O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Evy 19/01/2011

Flores no Sótão
Eu me lembro como se fosse ontem quando peguei esse livro na estante da biblioteca do Instituto de Estudos de Línguas da Unicamp. Lembro que fiquei em dúvida se o levava ou não, pois pelo que havia lido na orelha, ele era parte de uma saga e a biblioteca só tinha o primeiro e o terceiro dos 5 que compunham a saga toda. Porém o nome me chamou tanta atenção que tive que levar. E não me arrependi, embora a história seja muito chocante e triste. A verdade é que o livro dá agonia.

Os Dollangangers são uma família linda e feliz. Levavam vidas perfeitas em sua bela casa, com uma linda mãe e um pai extreamemnte amoroso e dedicado. Porém, um acidente de carro, tira a vida do pai e a mãe que não tem qualificações para arranjar um trabalho, acaba endividada para sustentar as quatro crianças. Sem outra saída em vista, ela decide escrever para seus pais ricos que há muito não lhe falavam por conta de um segredo da família.

Um segredo tão terrível que acaba por causar danos até mesmo as pobres crianças que são encerradas num sótão da mansão da família por sua mãe ambiciosa e avó tirânica. Não há como não sentir o medo, a angústia, a solidão, as necessidades mais básicas dessas quatro crianças louras e lindas que se vêem presas a um sótão abafado e assustador. De verdade, é o tipo de livro que nunca mais sai da cabeça. Uma narração impecável que faz com que você se sinta na pele das pobres crianças. É um conto de fadas perverso e arrepiante.

Leitura recomendada!
Dri 16/04/2011minha estante
Amei tua resenha,e o titulo dava um livro,lindo!
Pretendo ler este livro assim que for possivel*_*Abraços.

CarlaC 20/05/2011minha estante
Eu li esse livro quando era adolescente. Ele me marcou demais! Ainda hoje quando alguém pergunta por um "livro da minha vida" esse é o primeiro que vem na minha cabeça.

elisabete 25/09/2011minha estante
Nossa,lie esse livro na oitava serie para um trabalho de fim de bimestre,chorei tanto que não consegui fazer meu resumo pois sempre que tentava escrever as lagrimas rolava de novo.Hoje relendo o livro novamente e tendo três filhas me pergunto que tipo de mãe é essa.Minha filha começou a ler e desistiu,pois ela achou muito triste.

Ariany 09/03/2012minha estante
Lyani, você definiu exatamente o que sentimos ao ler o livro. A gente não se arrepende "embora a história seja muito chocante e triste. A verdade é que o livro dá agonia".
A história prende a atenção, não conseguimos acreditar no que aquelas quatro crianças foram obrigadas a passar e nos emocionamos com o que acontece entre os dois irmãos mais velhos. Sendo vítimas de algo maior. Já li todos os livros, e fiquei chocada, angustiada com tudo que essa família passou, eles nunca foram completamente felizes. Foram sempre guiados pelo que passaram.
Tanto que, a final da saga, surgem as perguntas, e se? Será que a saga teria um final diferente?Será que os quatro irmãos seriam felizes se a história do primeiro livro fosse diferente? Perguntas que ficam sem resposta.

Ana Claudia Car 16/06/2014minha estante
livro mais que maravilhoso, leitura rápida, e a história é muito bem construída.

Larissa 02/10/2014minha estante
Dri mas esse é o nome do livro, em inglês "FLOWERS IN THE ATTIC" "Flores no sótão" Em português recebeu o nome de "O jardim dos esquecidos".

