Dores do Mundo

Dores do Mundo Arthur Schopenhauer

Resenhas - Dores do Mundo

GauterX 30/11/2022

Quanto mais elevado é o espírito mais ele sofre.
"Deixar transparecer a cólera ou o ódio nas palavras ou no rosto é inútil, perigoso, imprudente, ridículo, banal. Só se deve trair a cólera ou o ódio pelas ações. Os animais de sangue frio são os únicos que têm peçonha. [...] Delicadeza é prudência, indelicadeza é estupidez; criar inimigos inutilmente e de peito feito é loucura, é como quem deita foto à própria casa."

Claudio.Kinzel 11/11/2022

A vida é desejo, felicidade efêmera e tédio
As Dores do Mundo é uma leitura fluida que apresenta a filosofia de Schopenhauer em uma linguagem clara, objetiva e sedutora. Pessimista, suas ideias evidenciam a vida como sofrimento. O ser humano, ao se desvincular de sua condição animal, e com isso ganhar consciência de sua existência e, portanto, finitude, está preso ao ciclo de desejo, felicidade efêmera e tédio.

Dores do mundo: a razão da existência é a dor, que é positiva, ao passo que o bem-estar e a felicidade são negativos. Viver é sofrimento.

O amor: escravo da vontade, o ser humano age conforme os interesses da espécie - sedenta do desejo cego de se perpetuar -, e é iludido pelo amor.

A morte: soberana, ela cessa com a dor e conduz ao estado original do nada, um sono eterno que foi brevemente interrompido pela vida, esta exceção.

A Arte: manifestação transcendente que auxilia o homem a suportar a existência, sendo a música "a arte mais deliciosa de todas".

A Moral: considerações sobre as três causas fundamentais na natureza humana, a saber: o egoísmo, a maldade e a piedade.

A Religião: necessidade de significação diante da falta de sentido. "Não contentes com os cuidados, as aflições e os embaraços que o mundo real lhe impõe, o espírito humano crê ainda num mundo imaginário sob a forma de mil superstições diversas".

A Política: o Estado é uma mordaça cujo fim é tornar inofensivo esse animal carnívoro que é o homem, e dar-lhe o aspecto de um herbívoro. Os pólos da humanidade são: despotismo e anarquia. A utopia de Schopenhauer é uma sociedade governada pelos mais sábios e nobres, uma aristocracia "pura e verdadeira".

O Homem e a Sociedade: a medida de caráter de um homem é a sua relação com os animais, em especial, cães. "Se não existissem cães, não gostaria de viver". "O médico vê o homem em toda sua fraqueza; o jurista, em sua maldade; e o teólogo, em toda sua imbecilidade".

Excelente obra, com pensamentos profundos, irônicos e autênticos sobre a condição humana, e fundamental para quem deseja conhecer melhor os pensamentos do filósofo que serviu de base para outros pensadores, em especial Freud e Nietzsche.

Giovane 08/11/2022

As Dores Do Mundo.

Arthur Schopenhauer

A obra em questão de Schopenhauer , não foge do pensamento que o é intrínseco nas demais do autor.
Schopenhauer deixa claro que este mundo em que vivemos não é uma colônia de férias, muito menos o paraíso, pelo contrário, aqui é um reformatório um lugar de punição.
Cita Dante Alighieri, dizendo que na obra :A Divina Comédia , o poeta não teve nenhuma dificuldade em descrever o inferno vivendo nesse mundo, com experiências reais, observou que aqui é um lugar de dor, sofrimento e que todos ser nasce, sofre e morre e que quanto maior o ser for inteligente maior será o seu sofrimento.
A influência do autor com as filosofias budistas é a indú que ainda reforça o pensamento de que vivemos em um mundo Maia, uma ilusão, um mundo da causa e efeito é quem vive neste mundo está pagando suas dívidas.
"Viver é querer e querer é sofrer", o homem quanto mais deseja mais sofre e mais dor sente, afirma com toda certeza que se nós formos ao cemitério, bater nas lápides e perguntar para os mortos se desejam voltar a vida certamente dariam de cabeça com negatividade, sugerindo que o nada absoluto ainda é muito melhor do que a vida

Ney Santos 26/10/2022

Schopenhauer é sem dúvida meu filósofo favorito e esse é de longe um livro muito importante para entender sua obra.

