Dewey

Bret Witter

Resenhas - Dewey

Claire Scorzi 07/04/2009

O melhor é o gato
O melhor do livro é o gato, Dewey Readmore Books (como foi batizado). Da aventura de ser abandonado numa caixa de coleta de livros da biblioteca de uma pequena cidade em Iowa, até se tornar um "astro" - conquistando a clientela da biblioteca, os funcionários, as crianças, a própria cidadezinha, e chegando a aparecer em matérias de tv, filmes (um, de um japonês!), e revistas... suas idiossincrasias, preferências de brincadeiras, comida, aventuras peculiares, e charme - como todo gato tem, e qualquer dono de gato sabe.
O estilo como a história é contada é que prejudica Dewey: um sentimentalismo muito óbvio, repleto de clichês; o gatinho merecia todo o amor e paixão recebidos, sem dúvida! Mas deveria ter sido expresso com mais originalidade, mais arte.
Além disso, o desfecho narrando a morte do bichano me derrubou. Sou avêssa a morte de crianças e de animais em livros, sejam estes de ficção ou histórias reais. Aceito-as em alguns poucos, raros casos... Mas detesto.

Lulu 28/03/2009

Para quem gosta de animais!
Boa leitura e interessante no sentido de se aprender sobre uma outra cultura, sobre o valor dos animais e sobretudo sobre tolerância.
A leitura é leve embora um pouco repetitiva e a autora puxa um pouco demais a sardinha para o assunto biblioteca e bibliotecário(a)s, mas dá pra seguir em frente trnquilamente. Recomendo para todas as idades.

vsc80 18/08/2009minha estante
Ela não puxa sardinha, pelo contrário, ela tem que falar da biblioteca porque foi o lugar que Dewey viveu e cativou pessoas.

Lysi 28/10/2009minha estante
Concordo que ela puxa mesmo a sardinha pra assuntos desinteressantes, isso me fez abandonar o livro duas vezes... :P

Dri Manzoli 18/03/2009

Perfeito!
Quem tem gato entende perfeitamente o porque que ele foi especial para Spencer ;)

Fabiana 09/03/2009

Amor incondicional e amizade
O livro trata da história verídica do gato residente da biblioteca de Spencer, Iowa. A autora faz uma linda homenagem ao (agora falecido) gato que conquistou o mundo com seu carisma e senso admirável de solidariedade e amor. É uma viagem pela história do condado (Clay County, que abrange Spencer e outras cidadezinhas vizinhas também mencionadas), a cultura local e background da bibliotecária-chefe, suas memórias, família, amigos, freqüentadores e visitantes da biblioteca, em relatos emocionantes de vidas comuns, com alegrias e tristezas, dificuldades e superações. E como Dewey foi importante em tudo isso, sendo um gato de biblioteca.
É bonito e emocionante (não recomendo a leitura sem uma caixa de lenços). Para fãs de gatos e animais em geral. Poderia ter um pouco mais de bom humor, em certo momento parece um pouco apelativo pro lado sentimentalóide, mas pode ser mera coincidência. É uma biografia afinal, e infortúnios fazem parte da vida. No Youtube há disponível vídeos do Dewey, como material complementar (recomendo!).

GIPA_RJ 08/03/2009

MIAU
Li ... e me emocionei muito!

Nana Lopes 04/03/2009

O livro é bom, mas eu esperava mais, a leitura demorou a engatar, esperava algo mais,tipo um marley e eu de gato, mas enfim gostei do livro...

Elenara 27/02/2009

Com a biografia desse carismático felino podemos também tecer considerações sobre o seu habitat, a Biblioteca de Spencer, cidade localizada no estado de Iowa. EUA. Quem pensa que edifícios se resumem a projetos fantásticos, não percebe que os espaços são feitos também de percepções e sentimentos.
A Biblioteca de Spencer, construída no começo do século passado é um exemplar das Bibliotecas Carnegie. O projeto dessas bibliotecas, mais de 2500, incrementava a comunicação entre a bibliotecária e o público, incentivando a esse o descobrir seus próprios livros. Há uma descrição interessante delas em um dos capítulos do livro, onde são descritas como a biblioteca da infância das pessoas: "essas bibliotecas pareciam projetadas para fazer as crianças acreditarem que você poderia se perder lá dentro, e ninguém jamais o encontraria- e isso seria a coisa mais maravilhosa que poderia acontecer."

