A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Cinara... 11/10/2021

Terror em Jane Eyre ?
"Dizem que, se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros com uma sede de sangue sem precedentes, todos nós."

No começo do livro pensei... Quê isso " A outra volta do parafuso"? Depois virou "Villete" por fim "Jane Eyre" ????
Tem um blurb atrás do livro que fala: " Boyne nos leva em uma viagem muito original e envolvente, que, como todas grandes as grandes histórias de fantasmas, guarda uma última revira-volta para o final. " The Sunday Independent.
Quê isso não leram os clássicos??
Essa reviravolta... sei não...??
Então eu gostei muito porque esse livros são uns dos meus 3 livros favoritos da vida, ele misturou tudo e colocou fantasmas (mas em " A outra volta do parafuso" já existem pseudos fantasmas) Nada que eu não esperasse né... Até as duas crianças...(Até a personalidade dessas crianças, foram retiradas de "A outra volta do parafuso") ? ??
Não fiquei com medo... Isso é triste porque eu quis ter medo, depois do Iluminado isso não será uma tarefa fácil!
Gostei bastante do livro e da escrita, mas não tem nada que a gente já não tenha lido ou assistido na Netflix.

Rafaela B 21/01/2015

A Casa Assombrada
Sabe aqueles livros que parecem que grudam em você e se fica totalmente presa a eles? Esse é um desses! Dei comida para os cachorros lendo, fritei bolinhos de lentilha lendo... o dia todo presa a ele e só fui libertada agora que cheguei a última página. Por que isso?! Bem, porque é um livro eletrizante, cheio de mistérios, emoções, aventuras... nos deixa até sem fôlego!
Vou contar um pouco da história, mas só um pouco para não revelar nada importante.
Eliza Caine é uma londrina que vive em uma pequena casa com o pai (seu único parente vivo), um dia seu pai descobre que o grande escritor Charles Dickens (que eu amo) fará uma apresentação e resolver ir, apesar de sua saúde estar um pouco debilitada, e depois de pegar uma forte chuva sua doença se agrava e ele acaba falecendo, deixando Eliza sozinha no mundo. Ela não é uma moça muito atraente e acredita que nunca irá se casar e terá de trabalhar toda a vida para se sustentar, mas com a morte do pai percebe que seu salário de professora, em uma escola para garotas, não a sustentará. Folheando um jornal descobre na área de anúncios de empregos uma vaga para governanta em uma casa no interior onde terá de cuidar dos filhos dos donos da casa. Sem pensar muito ela aceita e ao chegar na casa Eliza percebe que a história não é tão simples. A casa lhe causa calafrios à primeira vista e é recebida apenas pelas crianças da casa, Isabella e o pequeno Eustace, que dizem estar sozinhos e que ela será a única adulta na casa. Após algum tempo Eliza percebe que não é bem assim: coisas estranhas começam a acontecer, atentados contra sua vida sem explicações plausíveis, na pequena cidade todos parecem esconder algo dela. Eliza percebe que terá que investigar o passado da casa e dos seus habitantes para tentar encontrar uma forma de escapar com vida daquele lugar terrível e também ajudar as crianças que parecem já ter sofrido tanto. Isso vai ser muito arriscado e pode ser que ela não escape, ao menos existe algo que não lhe deseja nenhum bem.
Manuella_3 21/01/2015minha estante
fiquei mais curiosa e interessada no livro!

Rafaela B 22/01/2015minha estante
Vale muito a pena!

Manuella_3 23/01/2015minha estante
:D

Alan 25/01/2015minha estante
Clássica história de fantasmas vitoriana muito bem fechada e excitante da primeira à última página. Arrepiante, tocante e angustiante, em alguns momentos me lembrou a igualmente excelente 'A Mulher de Preto' de Susan Hill.

Gley 15/03/2015minha estante
Adorei esse início "Sabe aqueles livros que parecem que grudam em você e se fica totalmente presa a eles? Esse é um desses! Dei comida para os cachorros lendo, fritei bolinhos de lentilha lendo... o dia todo presa a ele e só fui libertada agora que cheguei a última página."
É realmente assim q se sente e faz quando um livro nos "rouba" de nós mesmos!

