Contos de Terror

Contos de Terror Ambrose Bierce

Resenhas - Contos de Terror

Edna.Galindo 13/07/2020

Cápsulas
Contos de Terror - Seleção de Contos Martin Claret Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Introdução de Maria Aparecida de Oliveira.

As dificuldades da Vida - A marca da Besta

O Riquixá Fantasma

Dois contos de Richard Kipling

Na mesma linha os dois acontecem na Índia, o primeiro narra a celebração de um Ano-novo, e Flerte é um Personagem bem estranho, e demonstra certa dificuldade de dicção, Strickland conhece os nativos do local o suficiente para respeitá-los, com suas culturas e deuses estranhos, e outros fatos como marcar um leproso que caminhava inteiramente nu e música como uma lontra. Daí a ambiguidade da marca como se o Homem de prata (que estava nu) fosse a besta.

"Fleete ñ falava, só rosnava, e seus tornados eram de lobo, ñ humanos."

No RIQUIXÁ temos uma pessoa que sofre de alucinações é bem tenso.

A morte de Halpin Frayser - Ambroise Bierce

Também trabalha o psicólogico, num estilo mais seco, mesmo estilo de Edgar Allan Poe, o medo e o suspense caminham juntos, aqui em meio à uma floresta e levando um pouco para o sobrenatural, o Personagem Halpin no sonho se depara com a morte da mãe, aterrorizante.

A cor do Espaço Distante - H. P. Lovecraft

Ammi Pierce narra os acontecimentos da Fazenda de um amigo Nahum Gardner, onde caiu uma pedra gigante e que nem a Universidade conseguiu determinar a que classe pertencia o material colhido que surpreendentemente encolhia de tamanho e no outro dia só ficava a marca de queimado onde fora colocado.

As frutas e verduras colhidas daquela àrea
também apresentava uma qualidade diferente, eram maiores, o pomar florescia com cores estranhas , nenhuma cor saudável, raízes tinham formas sinistras e cresciam insolentes, todas aquelas cores eram perturbadoras, enfim a terra fora envenenada, surgiram insetos incomuns que transformava as noites em pesadelos.

As pessoas da família começaram a ficar loucas e o maior pesadelo era o isolamento, a cidade se afastou da família.

As pessoas começaram a evitar a estrada que passava na frente da casa que era uma paisagem amaldiçoada, cinzenta até os animais estavam mudando, o leite o comportamento, e outras estranhezas que vão acontecer mas que eu ñ vou contar, assustador.

E quem terá coragem de tomar da água de um reservatório que será construído no local?!

"Vem de algum lugar, de onde as coisas ñ são como são aqui"

Muito apavorante e fiz uma reflexão aqui tão atual em que ao invés de apoio às pessoas envolvidas principalmente os ativos da área da saúde, e áreas imprescindíveis, os que estão na linha de frente combatendo a Pandemia são considerados uma ameaça como vimos muitos sofrendo o preconceito e até sendo vítimas de violência.

"Isso contagia tudo que é orgânico por aqui - murmurou o médico-legista"

Um conto tão assustador e tão provável de acontecer, como uma catástrofe natural, utópico, fictício mas que vivemos um momento tão comparável.

Ethan Brand ( Capítulo de um romance abortivo) Nathaniel Hawthorne

Outro monstro da Literatura Gótica e seus thrillers psicológico. Ethan é o típico personagem que não se encaixa e está em busca do sentido da vida, e se sente atormentado pelo pecado, e nessa busca Ele sec isola e usa isso como uma filosofia em encontra em si o que não encontrou em nenhum outro lugar.

Esse do Hawthorne foi o Melhor conto sem dúvida que me fez refletir que o Isolamento pode ser um período de buscas dentro e em si para descobrir o que anos de rotina ñ conseguiu.

Não leiam o prólogo para não pegar spoiler...

#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Instalivros

juragni 20/09/2019

Gostei muito
Terror escrito de forma elegante, instigante, tem mais méritos pelo que deixa para a imaginação do que pelo que conta... Jeito antigo de escrever, quando não havia gritos com boca cheias de dentes sujos de sangue nas telas de cinema...

Nirvana 07/11/2018

"[...] do alto e de todos os lados chegavam os sussurros chocantes e os suspiros de criaturas tão obviamente não desta terra [...]"
O livro Contos de Terror Tomo I une contos de quatro autores consagrados na literatura, na qual todos se conectam e compartilham algo em comum: a incrível habilidade de criar e descrever um ambiente de horror e medo. Destaque para "A cor do espaço distante", de H. P. Lovecraft, que se concentra em uma ideia aparentemente simples, porém contada gradativamente, aprofundando e tornando sua ambientação cada vez mais pesada e envolvente. Esse conto, inclusive, foi o primeiro que li desse brilhante autor, que apesar de não ter sido tão conhecido durante seu tempo, hoje possui reconhecimento e admiração devidamente merecidos.

Além de Lovecraft, dois contos ("As dificuldades da vida - A marca da besta" e "O riquixá fantasma") de Joseph Rudyard Kipling, escritor indiano e ganhador do prêmio Nobel de Literatura, são apresentados de um modo que atrai e fascina o leitor, tanto pela sua escrita poética, quanto pelo palco de suas narrativas, a Índia e suas místicas riquezas, tão desconhecidas por muitos de nós. O livro também conta com Nathaniel Hawthorne, autor de "Ethan Brand - Capítulo de um romance abortivo", que trata em seu conto, de maneira crítica e com certo teor filosófico, a respeito da existência.

Por último, "A morte de Halpin Frayser", de Ambrose Bierce, foi um dos contos que mais gostei, principalmente pelas descrições bizarras e pelo mistério crescente e sombrio, que, assim como os demais autores, confunde e altera a nossa percepção do que é realidade e o que é ficção. Apesar da minha expectativa por histórias chocantes e de perturbar o sono, terminei de ler satisfeito por conhecer um pouco mais sobre esses autores que exploraram o gótico, bem como um inerente porém hábil toque de suspense que torna-se, de fato, um grande diferencial na arte do conto.