Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift




Resenhas - Viagens de Gulliver


368 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Raphael 16/08/2021

Viagens a países distantes e ao íntimo da humanidade
Apesar de a narrativa iniciar com relatos de viagens a países estranhos (nunca conhecidos antes) extrai-se o real sentindo logo de cara. Nas metáforas dos problemas dos nativos - e suas qualidades - percebe-se duras críticas às diversas características humanas, seja de caráter moral, seja de caráter político. Além de uma viagem a terras distantes o livro é uma viagem ao íntimo dos sentimentos humanos.
comentários(0)comente



@aprendilendo_ 07/08/2021

Resenha de "As Viagens de Gulliver"
Publicado pela primeira vez em 1726 e escrito por Jonathan Swift, "As Viagens de Gulliver” é considerado um dos grandes romances da história. Nesse contexto, na obra, acompanhamos a narrativa de Lemuel Gulliver acerca de suas inesperadas e extraordinárias viagens durante um período de dezesseis anos, as quais envolvem gigantes, pessoas minúsculas, ilhas voadoras e cavalos falantes.

Em primeiro lugar, sobre história, há a cômica e cativante narrativa do cirurgião aventureiro, Gulliver. Nesse sentido, desde as primeiras páginas, a obra consegue se destacar por meio de sua criatividade única em situações e ambientes, os quais apenas ficam mais extraordinários conforme o tempo. Em adição, o protagonista narrador, com sua personalidade excêntrica, traz todo um aspecto irônico para a história. Como consequência, em face da maravilhosa fantasia e do bom humor em cada palavra, o livro tem uma leitura extremamente agradável e leve, sendo perfeito para qualquer leitor em busca de uma nova aventura.

Em outro aspecto da obra, tem-se uma sátira dos livros de viagem, a qual, nas entrelinhas, crítica veementemente diversas características da política e personalidade humana. Nesse contexto, no decorrer das viagens, a crítica fica cada vez mais evidente, chegando a se tornar explícita e contundente na quarta parte. Dessa forma, apesar da leitura leve e bem-humorada, a trama, em adição, consegue entregar toda uma gama reflexiva acerca de nossas atitudes como sociedade, o que apenas aumenta a profundidade e o impacto da história no leitor.

“As Viagens de Gulliver” é uma leitura leve, divertida e extremamente criativa, sem, contudo, perder o peso de suas críticas na forma como a humanidade lida com a política e a moral.
Nota: 9.4
Instagram: @aprendilendo_
Liny Arguilera 07/08/2021minha estante
Esse livro é excelente.




Bibi 04/08/2021

sobre "Viagens de Gulliver"
eu gostei masss a primeira viagem foi muito detalhada enquanto a segunda o autor só tacava reflexões políticas. no entanto, eu gostei do ponto de vista crítico do autor - em relação aos governos- ter sido colocado por meio de ironias. vou ter que reler no futuro (muitas vezes) p realmente entender tudo. em suma, vale a pena. boa leitura!
comentários(0)comente



Thiago 03/08/2021

Como muita gente eu já conhecia uma parte das Viagens de Guliver, minha memória afetiva lembra bastante dele Liliput.
Infelizmente achei o livro muito repetitivo, com boas ideias nas mãos mas sem explorar o potencial de aventuras. A maior parte limita-se a comparar à Europa da época é mesmo assim apenas descrevendo ideias repetidas.
comentários(0)comente



Vitoria 30/07/2021

Além de um livro gostoso de ler, é um livro crítico ao governo ela sociedade da época que incrivelmente se encaixa tbm na nossa sociedade atual. Recomendo!!
comentários(0)comente



Rai 28/07/2021

Viagens de Gulliver
Esse livro apesar de ser uma ficção, mostra como são as relações humanas, gulliver vai parar em diversas ilhas em algumas ele é muito temido em outras ele é rebaixado e tudo isso pelo simples fato de ser diferente dos demais ,isso fazia com que ele fosse considerado mau ou ruim por parte dos outros, é basicamente o que acontece hoje em dia.. em cada ilha ele conseguiu tirar uma lição para vida por mais que não tenha sido a melhor experiência.
comentários(0)comente



Larakey 26/07/2021

Viagens de Gulliver
Eu adoro o modo que gulliver se expressar no livro , para não revela nenhum spoiler toda vez que o autor fala uma qualidade dos habitantes de determinada região como lilipute o jeito que ele elogia a sua forma de viver do seu conhecimento , e vocabulário isso me fascinou desde a primeira página .
comentários(0)comente



Kamilla 26/07/2021

Nada infantil
Eu conhecia a história principalmente através das adaptações mais brandas adaptadas para o público infantil, que eu li há muito tempo atrás, e as versão filmadas. Senti que finalmente chegou a hora de tentar conhecer esse clássico em sua essência e procurei a versão integral e com ensaios e notas explicativas - essas versões da Penguin são muito boas.

