O Lago Negro

O Lago Negro Juliana Daglio

Resenhas - O Lago Negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cristiane 30/11/2015

Verônica Cattani a personagem principal da história é uma menina deprimida, com personalidade forte, muito inteligente e que tem um belíssimo gosto musical. Porém, seu maior problema é não conseguir superar certos acontecimentos do passado, o que faz com que ela tenha que tomar remédios para controlar seus ânimos. Ela namora Enzo Cervantes, um garoto com jeito de nerd, mas que arranca suspiros de muitas garotas por ai.

Os dois mudam-se de São Paulo para Lagoana a fim de morarem sozinhos e fazer faculdade. Lagoana é uma cidade pequena que vive cercada por uma névoa durante o dia e a noite, sendo muito difícil aparecer o sol em qualquer horário. Como toda cidade pequena, todos se conhecem, mas, em Lagoana, desconhecidos não são bem vindos. Ao chegarem á cidade, Verônica e Enzo são recebidos com certa hostilidade por um dos moradores. Ancião, como prefere ser chamado, afirma que forasteiros não são bem vindos, pois sempre causam muitos problemas.

Com a expectativa de uma nova vida e de ter uma maior liberdade para fazer o que quiserem, Verônica vê chance de mostrar para a família de Enzo que ela não é uma má pessoa e que ela faz muito bem para ele. Mesmo sabendo que a família de seu namorado não achava que ela era boa o bastante para ele, Verônica nunca pensou em mudar sua maneira de vestir, o que seria uma completa besteira se ela o tivesse feito. Adorei o estilo de Verônica: lápis preto no olho, all star no pé e cabelos pintados de preto. Gostei muito também das músicas que ela gosta e principalmente, por não querer agradar ninguém para conseguir as coisas, muito pelo contrário, sua personalidade parece muito com a minha. Identifiquei-me muito com a personagem, o que fez com eu quisesse ler cada vez mais e ficar presa á história até o final.

Assim que chegam ao local onde vão morar, chamado “Pousada dos Forasteiros”, ambos conhecem Carol, Paulo e Vinicius também moradores da pousada. Carol e Verônica logo que se conhecem se dão muito bem e se tornam amigas.

As aulas começam tudo vai bem até que para a infelicidade de Verônica e um acaso da vida, Enzo e ela conhecem Angelina. Uma garota muito bonita, de pele negra, com cabelos encaracolados, com um corpo atlético, bem perfumada e com roupas bem coladas ao seu corpo. Verônica se sente bem incomodada com isso e percebe que tem que tomar muito cuidado com ela.

Verônica decide que precisa escrever seu livro em um lugar tranquilo sem barulho para que consiga mais inspiração. Ela vai para a cidade e decide ficar por ali um tempo escrevendo, quando decide ir embora vê de longe uma casa que parece abandonada e fica curiosa em conhecer. Chegando ao local, ela passa pelo por portão e vê algo que aparece muitas vezes em seus sonhos: O Lago Negro.”O lago. Ele era negro, como em meus sonhos. Vasto, parecendo interminável. Suas águas escuras e opacas não refletiam nada além da noite constante dentro de si.”. Com isso, acaba conhecendo os Caprini, uma família bem estranha que vive isolada nessa casa que parecia abandonada e que são donos da empresa de água Purificat. O casal Katarina e Vicente tem uma filha chamada Lizandra. A criança não parece normal, ela não chora nunca apenas resmunga. O casal explica para Verônica que ninguém da cidade aceitaria cuidar de sua filha por conta de alguns boatos que foram inventados sobre eles e convidam ela para ser a babá de sua filha. Verônica a principio não aceita, mas depois pensa melhor e decide se tornar a babá da criança, até porque uma grana extra seria muito bom.

Focada em seu livro, um dos seus objetivos ao chegar à cidade era conhecer o grande amigo seu pai. Carlos Velasquez é uma inspiração para ela que vê nele uma grande oportunidade de conseguir escrever seu livro e ter ele como seu tutor. Quando Carlos começa a ler sua história descobre na mesma hora que ela é filha de André Cattani vulgo Andreas Cattani. Muito estranho, não? Ao invés de incentivar que ela continue a escrever o livro faz o contrário, pede para que ela escreva sobre outros temas pois, fantasia não é seu forte.

Coisas estranhas começam a acontecer. Um assassinato muito esquisito acontece na cidade e abala muito a todos. Enzo e Verônica não se dão mais bem, os dois se tornam estranhos um para o outro e ela não confia nele o bastante para contar as coisas andam acontecendo com ela.

Certo dia, um garoto desconhecido aparece na casa dos Caprini, seu nome é Liam, um garoto com sotaque americano, com jeito cafajeste e muito bonito por sinal. Verônica estranha o interesse que ele tem nos Caprini e não se mostra nada disposta a tirar as dúvidas do garoto. As vezes, estranhos são mais confiáveis do que velhos conhecidos.

Muitas reviravoltas acontecem na história, um personagem em especifico me deixou bem decepcionada com suas atitudes, mas já desconfiava que este personagem fosse acabar fazendo besteira. Os acontecimentos que antecedem o final da história foram bem intensos. Não conseguia parar de ler até chegar o final, muitas revelações, mentiras que foram contadas finalmente são reveladas dando chance para que a personagem principal entenda a si mesmo e o porquê tudo aquilo estava acontecendo. O final deixou aquela sensação de: e agora o que eu faço? Espero muito que a continuação venha e tenho certeza que vai ser tão bom quanto foi este primeiro livro.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2015/11/resenha-o-lago-negro.html#.Vlw17narRdg

Sah Zilli 17/09/2021

Ainda processando
Um livro incrível, cheio de mistério, que me prendeu desde o primeiro capítulo! Tem uma mistura de fantasia com realidade, loucura com sanidade! Estou completamente apaixonada por Liam e V! Quero ler os outros!

