Ego Transformado

Tim Keller

Resenhas - EGO TRANSFORMADO

Jubs 15/03/2024

????????????
Nunca levei tanta surra em 48 páginas. Digitando com os pés porque com as mãos estou aplaudindo!

Todos deveriam ler esse livro, todo mundo tem ego, seja ele manifestado como baixa autoestima ou alta autoestima. A egolatria deveria ser um dos 7 pecados capitais de hoje em dia.
Fabrício Lôbo 15/03/2024minha estante
Como não colocá-lo na lista dessa rua impressão de leitura ? Kkkkk adicionei aqui

Fabrício Lôbo 15/03/2024minha estante
Tua*

Cris 15/03/2024minha estante
É justamente isso! ???

Andréia G. 15/03/2024minha estante
Depois dessa resenha, já o coloquei na estante para uma leitura futura, obrigada por sua espontaneidade.

Jubs 15/03/2024minha estante
Hahaha, que bom! Vocês não vão se arrepender!

Taty 15/03/2024minha estante
Esse livro é incrível mesmo? de mil formas diferentes ??

Kelly Oliveira Barbosa 26/10/2020

Livrinho poderoso!
Ego Transformado de Timothy Keller, que livrinho poderoso. Poderoso para acabar com a gente rsrs. Eu procrastinei e muito para ler esse livro. Comprei a versão física, comprei a versão em ebook, cheguei até emprestar e nada de ler. É, eu já pressentia que a leitura seria tensa, mas posso dizer: muito muito proveitosa.

O livro é muito curtinho. O autor se baseia no texto bíblico de 1º Coríntios 3:21 – 4:7, e o assunto como sugestivo no título é sobre o ego humano ou o problema da autoestima. Em três capítulos: “A condição natural do ego humano”, “A visão transformada do eu” e “Como alcançar a visão transformada do eu”; Keller se empenha em responder as seguintes perguntas: “Quais são as marcas de um coração radicalmente transformado pela graça de Deus? Se confiamos em Cristo, como deve ser o nosso coração? A resposta que ele traz é mesmo transformadora – ao menos foi para mim.

Não que a leitura do livro em si traga alguma solução para tantos problemas do nosso ego. A leitura traz o diagnóstico, é o tipo de livro que te lê. Porém, conseguir enxergar dentro de si o que está ruim, ou desequilibrado é o início. Principalmente em meio a cultura que vivemos aqui no Brasil – vou delimitar assim -, onde ouvimos a todo momento que a falta de autoestima é O PROBLEMA. É isso o que Timothy Keller faz, mostra o problema apontando a solução, a única solução possível para esse nosso coração enganoso.

cafeebonslivros.com

Realmente poderoso ?

Kelly Oliveira Barbosa 17/02/2021minha estante
Eva simm, demais mesmo.

Letícia 21/02/2021minha estante
Acabei de reler e acho que ainda vou precisar voltar a essas poucas páginas mais algumas vezes. Gostei do seu comentário, o livro nos lê!

Kelly Oliveira Barbosa 21/02/2021minha estante
Obrigada Letícia. Sim! É um livro para se ter na cabeceira.

Anny.Poliana 31/03/2023

A humildade que brota do evangelho traz a verdadeira alegria
Julgar os outros, avaliar se são bons ou não, não é tarefa nossa, se importar com o julgamento que os outros fazem sobre nós também não deve ser nossa atitude. Somente Deus conhece o coração de uma pessoa, e Ele é o único que tem o direito de julgar. Esse livro se baseia na advertência de Paulo aos coríntios, e essa advertência serve também para nós.
O tribunal não deve ser usado por nós para julgar, mas também não é mais o nosso lugar.
O julgamento terminou.
Da mesma forma que Paulo, podemos afirmar: "Não me importo com o que vocês pensam, tampouco com o que eu mesmo penso. Só me interessa o que o Senhor pensa". E o Senhor afirmou: "Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1) e "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado" (Marcos 1:11).
Viva com base nessa verdade.
Que livro! Super indico.
Dayse.Ariane 31/03/2023minha estante
Ótima resenha! ?

Anny.Poliana 01/04/2023minha estante
Muito obrigada! ? (muitos erros por conta do corretor rsrs depois é que vejo)

Dayse.Ariane 01/04/2023minha estante
Mas dá pra editar ??