Ele traduz com muita precisão o comportamento humano diante da dor, da alegria e diante de outras situações da natureza humana. É a filosofia atuando por um viés atípico, bem distante das falsas concepções, dos falsos moralismos. Schopenhauer fala sem papas na língua e contribui muito com seu modo de ver o mundo e os seres humanos.

Pedro 18/10/2022

Uma filosofia "pessimistamente" consoladora
É sabido que Arthur Schopenhauer é um filosofo que enxergou o mundo com grande criticidade e viu a realidade tal qual é. Por isso, é tido como pessimista, todavia, vi nesse seu "Pessimismo" uma consolação ao sofrimento humano.
O autor defende a tese que a existência humana é um sucessão de desejos que quando saciados levam-nos a desejar outra coisa ou estarmos em tédio. Creio que de certa forma iluminado pela máxima budista -" O desejo é a origem de todo sofrimento"- Schopenhauer atinge a verdade,haja vista, a própria atualidade em que o homem é conduzido a querer a cima de tudo e todos, majoritariamente pelo consumo de objetos, entreterimento e pessoas. E, no entanto, continua em sua miserável condição. Assim, a percepção do autor sobre o sofrimento humano traz ao ocidente a luz da sabedoria oriental.
Além disso, a conjectura transcendental da Vontade de Viver e sua manifestações e influências no homem tem em si a explicação para o querer humano. Sem dúvida, algo que será melhor explorado em sua obra máxima "O Mundo como Vontade e Representação".
Ademais, Schpenhauer não é insento a sua condição histórica, como nós também não o somos, e tem ideias retrogradas quanto às mulheres; capítulo em que qualquer mulher sentir-se-á extremamente atacada com ideias tão machistas. Nesse sentido, a visão sobre o amor de Schopenhauer, ao meu ver, é fundamentada e influênciada em uma seleção sexual, originada no Darwinismo, aplicada ao homem. Contudo, quanto a atração ele não deixa de ter razão.
Em seu capítulo dedicado à morte, a parte mais metafísica e trancendental do livro foi para mim clara. Ao invés de defender a morte como o fim completo da existêncoa, ou meio para atingir o paraiso; defende-se a morte como um fim do indivíduo e retorno ao todo do universo. E, nesse pensamento a Vontade de Viver manisfestada na prole é a continuação do homem para seus filhos.
Agora, no que tange a moral o autor exprimiu a verdadeira forma de se ser moral, por meio da iluminação que o indivíduo é parte do todo, e o individualismo nada é. Ainda que de encontro ao princípio do Eu, não acho que Schopenhauer tenha errado, pois a milenios esse linha de raciocínio é defendida.
Há ainda um capítulo em que discorre-se sobre a arte. E, novamente Schpenhauer explicita ideias interessantes, pensando a arte como o instante que o indivíduo exconmulga a sua dor e deixa de senti-la. Sem dúvidas um argumento interessante é traçado.
Enfim, é uma leitura muito prazerosa e de fácil acesso, recomendo àqueles que gostam de filosofia em especial.

apollosunt 14/10/2022

lástima e o existencialismo.
na obra, schopenhauer retrata a vida como uma sentença, de fato, um fardo que não pode ser simplesmente deixado de lado. analogias teatrais seduzem o leitor através de provocações filosóficas angustiantes, retratando a realidade como dura e cruel, a obra não é recomendável para pessoas moralmente sensíveis, o conteúdo é subjetivo e retrata o melhor do autor.

"o mundo é o inferno, e os homens dividem-se em almas atormentadas e em diabos atormentadores."

Renata 17/09/2022

Tem partes do Mundo Como Vontade e Representação mas de forma resumida e de fácil entendimento, é um ótimo livro, mas peca no capítulo onde fala das mulheres, como já foi apontado em outras resenhas.