Patty 15/07/2015minha estante
Adorei rafa! !

mateusferreirajf 03/05/2016minha estante
Bolinho de lentilha? Nunca ouvi falar. Mas fiquei com vontade

Maria Bia 17/09/2020minha estante
A premissa é muito interessante, fiquei intrigada com a sinopse e animada com o final que a história levaria, entretanto, foi uma leitura massante e entediante em muitos momentos. A escrita do autor, e dua forma de retratar as características próprias dos personagens é cativante, porém o enredo pecou no geral.

Thaís Berganton 23/07/2021

Contagiante
O livro prende do início ao fim, muito bom! Sensível e delicado sem perder o suspense e o horror! Sem contar o final incrível

Ket 05/03/2022

É um livro gostosinho de ler e o autor realmente tentou incorporar vários elementos clássicos do gótico na narrativa (a protagonista órfã e sem casa, a saída de Londres para outro ambiente hostil, a mansão cheia de segredos, personagens que duvidam de suas percepções...) e em vários momentos ele foi muito feliz nesse aspecto. Mas no geral, a protagonista não encanta e ele ter escolhido manter a resposta óbvia no final foi um pouco decepcionante pra mim. As teorias da minha cabeça eram muito mais interessantes que a solução que ele deu no fim... kkkk

Mas vale a leitura para um final de semana. Recomendo para o Halloween.

Ana 22/09/2020

É uma história de fantasmas à moda antiga, é interessante, bem escrito, mas não foi tão assustador como eu esperava.

EduardoCDias 06/04/2021

Mediano
Uma jovem que recém perdeu o pai, é contratada como governanta de uma mansão e tutora de duas crianças numa vila próxima à Londres. Mas há algo estranho. Onde estão os pais das crianças? Por que na vila todos evitam falar sobre a família?

Myrandha 12/08/2021

A Casa Assombrada
Q livro gostoso de ler!! Apedar de não ter um grande plot twist, e ser um pouco previsível, eu ameii.

Haulnny 18/10/2021

Sessão da Tarde type
Esse livro até merece duas estrelas, mas não gostei de um acontecimento perto do fim e baixei a nota sem remorso, porque me pareceu uma solução exagerada e egoísta do autor pra gerar mais à frente uma reviravolta morna e previsível.

Quando se pega um livro chamado "A Casa Assombrada" a gente espera no mínimo encontrar uma atmosfera carregada e obscura. Mas nada disso é encontrado nessa obra. Parece até um livro infanto-juvenil.

A leitura é leve. É fácil de ler. E isso é um ponto positivo ao meu ver. No entanto a protagonista é sonsa. O autor tenta a todo custo entupir a narração com referencias literárias de Charles Dickens e às vezes força dialogos constrangedores para tentar convencer o leitor que aquela situação se passa sim em 1800, mas acaba ficando caricato.

Erivaldo21 01/03/2022

Cuidado onde está se metendo.
Eliza Caine, uma moça de vinte e um anos, mora com o pai, um senhor com a saúde já frágil. É professora na St. Elizabeth's school, escola só de meninas. O pai morre, fica de luto. Encontra no jornal um anúncio para ser governanta em Gaudlin Hall, no condado de Norfolk, na mansão dos Westerley. Decide ter uma vida nova e aceitar o emprego. Quando chega na residência, encontra duas crianças para cuidar; Isabella e Eustace. Na casa presencia algumas experiências que a deixam atormentada. Tenta descobrir o que ocorre na casa, mas, todo mundo evita falar e ela se arrepende de ter aceitado o emprego, vê que entrou em uma enrascada.

A casa assombrada é uma boa história que envolve suspense, terror. Não transmite muito medo ao leitor. Entretanto, a trama é bem construída. A escrita é clara. Eliza passa por muitas angústias e o clima da época ao qual a história se passa contribui para essa atmosfera. Eliza é uma personagem que não possui uma autoestima elevada. Eustace é um bom menino, personagem facilmente de se gostar. Aborda, também, temas como: abuso de crianças e uma sociedade machista que não considera a opinião da mulher. Mas, apesar de abordá-los, não é objeto do livro discutí-los, são simplesmente abordados. Fica claro, do meio do livro para o final, quem está assombrando a casa, tornando a história um pouco clichê, facilmente se descobre seus mistérios.