Anny.Poliana 01/04/2023minha estante
Ahhh é!? Não sabia. ?

Dayse.Ariane 01/04/2023minha estante
É sim ?

Ana Caires @enfrenteeemfrente 06/05/2019

UM PEQUENO TESOURO
O que mais dizem deste livro: "Tão pequeno, mas tão rico em conteúdo!".
É a mais pura verdade!

O autor começa falando sobre como o orgulho e a vanglória dividiram a igreja de Corinto, e sobre como a psicologia atual tende a inflar o ego humano com frases motivacionais.
Logo após, há um estudo profundo sobre a natureza do ego humano, capítulo esclarecedor, revelador, que aponta nossas dificuldades emocionais mais profundas, aqueles monstros que costumamos esconder debaixo do tapete, frutos de um ego frágil, vazio, sempre preocupado em agradar os outros, sempre doendo.
Mas não só apontar nossas dificuldades, Tim Keller também expõe soluções. O que o autor faz não é criticar a autoestima, mas sim a psicologia moderna coaching que eleva nossas expectativas sobre nós mesmos, aumentando assim o tamanho do tombo, do fracasso. Por isso, o capítulo seguinte vem com soluções, com equilíbrio. Afinal de contas, COMO UM CRISTÃO DEVE SE SENTIR!? Auto estima alta?! Ou baixa auto estima?!
Exemplificando com o mesmo Paulo que escreveu a Corinto, o autor brilhantemente mostra para onde o ego humano deve caminhar.

TODO CRISTÃO QUE QUER APRENDER A LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS, SUA IDENTIDADE, SUAS EMOÇÕES, DEVE LER ESTE PEQUENO TESOURO.
Andressa Menezes 06/05/2019minha estante
Suas resenhas sempre muitas instigantes! Já quero ler este!

Pri de Luz 06/05/2019minha estante
Excelente resenha! Esse livro é power! (Como todos os do Timothy que já li até o momento)

Ana Caires @enfrenteeemfrente 06/05/2019minha estante
Obrigada meninas :D

Simone.Arruda 04/07/2019minha estante
Muito bom!

Desiderio 25/08/2020minha estante
Eu estou lendo esse livro, sensacional, Mas ele só possui três capítulos pu comprei reduzido? kkk estou na dúvida

Milly 16/01/2021

Li no momento certo
Há algum tempo venho me questionando sobre meu ego, eu não sabia exatamente como seria esse livro, mas como estava sem fazer nada, resolvi ler. Foi incrível como tudo se encaixou, as coisas que eu pensava e questionava foram de certa forma escritas e respondidas aqui, sinto como se minha linha de pensamento já estivesse nos trilhos e só precisasse de uma confirmação e um empurrão a mais. Vou reler várias vezes com toda certeza.
Leituras e Reflexões 16/01/2021minha estante
Eu amo quando nosso Pai faz isso. E Ele sempre faz: traz o livro certo na hora certa

Milly 16/01/2021minha estante
Siiim, eu esperava algo pra "me bater", igual o "Cartas de um diabo ao seu aprendiz" aparentemente faz, só q ele foi uma resposta pra praticamente tudo o q eu questionei

Leituras e Reflexões 16/01/2021minha estante
?? Me add no Instagram: @leituras_e_reflexoes

Milly 16/01/2021minha estante
Tá bom ??

Fabiano Diniz 30/03/2021

Poucas palavras, muitas verdades
Só não é melhor porque é curto, como me impressiona saber que em poucas palavras podemos ser tão afetados por verdades biblias. Que Deus possa a cada dia nós fazer entender a importância do altoesquecimento.
Fernanda 31/03/2021minha estante
Um dos meus preferidos

Fabiano Diniz 31/03/2021minha estante
Do Timothy Keller, ou em geral?

Fernanda 31/03/2021minha estante
Em geral, do Tim eu só li esse. Estou ansiosa pra ter "O Deus pródigo" e já dei um jeito de comprar um e-book dele também : caminhando com Deus em meio a dor e sofrimento (não sei se o nome é assim, mas é algo assim ahahah)

Fabiano Diniz 01/04/2021minha estante
Tbm quero muito ler o Deus pródigo. Ja faz um tempo q tenho esse livro do tim mais não imaginava q seria tão profundo, talvez eu o tivesse subestimado por causa do tamanho.

