Dewey

Dewey Vicki Myron
Bret Witter

Resenhas - Dewey

Lysi 11/11/2009

Tentativa frustrada de fazer uma versão felina do Marley. As coisas que o gato faz até são engraçadinhas (eu amo gatos, diga-se de passagem), o que mata a história são as coisas que a autora conta sobre a cidade, a biblioteca e sobre ela mesma que não tem ligação alguma com Dewey e servem só pra encher linguiça. Ainda tentei ler duas vezes, mas acabei abandonando para sempre.
Bell_016 23/01/2010minha estante
Descreveu exatamente o q pensei enquanto lia o livro. O gato é fofo, adoro gatos, mas a babação em cima da cidade "perfeita" e suas pessoas "perfeitas" não dá....

Agnes 16/12/2012minha estante
Ok, não foi uma tentativa de copiar o Marley. Por favor, ela quis relatar a história do gato dela, quem amava muito e mudou a vida das pessoas. Além disso, por que agora tudo tem que ser comparado ao Marley? Por favor, o livro nem é tão bom assim. Além disso, a biblioteca, a autora e a cidade, tudo o que ela contou tem sim relação com o Dewey, Lysi. Pois ele mudou a vida daquelas pessoas, e, para entendermos isso, ela tinha que explicar pelo o que estávamos passando. Olha, essa não é uma historinha de um gato que acompanha uma família e tem vários momentos de comédia. É de um gato bibliotecário que marcou a vida das pessoas de uma cidade que estava morrendo. É diferente.

Keith 01/03/2017minha estante
Que bom saber que eu não fui a única frustrada com a leitura!!!
Acredito na diferença que o Dewey causou na vida da autora e das pessoas que conviviam com ele, pois tenho um gato também (bem parecido com o ele na aparência e no temperamento) e ele mudou muito a minha vida! Mas achei a leitura muito cansativa e perdi o foco do Dewey diversas vezes. Não consegui concluir a leitura, infelizmente!

vsc bibliotecária 18/08/2009

Dewey Readmore Books (nome perfeitooooooooooooooooo!!!)
Dewey era um gato muito fofoooooooooooooooooo, cativante e inteligentíssimo, pq vivia no melhor lugar do mundo: numa BIBLIOTECA!!!
É impossível não se apaixonar por ele e querer ter um gato em casa, sendo seu companheiro.
Eu também tenho um Dewey, é minha gata Ciça, companheira de todas as horas, que sempre que percebe que vamos fazer oração (sou budista), ela faz questão de estar presente.
Livro indispensável para amantes de gatos (e de cachorros também)!!!
Tainá 03/02/2013minha estante
Concordo. É impossível não se apaixonar por Dewey e pelas mudanças que ele causa na vida das pessoas. Sempre de forma tão positiva e catuvante.

Aline.Abreu 31/08/2023minha estante
Eu amei o livro. TODA biblioteca deveria ter um gato.

Fran RW 30/05/2012

"Dewey - um Gato Entre Livros" - Vicki Myron, Bret Witter
Encontrei esse livro por acaso na biblioteca. Sempre gostei de gatos e aí resolvi ler. Ele conta a história real de Dewey Readmore Books, um gatinho que foi encontrado quase morto, devido ao frio, na caixa de devolução da Bibioteca Pública de Spencer, no Iowa, Estados Unidos.

Criado na biblioteca por Vicki, a bibliotecária, Dewey era capaz de fazer por qualquer um o que estivesse ao seu alcance e aos poucos revelou um talento que tocou o mundo: dar atenção à pessoa certa, no momento certo. Ele ajudou, dessa forma, muitas pessoas a superarem suas dores com mais facilidade.

Dewey se tornou por isso mundialmente conhecido e adorado. Um gato diferente dos outros, que desmente aquela história de que gato é interesseiro.

Me emocionei e me encantei com Dewey. Chorei nas cenas da morte e do enterro e, pena que não vai mais sair o filme, né? :-(

(29/12/2010)
Aninha 29/06/2012minha estante
Realmente,é muito bom esse livro.Chorei muito no final,em que Dewey morre! :( É mesmo ruim que não vão lançar o filme,porque eu concerteza iria assistir!

Fran RW 30/06/2012minha estante
Pois é, Aninha. Talvez não tenham consigo encontrar um gato que faça o que Dewey fazia.

