante por novas ideias são questões abordadas de maneira realista.
A inclusão do "livro dentro do livro" é um recurso intrigante, onde personagens fictícios ganham vida e simbolizam aspectos mais profundos da história principal. Essa abordagem adiciona camadas à trama, permitindo ao leitor desvendar significados ocultos e refletir sobre a relação entre a ficção e a realidade.
O aspecto mais notável é a ousadia do autor ao apresentar cenários alternativos. Essa abordagem interativa é um convite para que o leitor se torne coautor da trama, tornando a experiência de leitura única e estimulante. Verissimo, habilmente, nos instiga a imaginar diferentes desfechos para a história, exercitando nossa criatividade e permitindo-nos refletir sobre as múltiplas possibilidades da vida.
No entanto, a trama complexa pode representar um desafio para alguns leitores que buscam uma leitura mais fluída. Se você é apaixonado por enredos enigmáticos e está disposto a se aventurar em uma história repleta de simbolismos e reflexões, este livro certamente irá satisfazer sua curiosidade intelectual.

Tecio Ricardo 15/05/2023

Confesso que nunca fui fã de Luis Fernando Veríssimo, mas quando vi o anúncio desse livro pela editora Alfaguara, a curiosidade literária falou mais alto.

Decidi deixar o preconceito de lado e resolvi começar a leitura pelo primeiro livro, O Jardim do Diabo, e que surpresa agradável que tive logo no começo, o dito cujo me conquistou logo de cara. ?

Esse livro tem tudo que eu gosto: leitura rápida, agradável, e temática baseada na literatura policial. Não chega ser uma Agatha Christie, e nem o autor quis passar isso, mas quem é fã da britânica, vai gostar.

Esse é um box especial lançado esse ano com todos os seis livros lançados pelo autor. Agora é torcer para que os outros sejam tão bons quanto O Jardim do Diabo. ?

Recomendo muito a leitura. ??

deboradonascimento 29/04/2023

O acerto do Veríssimo!
Estevão é um jovem senhor solitário, mora sozinho, conta apenas com a companhia de dona Maria, que vem todos os dias para fazer o seu jantar e passar sua roupa com o rádio nas alturas.

Escritor de quinta categoria, como se auto intitula, Estevão, autor do que hoje chamamos de "thrillers", se depara com a sua série fictícia tornando-se realidade ao receber a visita do macio Macieira, um inspetor de polícia, que chega em sua casa afirmando que ocorrera um crime coincidentemente muito parecido com um dos crimes do seu novo livro. E assim inicia-se a saga do Estevão contra as acusações do Macieira.

A trama também conta com flashbacks da vida do Estevão enquanto criança, adolescente e jovem. Um romance que prende do começo ao fim pelos acontecimentos tanto da vida do Estevão quanto da vida do Conrad, histórias que se cruzam durante toda a trama, sendo o Conrad o personagem principal do seu romance fictício que ainda não fora publicado.

Simplesmente um livro maravilhoso. Minha primeira leitura do Veríssimo, e gostei muito, e recomendo bastante. Não achei uma leitura maçante, mas sim intrigante, despertou a minha curiosidade em vários trechos, um plot inesperado, um romance para ler e reler infinitas vezes. Não considero que Veríssimo tenha errado ao escrever esse romance, muito pelo contrário: acertou em cheio!

Existem clássicos, existem modernos e existe o Luís Fernando Veríssimo, ícone da literatura contemporânea nacional!

Renatita 11/12/2022

Maçante, entretanto,...
Esse livro cruzou meu caminho ao passear pela biblioteca universitária (não de onde estudei) e o nome ficou. Deixou aquela sensação de "deve ser uma leitura muito boa!". Talvez seja um dos mandamentos bíblicos:
Não julgueis um livro por sua capa (ou o nome escrito nela).

O livro foi bastante maçante pra mim, demorou pouco mais de um ano para ter coragem e paciência suficientes para concluí-lo!

Mas essa leitura não é composta só de defeitos: Veríssimo traz um livro contendo uma espécie de meta-livro dentro! Enquanto o protagonista Estevão, também escritor, desenvolve sua trama, sua própria história é tecida.

Apesar de não haver cenas rápidas, contém algumas revelações que fazem tudo se encaixar no final! E ainda deixa a gente se perguntando o que foi mesmo que aconteceu!?

Vale a leitura sem expectativas.

Mari 17/11/2022

A escrita é bem irreverente e com momentos cômicos, bem característicos do Veríssimo, mas achei a narrativa confusa.

A história do Estevão, de sua família e do seu personagem Conrad se misturam no mesmo parágrafo, ele muda de assunto subitamente, aí entram personagens aleatórios contando histórias nonsense (como por exemplo a mulher que abortou seu embrião e ele sobreviveu e se tornou seu psicanalista). Mas acho que toda essa loucura (proposital) faz sentido no final.

E fica a pergunta: o que de fato aconteceu nessa história? Hahahaha

Lorenna 04/05/2022

A história dentro da história
Foi meu primeiro livro do Veríssimo e, coincidentemente, o primeiro que ele publicou. Narrado em uma primeira pessoa claramente duvidosa, a metalinguagem é o carro chefe da história.
Recomendo a leitura.

isa. 19/10/2021

talvez se eu não fosse tão burra
muito bom. o mais antigo que li esse ano, e sinceramente gostei. provavelmente o único que não tinha romance como foco principal.
mas sou lerda e não entendi o final, acho que isso tirou um pouco do brilho porque tive de perguntar pra uma amiga que leu.
mas assim: é bem bom.

Paula.Pereira 07/07/2021

Com a típica veia cômica da ironia de Luis Verissimo ,tão bem aplicada num personagem canastrão, ao mesmo tempo que é adorável. Romance desfilado do cotidiano sátiro de romances policiais.

Maria.Cecilia 05/04/2021

Excêntrico
Fugindo das clássicas crônicas de L. F. Veríssimo, esse romance tem um enredo de mistério temperado com humor.

Um escritor de livros policiais vendidos em banca de revistas vive sua rotina cercado de poucas pessoas, morando sozinho num apartamento pequeno e bagunçado.

Sua vida muda quando recebe a vista de Macieira, um inspetor de polícia que investiga crimes de homicídio de um imitador dos livros de Estevão (nosso personagem principal). O mais intrigante é que os crimes acontecem antes dos livros serem publicados.

Numa narrativa controversa, entre presente e passado de Estevão, as aventuras de Conrad (seu personagem principal) e o ensurdecedor rádio de Dona Maria, a cada página nos envolvemos mais para descobrir o que acontece na trama.