Bom, as versões mais populares focam nas duas primeiras viagens, e são tratadas mais como uma comédia. Também achei as duas primeiras viagens as mais interessantes do livro, mas o tom é bem mais satírico e pessimista, mesmo conhecendo um pouco da história da Grã Bretanha, eu sinto que o livro é melhor aproveitado por quem conhece o contexto histórico com mais profundidade, mas as críticas feitas a sociedade ainda conseguem ser bem pertinentes e algumas se encaixaram bem demais em vários contextos atuais.

Achei a terceira viagem a menos interessante, mas tem alguns apontamentos muito interessantes a respeito do valor ciência, repressão política e história. Mas na maior parte do tempo me peguei discordando muito veementemente do ponto de vista do protagonista.

A quarta parte é um bom exemplo de "sua utopia é minha distopia", quase nada na sociedade equina e utópica me conquistou, é praticamente um totalitarismo que deu certo, onde as pessoas passam a vida com uma ausência quase total de paixões e se dobrando a opinião do grupo como forma de prolongar a harmonia social.

O personagem Gulliver é um narrador interessante, orgulhoso e ao mesmo tempo inseguro, curioso e ao mesmo tempo desconfiado e mente fechada e muito misantropo, com um lugar especial na sua misantropia para uma boa dose de misoginia, um bom retrato de muitos exploradores europeus da época.

É um daqueles livros para serem relidos de tempos em tempos, que provavelmente vai se apresentar de uma forma nova para mim quando eu reler daqui há alguns anos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda 21/07/2021

Impressionante
A leitura é fantástica! Uma escrita ótima e divertida cheia de detalhes. É um livro grande, mas vale muito a pena. De uma criatividade surpreendente, não é a toa que virou um clássico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beca 09/07/2021

Aquele livro que eu só li pq estava na estante à séculos, eu gosto do filme e estava bem sem ânimo pra ler nada, por isso demorei muito pra ler, mas até que gostei, achei divertido e exótico, um livro mais infantil, e acaba ficando muito repetitivo em cada universo que ele visita, enfim bem sla.
Mais uma resenha pra contar no desafio skoob, pq tenho toc e quero tudo bonitinho ?
comentários(0)comente



karolaine 29/06/2021

divertido
eu achei bem divertido cara! certos lugares onde ele visitou a história foi melhor mas no geral não me arrependi de ter lido inteiro
nao sei se leria de novo tho
comentários(0)comente



Rike 21/06/2021

Gostei do conteúdo desta edição
Olhar as notas, às vezes, tirava a fluidez do conteúdo,
Mas, outras vezes, era interessante.
Edição rica em conteúdo,
Trazendo informações sobre o autor e algumas considerações e análises, incluindo um trecho de George Orwell.

Sobre As Viagens de Gulliver:
Textos muito reflexivos.
Em certos momentos, o autor faz algumas reflexões inocentes,
Revelando o posicionamento do autor sobre tal assunto.
Tive algumas discordâncias com o ponto de vista do autor, porém reconheço que muitas vezes ele usava de ironia e outras ele tinha certa "inocência".
É intrigante as críticas que ele faz ao seu próprio país e o povo da sua nação.
Interessante é também o jogo que se faz com o poder do hábito. Quando Guliver volta dos lugares onde passou tanto tempo para a sua terra natal, ele passa a encarar a sua própria família e seus amigos de maneira diferente, como se eles fossem de uma espécie diferente da dele.

A Escola de Projetistas Políticos, na Terceira Parte, tem medidas ideais para solucionar os problemas políticos atuais!(BRINCADEIRA)

?Observe-se também que esta Sociedade tem um Jargão e uma Rabularia peculiares, que nenhum outro Mortal é capaz de entender, e no qual todas as suas Leis são escritas, Leis essas que eles cuidam de multiplicar ao máximo; desse modo confundem por completo a própria essência da Verdade e da Falsidade, do Certo e do Errado; de modo que se tornem necessários trinta anos para decidir se o Campo legado a mim por meus Antepassados as seis Gerações pertence a mim ou a um estranho que mora a trezentas milhas de lá?? página 352
comentários(0)comente



duda 20/06/2021

li para o meu clube do livro, e foi uma leitura inesperadamente rápida, muito diferente do que tudo que já havia visto. achei realmente "brisado" no início, mas conforme a jornada do protagonista continua, você percebe semelhanças dos personagens tão diferentes, mas tão parecidos com a nossa sociedade atual.
comentários(0)comente



368 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR