Sombras do Medo

Sombras do Medo Camila Pelegrini

Resenhas - Sombras do Medo

1 | 2 | 3 | 4

LT 24/08/2016

Sabe quando você termina um livro e não tem a mínima ideia de como irá escrever a resenha do mesmo?

Então!

É o meu caso agora...

A minha vontade é de contar tudo, tudo e tudo... é discutir, falar, minha nossa gente: que livro!

Sombras do Medo conta a história do mundo e da sua população em um futuro bem distante. Imagine o mundo lá na frente totalmente devastado e habitado por seres humanos em sua minoria.

Água a vontade?

Comida Farta?

Árvores?

São direitos para poucos, por isso, foi feita uma grande divisão no mundo e cinco grandes capitais foram fundadas. Sendo que, dentro do seu território vivem os singulares, aqueles que possuíam todas as regalias e a proteção das grandes muralhas que custaram a vida de muitos ordinários; estes que são o povo trabalhador que vive do outro lado da muralha lutando diariamente para sobreviver.

Ordinários queriam a sobrevivência. Singulares queriam o mundo para si. Tinham propósitos diferentes.

Anabele, nossa protagonista é uma ordinária que não se conforma com a situação do mundo atual e de seu modo ela tenta ajudar todos ao seu redor. Devo dizer que a Ane é uma das personagens mais altruístas que conheci até hoje na literatura, e acredite, me encantei com ela logo no início. Ela não tem aquelas características de mocinhas indefesas, fresquinha, não, ela é uma guerreira que luta dia-a-dia para sobreviver e pela vida daqueles que ama. Assim como ocorreu com Henry, o forasteiro gato que trabalha com sarcasmo e bom humor ao seu lado. Ele pode ser um cretino, seu jeito irrita, mas ao mesmo tempo ele é um fofo e ganhou meu coração.

- Não deveria, mas acho que é inevitável apaixonar-se por você.

A vida dos ordinários já não é fácil tendo que lidar com o sol escaldante, calor intenso, miséria, fome e a sede. Imagine adicionar nessa equação o medo?

Pois é, ninguém sabe o que acontece, de onde vem ou o por que, mas simplesmente pesadelos tenebrosos passaram a dominar o sono da população e ordinários começam a desaparecer logo após gritos assustadores serem ouvidos e a temperatura cair bruscamente.

Quem está fazendo isso? São os singulares? É o fim do mundo? Todos morrerão? Para onde os desaparecidos vão? Quem são aquelas criaturas? Que pesadelos são esses?

E agora era a última chance.
Enquanto não olhassem para dentro de si, estariam em desvantagem.
Enquanto não conhecessem suas forças e reconhecessem suas fraquezas estariam fadados ao fim.
E o fim já havia começado.

São tantas, mais tantas perguntas que se eu escrevesse aqui, acho que deixaria vocês doidos e estragaria completamente a leitura dessa obra incrível para vocês.

Sombras do Medo chegou até mim através do Book tour que a Camila promoveu. E, é a segunda distopia que leio na vida.

Não é mentira quando digo que não sei descrever os meus sentimentos enquanto eu lia o livro, porque o leitor é totalmente envolvido pelo enredo. No início quando ninguém está entendendo nada do que está acontecendo, você também não entende e solta interjeições no estilo: "Como Assim?" ou "Não é possível!" ou "Ai Jesus, não pode ser..." Sim, essa era eu lendo Sombras do Medo.

E isso tudo só aconteceu porque a Camila, conseguiu criar nesse mundo distópico um misto de gêneros que consegue agradar todo e qualquer leitor. Pois ela nos proporciona uma história de aventura, suspense, mistério e romance que te prende do início ao fim. Em sua escrita simples e envolvente, o livro é narrado em terceira pessoa e conta as visões de várias personagens o que nos dá a oportunidade de ver e entender a situação como um todo, seja pelos singulares ou pelos ordinários.

Intensidade gera expectativa. Expectativas geram decepções.
Razão era conforto. Emoções significavam riscos.

Os personagens são cativantes, não importa se seja o mocinho sarcástico, ou a mocinha altruísta, ou a mãe conselheira, o melhor amigo apaixonado ou até mesmo o infeliz do "dono" do mundo. Todos os personagens tem a sua essência e a sua importância.

Obrigada por me mostrar que somos tao menos do que pensamos ser e que temos tanto mais a aprender.

Mas falando sinceramente, o que eu mais gostei no livro foi a mensagem que ele conseguiu passar do início ao fim. Esse mundo futurista que ela criou, querendo ou não pode até se tornar uma realidade, deixando claro que estou falando da situação do planeta Terra e não dos demais pavores que acontecem, que por sinal, ainda quero descobrir como uma mente conseguiu imaginar algo tão diferente e assustador assim, mas voltando... A lição que aprendi com Sombras do Medo é de que o próprio ser humano arca com as consequências das suas escolhas. Atualmente estamos tendo um descaso tão grande com a natureza que dá até dó. Aprendi na escola que todos os recursos naturais são escassos, a Camila mostrou isso no livro para nós e apresentou também o que acontece quando os perdemos em decorrência de atitudes como as nossas atuais.

