As coisas que perdemos no fogo

Sob a água negra
O menino sujo

@leiturasdabreh 13/02/2022

Não foi para mim.
Infelizmente não foi para mim esse livro. Achei a maioria dos contos sem nexo e totalmente desinteressantes.

Fora que tem uma diferença gigante em história com final em aberto e os contos desse livro. Aqui eles simplesmente acabam do nada mesmo, sem nada construído. Isso super me incomodou.

Infelizmente foi uma leitura que acabou sendo muito ruim, fiquei várias vezes querendo abandonar o livro.

otxjunior 29/03/2023

As Coisas que Perdemos no Fogo, Mariana Enriquez
Embora não tenha conto ruim, do meio pro fim o livro fica vertiginoso, que nem fogo que demora pra pegar até se tornar incessante e arrasador. Além da protagonista feminista, de diversas idades, os textos compartilham a relação de um elemento sobrenatural com uma questão social.
O menino sujo ***1/2
A hospedaria ****1/2
Os anos intoxicados ***
A casa de Adela ***1/2
Pablito clavó un clavito: uma evocação do baixinho orelhudo ***
Teia de aranha ****
Fim de curso ***
Nada de carne sobre nós ***
O quintal do vizinho ***1/2
Sob a água negra ***1/2
Verde vermelho alaranjado ***1/2
As coisas que perdemos no fogo ****

Gabriel 02/10/2017

Mariana Enriquez nasceu em meio aos anos 70 em Buenos Aires;
Sua literatura é prima do Realismo Mágico Latinoamericano, uma prima que vaga pelos bairros decadentes da capital argentina, fuma crack e se abriga dentro de um casarão Art Nouveau abandonando.
O fantasma dos militares da ditadura -e seus desaparecidos- ainda presente, a violência psicológica e física contra a mulher, pedintes, os anos de recessão , a confusão e receio de uma menina com sua sexualidade...
O Horror de Mariana vem do -ou se mistura com- o cotidiano; gótico e moderno ao mesmo tempo.
"As coisas que perdemos no fogo" compila 12 contos
Que livro que livro
Editora Intrínseca pelamordedeus manda mais Mariana Enriquez! Manda tudo dessa mulher!

Nat 17/03/2021

Cruel, nojento e, por vezes, surpreendente.
Há um toque de realidade em cada conto, seja nos planos de fundo, nas excentricidades dos personagens ou nos temas escolhidos pela argentina como centrais.
Os destaques da edição são: "O menino sujo"; "A casa de Adela"; "Fim de curso"; "O quintal do vizinho" e "Sobre a água negra"

Lisah 13/06/2024

Eita como critica
Amei a escrita da Mariana e como ela mistura elementos de realismo fantástico com crítica social, alguns contos me deram medo real oficial. Quero ler mais coisas dela imediatamente.

Julia.Martins 21/08/2020

Instigante, mas não entrega o que começa
Livro de contos da autora argentina, As coisas que perdemos no fogo, traz uma série de histórias de horror urbano que causam um sentimento de repulsa ao longo de toda a narrativa. O pano de fundo desse livro é a Buenos Aires de um tempo indeterminado e sombrio, marcado por desigualdades e crimes citadinos. Todos os contos prendem o leitor, entretanto, não entregam um final satisfatório. Os desfechos são abruptos e sem conexão em quase todos os contos. Acabam antes da hora e deixam o leitor sem qualquer explicação sobre o que poderia ter acontecido com os personagens. Foi um bom passatempo, mas não leria de novo.

anacreola 25/11/2021

Livro de contos maravilhosos, mas eu gostaria muito, mas muito mesmo, que a autora tivesse feito um livro todinho em cima do primeiro conto. Teria lido em uma tacada só facilmente.

Carla Verçoza 23/08/2020

Ótimo!
Contos que despertam o terror de algo que vem de dentro de nós, primitivo. Não leiam antes de dormir. :P
Pra mim a literatura latino-americana continua sendo a mais interessante, e os autores contemporâneos estão mantendo o bom nível.

Felipe Berlofa 22/11/2023

Fogo que tem muito a nos dizer
"As queimas são feitas pelos homens, menina. Sempre nos queimaram. Agora nós mesmas nos queimamos."