Evy 27/01/2010

Apaixonante
Dewey é simplesmente apaixonante!
Tudo bem, eu sou suspeita, afinal sou bibliotecária e adoro gatos! Só pelo fato de ter uma biblioteca envolvida eu já adorei o livro. Sei que fui influênciada pelo fato de ser apaixonada pela minha profissão, mas realmente achei a leitura deliciosa e fiquei apaixonada pelo gato Dewey. Achei fantástico como o gato modificou os costumes de uma cidade, os hábitos de leitura e assiduidade à biblioteca. Foram momentos maravilhosos que esse gato fofíssimo viveu ao lado de Vicki e que ela tão generosamente divide conosco. É claro que a escrita é simples, afinal Vicki não é escritora profissional, e em certos momentos o foco da escrita foge um pouco para a cidade de Iowa e alguns momentos particulares de sua vida, mas achei relevante para a contextualização e recomendo a leitura!
Léia Viana 05/01/2011minha estante
Eu comprei este livro por dois motivos: adoro animais e eu me apaixonei por sua resenha!

vsc bibliotecária 08/04/2012minha estante
Tbm sou bibliotecária e amo gatos!!!

Sha 10/01/2009

Quem espera um livro totalmente dedicado a Dewey decepciona-se um pouco, pois são usadas várias passagens narrando a história (e alguns pormenores) da cidade em que a biblioteca se situa e algumas passagens sobre a vida da autora.
Camila Chimello 13/03/2014minha estante
Na verdade é exatamente por esse motivo que o livro é extremamente interessante. Você não pode retratar um animal, ele não fala, você não sabe o que ou como ele realmente se sente. Nem nunca saberá.

Todas as passagens e todos os fatos foram postos ali para mostrar como e porque Dewey ajudou todas aquelas pessoas, naquela cidade. Devido a todos problemas que elas passavam. É uma história real, da vida de uma cidade e seu gato de biblioteca.

Lucas FC 05/02/2010

Chatoooo
Que livrinho chatooooo.
A autora conseguiu fazer de um livro que queria mt ler se tornar insuportavel.
fala do gato como se fosse um deus. me sinto ate por baixo diante de um gato desse, aff. como se o gato fosse melhor do q pessoas proximas a nós.
a autora parece a secretaria de turismo da cidade dela, faz tnt propaganda do lugar q da ate nos nervos.
ñ gostava de gato, agora entao...
perda de tempo q tive, mas faz parte. mt gnt amou o livro.
pelo menos confirma uma ctz, gosto ñ discute meeesmo
San... 25/08/2010minha estante
Oi Lucas, não li o livro, mas sua resenha me fez pensar numa piadinha: "Um gato e um cachorro conversam. O cachorro diz: eu tenho um dono que me leva passear, troca minha água todo dia, me dá comida gostosa, fez até uma casinha para mim - acho que meu dono é Deus. O gato então responde: eu tenho um dono que me leva passear, troca minha água, me dá comida gostosa, fez até uma casinha para mim - eu acho que sou Deus."

Cristine 18/10/2010

um livro para quem é fã de gatos e bibliotecas!!
a principio achei que fosse ser a história de um gato que vivia numa biblioteca; mas é sobre uma comunidade do interior que tem uma bibloteca onde vive um gato. E um gatinho abandonado numa noite fria faz toda a diferença, poe a biblioteca e a cidade no mapa do mundo.
como o Dewey (já falecido) não pode escrever sua própria biografia, temos a história pelo ponto de vista da bibliotecária, que não apenas conta a história do Dewey como a sua própria e a comunidade onde eles vivem.
Cris Paiva 13/01/2011minha estante
Acho que gatos tem uma ligação especial com livros, biblioteca e bibliotecarias. Minha gatinha, por exemplo, adora se esconder na minha estante e encher meus livros de pêlos! Kkkkkk

Coruja 13/10/2010

Como não se apaixonar?
Confesso que sou uma manteiga derretida. Choro à toa com filmes, com livros, com músicas. Mas desafio qualquer um a ler Dewey: um gato entre livros até o final e não se sentir emocionado.

Ganhei esse livro mais ou menos um ano atrás, da Ísis. Ele estava na pilha para ler no começo do ano, mas aí entrou na minha lista para o Desafio Literário e eu o enfiei na estante para só tirá-lo em outubro. Quase me arrependo de não ter lido antes – mas como nunca é tarde demais, fico feliz de tê-lo lido agora.