Milka 09/08/2020minha estante
Amo essa saga, maravilhosa e triste, inesquecível

samyrha 22/09/2021minha estante
não me lembro onde e como comprei esse livro, mas foi em 2018... ele foi como a maldição do tigre... comprei pq gostei do nome, mas não sabia o impacto que teria na minha vida. É um livro pesado mas nada que revire o estômago. ainda não li o restante da saga, não encontrei em lugar nenhum mas gostaria muitoo de terminar

Selma 02/05/2022minha estante
É verdade mesmo,esse livro jamais saiu da minha cabeça, foi um livro muito dolorido.

rafaelle.duarte 12/01/2023minha estante
Minha vontade de ler a série Dollanganger atravessou anos e nunca morreu. Tenho 29 anos e farei 30 este ano e sigo querendo lê-la, mas ainda não tenho a coragem necessária. Vi os filmes e acho eles muito tristes! Ouvi falar que a série tem um final feliz para a Cathy e o Christopher e isto é um grande incentivo para eu ponderar a leitura da série.

Lia Trajano 02/04/2021minha estante
Concordo, imagina se vc ver o que acontece nos outros volumes, a coisa fica mais bizarra. Não sei se vc pretende ler, então não vou dar mais detalhes, mas eu fiquei sabendo o que acontece e até desisti de ler os outros livros.

Lia Trajano 02/04/2021minha estante
Por isso prefiro o filme, o mais antigo.

Lorena 04/04/2021minha estante
eu pretendo ler sim, tô apreensiva pq já vi um pouco sobre o que acontece nos próximos, mas vou persistir mesmo sabendo que vai ser super bizarro

Lorena 04/04/2021minha estante
nunca vi o filme, eh bom??

Lia Trajano 04/04/2021minha estante
Sim, é dos anos 80, o nome é flores no sotão. Tem muitos anos que assisti, mas a minha lembrança é de que ele é bom sim. Esse lance dos irmãos, com estupro e tal, felizmente não acontece no filme.

Lia Trajano 04/04/2021minha estante
Eu li outras resenhas e fiquei com vontade de ler pelo menos o último livro da saga.

Miss V 18/07/2018

Que baita livro. Esse sim tem direito de ser chamado de "livro".
Esse livro me machucou. Eu lacrimejei em várias passagens. Sabe o quão raro isso é? Eu nem lembro qual foi a última vez que eu chorei com um livro! Mas há também o encantamento do mundo mágico que só a mente de uma criança pode criar para fugir do desespero. A história de amor é sublime, delicada. Um romance incestuosa pode ser tabu para a maioria, mas eu não condeno um amor que não prejudica ninguém. Amor é amor. Assim como Proibido, O Jardim dos Esquecidos vem nos ensinar a amar, a não julgar ou censurar. Sua verdade pode não servir para outros, o que é pecado para você pode ser apenas algo fora dos padrões para os outros. Perspectiva é tudo, como diria Cathy. E por falar nela, que grande personagem! Eu tive raiva várias vezes do Chris por sua fé cega, mas eu tentei me lembrar que ele era um pouco mais do que uma criança, jogado em um vendaval por quem mais amava e confiava. Isso mudou minha experiência de leitura. Eu me vi ali, como uma criança no sótão. Com medo, fome, confusa, vulnerável e tentando me apegar a qualquer fiozinho de esperança e recebendo dor e traição em troca. Eu não conseguia parar de ler. Foi como voltar ao meu antigo "eu", sem o cinismo, sem o distanciamento entediado, sem ficar contando quantas páginas faltava para acabar logo. Eu reencontrei a verdadeiro prazer em ler.
Bruna 19/08/2018minha estante
Onde vc achou esse livro? Estou a procura a algum tempo, e acho que tem outros volumes tb né?

Miss V 20/08/2018minha estante
Encontrei pelo Google. Há mais quatro livros, mas são péssimos. Só gostei do primeiro.

Bruna 21/08/2018minha estante
Sério? Então vou tentar arrumar só o primeiro. Mas dá pra ler só ele e não precisar dos outros?

Miss V 29/08/2018minha estante
Dá, sim.

Mari M. 24/04/2019minha estante
Jura que os outros são ruins? Terminei este na maior sede de ler a sequencia! Pq nao gostou?

