Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Edson 03/12/2021

Literalmente, uma viagem
Fui ler com o preconceito de sessão da tarde, e me surpreendi de forma positiva. Baita livrão (com umas brisas, claro), mas também com várias críticas a humanidade que mesmo sendo um livro de 1716 cabe sem folga em 2021.

Matheus 01/12/2021

Tiro meu chapéu para editora
Livro muito bom, a edição é fantástica, letras de um tamanho muito confortável de se ler, páginas amarelas, a história é muito boa para se pensar nas questões políticas e sociais da época de Swift. Leitura recomendada.

Lobinha Sincera 23/11/2021

As aventuras sem duvidas são intrigantes e fora do comum, uma verdadeira fumaçao de banana, e uma verdadeira critica do ser humano, acho que de alguma forma é um livro com criticas parecidas com as de a revolução dos animais.

Tiago.Severino 10/11/2021

Leitura boa
Estamos acostumados com a história que encontramos no cinema. Ela parece meio boba e sem valor. Mas no livro Guliver é cheio de críticas sociais e política. A ideia das ilhas que ele visita é o pano de fundo para mostrar as falhas, erros e bizarrices da sociedade "normal". Recomendo a leitura.
Li no Kindle com aquisição gratuita.

Tati- Leitora 10/11/2021

Li uma versão resumida mas adorei a história. Adorei como o livro crítica a nossa civilização e ainda hoje não mudamos nem um pouco, continuamos sendo os mesmos humanos criticados no livro. Muito bom.

Mila 05/11/2021

História infantil? Nananinanão
Claro, alguns aspectos das viagens e observações e o toque de aventura podem divertir, mas o ponto principal do livro é ser uma crítica direta em forma de sátira à cultura, corrupção e governo da Inglaterra da época. Alguns capítulos são bem cansativos, outros irritam pelo preconceito e machismo da época, mas devemos ler tendo sempre em vista que foi escrito no século XVII.

Lari Ray 10/10/2021

As viagens de gulliver é um classico do século xviii o livro retrata as aventuras de Gulliver. Que visita varios países com suas peculiaridades infelizmente não gostei da obra não recomendo

Allyne 08/10/2021

Aventura
Gulliver narra suas aventuras em terras e reinos desconhecidos. Os seres e pessoas que conhecia, as amizades, lutas e todos os infortúnios que o aconteceram.

The_Sad_Escapist 07/10/2021

As Viagens De Gulliver
(Resenha feita em 07/10/2021)

Quando comecei a ler o livro não sabia exatamente o que esperar dele, já que só tinha conhecimento da versão infantilizada da história. E gostei dessa versão!

Para mim, as melhores partes do livro são as que Gulliver comenta a respeito dos costumes dos países que ele visita e das grandes diferenças culturais entre eles e o seu próprio. Porém, o foco do livro não é exatamente esse.

As Viagens De Gulliver contém um altíssimo teor político (além de várias alfinetadas a sociedade da época e a humanidade) e é nesse ponto que a história brilha! O que infelizmente não conseguiu me cativar na leitura por ser muito complexo para mim (e acredito que para outras pessoas também), que não tem um conhecimento muito aprofundado no assunto e por se tratar de um contexto histórico totalmente diferente do que vivo e dos que já sei a respeito (vale notar que o livro foi publicado quase um século antes do Brasil declarar independência).

Caso você tenha esse tipo de conhecimento, esse livro é para você! Super te recomendo a leitura! Caso não, eu posso até indicar o livro por sua parte de aventura, mas não é garantia de que você irá gostar tanto.

Enfim, estou dando essa nota pela experiência que a minha pessoa de hoje teve com a leitura, mas quem sabe o qual nota a daqui a alguns anos irá dar? Uma vez madura o suficiente para conseguir compreender direito o texto, há grandes possibilidades de eu o reler.

Francisco240 01/10/2021

Uma critica muito ácida!
A viagem de gulliver para alguns pode parecer um história engraçada e atrativa para os adolescentes, porém o livro tem uma metalinguagem própria, pois a obra se trata de nada menos que uma sátira direta contra a Inglaterra e todos os trejeitos corruptos humanos que foram diretamente relacionados a experiências que o autor teve.
Uma crítica ácida, direta massacradora contra o sistema vigente na época.
O homem lacrou no século XVII.