Alane.Sthefany 24/04/2022

Ego Transformado - Timothy Keller
No entanto, pouco me importa se sou julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Pois, embora eu esteja consciente de que não há nada contra mim, nem por isso me justifico, pois quem me julga é o Senhor.
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os motivos dos corações.

Paulo mostra que a causa da divisão é o orgulho e a vanglória. Esse é o motivo dos desentendimentos, da falta de paz no mundo e das inimizades entre as pessoas.

Até o século 20, as culturas tradicionais (assim como a maioria das culturas do mundo) sempre acreditaram que a autoestima elevada demais era a causa de todos os males da sociedade.

Hubris: palavra de origem grega que significa soberba ou autoestima elevada demais.

Há alguns anos, o New York Times publicou um artigo da psicóloga Lauren Slater chamado ?The trouble with self-esteem? [O problema da autoestima].

Lauren simplesmente relatou o que os especialistas sabiam há muito tempo. O importante, ela afirma, é que nada comprova que a autoestima negativa seja um grande problema na sociedade. Lauren cita três pesquisas recentes sobre a autoestima, e todas chegam a essa conclusão. Como ela mesma disse, ?? as pessoas com autoestima elevada são mais perigosas àqueles que as rodeiam do que as pessoas com baixa autoestima, e estar incomodado consigo mesmo não é a fonte dos maiores e mais dispendiosos problemas sociais de nosso país?.

Em 1Coríntios 4.6, Paulo exorta os cristãos de Corinto a não se orgulharem de uma pessoa em detrimento de outra.

Paulo não emprega hubris, o termo mais comum para ?orgulho?, mas physio?, uma palavra incomum.

A palavra que ele emprega para orgulho tem o sentido literal de superinflado, inchado, distendido além do tamanho normal. Está relacionada ao termo ?fole?. É uma palavra bastante sugestiva. Lembra a imagem dolorosa de um órgão humano distendido após receber uma enorme quantidade de ar. Foi-lhe bombeado tanto ar, que o órgão está superinflado e prestes a explodir. Está inchado, inflamado e expandido além de seu tamanho normal. Paulo afirma que essa é a condição natural do ego humano.

O ego vive chamando a atenção para si mesmo ? e isso todos os dias. O tempo inteiro, o ego exige que avaliemos nossa aparência e a maneira em que somos tratados.

É comum reclamarmos que alguém feriu nossos sentimentos. Mas os sentimentos não podem ser feridos! É o ego que se sente machucado ? nosso eu, nossa identidade.

Dificilmente atravessamos um dia sem nos sentirmos esnobados ou ignorados, sem achar que somos idiotas ou sem atormentar a nós mesmos. Isso acontece porque existe algo muito errado com o ego. Algo errado com minha identidade, com a percepção que tenho do meu eu. O ego nunca se sente feliz. Vive chamando a atenção para si.

"Nenhum de vós se encha de orgulho em favor de um contra o outro?.

Na tentativa de preencher o vazio e lidar com seu desconforto, o ego vive se comparando com outras pessoas. E faz isso o tempo todo.

Lewis ressalta que o orgulho é competitivo por definição. Competitividade é o que se acha no âmago do orgulho.

"O orgulho não se satisfaz em ter uma coisa, mas em tê-la em quantidade maior do que os outros. Dizemos que as pessoas se orgulham de ser ricas, espertas ou bonitas, mas isso não é verdade.
Elas têm orgulho de ser mais ricas, mais espertas ou mais bonitas que os outros. Se todos fossem igualmente ricos, ou inteligentes, ou bonitos, não existiria motivo de orgulho."

Em outras palavras, temos orgulho apenas de ser mais bem-sucedidos, mais inteligentes ou mais bonitos do que os outros e, quando encontramos alguém mais bem-sucedido, mais inteligente e mais bonito do que nós, o que tínhamos perde a graça. Isso acontece porque não tínhamos alegria verdadeira nessas coisas.

Como Lewis afirma, orgulho é o prazer de ter mais do que os outros. Orgulho é o prazer de se sentir melhor do que os outros.