Miss V 26/04/2019minha estante
Mari M. eu fiz resenha sobre os outros livros.

Leticia.Liesenfeld 28/04/2023

Apenas Frases
Em verdade, na década de 50, quando ainda era muito jovem, eu acreditava que minha vida inteira seria um longo e perfeito dia ensolarado de verão. Afinal, foi assim que começou. Não existe muito que eu possa dizer a respeito de nossa infância, senão que foi muito boa e, por isso, deveria sentir-me eternamente grata.
Lochan0 29/04/2023minha estante
Vai ler os livros seguintes?

Leticia.Liesenfeld 29/04/2023minha estante
Terei que ler, quero vingança!!!

Lochan0 29/04/2023minha estante
O segundo é focado unicamente nisso hahaha vingança pura! É ótimo, mas meu livro predileto é o quarto! Espero que goste de todos!

Leticia.Liesenfeld 29/04/2023minha estante
Tenho outras leituras programadas, mas lerei em maio ainda

Carine 18/03/2021

Polêmico, claro ou com certeza?!
Que a autora V. C. Andrews não tem papas na língua (no caso nos dedos) todo mundo sabe, mas eu sinceramente não estava preparada para isso não...

Com uma narrativa ingênua em primeira pessoa e carregada com um tom gótico a escrita da autora me encantou do começou ao fim.

Em alguns momentos precisei reler para ter certeza que aquilo realmente estava acontecendo, pois é tudo descrito com tanta naturalidade que até a mais abominável das cenas parece algo rotineiro.

Sinceramente a autora é genial à medida que sua obra é perturbadora, ambos os fatores estão interligados, haja imaginação e coragem para ultrapassar todos os limites.
Raquel 18/03/2021minha estante
Essa de reler alguns momentos aconteceu muito comigo!!! ?

Carine 18/03/2021minha estante
A mulher desconhece a palavra LIMITE! Cada capítulo um surto diferente! Fiquei chocada! ?

Raquel.Furchinetti 27/01/2024minha estante
Acredita que li esse livro quando era criança Ca? Realmente é tão chocante que nunca esqueci. É uma série. Acho que tem 2 depois desse e eu só li o seguinte que eu gostei também.

Alexandra 26/08/2014

Procuro "O Jardim dos Esquecidos"
Sou portuguesa, e há muito que quero ler O Jardim dos Esquecidos, no entanto, por mais que o procure em livrarias e bibliotecas, parece impossível encontrá-lo!
Por favor, se alguém souber onde posso encontrar e comprar online, mesmo sendo no Brasil, diga-me, por favor!!
Não quero ler o livro online, odeio mesmo!
Muito obrigada!!
Cecilia.Alcantara 31/10/2014minha estante
Eu também não encontrei para comprar, apenas edições muito antigas. Mas a Editora Figurati vai "lançar" esse livro em novembro.
Segue o link da página no Facebook:

Alexandra 11/12/2014minha estante
Já soube Cecy... Muito obrigado! :)

Bruna 02/10/2015minha estante
Você encontra para comprar no site estante virtual: http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=O+Jardim+dos+Esquecidos

dudex 24/07/2022

Após terminar este livro tenho uma pergunta bastante importante: Existe continuação??
Adoraria saber o que aconteceu depois...
Enfim.. Tenho a dizer que é um ótimo livro e que o recomendo muito! É inevitável não querer saber mais e mais sobre a história. Deixa-nos muito que pensar sobre aqueles que amamos e confiamos
Lorien1 14/09/2022minha estante
Sim, tem continuação e tem filmes tbm

Jasmini.Martins 30/09/2022minha estante
Tem cinco livros na verdade, se não me engano 4 contam a história de cathy e Chris e o último da corrine.
O segundo livro se chama "pétalas ao vento"