Dewey conta a história real da relação de Vicki Myron, bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública de Spencer, no Meio-Oeste americano, com Dewey Readmore Books, um gato encontrado na caixa de coleta da biblioteca na noite mais gelada do ano, que sobreviveu e tornou-se mais que um mascote, o símbolo de uma cidade, de um povo, de solidariedade.

Na verdade, o livro trata mais do que a relação de Vicki e Dewey, mas da inserção do gato na comunidade e memórias da vida de Vicki. O tom é intimista – me lembrou bastante a forma como a história é contada no livro do mês passado no Desafio, A Sociedade Literária e a torta de Casca de Batata. Eu tive a impressão de estar na biblioteca, de ter tido o prazer de ser escolhida por Dewey para tirar uma soneca em meu colo, de ter caminhado pela Grand Avenue e ouvido a história do Grande Incêndio enquanto tomava chá com biscoitos no Sister’s Coffe. Você termina o livro com a impressão de que conheceu pessoalmente todos aqueles personagens.

Mas qual é a grande lição que se pode tirar de um livro em que um gato é a estrela do show? Adotem gatinhos que eles farão sua vida mais feliz?

Acho que a história de vida de Dewey – e Vicki e a inteira cidade de Spencer incidentalmente – é a capacidade de se importar, de ultrapassar obstáculos, de sobreviver mesmo nas situações mais difíceis, de lutar por aquilo que se acredita e, claro, de união.

Bem diz o ditado que ‘a união faz a força’ e Dewey seguiu como um ponto de inspiração e união da comunidade, especialmente numa época crítica, como a Depressão da década de 80, que em Iowa atingiu de forma ainda mais forte os agricultores familiares, que compunham quase toda a população da região.

Terminei o livro com vontade de adotar um gatinho vira-lata. Contudo, moro em apartamento; eu e minha mãe somos alérgicas e ela não suporta gatos. Mas tenho certeza que até ela se apaixonaria por Dewey.

E como não se apaixonar?
(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
mateusmfs 12/11/2010minha estante
Mesmo sendo homem, chorei no fim do livro, pois amo gatos e me apaixonei por ele. =*

Nessa Gagliardi 26/05/2009

Ahhhh, que delícia de gatinho!!

Deu até vontade de adotar um... :)
vsc bibliotecária 18/08/2009minha estante
Então pq não adota?

Os gatos são sim companheiros, porém, precisamos receber sua independência! Quando eles estão a fim de contato, pode ter certeza, que ficará ao seu lado. Se não, não o rejeite, ele só quer um pouquinho de privacidade.

Nessa Gagliardi 23/06/2010minha estante
Não adoto por causa da minha alergia. :(
Já tentei ter um gatinho, mas quase morri de tanto espirrar e com tanta coceiras...

Laura 23/10/2011

[Resenha]: Dewey - um gato entre livros
Dewey (pronuncia-se "Diwi") - um gato entre livros conta a história verídica de um animal que encantou e emocionou o mundo.
Encontrado enroladinho e escondidinho numa caixa metálica, na caixa de devolução de livros na Biblioteca Pública de Spencer (Iowa, nos Estados Unidos) com ainda poucos meses de vida. E então foi adotado pela própria biblioteca.
Desde então, o pequeno gatinho emocionou o mundo.
O livro conta a história de vida em curtas histórias marcantes para os funcionários da Biblioteca Pública, para a própria Spencer e algumas até para o mundo.
Como as histórias de Dewey com sua obssessão pelos elásticos, suas escaladas nas estantes da biblioteca, o carinho e o amor que tinha em particular com cada um que o visitava. Alguns visitavam a biblioteca só por causa do gatinho!
A história de Dewey é uma história pra se emocionar de verdade, pra deixar os problemas que tem pro lado e aquecer o coração só um pouquinho.
Se quer saber sobre a história de Dewey, leia o livro, garanto que vai valer a pena!
Bruno.Serpa 29/03/2017minha estante
QUE AMORRR