É isso o que o ego faz o tempo inteiro. Trabalhamos em coisas de que não gostamos, fazemos dietas que detestamos. Realizamos todo tipo de coisas, não pelo prazer de realizá-las, mas apenas para construir um currículo que impressione.

Complexo de superioridade e complexo de inferioridade são basicamente a mesma coisa.
Os dois resultam do fato de que a pessoa estava superinflada. A pessoa com complexo de superioridade está superinflada e corre o risco de ser desinflada; a pessoa com complexo de inferioridade já está desinflada. A pessoa com complexo de inferioridade declara aos outros que se odeia e declara isso também a si mesma.

Um trecho da entrevista que a Vogue fez com Madonna há algum tempo, em que a cantora fala de sua carreira, exemplifica perfeitamente o que estou dizendo:

"O que me impulsiona na vida é o medo de ser medíocre. Esse medo é o que sempre me impele. Venço um de seus ataques e descubro-me como um ser humano especial, mas logo continuo me sentindo medíocre e desinteressante, a menos que faça outra coisa espetacular. Apesar de ter me tornado alguém, ainda tenho de provar que sou alguém. Minha luta não terminou, e acho que nunca terminará."

Temos de admitir uma coisa: Madonna conhece a si mesma mais do que nós nos conhecemos. Sempre que realiza algo, ela pensa algo assim: ?Agora tenho a confirmação de que sou alguém. Mas no dia seguinte, percebo que, se não continuar avançando, não sou ninguém. Meu ego nunca fica satisfeito. Minha autoestima, meu amor próprio, minha necessidade de saber que sou mesmo alguém ? nada disso é preenchido. Quando as pessoas falam bem de mim, e as revistas e os jornais me elogiam, acho que cheguei lá. Mas, no dia seguinte, tenho de procurar essa aprovação de novo em outras coisas. Por quê? Porque meu ego é insaciável. É um buraco negro.
Por mais que eu abasteça a despensa, ela está sempre vazia.
Todas as manhãs, reponho vários itens, mas à noite ela está vazia.
Eu me tornei alguém ? mas ainda preciso ser alguém?.

A Visão Transformada do EU

Paulo diz. Em 1Coríntios 4.1,2, o apóstolo lembra os cristãos de Corinto que ele é ministro de Deus e tem um trabalho a realizar. Logo a seguir, porém, explica que, em relação a esse papel, pouco importa se é julgado por eles ou por tribunal humano (v. 3,4). A palavra traduzida por ?julgado? tem o mesmo significado de ?ser alvo de um veredicto?. Como vimos no capítulo anterior, Madonna anseia por um veredicto ou selo de aprovação ilusório. Paulo não busca nos coríntios nem em nenhum tribunal humano o veredicto para que ele sinta que é alguém.

Paulo está dizendo aos coríntios que não se importa com o que pensam dele. Não leva em consideração o que as pessoas, sejam elas quem forem, achem dele. Na verdade, a identidade dele não deve nada ao que as pessoas dizem. É como se dissesse: ?Não me importa o que vocês pensam. Não me interessa a opinião das pessoas?. A autovalorização de Paulo, sua autoconsideração e sua identidade não estão de forma alguma ligadas ao veredicto e à apreciação que as pessoas têm dele.

Como alcançamos esse estágio de não sermos controlados pela opinião dos outros? Muitas pessoas diriam que a resposta é óbvia. Praticamente todos os conselheiros que conheço afirmariam que não devemos levar em consideração o que os outros pensam sobre nós. Diriam que não devemos viver segundo a vontade dos outros. Os padrões das pessoas não devem nos influenciar. Não devemos valorizar demais o que as pessoas pensam a nosso respeito. O que realmente interessa é o que eu penso sobre mim. Não tenho de seguir as normas dos outros.

Em suma, eis o que diriam: ?Decida quem você quer ser e seja, pois o que realmente interessa é como você se enxerga?.
Ao que parece, a sociedade moderna conhece apenas uma forma de lidar com a baixa autoestima. E o remédio é a autoestima elevada. Dizemos à pessoa nessa situação que ela é extraordinária e deve se ver dessa maneira. Incentivamos a pessoa a examinar todas as coisas maravilhosas que realizou na vida. Dizemos a ela que pare de se preocupar com o que os outros pensam. Dizemos que ela precisa estabelecer seus critérios e viver de acordo com eles ? e então fazer a própria avaliação de si mesma.

