Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Daniel.Malaquias 28/09/2022

As famosas viagens de Gulliver
Primeiro quero dizer que esse livro não tem só 136 páginas como escrito aqui nesse app, ele contém 154 páginas.
Segundo que esse livro é uma adaptação do original, porém mesmo assim é uma ótima dica para quem quer conhecer a obra, muito boa por sinal. Posteriormente procurarei ler o livro integral. As viagens de Gulliver é uma obra cheia de ironia e referências à Inglaterra, bem como aos seus habitantes, isso lá no século XVIII. O livro é uma história de aventuras, cheias de inimigos, de habitantes excêntricos de várias partes do mundo, que vão de pessoinhas bem pequenininhas até gigantes. Com certeza no texto completo há uma maior variedade de tipos e de locais em que Gulliver conhece, todavia nessa narrativa somos apresentados a um panorama crítico, irônico e cheio de referências a nossa intrincada humanidade. Gostei bastante, me fez refletir sobre alguns aspectos da vida social.

Cacau 20/09/2022

Trabalho de escola
O livro é até que legal, só que eu achei ele bem repetitivo, por mim podia ser só na ilha lilipute, mas eu sei que o livro é sobre as viagens, não leria se nn fosse pro trabalho da escola

Raphael Rostaizer 18/09/2022

Relembrando clássicos da infância
Sempre bom reler os classicos que tanto nos fizeram viajar na imaginacao quando crianças. Hoje em dia é outra leitura com a mente atual mas ainda remete a nostalgia.

Nic 29/08/2022

Baita livro.
Geralmente quando pensamos em "Viagens de Gulliver" lembramos de um livro infantil, só que não, o livro, de 1726 narra as viagens de Gulliver por diversas terras distantes, como o povo dos anões, dos gigantes, a terra dos cavalos, etc.... Engana-se quem pensa que é uma literatura infantil, o livro é repleto de reflexões (geralmente irônicas, o que muito me agrada) sobre a política, sociedade, cultura, pessoas, leis... Além da aventura é possível fazer muita reflexão social sobre as realidades em que estamos inseridos e a ignorância, como por exemplo, quando o autor disserta sobre monarquia, guerras e a maneira certa de partir ovos. ?
" Toda gente concorda em que maneira primitiva de partir ovos antes de serem comidos, é bater com eles no rebordo de qualquer prato ou copo; mas o avô de sua majestade imperial, em criança, estando para comer um ovo, teve a infelicidade de cortar um dedo, o que deu motivo a que o imperador, seu pai, lavrasse um decreto, em que ordenava aos seus súditos, sob graves penas, que partissem os ovos pela extremidade delgada..."
"Os partidários da extremidade mais grossa, que se encontravam exilados, viram tanta deferência na corte do imperador, que se seguiu uma guerra sanguinolenta entre os dois impérios, guerra que durou 36 luas com vário êxito para cada uma das partes". (Posição 401).
Livro recomendadissimo para quem gosta de análise social, ironia e aventura, e o melhor, grátis na Amazon pois é um livro de domínio público.

João 26/08/2022

Sejamos mais Houyhnhnms e menos yahoos!
"As Viagens de Gulliver" é um livro bem interessante. A história é contada em forma de relatos pelo próprio Gulliver, que adora se lançar ao mar para viver novas experiências e acaba se deparando com povos muito diferentes.

Acabei lendo algumas partes de forma arrastada, sem muita emoção, mas foram poucas partes. Simbolicamente a obra é incrível, com várias críticas!

Há trechos bem divertidas, por exemplo quando Gulliver está em Lilliput e explica de forma bem sarcástica algums acontecimentos, como a justificativa de guerra entre os dois países locais. São situações fantasiosas que despertam a reflexão e o senso crítico de quem lê.

O último país visitado pelo protagonista foi o que mais me fez refletir e fiquei muito cativado pelos Houyhnhnms (tive que voltar ao livro para saber escrever esse nome e até hoje não sei pronunciá-lo). Depois que o narrador se despede desse povo e o livro vai chegando ao fim, dá para ver que a ordem dos povos que aparecem no enredo foi muito bem pensada por Jonathan Swift.

Por fim, assim como o narrador, terminei o livro com raiva dos yahoos (e como não ficar?). Vale muito a leitura!

GabyyAlmeida 28/07/2022

Viagens de Gulliver
Esse livro é muito bom!
É impressionante, de onde veio a inspiração para criar esses países, e habitantes, tão peculiares? E pensar que é uma espécie de crítica a sociedade da época. Eu ficava matutando na minha cachola o que Jonathan Swift queria dizer em muitos trechos bem sugestivos, e dei muitas risadas e refleti bastante também.
Genial, não dá pra encarar só como uma história para crianças.

P.s: pobre do meu perfil, estava com teias de aranha já ?

Layuri 21/07/2022

Excelente
Não sei quantos já conheciam o título pelo filme, mas com certeza vão se impressionar com a obra. Swift aborda profundamente a política da época e o comportamento humano, usando da analogia para expor sua visão crítica, por isso não se esqueça de fazer uma busca pelo contexto histórico para que sua leitura seja muito mais proveitosa, no entanto, se o que busca é apenas o entretenimento, irá se encantar com as aventuras do personagem e a descrição das terras desconhecidas.