Pri 01/10/2021

O melhores amigos ?
Nunca imaginei que um homem iria gostar ou amar cavalos chamados de YAIOO não sei escrever direito mas eu amei daria daria não né vou dar d pudesse 1.000000000000000000000000 estrelas
almeidalewis 01/10/2021minha estante
Parabéns ? ? ? pela leitura

Alle_Marques 29/09/2021

História de Pescador... ou quase
...
[...] Ouvi um barulho confuso próximo a mim, mas, na posição em que estava deitado, não conseguia ver nada além o céu. Pouco tempo depois senti um ser vivo se movendo sobre minha perna esquerda, ele avançava gentilmente por sobre meu peito chegando quase ao meu queixo. Foi então que, baixando meus olhos o máximo que pude, percebi que se tratava de uma criatura humana com não mais de quinze centímetros de altura, com um arco e flecha em mãos e uma aljava nas costas. [...]
...
Interessante, curioso e, ás vezes, divertido, mas problemático e muitas vezes racista e machista. Não acho que seja um livro infantil e não acredito que crianças e/ou pré-adolescentes devam ter acesso a esse livro sem supervisão de um adulto(a) racional, adulto(a) esse(a) que esteja disposto(a) a explicar o porquê de algumas passagens serem tão prejudiciais para algumas pessoas, povos e culturas e não devem ser reproduzidas, isso tudo dependendo da edição, claro.
Começa bem, os dois primeiros contos (Lilipute e Brobdingnag), são interessantes, divertidos e fáceis de se ler. A criação de mundo de ambos os lugares são bem feitas, e suas políticas, leis e culturas bem detalhadas, pra quem gosta de descrições é um prato cheio

O terceiro (Laputa, Balnibarbi, Luggnagg, Glubbdubdrib e Japão) é uma decepção em quase todos os sentidos, além de ser cansativo e apressado, o que torna cada história comprimida e com a aparência de incompleta, mas com algumas exceções, como a visita de Gulliver a Universidade de Lagado, a conversa do Gulliver com os mortos e descrição de como é a vida de um Struldbrugg.

O quarto e último (Houyhnhnms), apesar de ser bem interessante ver o mundo dos Houyhnhnms, sua sociedade, maneiras de agir e pensar, lembrando sempre que são cavalos, é o mais problemático dos quatro, me incomodou bastante as descrições dadas a quase todos os ‘yahoos’ e eu quase abandonei o livro aí, e não digo nem por eles parecerem humanos, mas do autor fazer questão de destacar sempre que tem a oportunidade como suas maneiras ‘primitivas e selvagens’ são semelhantes a dos “Selvagens” (entre muitas aspas) do nosso mundo, ou seja, as tribos e nativos africanos, achei até engraçado (Ironic Alert) que em quase todas as resenhas que eu bati o olho, não havia nenhuma única comentando sobre isso e as várias outras passagens racistas da obra, coisa que está presente especialmente nessa última história, haviam pessoas ou elogiando as aventuras, críticas políticas e etc, ou criticando as coisas cansativas, repetitivas e maçantes, mas nenhum único comentário sobre o racismo explicito. Não sei se a edição que essas pessoas leram estavam com essas passagens cortadas, o que é bem possível, ou se elas apenas preferem ignorar a realidade que não são suas, ou ambos, claro. E o fato de o livro ter sido escrito originalmente no século XVIII, não justifica fechar os olhos e ‘passar pano’ pra esses absurdos em pleno século XXI.

[...] Não é possível descrever meu horror e minha perplexidade ao perceber, nesse animal abominável, uma aparência humana perfeita. Seu rosto era de fato chato e largo; o nariz, achatado; os beiços, grossos; e a boca, grande, mas essas diferenças são comuns em todas as nações selvagens, onde os traços da aparência são distorcidos pelo fato de os nativos deixarem as crias rastejarem na terra ou carregá-las nas costas, com as fuças apertadas contra os ombros das mães. [...] (Edição ‘Principis’, 2020. Traduzido Direto do Original em Inglês)
24° de 2021
Desafio Skoob 2021

est.0 19/09/2021

repetitivo e maçante.
reconheço a importância da leitura e a sátira bem escrita, mas sinto como uma leitura perdida, que poderia ter sido substituída por um livro melhor.
gulliver é o clássico personagem principal impossível de gostar, mas que não faz nada de realmente errado. um café com leite, assim como a história, que não te prende à ela, nem te instiga a continuar por suas páginas.

Dustulin 15/09/2021

Multifacetado
Narrativa intrigante. Lhe permite leituras distintas. Pode optar em ler inocentemente e viajar junto com personagem ou verificar as críticas empregadas em cada página

Tori 12/09/2021

A leitura é bem fluida, agradável e bem interessante. O autor faz uma sátira a vários livros relacionados a viagens, histórias sobre cavaleiros medievais com romances e aventuras. É um livro antigo e que retrata o homem da época, o amor ao dinheiro, etc. Eu gostei e recomendo bastante.