A abordagem de Paulo não poderia ser mais diferente. Para ele, tanto faz ser julgado pelos coríntios ou por um tribunal humano. E ele vai mais adiante: Paulo nem mesmo julga a si próprio. É como se ele dissesse: ?Não me importo com o que vocês pensam nem mesmo com o que eu penso. Não considero a opinião de vocês a meu respeito, nem mesmo a minha opinião a meu respeito?.

?Minha consciência está limpa, mas isso não me torna inocente?.

A consciência dele pode estar limpa ? mas Paulo sabe que consciência limpa não faz dele um homem inocente. Hitler talvez tivesse a consciência limpa, mas isso não significa que ele era inocente.

Não consigo viver segundo os critérios de meus pais ? e isso me faz sentir péssimo. Não consigo viver segundo os seus padrões ? e isso me faz sentir péssimo. Não consigo viver segundo os critérios da sociedade ? e isso me faz sentir péssimo. Talvez seja melhor estabelecer meus próprios padrões? Mas também não consigo viver de acordo com eles, a não ser que sejam demasiadamente frouxos.

Paulo foi um homem de estatura impressionante. Acho difícil discordar daqueles que o colocam entre os seis ou sete líderes mais influentes da história humana. Paulo tinha grande estabilidade, profunda influência e uma incrível confiança. O apóstolo seguia adiante e nada o inquietava. Mesmo assim, em 1Timóteo, ele diz: ?Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal? (1.15). Ele não diz eu era o principal, mas eu sou o principal. Resumindo: ?eu sou o pior deles?. Isso foge às nossas categorias. Não estamos acostumados a pessoas tão confiantes que afirmam serem as piores pessoas deste mundo. Não estamos acostumados a pessoas assim tão honestas e tão conscientes de todo tipo de falhas morais ? e ainda assim com equilíbrio e confiança incríveis.

(...) julgarei a mim mesmo. Estabelecemos nossos padrões e depois nos condenamos.

Em Cristianismo puro e simples, C. S. Lewis faz uma observação brilhante sobre humildade segundo o evangelho no final do capítulo sobre orgulho. Depois que encontramos uma pessoa verdadeiramente humilde, Lewis afirma, não saímos da presença dela afirmando que se trata de alguém humilde. Pessoas assim nunca afirmam que são insignificantes (quem vive dizendo isso é, na verdade, obcecado por si próprio).

A Humildade - É a liberdade que vem do autoesquecimento. É o descanso bendito que somente o autoesquecimento nos oferece.

A pessoa que se esquece de si mesma não se sente ferida, não fica mal quando criticada. A crítica não acaba com ela, não lhe tira o sono, não a incomoda. Por quê?
Porque a pessoa que se sente arrasada com as críticas valoriza demais o que os outros pensam, valoriza demais a opinião alheia.
Quando alguém muito sensível fica devastado pelas críticas, o mundo aconselha essa pessoa a reagir dizendo: ?Quem se importa com o que os outros pensam?

Ou as pessoas são arruinadas pelas críticas, ou as críticas não as impactam porque não se importam com elas. Não se importam com as críticas ou não aprendem com elas porque não levam em consideração a opinião alheia. Sabem quem são e o que pensam. Em outras palavras, nossa única solução para a baixa autoestima é o orgulho.

Quem tem o ego satisfeito e não inflado não se deixa abater pelas críticas. A pessoa ouve a crítica e a entende como oportunidade de mudança.

Amigo, você não gostaria de ser alguém que não precisa de elogios ? nem tem medo de recebê-los? Alguém que não tem fome de reconhecimento ? nem morre de medo dele? Você não gostaria de ser o tipo de pessoa que, diante do espelho ou de sua imagem refletida em uma vitrine, não apenas fica admirando o que vê, mas também não sente repulsa? (...)
Não gostaria de se libertar disso tudo? Não gostaria de ser medalha de prata em natação e, mesmo assim, ficar entusiasmado porque o medalha de ouro venceu com mais de um corpo à sua frente? Não gostaria de admirar a conquista do opositor da mesma forma que admira o nascer do sol? Simplesmente encantar-se com a realização do outro? Não importa se o sucesso foi dele ou seu. Não interessa quem alcançou o primeiro lugar no pódio. Você fica tão feliz pela vitória da outra pessoa como se a conquista fosse sua, pois presenciou algo fantástico.