Poliana 18/09/2016

O que dizer de uma cidade onde seus moradores odeiam todos os que ali passam para visitar? O que dizer de uma cidade que vive envolta na névoa? O que dizer de uma cidade que tem as ruas desertas?

Pois é, nada parece promissor em uma cidade assim. Porem, Verônica vê em Lagoana sua oportunidade de mudar de vida. Ela passou em primeiro lugar na faculdade e vai para la com o namorado Enzo em busca de uma vida nova e do desenrolar do livro em que sonha escrever.

O desejo de escrever um livro vem de seu pai que faleceu eque falou para ela que, se ele não pudesse estar do lado dela um dia, Carlos Velásquez a ajudaria assim como ajudou ao pai. Carlos era professor de jornalismo na universidade de Lagoana e ele fora o verdadeiro motivo para Verônica ter escolhido estudar ali. Contudo, mesmo tenho sonhado e imaginado milhões de maneiras para chegar e conversar com o professor, a falta de coragem não a deixava progredir fazendo com que procrastinasse a conversa.

No começo da longa e tenebrosa jornada que Verônica irá enfrentar, uma cobra aparece. Quer dizer, uma personagem que irá desafiar e levar a garota durante uma parte do caminho até o limite entre a sanidade e a loucura. Essa personagem, que representa esse primeiro desafio, se chama Angelina e diferente da personagem principal, usa salto alto o dia todo (sinceramente não sei como da conta). Ela mora no apartamento acima do casal e, sendo bem básica e sincera, deixa Verônica usar sua impressora em troca do namorado. Não gente! Calma! Verônica não troca o namorado pela impressora. A Angelina o seduz e ele como um bom macho que não sabe o que fazer com sua namorada problemática e seu relacionamento problemático cai na dela e ai você já sabe/pode imaginar o que vai acontecer.

Outro acontecimento que vai empurrar Verônica ao limite é o emprego que ela arranja como babá na casa dos Caprini, uma família rica, dona de uma empresa que fornece água mineral em todo o estado de São Paulo, estranha e que vive nos limites da cidade. Por que os Caprini são estranhos e por que a situação toda leva Verônica a um lugar perigoso em sua mente? Bom, só para começar o bebê da casa não chora, tipo: nunca. O que achei fantástico! Pelo menos não faz manha... uahsuahsuahs... Além disso, nos fundos da casa tem um lago. Um lago negro. O mesmo lago que a tempos permeia os sonhos de Verônica. E tem mais uma coisa que faz a situação toda ficar mais estranha ainda. No decorrer do relacionamento que a jovem constrói com essa família bizarra, ela - e nós leitores - vamos percebendo que existem similaridades absurdas entre eles e os personagens do livro em que Verônica está trabalhando.

Já falei de alguns personagens, todos importantes para a história. Contudo, tem um que ainda não citei nessa resenha e nem posso deixar de citar pois além de ser MUITO importante para a história ele é um fofo! (Como não amar um belo rapaz com sotaque britânico? *---*). Liam é filho do professor Carlos Velásquez e, assim como o pai, tem uma função muito importante na história.

Vocês devem estar se perguntando porque Liam e Carlos são importantes. Afinal, eu não expliquei essa parte.

A verdade é que não vou explicar para não estragar o suspense que a maradivosa da Juliana Daglio criou de forma tão sábia! A narração me prendeu do início ao fim e eu só soltava do livro porque tenho que pagar minhas contas. Rsrsrsrs.... O mistério e o suspense são criados de maneira espetacular e os fatos bem amarrados, não deixando brecha para falhas. Contudo, devo dizer que a autora é má pois quase infartei quando vi que estava chegando no fim do livro e que minhas perguntas não paravam de surgir. Isso significa que O Lago Negro tem uma continuação e se chama Submersão (o qual não tenho ainda - chorando eternamente) e que foi lançado este ano na bienal de São Paulo.

Então fica a dica: Se você puder, compre os dois de uma vez! Te garanto que você não vai parar até chegar ao final!

site: http://paginasdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2016/09/o-lago-negro-resenha.html

Conchego das Letras 26/09/2016

Resenha Completa
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim aqui para falar de um livro espetacular que tive o prazer de ler... É isso mesmo que você ouviu! Hoje vou falar de O Lago Negro da autora Juliana Daglio, a nossa libélula.

Depois do sucesso estrondoso com os livros Uma Canção para a Libélula parte I e II, Juliana se arriscou por outras águas e digamos que são águas negras e extremamente cheias de significados! O Lago Negro é uma série dark fantasy mais voltada para o público jovem e adulto e conta a história de Verônica Cattani, uma garota considerada estranha pela sociedade ao seu redor.

Verônica não se lembra muito de seu passado e sua infância, somente que sofreu um acidente de carro com seu pai, André Cattani, onde o perdeu para a morte e quase morreu. Porém, este episódio tirou muito mais do que todos poderiam imaginar de Verônica: ele tirou dela sua sanidade.

V, como um dos personagens costuma chamá-la, ficou internada em um hospital psiquiátrico por vários anos até que recebeu alta e tentou viver de uma maneira "normal", ao lado de sua amorosa avó, Antonietta. Mas as marcas do passado sempre a atormentam. Agora, na vida adulta, ela decide se mudar com seu namorado, Enzo, para Lagoana, uma cidade de interior onde fica situada a UFI, uma universidade bastante conceituada onde ela quer estudar.

Porém, a volta a Logoana representa muito mais do que V pode imaginar: os seus fantasmas interiores a atormentam, novas ideias surgem e a motivam a colocar no papel o livro que sempre quis escrever e ele se chama... O Lago Negro!