Vanessa 09/07/2022

2,5

queria ter gostado mais, mas infelizmente a leitura como um todo acabou sendo um grande ok

o início é mega cativante, o filme vai passando pela sua mente enquanto lê, mas do meio para o fim se torna muito cansativo e um tanto quanto monótono.

o livro tem várias referências que são muitas vezes geniais e com uma belíssima dose de sátira, ao mesmo tempo pesam bastante ao longo da leitura, deixando-a maçante e te desconectando da história.

vale a pena conhecer mas é melhor ler com calma e bastante disposição.

Laura 04/07/2022

gnt q livro ruim, na minha opinião eu achei chato e meio repetitivo e não indico pra ninguém mesmo eu adorando fantasia, melhor ler em português por conta de ser inglês britânico e olha q estudo em escola bilíngue e tiro notas muito boas

ekatherinah 30/06/2022

ah, aquele caso em que você precisa retirar dos favoritos...

peguei para reler dentro de uma LC, mas desta vez não consegui me envolver da mesma forma que na primeira leitura. Pode ser por eu, atualmente, não gostar muito livros em que as histórias servem a um propósito que não seja contar a história ? exatamente o caso aqui já que o Swift escreveu com a intenção de fazer críticas veladas.

e ainda que não tenha me envolvido tanto com As Viagens de Gulliver desta vez continuo achando a história e a execução muito boas. É contado como forma de relatório com bastante descrição, ainda que sucintas. O autor é tão crível e comedido na escrita da história que se não fossem pelos absurdos das aventuras não duvido as pessoas levarem a sério como um relato verídico.

acho engraçado algumas coisas, como apesar de Lilliput ser a mais icônica, conhecida por praticamente todo mundo, não acho a mais crítica ? ou talvez seja o caso de precisar saber bem do contexto para que possa ser percebida. Considero que o caso de Brobdingnag seja o mesmo que de Lilliput. Mas a partir da terceira parte, Laputa, a crítica fica mais clara e específica.

essa edição é bem fácil de acompanhar, as ilustrações complementam bem sem falar nas informações sobre contexto histórico, termos e do autor ? que é o clássico desgostoso com o caminho que a recepção da história tomou haha'.

ao final do livro é fácil perceber o motivo de ser um clássico da literatura com tantas críticas que transcendem a época e a sociedade específicas que Swift tinha em mente quando escreveu texto tão ácido e velado.

Diego 06/06/2022

ViageNS de Gulliver
Quando pensava no livro, eu só tinha conhecimento de uma das viagens realizadas pelo personagem principal: a viagem a Liliput.
Esta é apenas a primeira delas.
O livro poderia ser classificado como um misto de fantasia com ficção científica com distopia, toda temperada por profundas ironias à sociedade em que vivia o autor à época da criação da obra.
Vale a pena ler, para mim foi muito surpreendente acompanhar todas as aventuras envolvidas nas viagens das quais, como já disse, só conhecia uma.
Nesta edição, me incomodaram um pouco algumas notas desnecessárias, que esclareciam pontos que não estavam obscuros. Além disso, a preocupação com interpretações sobre passagens do livro que teriam significados ocultos também tornaram a leitura menos fluida sem acrescentar muito?

Magasoares 24/05/2022

As viagens de Gulliver
Nunca pensei que fosse gostar tanto dessa estória. Muito bom ter feito essas viagens com Gulliver. E se você leitor ainda não se aventurou, recomendo que faça JÁ.
Favoritei, preciso dizer mais?

vanessaxclementino 15/05/2022

Aventuras
ouvi a história em um dia durante uma faxina e foi muito agradavel e divertido a sua narração, só tinha conhecimento da primeira história, mas no geral os outros contos são bem divertidos

Carol 12/05/2022

Essa leitura foi uma surpresa!
Pois é... quem diria que um livro publicado em 1726 poderia ser uma surpresa, mas foi.

Expectativa é uma coisa engraçada. Eu tinha uma boa ideia sobre a história e por isso imaginava claramente o que esperar. Uma aventura engraçadinha e leve, sobre lugares fictícios onde moram pessoas pequeninas. Bom isso não estava errado. Porém o que As Viagens de Gulliver nos entrega é muito mais do que história de criança.

Pra resumir em poucas palavras eu diria que acabei de ler uma baita sátira sócio política. Divertida, inteligente e pontual. Questionadora de práticas, governos, cultura, ciência e igreja.

Você talvez pense que eu esteja exagerando. Bom, teve um bom motivo pra primeira edição não ter o nome do Jonathan Swift (autor) em nenhum lugar, já que ele já havia sido boicotado por suas ideias "diferentes".

Acredite, uma criança vai ler e vai dar risada em vários momentos, imaginando as cenas com a clareza de um filme. Um adolescente que talvez esteja estudando o período retratado vai ficar tentando pegar as referências. E um adulto vai dar risada como a criança, pegar as referências como um adolescente e ter altas reflexões sobre sociedade, humanidade e algumas coisinhas mais.

Deem uma chance pra esse clássico incrível, super fácil de ler e ainda muito relevante.