Provavelmente você vai dizer que não conhece ninguém assim.
Mas você e eu podemos ser desse jeito se continuarmos nos passos de Paulo. Posso começar a me alegrar com as coisas que não giram em torno de mim. Meu trabalho não gira em torno de mim, o esporte que pratico não gira em torno de mim, minha vida amorosa não gira em torno de mim, meu namoro não gira em torno de mim. Apreciarei as coisas pelo que são, e nada mais.

Esse é o bendito autoesquecimento.
É não pensar em mim mesmo como se fosse mais do que sou, nem pensar em mim mesmo como se fosse menos do que sou.
É simplesmente pensar menos em mim mesmo.

Como Alcançar Uma Visão Transformada do EU

Paulo afirma:
?Não me importo com o que vocês pensam, tampouco com o que eu mesmo penso?. Em outras palavras, Paulo não dependia do veredicto dos cristãos de Corinto, nem dependia de seu próprio veredicto. Em seguida, ele afirma: ?? embora eu esteja consciente de que não há nada contra mim, nem por isso me justifico?. A palavra traduzida aqui por ?justifico? está relacionada a uma palavra também traduzida por ?inocente?,

O que todos buscamos é um veredito definitivo que afirme que somos importantes e valiosos. Buscamos esse veredicto definitivo todos os dias, em todas as situações e pessoas ao redor. Isso significa que todos os dias estamos sob julgamento. Todos os dias nos colocamos de novo em um tribunal. Mas você notou que Paulo afirma não se preocupar com o que os coríntios pensam dele ou com o que qualquer tribunal humano pense a seu respeito? É estranho que ele se refira a tribunais ? afinal, os coríntios não formavam um tribunal. No meu entendimento, Paulo está usando uma metáfora. E com isso afirma que o problema da autoestima ? seja ela alta ou baixa ? é que todos os dias voltamos ao tribunal.
Dia após dia, nos vemos de novo sob julgamento.

Paulo afirma que é o Senhor quem o julga. A opinião de Deus é a única que interessa.
Você já notou que é somente no evangelho de Jesus Cristo que o veredicto é dado antes de desempenharmos nossas ações? O ateísta pode dizer que sua autoimagem advém de ele ser uma pessoa correta. Ele é uma pessoa correta e espera um dia receber o veredicto que confirme isso. Seu bom desempenho leva a esse veredicto. Também para o budista, o bom desempenho conduz a esse veredicto. Se você é muçulmano, o bom desempenho leva a esse veredicto. Isso significa que todo dia você se vê no tribunal, todo dia você está sob julgamento. E esse é o problema. Mas Paulo está dizendo que, no cristianismo, o veredicto é que leva ao desempenho. Não é o desempenho que leva ao veredicto.

Em Romanos 8.1, diz: ?Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus?. No cristianismo, assim que cremos, Deus nos imputa as ações perfeitas de Cristo, seu desempenho, como se fossem nossas.

Como Deus me ama e me aceita, não preciso fazer as coisas apenas para melhorar o currículo. Não tenho de fazer as coisas para parecer bom. Faço-as só pela alegria de realizá-las. Ajudo as pessoas porque quero de fato ajudar ? não para me sentir bem (...)

Madonna faz coisas que nem você nem eu jamais faremos ? mas não são suficientes. Madonna é talentosíssima, é ousada.
Mesmo assim, apesar de tudo o que realiza, ela confessa que ainda não encontrou o mais elevado veredicto que procura.

A resposta de Paulo é que ele deixou o tribunal, não está mais sendo julgado. Por quê? Porque Jesus Cristo foi julgado em seu lugar. Jesus esteve diante do tribunal. Esteve sob julgamento.
Foi um julgamento injusto de um tribunal corrupto, mas ele não reclamou. Igual à ovelha perante os tosquiadores, ele ficou calado.
Ele foi golpeado, espancado, morto. Por quê? Para nos substituir.
Ele recebeu a condenação que merecíamos; encarou o julgamento que deveria ser nosso para que não precisássemos enfrentar mais nenhum julgamento.