O livro nos mostra que o nosso futuro é traçado através do nosso presente, por isso, temos que ser mais conscientes com as nossas atitudes perante a natureza e saber valorizar e agradecer o que temos em mãos, pois um dia podemos não ter mais, como em alguns lugares do mundo já são escassos.

Mas de certa forma, se você analisar, o ser humano é um ser egoísta e o descaso não está só na natureza, mas sim também com a sua própria espécie. Olha o tanto de assassinatos, roubos, estupros, olha a desigualdade social gritante que existe. Uns tem tão pouco e outros tem em excesso... é para isso que temos que abrir os olhos, para as nossas atitudes como seres humanos.

Talvez um dia a gente deixe de alimentar o caos e passe a alimentar a vida.

Agora, voltando a falar do livro, recomendo a todos vocês a leitura e espero do fundo do meu coração que apreciem com a mesma intensidade que eu o fiz. Tanto que teve momentos nos quais ri, momentos nos quais roí as minhas unhas e outros momentos nos quais chorei absurdamente e quis "matar" a Camila por ter feito isso comigo. Até briguei com ela pelo facebook! rs

Vou deixar aqui para encerrar a resenha uma frase que na qual acredito tanto, mas tanto e que quando li no livro, me emocionei até por ver que tem outras pessoas que tem o mesmo pensamento e amor aos animais.

- Antes fôssemos mais cachorros do que humanos.

Resenhista: Mayara Milesi.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Camila Lobo 26/12/2016

Resenha: Sombras do Medo (Por Livros Incríveis)
Num futuro distópico, o mundo agora concentra-se em uma pequena parte de terra, se comparado com antigamente, e cercado por cinco muralhas. A sociedade divide-se entre Singulares, aqueles que detêm o poder e os bens naturais que restaram; e os Ordinários, que trabalham para que somente possam sobreviver. Entretanto, isso está para mudar. A população corre perigo, a ganância pode matar. Pessoas desaparecem, um fogo congelante vindo de algum lugar. O que pode destruir as Sombras do Medo?

Esse é o segundo livro que eu leio da Camila Pelegrini, apesar de ser o primeiro livro escrito por ela. Com uma premissa totalmente diferente de Aos Olhos de Zoe, a autora nos apresenta uma arriscada e bem sucedida distopia com fantasia.
Sombras do Medo nos apresenta Anabele, uma ordinária de coração puro, que sempre se coloca em último lugar. Mas quanto mais a sobrevivência fica difícil, quanto mais os singulares se afastam dos ordinários, pior a situação fica, principalmente quanto eventos misteriosos têm início. Primeiro vem o frio, congelante, por mais que eles vivam em uma parte onde é deserto, devido às besteiras que os humanos fizeram há muitos anos atrás. Depois, os demaios. Quando acordam, alguém sempre está desaparecido, e isso passa a ocorrer cada vez mais frequentemente.

“Tinham em si todos os sentimentos do mundo, conflitantes ou não, e eram capazes de alimentar todos eles, fazendo-os crescer, de modo que não poderiam, de forma alguma, serem somente maus ou somente bons.”

A primeira coisa que me chamou a atenção na obra foi que é uma história única! Boa notícia para os fãs de distopias, Sombras do Medo foi criado em apenas um livro, não há continuação! Ponto positivo, porque a autora consegue colocar toda a explicação necessária em quase trezentas páginas, e terminei a história sem dúvidas quanto aos acontecimentos. Além disso, ajuda o fato de ter uma linguagem simples, ainda que não seja informal, já que facilita o entendimento do universo criado.
Apesar do básico já conhecido e talvez esteriótipo de distopias, Pelegrini também consegue colocar originalidade, principalmente quanto a protagonista.
Anabele, extremamente importante na história, não é o foco dela. Além disso, é uma garota que mesmo com as adversidades da vida, não começa o livro sendo A protagonista poderosa. Amadurecendo aos poucos, Ane sente medo, receio e muitas dúvidas quanto ao futuro. Ainda assim, não é uma personagem que senti conexão, nem que me cativou ao longo das páginas.
Além disso, prepare-se, porque é uma guerra. Só aviso isso, mantenha lencinhos ao lado. Tive meu coração partido em uma das cenas.
Há um triângulo amoroso, que felizmente não é o foco da trama. Na verdade, eu diria até mesmo que ou você shippa (gosta do casal) Anabele com um dos personagens, ou não shippa ela com ninguém.

A autora trabalhou muito em cima das questões reflexivas abordadas no livro. É uma característica das distopias em geral, e possui presença muito forte em Sombras do Medo. Me arrisco a dizer que a obra é sobre tais questões filosóficas, abrindo espaço para debates importantes, que são muito comentados em nossa sociedade, mas pouco debatidos, de fato. Não quero falar muito para não dar spoilers.