Cheio de reviravoltas, mistérios e um "q" de fantasia que só Juliana Daglio consegue fazer, O Lago Negro é só o início dessa trajetória conturbada e misteriosa de Verônica Cattani. É surpreende do começo ao fim! E na próxima resenha trarei para vocês Submersão, a continuação desta história fantástica!
Até a próxima!

site: https://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/09/resenha-o-lago-negro-juliana-daglio.html#more

Giuliane.Souza 08/05/2021

Uau!
Que surpresa boa. Eu apoiei o projeto da Ju no catarse por indicação. E amei essa história. A narrativa é envolvente e o mistério aqui é muito mistério mesmo. ? A escrita da Ju é muito fluida , e bem estruturada. Amei os personagens, a ambientação. Mal posso esperar pela continuação

Driely Meira 02/04/2016

Mais um livro incrível da Juliana Daglio
Você tem que me encontrar. De verdade. página 18

Verônica acabou de passar em primeiro lugar numa faculdade muito concorrida, a UFI (Universidade Federal Interiorana), que fica na cidade de Lagoana, no interior do estado de São Paulo. Ela então se muda para a tal cidade, junto com Enzo, seu namorado há oito anos, que também passara nos vestibulares da tal universidade.

Mas eles têm uma surpresa quando chegam em Lagoana: as pessoas não são nem um pouco simpáticas, e parecem odiar todo e qualquer forasteiro que apareça por lá, principalmente os estudantes da faculdade, e a família Caprini, que, por alguma razão (até então desconhecida para Verônica e para o leitor) é reclusa e misteriosa. Mas Verônica não iria desistir do curso só por causa disso, afinal, ela tinha Enzo, e Lagoana era o lugar perfeito para escrever seu livro.

Verônica faz amizades (e algumas inimizades, como o charmoso Liam ), começa a escrever seu livro e passa a trabalhar como babá de Lizandra, a filha do casal Caprini, mesmo que eles pareçam estranhos e sejam odiados pela cidade toda. E é aí que as coisas começam a ficar conturbadas. Certos acontecimentos fazem com que Verônica passe a procurar por respostas e por seu passado, que parece esconder mais coisas do que ela imagina. Desde quando a história de seu livro estava em sua cabeça? E seria possível que seus personagens não fossem inteiramente frutos de sua imaginação?

Abro os olhos, vejo uma imensidão de águas turvas a me afundarem cada vez mais. Lá em cima ficando muito distante, está o sol, extinguindo-se na escuridão inexorável das partículas da água. E eu afundo... página 233

É interessante como as coisas do livro de Verônica parecem não ser apenas fictícias, e é legal tentar adivinhar o que está acontecendo, e os motivos de as histórias e os personagens da personagem principal parecerem ser reais, e estarem lá em Lagoana. Ela é uma vidente? Ela tem poderes sobrenaturais? Ela é louca e imagina um mundo todo em sua cabeça, misturando ficção com realidade? Estou curiosa para saber o que acontecerá no segundo volume da série, que eu com certeza vou querer conferir.

As palavras que brotam de meus dedos aparecem na tela magicamente, acordando dentro de mim como se sempre estivessem lá. Não era como escrever um livro, ou inventar uma história. Era como despertar uma história. página 58

Verônica foi uma personagem que não me conquistou de início, e ver a forma não muito amigável com a qual ela passou a tratar Enzo e Liam ao longo da história me impediu de sentir afeição por ela, mas a protagonista é sofrida, e eu tenho uma certa quedinha por personagens sofridos, então foi impossível não gostar dela durante o livro todo. Quando Verônica começou a mergulhar em turbilhões de pensamentos e no mistério todo que cercava sua vida, ela me conquistou, e eu passei a torcer pelo seu final feliz, que, acredito eu, aparecerá somente (ou não) no terceiro livro. Até lá, haja coração.

Ali, de frente para o lago negro, ela poderia chorar suas maiores dores. Estava em casa. Só precisava mergulhar. página 166

A única coisa que me incomodou em O lago negro foi encontrar vários erros de digitação, o que eu achei que não aconteceria, pois não me lembro de ter visto isso antes nos livros da editora. Espero que esse seja o primeiro e último livro com esse tipo de coisa, pois, por mais que não tenham sido muitos, ainda assim incomoda, né?

Enfim, o livro é muito bom, e, novamente, a Juliana Daglio faz aquela coisa maravilhosa de bugar a cabeça do personagem principal e do leitor, fazendo com que nós fiquemos um pouco perdidos nos pensamentos de Verônica, ela me fez sentir o que Verônica sentia, e me fez ficar um pouco doida com os acontecimentos, querendo saber logo os motivos e as respostas do mistério todo. Vi isso em Uma canção para a Libélula, e encontrei isso aqui também.

Por muitas vezes eu sentia o mundo ao meu redor como se fosse apenas uma alucinação prolongada. Era como se eu estivesse constantemente sonhando. Durante esses períodos, coisas terríveis me vinham em mente. Os monstros em minha mente com suas vozes ocas. página 78

Estou mega curiosa para ler o próximo livro (que venha logo!), e espero que ele seja tão bom quanto O lago negro, e espero também que a Verônica e Liam se aproximem mais, pois, por mais que esse não seja o foco principal do livro, eu adoro um romance!

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
POR NUCCIA DE CICCO

Existe beleza na loucura.

Em O Lago Negro, conhecemos Verônica, uma jovem conturbada, que vive a base de remédios controlados, por conta de um passado marcado por perdas e sofrimentos. Recém-ingressa na Universidade de Lagoana, se muda para a cidade no interior de São Paulo junto com seu namorado Enzo, que cuida dela sempre que suas crises são fortes. O povo de Lagoana não é hospitaleiro e a cidade está sempre sob uma névoa úmida e sufocante.

"Ambas, loucura e sanidade, são fatores que nos fogem do controle, por isso precisam de representações.Seres humanos costumam criar símbolos para dizer a si mesmos que não perderam o controle sobre algo, quando na verdade nunca o tiveram."