Como poderemos nos preocupar se formos desprezados? Por que ficar infelizes se formos rejeitados? Por que dar tanta atenção à imagem refletida no espelho?

O autoesquecimento nos retira do tribunal.

Temos que perguntar a nós mesmos por que estamos no tribunal.

Da mesma forma que Paulo, podemos afirmar: ?Não me importo com o que vocês pensam, tampouco com o que eu mesmo penso.
Só me interessa o que o Senhor pensa?.

E o Senhor afirmou:
?Portanto, agora já não há condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus? (Romanos 8.1) e ?Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado? (Marcos 1.11). Viva com base nessa verdade.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmos 139.23,24).
Vladi 25/04/2022minha estante
Essa foi a minha melhor leitura no ano passado, a mensagem desse livro é realmente transformadora, quem compreende e aplica o argumento do autor em sua vida se liberta do peso que um ego inchado coloca sobre nós, é maravilhoso, leitura necessária nesses tempos onde tudo é ofensivo e ninguém mais aceita ser contrariado ou criticado.

Alane.Sthefany 26/04/2022minha estante
Sim, muito bom. O autor é bíblico, gosto demais dele.
Mas senti falta de mais coisas.

Recomendo o canal "Defesa do Evangelho", umas duas pregações completas sobre, os nomes são "Orgulho e a Soberba" e "Como Deus vê o Orgulho", do pastor Paulo Junior.

Espero que goste. É muito boa, para quem gosta do tema. ???

Vladi 26/04/2022minha estante
Obrigado pela dica, gosto muito das pregações do pastor Paulo Junior.

Alane.Sthefany 27/04/2022minha estante
Vladi,

Nossa, fiquei feliz que vc o conhece, eu tbm amo ??

rossiel.aslan @aslanindica 21/01/2022

Livro pequeno, assunto necessário
Timothy Keller em seu livro de apenas 48 páginas tem como tema o ego humano, a identidade caída, sem o real entendimento da morte sacrificial de Jesus e do conhecimento de si mesmo.

Primeiramente, ele destaca que muitos de nós apresentam uma identidade distorcida, expressa na baixa ou alta autoestima. Por vezes nos comparamos com os outros, nos sentido superiores, ou ainda, somos dependentes das circunstâncias para que realmente nos sintamos alguém por mérito, por esforço, por aparência, por um ótimo trabalho, por apresentar um excelente currículo.

Diante disso, Keller nos mostra que a nossa identidade está em Jesus Cristo, que a Sua ação naquela cruz foi o motivo de termos recebido perdão e uma transformação de vida pessoal, emocional e espiritual. Esta convicção em mente nos impedirá de agir por interesse próprio, de agir de forma superior a outras pessoas, e assim nossas ações serão de humildade e auto esquecimento.

É aplicando o auto esquecimento (esquecimento próprio de orgulho e vanglória) que lembraremos diariamente que é Deus que merece tudo e que nós não merecemos nada, mas que a Sua infinita misericórdia nos alcançou, abraçou e deu sentido real a nossa existência.

Todos esses ensinamentos foram baseado em um trecho da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios (3.21 ? 4.7) e demonstram como a nossa sociedade através de palavras motivacionais, competitividade e vanglória (inclusive nas redes sociais) tende a inflar cada vez mais o ego humano.

Um livro pequeno, mas enriquecedor e capaz de mudar, a luz das escrituras, o nosso ser, de transformar o nosso ego. SUPER recomendo!
Taty 22/01/2022minha estante
Como próximo livro do mesmo autor indico Deus Pródigo e profeta pródigo. Nunca mais vi a parábola e a história de Jonas da mesma forma. ???

rossiel.aslan @aslanindica 22/01/2022minha estante
Anotado ?

Thaiane.Rufino 22/01/2022minha estante
Gosto muito!