O final não é de muitas surpresas, e meio clichê, eu diria. Entretanto, é um bom desfecho para uma boa história. Camila Pelegrini teve muito sucesso em seu primeiro livro, que possui uma ótima história e escrita, com bons personagens que convencem. Recomendo principalmente para quem adora ou simplesmente gosta de distopia para conhecer uma que se diferencia das demais em diversos aspectos, mas de forma muito positiva.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sombras-do-medo-camila-pelegrini.html

@livrosmundofantastico 02/09/2018

Uma bela distopia
Um mundo está em caos não existe mais árvores só o chão árido e o sol queimando na pele. Quem vive trabalhando para ter o que comer são chamados ordinários e aqueles que comandam o pouco que resta do planeta são os singulares que construíram uma muralha para se diferenciar dos ordinários.

Anabelle é uma originária ela e a mãe trabalham de sol a sol para terem o que comer mas mesmo assim Anabelle tem um coração de ouro e sempre procura ajudar com o pouco que tem.

Henry é um forasteiro que chega na cidade e vive desaparecendo o tempo todo o que torna ele mistério mas ao mesmo tempo desperta os sentimentos de Anabelle.

Que distopia incrível!!! Já tinha lido Aos Olhos de Zoe da autora e ela usa bem as palavras mas essa história é tão real, fiquei impressionada com os personagens principalmente Anabelle, que garota guerreira. Os capítulos são curtos o que deixa a leitura mais confortável.

site: https://www.instagram.com/p/BnCpEAJH4XX/

Dri 11/09/2015

Uma distopia diferente de todas!
"(...) Relutamos tanto em acreditar em certas coisas que não nos agradam, que quando nos damos conta, a realidade cai sobre nós como um peso mior do que parecemos ser capazes de suportar."

Esse livro trata de uma distopia e só por isso ele já me ganhou. não sei se já comentei para vocês, mas eu adoro distopias e essa não foi diferente, pelo contrario, foi ainda melhor.

Essa é uma distopia, porém com uma história bem diferente de todas essas distopias que já estamos acostumados.

Na história conhecemos o mundo divido em cinco regiões. Cada uma delas tendo Singulares e Ordinários separados por uma muralha.
Os Singulares são os ricos, eles moram na Capital do lado de dentro da Muralha, ele têm vários banquetes e uma boa moradia.
Os Ordinários são as pessoas pobres que trabalham duro para ter uma refeição, moradia entre outras utilidades básicas.

A personagem principal que conhecemos nesta história é a Anabele, uma Ordinária. Ela tem 20 anos, mora com a mãe e está sempre na companhia de seu melhor amigo, Vicent.
Ela é uma menina/ mulher com um coração enorme totalmente disposta a ajudar a todos os que realmente precisam.

"(...) Você conseguiu, somente com amor resgatar o que de melhor já existiu nesse mundo(...)"
"(...) Talvez um dia a gente deixe de alimentar o caos e passe a alimentar a vida."

Como todo bom livro, neste também temos um pouco de romance. Anabele se apaixona por Henry, que é um forasteiro que chegou na cidade e ninguém sabe muito bem sobre sua vida.

Todos os moradores vivem já a muito tempo dessa forma, com essa separação e todo esse esforço, até que um dia as coisas começam a ficar diferentes.
As pessoas começam a sumir, aparecem gelo pelos lugares, ouvem gritos e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo, apenas sabem que quando esse tormento aparece alguém irá sumir. Como todo esse "problema" está afetando ambos os lados da muralha, presenciamos Singulares e Ordinários culpando uns aos outros, enquanto o problema e o caos não só persistem como também estão piorando.

"Eu sei que você sonha em mudar esse mundo, mas se serve de alguma coisa, saiba que você mudou o meu."

A Camila construiu uma história muito bem feita e muito bem elaborada, é uma história que te encanta, quando você começa a leitura e entra no mundo dos Ordinários e dos Singulares é impossível parar de ler e sair daquele mundo.
O assunto abordado foi genial, não consigo imaginar como não tinha lido nada relacionado a isso até hoje.
Quando desvendamos o que está acontecendo, nos deparamos com um duro choque de "realidade", é incrível a maneira como a história fica na nossa mente.

A história poderia ter sido mais longa e ter abordado alguns assuntos que quando começamos a leitura já estão acontecendo. Como por exemplo, como foi feita a divisão das regiões, e como Anabele começou a gostar de Henry.
Mas isso são pequenos detalhes, que a autora pode ter até deixado propositalmente para um próximo livro =D

Eu indico que todos leiam "Sombras do Medo", uma distopia diferente, um livro rápido, com uma história magnifica e que só tem a acrescentar para nós leitores!

"O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste."

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4