Lá, tentando se adaptar à nova rotina escolar e à fazer amizades, coisa que nunca foi boa e sempre se absteve, Verônica consegue finalmente escrever o livro "O Lago Negro", cuja história está em sua cabeça há muitos anos e em que conta a história de Liriel, a humana que não sabia ser nefilim, de cabelos roxos que mudavam de cor, em sua luta contra nefilins e vampiros.

Nesse meio tempo, explorando a cidade a fim de achar um bom local para sua escrita, Verônica encontra o mesmo Lago Negro de seus sonhos nos fundos do terreno da mansão mais sombria da cidade. Aparentemente abandonada, a mansão é ocupada pela Família Caprini, dona da famosa indústria de água Purificat.

"Há algo de errado com meu cérebro. Ele tem tudo para conseguir o que quiser, mas está sempre estancado no mesmo lugar. Ele me faz avaliar demais as pessoas antes de me relacionar com elas; me faz sombria, taciturna, estranha demais para ter amizade com qualquer um. Ele me fez sofrer bullying severo nos primeiros anos de escola. E ainda tem aquela história que me persegue."

E aqui as coisas começam a se descontrolar.

Verônica não apenas conhece a família moradora dali, como começa a trabalhar como babá da pequena Lizandra, um bebê estranho que é incapaz de chorar. Um novo forasteiro chega à cidade, com sua própria pesquisa e busca, com um lindo sorriso cafajeste, e que acaba esbarrando na garota. Velásquez, professor e autor consagrado, amigo de seu pai, recusa seu livro. Estranhos animais a perseguem. Sonhos intensos. E o Lago, sempre ele, saindo da esfera imaginária para invadir sua realidade sem pedir licença.

Não vou me alongar mais nos detalhes, vai que mando spoiler sem querer.

Todos os personagens foram bem desenvolvidos, criados e embasados. Suas personalidades distintas quase os colocam em extremos opostos que se interligam e entrelaçam de forma espetacular. Verônica, particularmente, me surpreendeu mais para o final desse volume. Ela, que começa como um coelho perseguido por um grande dinossauro, temerosa, encolhida, dependente, termina cheia de coragem e garra. Enfrenta seus demônios, os reais e os imaginários, de cabeça erguida.

Senti vontade de esganar Enzo. Mas é porque vivi uma situação muito parecida, então sei exatamente como Verônica se sentiu. Mas também vivi, e ainda vivo, sou meio atraída por eles, a outra situação de encontrar um cafajeste charmoso que, além de se esconder atrás dessa caricatura de pessoa, faz de tudo por você. Liam é o meu mais novo queridinho literário.

A maior parte da narrativa é feita pela própria Verônica, mas lá pro final temos alguns capítulos narrados pelo Liam, nosso 'forajeste' preferido. E essa mudança de foco narrativo é essencial para entendermos como e por quê Liam veio parar em Lagoana. Também nos impele a gamar mais no cara, é claro.

"Enquanto ele falava, sentia suas palavras entrando pelos meus ouvidos, derretendo meus sentidos, pouco a pouco, até eu perder meu precioso controle sobre eles.Seus olhos prescrutavam os meus e não desviavam como costumavam fazer. Se havia alguma defesa em mim contra sua influência, contra os sentimentos que despertava, elas caíram por terra naquele momento."

Tudo é importante na leitura. Desde o sorriso mais sombrio até a traição mais corriqueira. E, já dizia Antoine de Saint-Exupéry, "o essencial é invisível aos olhos". As respostas estão todas presas na mente de Verônica e ninguém sabe ao certo o que são, para que servem. Contudo, todos concordam que são importantes o suficientes para mantê-las longe da memória consciente de Verônica.

O mais fascinante é passear pela mente, devaneios, lembranças, pensamentos, criação de Verônica. Mergulhar na sua escuridão interna e descobrir que não somos tao diferentes assim. A escrita da Jubs enlaça o leitor e nos deixa intrigados o suficiente para abrir o segundo livro na exata hora em que fecha o primeiro.

Essa edição ficou bacana, com poucos erros de digitação/revisão. Cada capítulo tem uma imagem representando o logotipo da Purificat. O restante da diagramação também está ótimo. No quesito visual, a editora não chegava a pecar. A capa combina com as duas histórias que fazem parte desse livro.

Outra coisa bacana foi podermos ler o romance e os personagens criados pela personagem. Um estilo que cheguei a ver primeiramente em livros do Stephen King. Apesar de não ser um romance fantástico em si, tem a fantasia d'O Lago Negro escrito por Verônica, com vários toques de dark fantasy.

Mistério tem sobrando, intrigas e reviravoltas também. É uma leitura que mexe com a gente. Vocês precisam conhecer!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2018/05/resenha-livro-lago-negro-juliana-daglio.html

Autora 30/12/2015

Aprovei e recomendo!
O lago negro é uma estória viciante e envolvente, durante esses dias em que estive lendo, minha mente ficou preza ás páginas que ainda estavam por vir, imaginando várias possibilidades do quê poderia acontecer...
A autora me surpreendeu com a elaboração da estória, com a descrição dos personagens, as conexões entre os fatos; esse livro conseguiu ultrapassar todas as minhas expectativas; a capa, a diagramação, o Liam... rsrsrs
Só não quero mais saber do Enzo, sinceramente achei a atitude dele muito covarde (Logo vocês vão ler esse livro fodástico e saber a safadeza que esse criatura fez com a minha Verônica).
Enfim estou ansiosa para o próximo livro, pois o final me deixou com várias dúvidas e perguntas na cabeça, preciso da continuação urgente!!!