Lu Leal 17/07/2023

Ego transformado
O problema da autoestima- seja ela alta ou baixa- é que todos os dias voltamos ao tribunal social. Tim Keller propõe como solução o autoesquecimento. Segundo Keller, as culturas modernas propõem como solução à autoestima pensarmos mais do que somos: orgulho. Já as culturas tradicionais propõem menos do que somos: vitimismo. Devemos orar para que Deus nos conduza ao auto esquecimento, partindo do princípio de que já fomos aceitos em Cristo. e por Cristo. Em romanos 8:1, diz que não há nenhuma não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.
GabrielBorgespro 17/07/2023minha estante
Muito bom, você recomenda?

Naiara 17/07/2023minha estante
pronto, quero ler esse agora ?

Lu Leal 17/07/2023minha estante
Sim, as poucas páginas não o tornam superficial. Uma xícara de café da conta, boa leitura.

Gabriela.fpereira 20/04/2021

Que livro caros leitores! Que livro, simples, objetivo e carregado de profundidade e sobre a verdade do evangelho de Cristo Jesus! Uau
Jan 22/04/2021minha estante
Gabi, quero muito ler ele.

Gabriela.fpereira 22/04/2021minha estante
Jan, ele é pequenininho super prático de ler. Eu gostei bastante.

Júlia Braz 24/11/2020

É cada cajadada que a gente recebe de Deus e do Tim Keller nesse livro..Leia, reflita e peça a Deus para quebrar seu orgulho. O livro é muito embasado na Palavra. Pretendo ler várias outras vezes.
skuser02844 24/11/2020minha estante
Toda vez que a altivez quer me tomar, eu recorro a esse livro. Ele me joga no chão!!!

Júlia Braz 25/11/2020minha estante
Eu também, e acontece o mesmo comigo..

Franklin Moreno 01/01/2021

Que livro SENSACIONAL
É só o segundo livro que eu leio do Timothy Keller, mas que livro brilhante. Ele trata do égo ao contrário dos tradicionais (onde se criou a ilusão através do tempo de que o ego tinha que ser esmagado) e também diferente dos contemporâneos, que lidam com o ego como se ele tivesse que ser "empoderado" e "exaltado". Esse livro simplesmente foi um plot twist pra mim, não sei pq. É brilhante o tanto que o Cristianismo é algo complexo e o tanto que ele te faz mudar de ideia sobre o mundo a sua volta, não todos os anos ou meses, mas todos os dias. Simplesmente amei demaisss
Ana Cristina 01/01/2021minha estante
Muito bom. Estou lendo esse livro, primeiro do ano

Franklin Moreno 01/01/2021minha estante
Eu também, vais amar, mesmo tendo 48 paginas

Duda 12/10/2020

Ter um ego transformado é ter paz.
Para mim, o centro do livro é a questão de ter paz com Deus. Quando o homem entende que Cristo nos salvou, não precisamos cuidar de nossa autoestima. Isso se torna irrelevante. Na verdade, Keller aponta que toda busca para manter o ego satisfeito resulta numa luta fracassada que nunca terá fim. O homem é intrinsicamente vazio e nenhuma realização o levará plena satisfação. Ninguém é capaz de preencher o seu Eu, somente algo maior pode completar esse oco dentro de nós.
Todos que buscam estar saciados com seus feitos e realizações acabam, porque se desgastam e encontram a realização plena do ego. Somente quando o Ser encontra a resposta bíblica de que Deus nos perdoou e salvou, é que encontramos o autoesquecimento e um ego verdadeiramente humilde e equilibrado.
Possuir um ego transformado significa estar em paz consigo, é encontrar a “paz que excede todo entendimento”, porque está em paz com Deus. A pessoa que entende que a única coisa que importa é o que Deus pensa a respeito dela, está livre de tentar satisfazer o seu próprio ego baseado no julgamento de si mesmo ou do próximo.
Amanda 13/10/2020minha estante
Quando eu li esse livro me senti muito confrontada. Terminei de ler e fiquei meditando. Você escreveu algo que não consegui descrever, de fato esse auto esquecimento nos leva à paz por não temos um ego ferido e vazio que vive chamando a atenção pra si, mas um ego satisfeito em Cristo. Boa reflexão!

Duda 13/10/2020minha estante
Sim, um detalhe legal, que me lembrei após ler seu comentário, é sobre o ego sempre estar cheio, mesmo para aqueles que contém autoestima elevada ou baixa autoestima. Em ambas situações o ego está insatisfeito.