Nota: 3,5
Editora: Intrínseca

Voltar a ler algo do gênero de terror sempre acende meu anseio pela leitura. E, particularmente, todo ano acabo esbarrando em algum autor ou autora que ganha espaços na minha enorme lista de leitura. Este ano, esse título ficou com a argentina Mariana Enríquez.

Entretanto, o terror que você encontrará nas páginas de "As coisas que perdemos no fogo" é diferente do usual. Os 12 contos presentes nesta obra trazem uma atmosfera perturbadora, densa e ainda mais aterrorizante para mim: real. Ao longo dos contos, somos pegos por uma sensação de que o medo ali tende a ser sobrenatural, mas somos subvertidos ao medo do real, seja o medo ao andar sozinho na rua escura voltando do trabalho, seja o medo do assalto, da violência sexual, das pessoas, das suposições que fazemos sobre elas, e entre outros.

O que me destacou na obra também é como as personagens dos contos são socialmente invisíveis, onde o cotidiano delas se torna o pesadelo de suas histórias. O bom é que em grande parte dos contos, esses clímax e o final atingem seu objetivo. Mas, em alguns contos, senti que terminam de forma repentina, o que, na minha visão, desanimou em partes.

Por fim, quero trazer uma reflexão sobre o fogo presente na obra. Acredito que a simbologia do fogo no título da obra é associada ao inquietante. O fogo, ainda como símbolo positivo, é o elemento purificador, mas ele também obscurece, sufoca e destrói. Nos contos, você sente que essa degeneração do "fogo" está presente na psique e no desenrolar da trama das personagens, como se no começo da história uma pequena fagulha é acesa, para que no final se torne um incêndio. E cabe a nós dizer e interpretar dos contos se este incêndio veio para purificar ou devorar a psique das personagens.

Desta forma, meus contos favoritos foram "O quintal do vizinho", "A casa de Adela", "O menino sujo" e "As coisas que perdemos no fogo". Vale muito a leitura para quem quer conhecer mais sobre a literatura latino-americana e ter uma leitura curta.

luisasfreitas 13/07/2023

Bom, mas não é pra mim
Acho que tenho que aceitar que livros de conto não são a minha praia. Apesar disso, tem muitos contos bons e bizarros. Com terror muito bem feito a partir de coisas cotidianas como um casamento ruim, a pobreza, uma casa velha na rua. Muito interessante.

Giovanna1599 31/12/2021

alguns contos são muito bons tipo o primeiro, mas outros você só quer que acabem logo, livro ok no geral

Má :) 06/05/2021

ME TIROU DA RESSACA LITERÁRIA, JÁ AMEI
ooi gente, bom.. vamos lá, em abril eu não li nada, aí veio esse livro... e PUM sem ressaca...
a escrita me prendeu muito, mas confesso que teve alguns contos bem chatinhos de ler :/
recomendo! mas se você tem alguns gatilhos como (suicídio, assassinato, alucinações) ou você é sensível eu não recomendo muito não... mas aí vai de você!

Lua 02/02/2023

Contos que causam desconforto e reflexão
São contos de horror que trazem estranheza e não elementos que a gente ta acostumado como zumbi fantasma etc, a escritora é argentina e todos os contos se passam em partes marginalizadas do pais dela, cada conto tem um peso de uma crítica diferente, ela leva mt em conta a situação dessas pessoas marginalizadas e outras pautas importantes, tudo isso misturado nesses contos um pouco asssutadores que causam além de estranheza e desconforto algo familiar. Me surpreendo toda vez lendo livros traduzidos de lugares que não são do estados unidos ou Europa, é uma visao completamente diferente dá uma refrescada a gente fica mt dentro da caixa lendo so livro brasileiro e estadunidense.

brenin 07/05/2021

Que o mundo se curve a Mariana Enriquez!!!
A escrita de Enriquez eh incrível. As críticas sociais que ela faz são sutis mas diretas e fortes! O terror que perpassa todos os contos eh digno de escritores como Stephan King, as vezes em alguns contos, eh a realidade que causa mais medo e calafrio no leitor.