Ps: vejam o restante da resenha lá no blog!!

site: http://falandodiferentesobrelivros.blogspot.com.br/

Giuliana Sperandio 31/12/2015

Mergulhe de cabeça nessas águas misteriosas ...
O livro começa com um jovem casal se mudando para a pequena cidade de Lagoana. Eles irão ingressar na faculdade e morar pela primeira vez longe dos olhares críticos das suas famílias. A cidade é daquelas nas quais seus habitantes parecem estar perdidos no tempo. A universidade local destoa e não é bem vista pelos moradores que hostilizam e ignoram os forasteiros. Então, começa a pergunta: Por que escolherem logo Lagoana entre tantas e tantas espalhadas pelo Brasil??

Calma, porque isso você só vai começar a entender lá por meados do livro.

Verônica Cattani e Enzo Cervantes se instalam na nova cidade e começam a freqüentar a faculdade. Verônica tem um passado do qual vive assombrado por lembranças e pesadelos. Uma vontade imensa de escrever um livro, assim como fazia o seu pai, rodeia sua mente. Ela nunca conseguiu se entregar à escrita, mas algo naquele lugar parece emitir um chamado mudo que a faz começar seu livro “O Lago negro”, uma fantasia que tem por personagens uma Nefilin que vai atrás das respostas por trás da morte de seu pai, vingança, vampiros e morte. Os personagens parecem falar com Verônica para se fazerem ouvidos. Em um dos passeios pela cidade para saber mais sobre o local e escrever, acaba por se deparar com um casarão no topo da mais alta colina de Lagoana, um local à beira de um lago, o lago que ela descreveu no seu livro....

"No mesmo instante pensei naquele enredo fantasioso e misterioso que brotava em minha imaginação desde meus catorze anos; lembrei de Liriel me perseguindo em sonhos com seus olhos púrpura, seus cabelos que mudavam de cor frente a grandes mudanças."

A curiosidade faz com que ela vá até a propriedade e conheça o misterioso casal Caprini e sua pequena e peculiar filha Lizandra. Estranhamente o casal parece confiar à primeira vista em Verônica e a convida para se tornar baba da menina,e ela vai embora sem aceitar.

Mas, com apoio inicial de Enzo, ela muda de ideia e aceita trabalhar na casa dos Caprini. Com o seu livro a todo vapor, ela vai mostrá-lo a um professor na universidade, que era o melhor amigo de seu pai, Andreas Cattani. Ao ver o livro o professor tenta desencorajá-la de continuar a escrevê-lo, como se algo estivesse errado...

A relação de Verônica e Enzo vai se deteriorando, a forte insegurança de Verônica faz crescer uma abismo entre eles e assim o amor de anos fica fortemente abalado... Ela se afasta mais e mais para a casa dos Cattani e a estranha ligação com a menina Lizandra que tem uma personalidade peculiar e sinistra... A escrita do Lago Negro só fluí quando ela está na propriedade dos Cattani e isso é outra coisa que a mantém mais e mais submersa nos mistérios daquele lugar.
"Pessoas que se julgam sãs, como mentes saudáveis, quando param param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sente-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais pela sua própria sanidade"
As coisas que Verônica escreve começam a se parecer com a realidade e com as lendas e passado de Lagoana, contadas por um ancião da cidade, que conta histórias assustadoras sobre os Caprinis. Seriam apenas lendas? Até que ponto sua mente insana pode pregar peças? Seu pai passa a ser a chave desse grande enigma. Quando tudo está estranhamente confuso e perigoso, um forasteiro aparece em Lagoana. Ele é Liam, filho do professor amigo de seu pai, um misterioso homem com muitos segredos e algumas respostas para as dúvidas de Verônica...

Gente, eu tentei contar o máximo sem spoiller, mas é um livro muito denso e difícil de explicar. Se você não ler, não vai ter a mínima ideia de como a história é bem escrita e montada. Todos os pontos se cruzam e você dá um grande mergulho de cabeça em um lago cheio de mistérios e segredos. Verônica Cattani é uma personagem intrigante, pois ao mesmo tempo em que parece ser frágil e insegura, mostra-se forte e decidida e com muitas interrogações em seu passado devido a um trauma que ocasionou um transtorno de estresse pós traumático e perda de algumas de suas memórias do dia em que seu pai morreu. Esse primeiro volume (porque é o primeiro de três volumes... haja coração) é recheado de suspense do começo ao fim do livro. Na verdade, termina magistralmente com um novo mistério e um gancho para o próximo, nesse conhecemos um pouco de Liam e confesso já fiquei bem intrigada e apaixonada pelo seu jeito protetor e sarcástico.
-Quero dizer que Liriel mão terminou a sua missão, e que vocês se surpreenderão com o seu despertar.
Esse livro mistura fantasia e realidade, sanidade e loucura. A escrita da Juliana mais uma vez me surpreendeu e reafirmou minha admiração pela profundidade que ela penetra em nossa mente, nos faz ter total conexão com os personagens, através de seus conflitos e sentimentos. É mágico isso, pois ela transforma palavras em sentimento, e sentimentos em algo próximo à poesia. Não tem como descrever o que sinto ao ler as palavras que a Ju escreve. Você sente, sente e sente até não prestar mais atenção em nada que não seja o livro que está em suas mãos. Ali ele não é mais um livro. É um mundo, o mundo da Ju com todas as neblinas necessárias para se perder e se assustar.

A diagramação do livro está um sonho, com ilustrações entre seus capítulos que remetem aos personagens. A capa tá de uma beleza absurda. Sentir esse livro nas mãos tão mágico que quase chorei e surtei quando o peguei nas mãos (ganhei de Natal da minha BFF Vandinha). Ele tem textura aveludada perfeita (a Arwen está de parabéns pelo capricho). As folhas são amareladas e com tamanho perfeito para tornar a leitura confortável e prazerosa. Erros de revisão não foram perceptíveis aos meus olhos, até porque quando estou mergulhada em uma história, só reparo erros se estiverem em letras garrafais e gritantes. Quando pego um livro ele deixa de ser um livro e passa a ser o meu mundo...