Joaquim127 12/08/2021

A casa assombrada
O livro casa assombrada: do escritor John Boyne é um tipo de livro que, sem sombra de dúvidas, os amantes do gênero terror irão adorar. A história é rica em detalhes, passando a sensação ao leitor de como se estivesse dentro da história. A leitura é de fácil entendimento e os personagens feitos pelo autor são marcantes, pois são bem desenvolvidos, conseguindo transmitir seus sentimentos ao leitor, especialmente a personagem principal, Eliza Caine.

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, topou com um anúncio de H. Bennett que dizia ?Procura-se uma governanta dedicada a cuidar e educar os filhos de Gaudlin Hall no condado de Norfolk?. Mas o anúncio não mencionou quantos deles, a idade e nem deu nenhuma outra explicação. Mesmo assim, ela largou o emprego de professora e foi para o campo.

Chegando a Gaudlin Hall, Eliza ficou surpresa ao descobrir que Isabella era uma garota inteligente para sua idade e que tinha um adorável irmão de oito anos, Eustace. O mistério começa nesse momento quando Eliza Caine descobre que as crianças estão sozinhas em uma casa enorme. Então ela se questiona: Onde estão os pais destas crianças? Quem cuida dos mantimentos da casa? Não demora muito, e ela logo percebe que há algo ali com as crianças, uma presença enigmática que a faz sentir calafrios.
Patricia677 12/08/2021minha estante
Achei bem interessante esse livro, hein!

CPF1964 24/05/2020

Opinião
Este é o quinto livro que leio do autor.

Outro livro maravilhoso.

AmadoThriller 08/08/2020

Chatinho
É uma leitura que não me prendeu, achei um pouco repetitivo.

Lua 11/02/2022

A casa assombrada
Não chamaria esse livro de terror. A casa assombrada é um suspense bonzinho de leitura fácil. É bom, mas não chega a assustar.

Samara R.C. 28/08/2020

"Acredito que o mundo é um lugar misterioso e que não podemos ter a pretenção de entendê-lo."

A história se passa em 1867 numa cidadezinha pequena e supersticiosa, sendo bastante clichê mas nem por isso menos interessante, acompanhamos a srta Eliza Caine uma professora do primário que não é cativante de início, porém, evolui bastante, se apresentando determinada, destemida e com pensamentos e falas bastante a frente de seu tempo. A narrativa de forma geral é um pouco lenta, o início é bem monótono, mas ao longo a história vai despertando uma curiosidade e prendendo o leitor até que desdobre todo o mistério que envolve Gaudlin Hall.

Pedro 01/02/2021

"Não acredita em fantasmas, Eliza?"
Segundo livro de leitura do Clube do Livro Secreto, e estou realmente admirado! Um livro com a proposta de uma história de terror, mas que acaba englobando um pouco mais do que isso. Em primeiro lugar fiquei completamente encantado com a protagonista, Eliza. Personagem muito bem construída, convencendo o leitor de sua realidade, seus medos e convicções. O contexto histórico que se passa a narrativa, em meados de 1870, deixa em evidência o quanto as relações sociais eram difíceis para as mulheres. Deixo um grande destaque positivo para a descrição dos ambientes e locais; eu consegui sentir o cheiro e a temperatura! Fiquei muito admirado com a riqueza dos detalhes!
Outro ponto que dou destaque é para a história em si, que vai costurando de forma muito coerente e sem rodeios; nem uma informação é desperdiçada.
Por fim, devo dizer que me surpreendi com o final, não esperava por isso de forma alguma, me surpreendeu de forma positiva. Já tinha lido outro livro do autor, o conhecido "Menino do Pijama Listrado", e de maneira igual, esse livro é de uma leitura suave, gostosa de ler, melhor ainda com uma xicara de café em um dia com chuva e trovões :)
Recomendo a todos os públicos, sem dúvida!