Priscila 05/09/2022

Decepção
Nunca li tanto machismo e misoginia juntos.Não se justifica por ter sido escrito no século dezoito, pois existiam mulheres brilhantes naquela época e somente uma visão limitada não poderia enxergar isso. Dei uma estrela devido âs outras partes do livro que apresentam algumas ideias com certo fundamento.
Priscila 05/09/2022minha estante
Corrigindo: foi escrito no século XIX, pior ainda...

Biaap10 14/08/2022

Arthur Schopenhauer
Esse livro fala sobre vários temas diferentes, como a morte, o amor, a religião, a mulher, a política? É interessante a visão que Schopenhauer tem desses assuntos. Ele é bem machista, então nos capítulos sobre o amor e a mulher é muito fácil passar raiva e eu peguei um leve ranço dele por isso.
A linguagem é bem rebuscada e difícil de entender, precisa se concentrar bastante e com certeza não é um livro leve e rápido de ler.
Recomendo pra quem gosta de filosofia e sabe filtrar algumas informações.

biiaaa_nunesss 20/07/2022

?¿
A obra em si é interessante, mas não tem como engolir a maneira que o filósofo pensa e trata as mulheres.

julia 18/07/2022

trechos que são uma violência moral contra a mulher (porque nem o schopenhauer escapou das ideias da época. triste)
"a mulher não tem nada para inspirar veneração e receber homenagens, nem para levantar mais a cabeça que o homem, nem para ter direitos iguais ao dele"

"como as mulheres são criadas unicamente para a propagação da espécie, e como toda sua vocação se concentra nesse ponto, vivem mais para a espécie do que para os indivíduos"

"é evidente que a mulher, por temperamento, é destinada a obedecer (...) liga-se imediatamente a qualquer homem por quem se deixa dirigir e dominar, porque carece de um senhor"

"só devia haver no mundo mulheres retiradas, aplicando-se aos trabalhos domésticos, e raparigas inspirando o mesmo fim e que se irão se educar sem arrogância, para o trabalho e submissão"

"o seu poder vem do homem, e é sobre eles que ela exerce uma influência imediata. portanto, a natureza leva as mulheres a procurarem em todas as coisas um meio de conquistar os homens, e o interesse que parecem tomar pelas outras coisas é sempre um fingimento, uma sutileza"

"não se compreende o motivo de que, se a mulher sofre de algum mal crônico, ou se não tem filhos, ou está demasiado idosa, o marido não possa ter uma segunda"

"se todo homem carece de várias mulheres, é perfeitamente justo que se encontre livre, mesmo que seja encarregado de cuidar de poucas mulheres; estas voltarão, assim, ao seu verdadeiro papel, que é um ente subordinado, e ver-se-à desaparecer deste mundo a dama, esse monstrum da civilização europeia, com suas ridículas pretensões ao respeito e à honra"

Vanessa453 16/06/2022

Difícil de engolir as concepções de Schopenhauer acerca das mulheres. Certamente é bastante frustrante, no entanto, ainda que o restante da obra traga uma entonação semelhante, não deixa de ser interessante.

Bea 15/06/2022

Primeiro livro de filósofo que leio, achei interessante, a leitura foi boa e não foi tão complexa e complicada como achei que seria. No geral, é uma boa obra, não concordo com muitas opiniões que ele tem, especialmente o modo em que ele via as mulheres, mas alguns capítulos sobre religião, política, sociedade, sofrimento, vida e morte, achei curioso.

fernando 02/05/2022

BOM PRA CRL
um dos melhores que já li sobre filosofia, achei patético só a maneira como fala das mulheres, mas ""justifica"" pelo tempo que viveu, livro difícil de entender 100%, mas que vale a pena ainda que entenda o mínimo.

o primeiro incel a existir

terminei faz um tempinho e esqueci de marcar aqui, então não consigo fazer uma resenha muito boa, valeu é isso