Gente, se vocês gostam de ler uma história cheia de suspense, mistério , fantasia, drama e romance, leiam esse livro e não irão se arrepender em mergulhar de cabeça nesse profundo Lago Negro.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/12/resenha-nacional-o-lago-negro-juliana.html
Zana 31/12/2015minha estante
Sua entusiasmada e bem escrita resenha me fez colocar na lista, com certeza vou ler ; )

Giuliana Sperandio 01/01/2016minha estante
A escrita da Juliana é incrível Zana pode ler sem medo de ser feliz com a leitura ;) eu amei!!

Calma Sem Pressa 19/10/2017

A narrativa não perde o ritmo em momento algum
O Lago Negro é um livro perturbadoramente fascinante!

Primeiramente vamos falar da protagonista...

Verônica é uma jovem que se muda para a Universidade na cidade de Lagoana com seu namorado. Uma protagonista com sanidade questionável, Verônica nos leva a questionar inumeras vezes se certos acontecimentos não são fruto da sua mente ou da falta de remédios. Seu relacionamento amoroso mostra ser seu porto seguro ao mesmo tempo que parece uma obsessão ou algo que caiu no comodismo.

Ao avançarmos algumas páginas é possível perceber que Verônica tem motivos maiores para estar na cidade de Lagoana, um deles é o professor Velásquez já os outros a personagem mal pode imaginar!

"Era sempre difícil desligar de qualquer coisa que ganhava importância. Minha mente confusa sempre foi incontrolável."

Assim como seu pai Verônica quer ser uma escritora. Ela tem uma história com Anjos e demônios, por assim dizer, na cabeça ,mas a dificuldade de organizar os pensamentos é muito grande. Esses bloqueios de escrita parecem melhorar em Lagoana, uma cidade em meio a neblina na qual a população não é nem um pouco receptiva aos forasteiros, muito menos aos jovens da universidade.

Com o decorrer da leitura o leitor vai descobrindo que há muito mais que liga o passado da protagonista, a morte de seu pai e acontecimentos bizarros na cidade de Lagoana.

A princípio eu não conseguia definir o gênero literário no qual o livro se encaixa, devo admitir que ainda não o consigo. Mas posso garantir que O Lago Negro tem muito mistério, suspense psicológico e uma pitada de fantasia. Certeza que a escrita da autora e sua sagacidade para manter o leitor curioso até a última página são elementos suficientes para tornar essa leitura obrigatória! Sem mencionar é claro essa capa maravilhosamente sedutora. Impossível não querê-la na estante!

Essa é uma história que salta das páginas. Eu sentia Verônica sussurrando sua história em meu ouvido, e isso é uma característica da escrita da Juliana, senti o mesmo ao ler Uma Canção para a Libélula. Em O Lago Negro no entanto, me senti ainda mais conectada com a protagonista, senti na pele seus medos e receios, sem falar do ótimo gosto musical dela e outras peculiaridades que tornaram sua personalidade incrível para mim!

"Meu livro é meu céu púrpura a passar sobre minha cabeça, assim como Amy Lee canta com sua bela voz..."
A narrativa não perde o ritmo em momento algum, mesmo quando você se sente confuso, (e creio eu que foi exatamente essa a intenção da autora, ao colocar uma protagonista mentalmente "perturbada"), a história te surpreende com fatos inimagináveis te levando por caminhos que você menos espera.
"A linha entre a loucura e a sanidade é muito tênue. Uma fronteira frágil"
Sei que vou escrever e escrever aqui mas nada que eu diga será suficiente para expressar o misto de sentimentos que essa leitura me despertou, só posso deixar aqui meu apelo para que vocês leiam o quanto antes essa história!

Não vejo a hora de ler Submersão a continuação de O Lago Negro, em breve trarei a resenha para vocês!

site: http://www.deixaelaler.com/2016/10/resenha-o-lago-negro.html

Clube do Livro 01/01/2016

Mergulhe de cabeça nessas águas misteriosas...

Calma, porque isso você só vai começar a entender lá por meados do livro.

Aline 26/10/2016

Incrível!
Verônica Cattani vive em São Paulo, tem vinte anos e um passado traumático. Aos doze anos, ela e o pai, Andréas Cattani, sofreram um grave acidente. Seu pai veio a falecer e ela ficou no limite entre a sanidade e a loucura. Desde o acidente, ela conta com o apoio de sua avó Antonietta e do namorado Enzo, além de suas pílulas contra alucinações. Após passar no vestibular para o curso de jornalismo, ela e Enzo se mudam para Lagoana no interior de São Paulo, uma cidade obscura, nebulosa, com habitantes nada receptivos.
Aos poucos, nesse novo ambiente, dividida entre rotina da faculdade e seu emprego de babá, Verônica finalmente consegue colocar no papel personagens que há tanto tempo estavam em sua cabeça e assim seu livro começa a ganhar forma. O que ela não imagina é o quanto a história irá mexer com seus fantasmas internos.

"As pessoas acham que eu sou psicótica. Confesso que eu mesma já pensei sobre isso algumas vezes, mas depois me dei conta de que tenho muitas dúvidas na vida para ser louca. Pessoas lúcidas é que vivem de incertezas, os loucos tem certezas demais e por isso vivem em outro mundo. Não que isso seja uma resposta convincente, mas eu me apego nisso e não posso me deixar abalar." (p. 40)

Verônica é insegura, ciumenta, tem baixa autoestima e uma imaginação catastrófica. Nesse momento você deve estar pensando "essa personagem deve ser um porre", mas devo dizer que não, ela passa bem longe de ser uma personagem chata. Verônica é uma protagonista surpreendente.
Teimosia também é uma das características de Verônica, e é por conta dessa teimosia que ela começa a enfrentar seus fantasmas e apresenta uma força que nem ela mesma sabia que tinha. A evolução da protagonista no decorrer da história é notável. Mesmo estando a beira de um colapso, nunca deixou de correr atrás das respostas que queria, e essa determinação foi uma das coisas que mais me agradaram nela.