Na década de 70, foi derrubada para dar lugar a uma biblioteca maior. E segundo a autora, um desastre, já que nada tinha a ver com a arquitetura local de Spencer.
Toda em concreto, era gélida, parecendo um bunker. "Para dizer de maneira mais simples, o prédio não era adequado para uma cidade como Spencer..... A fachada não combinava com o entorno. O interior não era prático nem simpático. Não fazia você querer sentar e relaxar. Era frio em todos os sentidos."
Mas graças a uma reforma interna, mudando cores e espaços, e ao gatinho Dewey, essa biblioteca ganhou vida e se tornou um local mais acolhedor, visitado por milhares de pessoas.
Ou seja, um espaço é realmente bem mais do que apenas aspectos físicos e por isso temos que tomar cuidado ao pensar um projeto sem pensar nos seres que o ocuparão.

Priscilla 10/02/2009

Como já disseram ai embaixo, é um livro pra quem gosta e pra quem não gosta de gatos. Eu, por exemplo, prefiro os cachorros, apesar de nao ter nada muito contra os gatos. Mesmo assim, me emocionei com a historia de Dewey, que conseguiu chegar ao coração de várias pessoas de uma cidade americana. As partes que falam sobre a história da cidade realmente não são interessantes mas é só você ler mais rápido! hehehe.. Gostei muito do livro, recomendo.

binhobluesboy 09/02/2009

Um bom livro
Assim como outras pessoas comentaram acima, também achei um pouco tediosa a mistura de história com biografia. Mas eu sou bibliotecário também, e sei que isso é típico da "raça", eheheh. O livro é bem legal, principalmente da metade pro fim, mas acredito que muita gente tende a largar nos primeiros capítulos, em função de toda a questão histórica e tal...

Ka Lizzy 05/02/2009

Para quem gosta e não gosta
Um livro para quem gosta e não gosta de gatos.
Quem gosta entende o amor de Dewey e de sua dona, uma bibliotecária de da cidade de Spencer - Iowa -EUA.
Mostra bem que gatos são bichinhos muito amáveis também que podem nos ensinar muitas coisas.
Quem gosta de gatos, entende e quem não gosta passa a gostar.

megacombo 16/01/2009

Eu amooooooo o Dewey, fico vendo os vídeos dele no YouTube, fico rindo das coisas que ele fazia que lembram minha gata... rsss

Argonath 15/01/2009

Uma história comovente...
Simplesmente leitura obrigatória para quem gosta do relacionamento humanos X bichos de estimação. Com muita nostalgia e amor a autora conta como Dewey, um gato encontrado na caixa de devolução de uma biblioteca no interior de Iowa-EUA, transformou a vida dela e da cidade, sendo amigo, e amando a todos incondicionalmente. Uma história comovente, com momentos engraçados do gato e uma bem detalhada narrativa da crise fazendária no interior dos EUA na década de 80.

Sha 10/01/2009

Quem espera um livro totalmente dedicado a Dewey decepciona-se um pouco, pois são usadas várias passagens narrando a história (e alguns pormenores) da cidade em que a biblioteca se situa e algumas passagens sobre a vida da autora.
Camila Chimello 13/03/2014minha estante
Na verdade é exatamente por esse motivo que o livro é extremamente interessante. Você não pode retratar um animal, ele não fala, você não sabe o que ou como ele realmente se sente. Nem nunca saberá.

Todas as passagens e todos os fatos foram postos ali para mostrar como e porque Dewey ajudou todas aquelas pessoas, naquela cidade. Devido a todos problemas que elas passavam. É uma história real, da vida de uma cidade e seu gato de biblioteca.