Cris Paiva 15/01/2011

Conquistando amigos, um colo por vez!
O livro, como outras pessoas ja disseram, não é somente sobre as estripulas de um gato fofo. A autora, que é bibliotecaria, conta a historia de como um gatinho foi parar na caixa de devolução da biblioteca, na noite mais fria do ano, e viveu lá durante 19 anos e conquistou não só os habitantes da cidade de Spencer, mas diversos admiradores no mundo todo. E ele fez isso sendo somente um gatinho normal, fofo, extremamente sociável e amigo. Dewey conseguiu conquistar amigos no mundo todo. Um colo por vez!
Vicki, a autora, nos conta essa historia como se estivesse tendo uma conversa com o leitor, uma dessas conversas agradáveis que a gente tem com as amigas e que fica triste quando acaba. Ela vai contando não só a história do gato, mas da cidade, dos habitantes e a propria vida e dos problemas pelos quais passou e os quais o gatinho a ajudou a superar, sendo apenas o seu amigo e lhe oferecendo conforto quando ela mais precisou.
A historia me emocionou varias vezes, por motivos até bobos, mas pra mim que tenho um gatinho em casa, reconheci algumas atitudes e sentimentos que bateram com os meus. Os bichinhos realmente mexem com os sentimentos da gente, e se tornam não só parte de nossa vida, mas da familia. Ele se torna um membro querido, e não precisa fazer nada de excepcional para ocupar esse lugarzinho em nossos corações, só precisam estar lá!
Cristine 17/01/2011minha estante
adorei esse livro, e o Dewey mesmo depois de morto continua a conquistar as pessoas (pelo menos comigo foi assim)

Jessy45 17/04/2024

Perfeito
O livro começa contando um pouco da história de Iowa, uma pequena viagem ao passado para conhecermos o lugar onde esse gatinho laranja e fofo foi abandonado e teve sua vida revolucionada, passando a receber amor, carinho, livros e colos.

Na noite mais fria do ano, a bibliotecária Vicki Myron chega cedo na biblioteca municipal de Spencer e encontra um pacotinho de amor abandonado dentro da devolução de livros. Vicki imediatamente apaixonou-se e ofereceu auxílio ao filhote que sofria de queimaduras nas patas devido ao frio. Desde que optou por adotá-lo, testemunhou a união dos funcionários da biblioteca, formando um elo familiar para protegê-lo. Contudo, era imperativo obter a aprovação das autoridades para que o gato pudesse residir no recinto. O temperamento e comportamento do felino seriam avaliados, considerando que um comportamento excessivamente tímido ou agressivo poderia perturbar os visitantes. Felizmente, o gato demonstrou ser sereno e sociável, trazendo alegria para todos os envolvidos.

Quando Dewey foi adotado, o estado de Iowa enfrentava uma crise agrícola, resultando em altos índices de desemprego. Nesse contexto, a biblioteca tornou-se um refúgio para muitos, permitindo interações com o felino.

Enquanto acompanhamos o desenvolvimento de “Dew” a autora incorpora elementos históricos, o que torna ainda mais interessante a leitura.

Confesso que conforme avançava na leitura sentia meu coração apertar. Aproximando-me dos 19 anos de Dew, compreendia como a história se desenrolava e, para alguém que ama gatos, despedir-se tornava-se desafiador.

Um livro viciante para apaixonados por gatos, uma ''biografia'' que faz nossos corações transbordarem de amor por esses bichanos.

Dri Manzoli 18/03/2009

Perfeito!
Quem tem gato entende perfeitamente o porque que ele foi especial para Spencer ;)

Argonath 15/01/2009

Uma história comovente...
Simplesmente leitura obrigatória para quem gosta do relacionamento humanos X bichos de estimação. Com muita nostalgia e amor a autora conta como Dewey, um gato encontrado na caixa de devolução de uma biblioteca no interior de Iowa-EUA, transformou a vida dela e da cidade, sendo amigo, e amando a todos incondicionalmente. Uma história comovente, com momentos engraçados do gato e uma bem detalhada narrativa da crise fazendária no interior dos EUA na década de 80.

Priscilla 10/02/2009

Como já disseram ai embaixo, é um livro pra quem gosta e pra quem não gosta de gatos. Eu, por exemplo, prefiro os cachorros, apesar de nao ter nada muito contra os gatos. Mesmo assim, me emocionei com a historia de Dewey, que conseguiu chegar ao coração de várias pessoas de uma cidade americana. As partes que falam sobre a história da cidade realmente não são interessantes mas é só você ler mais rápido! hehehe.. Gostei muito do livro, recomendo.