"(...) Era como se todo o sentimento dentro de mim tivesse esvaziado, restando somente dúvidas, lacunas, espaços a serem preenchidos." (p. 170)

"- Ninguém consegue entender...
- Então você tem que parar de se explicar. As pessoas no mundo são, em sua grande maioria, um bando de idiotas convencidos de suas verdades inúteis. Poucas pessoas param para pensar no outro, no que ele sente, pensa, ou na forma como enxerga as coisas. Você tem que aprender isso na teoria, pois na prática é como apanhar repetidas vezes de uma mão invisível. Nunca sabe de onde vai vir o tapa." (p. 270)

Liam, o forasteiro, mora em Chicago e está no Brasil em buscas de algumas respostas. Misterioso e sarcástico, é o tipo de personagem que vai se revelando aos poucos. Ele e Verônica se encontram por acaso e descobrem que suas vidas estão mais ligadas do que eles imaginam.

Os personagens secundários foram muito bem caracterizados, entre eles merecem destaque: Carol, a única amiga de Verônica; o Ancião; Antonietta, a avó; Vicente e Katarina Caprini, patrões de Verônica.

A ambientação da história é perfeita. Com uma riqueza de detalhes, consegui visualizar perfeitamente a obscura cidade fictícia de Lagoana e seus moradores apreensivos e nada receptivos.

Narrado em primeira pessoa, o livro é dividido em três partes, sendo a primeira e a terceira pelo ponto de vista de Verônica, e a segunda pelo ponto de vista de Liam. Juliana Daglio nos transporta para dentro de sua história com uma escrita envolvente, instigando-nos cada vez mais a buscar respostas junto com a protagonista Verônica. A maneira como a autora conduz a história, com as dúvidas da protagonista afloradas, muitas vezes nos faz questionar o que é real e o que é fruto da imaginação de Verônica. Com capítulos curtos e a escrita cativante da autora, a leitura flui rapidamente e prende o leitor até as últimas páginas.

"(...) Se tem uma coisa que a vida ensina aos atentos, é que um mentiroso nunca consegue mentir com todas as partes do corpo ao mesmo tempo." (p. 237)

"Não havia nenhuma amiga para quem ligar, nenhum colo no qual chorar, uma pílula para tomar, nem uma lamina para me ferir. Eu estava sozinha.
Sozinha.
Sempre estive sozinha." (p. 192)

Algo que gostei bastante foi que em diversos capítulos encontramos trechos do livro escrito por Verônica, ou seja, um livro dentro do livro. Que aliás é fundamental para o bom entendimento da trama.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com/2016/04/resenha-o-lago-negro-juliana-daglio.html

Juliana 16/01/2016

O Lago Negro
Parceira do blog desde de sua primeira publicação, Um canção para a libélula - clique aqui para ler a resenha - Juliana Daglio, agora, apresenta o seu novo trabalho, O Lago Negro.

E a nossa participação foi através do book tour - primeiro grupo e pasmem meu povo, fui a primeira a receber - pois é, tive o privilégio de receber o livro na embalagem plástica e senti o cheirinho de páginas novinhas... #delícia

Nesse novo projeto da Daglio vamos conhecer todo o mistério que envolve o lago negro, localizado em uma cidade, esquecida pelo tempo e habitantes nem um pouco cordiais, chamada Lagoana - interior de São Paulo. Assim como os segredos que os personagens carregam.

Tudo começa quando Verônica Cattani chega nessa tal cidade junto com o seu namorado Enzo para estudarem na faculdade local, essa que é renomada no curso que ela deseja cursar. Nunca foi de ter muitos amigos, mas, encontrou a amizade em Carol. Porém, algo acontece com essa amizade e, a partir daí Verônica encontra-se em uma caminho turbulento e misterioso, o qual abrange não somente essa nova amiga, mas também boa parte de sua vida.

Um passado que ela supostamente havia enterrado junto com seus piores pesadelos, entretanto, retornaram e, agora, exigiam respostas. Essas que a nossa protagonista, apesar das suas incertezas e medos, resolve encarar e, como dizem por aí, pagar para ver. E talvez seja um preço bem alto para algo que Verônica não faz ideia do tamanho do problema.

Em segundo plano, a escritora nos apresenta parcialmente, tendo em vista que o objetivo é a vida/passado da protagonista, o convívio universitário da instituição de Lagoana. As reações dos jovens que deixaram seus familiares para galgarem seus futuro profissional. Muitos dos quais acabam residindo em republicas estudantis.

Acredito que toda a trama ficou bem desenvolvida, e mesmo que alguns mistérios tenham se resolvido, outros tantos surgiram e ficaram para a continuação do livro. Exatamente, caros leitores, a história continua, há O lago Negro - parte 2 em " construção" na mente da escritora. Portanto, aguardarei ansiosamente para desvendar todos os enigmas do enredo.

Okay, o que falar dos personagens, gente, eu adorei todos, até mesmo o paspalho do Enzo eu curti, afinal ele me fez sentir aquela louca vontade de esfregar a cara dele no asfalto quente e depois soltar o verdadeiro golpe #hadouken! Porém, o lado negro da força grita no meu coração de leitora apaixonada pelos personagens " malvados" dos livros. Logo, sou #teamCaprini, essa família é muito esquisita e sombria, quando as cenas eram de algum dos Caprini, minha atenção aumentava na tentativa de buscar pistas nos diálogos. ( Olha a louca fazendo a linha Sherlock Holmes)

Já que o assunto é personagem, vamos as apresentações dos meus queridinhos. Dessa vez não coloquei no meu ranking pessoal, mas todos foram os fofuxos da vez!

Verônica Cattani, uma jovem que iniciou a faculdade em uma cidade longe de casa, tendo como motivação dois fatores que para ela são importantes. Primeiro, ficar longe de casa, do seu passado. Afinal, tudo lhe trazia lembranças dolorosas do trágico acidente que esteve envolvida. Segundo, entrar em contato com o professor Velásquez e conseguir se aproximar para então apresentar seu manuscrito.

V, como é chamada por Liam, é determinada e dispota a enfrentar o desconhecido, ou talvez algo que sua própria mente oculta como mecanismo de defesa e, na minha opinião foi o diferencial, pois a personagem não se tornou chata, " a pobre coitada"e é claro, créditos para autora!

Katarina e Vicente Caprini, na primeira aparição do casal, minha mente foi longe a imaginação transbordou e a imagem do clássico casal Addams - Mortícia e Gomez. Gente, a maneira que a Juliana descreveu a katarina foi muito legal, eu realmente conseguia imaginar a personagem andando "deslizando" passos leves, apesar dos saltos, não faziam barulho.Já no Vicente o que mais me chamou atenção foram suas respostas misteriosas e o olhar "gélido". Juntos possuem um segredo que será o trunfo para que a nossa Verônica encontre suas respostas.

Liam Velásquez é a tradução do sarcasmo, chega ser divertido a maneria como ele age e reage e, principalmente quando está com V. Na trama desse primeiro livro ele foi uma peça muito importante para ajudar a a Verônica não surtar.

Indicação? Com toda certeza do universo, pessoal a leitura é gostosa, com uma narrativa que flui muito bem e rápida. Então, se você é o tipo que gosta de suspense com uma dose "gótico" irá adorar.

Diagramação e Capa:
Seria impossível começar essa parte da resenha sem parabenizar o profissional responsável pela diagramação do livro, eu achei uma lindeza em alto nível, a maneira como começam os capítulos, as divisões das partes do enredo com folhas pretas. Sem contar os capítulos do " O Lago Negro" da Verônica.
Leitores apaixonados por ler no silêncio da noite e até mesmo quem não curte, podem ficar despreocupados, pois, fonte e espaçamentos estão na medida exata. ( no meu ponto de vista, claro) Não existe aquele incomodo depois de ler por algumas horas.
Há expressões em inglês e não tem nota de rodapé para tradução, mas, acredito que não seja algo que irá prejudicar sua leitura, pois talis expressões já caíram no uso comum.
Vocabulário rebuscado, palavras bem colocadas e não há uso de muitos pronomes, o que valoriza cada parágrafo.
Capa para entender melhor apenas lendo, pois, além do lago negro que traz o título, a imagem da moça condiz perfeitamente com ambas protagonistas.
Curiosidade: Assim como a autora, sua protagonista, Verônica Cattani também é escritora. Então, temos um livro dentro do livro, por que há momentos que somos presenteados com alguns capítulos do livro da personagem.

site: http://nossaestantenacional.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-lago-negro-parte-1-juliana.html

Larissa Benevides 26/04/2016

Resenha: O Lago Negro - Juliana Daglio
"A linha entre a loucura e a sanidade é muito tênue. Uma fronteira frágil."

Hoje a resenha é sobre esse livro lindo!!!

O Lago Negro vai nos apresentar a Verônica, que é uma jovem que perdeu o pai quando criança e desde o acidente demonstra pertubações psicológicas.

O livro começa mostrando a empolgação de Verônica e seu namorado, Enzo, com as mudanças que a vida de ambos vai sofrer daqui pra frente. O casal passou para a mesma faculdade, cursos distintos mas mesma localidade, e vão dividir um apartamento na cidadezinha de Lagoana.

Enquanto Enzo foi para UFI (Universidade Federal Interiorana de Lagoana) para cursar Direito e sair da casa de seus pais. Verônica passou no curso de Jornalismo e vai para a faculdade com intuito de conhecer um amigo de seu pai, a quem ele disse para que ela apresentasse seu livro quando ela começasse a escrever.
"Meus planos eram de não contar de quem era filha antes que avaliasse meu texto. Não conseguiria me sentir merecedora daquilo se fosse somente o nome Andréas Cattani que me abrisse as portas, e não um possível talento para a escrita."
O professor Carlos Velásquez é como um deus na faculdade. Todos os alunos buscam um minutinho de sua atenção ou uma avaliação dos seus textos. Verônica busca apresentar o esqueleto de sua história para ele pois sabe que Carlos também revisou as histórias de seu pai no passado.

Verônica, há muito tempo, tem os personagens da sua história criados na sua cabeça. Ela sonha com eles, ouve suas vozes, até mesmo os vê. Esta história realmente assombra a sua vida.
"Por muitas vezes eu sentia o mundo ao meu redor como se fosse apenas uma alucinação prolongada. Era como se eu estivesse constantemente sonhando. Durante esses períodos, coisas terríveis me vinham em mente."
Somente quando chega em Lagoana que o processo de passar o conto para o papel ( ou computador, como ocorre hoje em dia) começa fluir naturalmente. E páginas e mais páginas vão sendo escritas.

Só que a história criada acaba mesclando com a vida real. Fatos que aconteceram na cidade e que realmente deixam Verônica com a pulga atrás da orelha.

Nesse ponto a composição do livro foi muito bem esquematizada. Pois temos capítulos que são transcrições do livo de Verônica e capítulos da história contada pela autora, Juliana.

Assim, junto com Verônica, tentamos desvendar não só mistério que envolve a cidade, mas também, os mistérios que envolvem a vida de Verônica e de seu falecido pai.

A editora e autora estão de parabéns. O livro está lindo, capa bonita e condizente com a história, diagramação boa que facilita a leitura.

Quando recebi fiquei encantada como o livro pois cada detalhezinho tem relação com a história que está sendo contada.

A leitura foi super rápida, pois eu queria saber que fim ia levar. Mas vou continuar na vontade pois o livro tem continuação. hahaha

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2016/04/resenha-o-lago-negro.html#more
Juliana 26/04/2016minha estante