Camila1856 02/05/2023minha estante
Meninoooo temmmm mais quatroooo

Rique Viola 16/07/2018

Os desventurados irmãos Dollanganger
Primeira experiência com uma obra deste gênero (gótico) e certamente o livro cumpre o que promete. O leitor, através das páginas de O Jardim dos Esquecidos (ou Flores no Sótão – versão original), embarca e descobre um mundo de situações de amargor e agonia, atos medievais e segredos terrivelmente inesperados.
A narrativa em primeira pessoa gira em torno da família Dollanganger, pai, mãe e quatro filhos que levam uma vida perfeita e agradável, até que uma catástrofe acontece e acaba pondo um ponto final no chefe da família, um homem dedicado e afetuoso... mal sabiam que após aquele dia Chris, Cathy e os gêmeos teriam suas vidas alteradas completamente para situações frustrantes, amargas e dolorosas.
Logo após o ocorrido com Christopher, a mãe da família se vê endividada e, desesperada, procura ajuda de seus pais milionários, os quais certamente, devido as suas condições, ofereceriam uma vida confortável e feliz para todos, isso em tese... todavia a situação foi completamente diferente e inesperada. Após se depararem com parentes carrascos e medievais, e um passado totalmente desconhecido e ameaçador, Chris, Cathy e seus irmãos devem lutar para encontrar meios de sobrevivência física e emocional nesta realidade bizarra e bastante aflitiva.

V.C. Andrews escreve de forma primorosa, e consegue transmitir sensações de suspense e apreensão, movidas pela esperança do leitor de finalmente encontrar um destino justo para estas Flores no Sótão.
Lorena.Mireia 16/07/2018minha estante
Ótima resenha... Até me despertou a curiosidade de ler o livro.

Rique Viola 16/07/2018minha estante
Que bom! Obrigado!

Joao.Almeida 24/11/2022

Eu coloquei esse livro na minha meta de leitura faz bastante tempo, mas não consigo lembrar onde consegui a indicação. É uma história extremamente envolvente e muito difícil, fiquei deslumbrado pela forma como a autora abordou questões tão delicadas tanto para época quanto para os dias atuais. O enredo inicia com uma típica família estadunidense composta pelo pai provedor, a mãe exímia dona de casa e o casal de filhos, assim, é dada a notícia da chegada de gêmeos para compor o lar. Tudo prossegue harmoniosamente até a ocorrência de um acidente automobilístico com o pai. Desse modo, Corrine encontra-se em um beco sem saída pelas dívidas e decide levar seus filhos para a casa de seus pais. Desde a arrumação das malas se inicia uma série de privações envolvendo as quatro crianças. É uma história que te faz refletir profundamente sobre muitos temas. No final do livro ocorre uma situação que eu não tinha entendido bem o que tinha rolado, mas após algumas horas processando a ficha cai e fiquei devastado pelo fato. Um livro instigante e complicado.
Duarda 15/01/2023minha estante
Ele aparece em um ep de todo mundo odeio o chris kk a Rochelle indica ela pra uma mnna achando a é um livro leve

Joao.Almeida 16/01/2023minha estante
meu deus, verdade! kkkkkkkkk

Lochan0 14/11/2022

A MELHOR SAGA DA VIDA!!!!
Meu deus, quando me falam sobre a saga de foxworth eu tenho vontade de GRITAR! É A SAGA DA VIDA! tenho vontade de chorar quando leio críticas sobre ela, admito, é como se fosse um bebê que quero cuidar e proteger. Mas entendo que cada um tem seu gosto, não dá pra agradar a todos ainda mais com uma história tão complexa e bizarra hahaha.

Vamos lá, conheci a história quando eu tinha uns 9 anos de idade através do primeiro filme, o antigo (atualmente fizeram uma versão nova de 2014). Não sabia que tinha livros, e quando descobri já na fase adulta da vida, iniciei uma missão de ter todos os livros da saga. É simplesmente difícil de acha-los mas com garra e dor no bolso haha eu consegui os 5! ??

Foi uma honra ler cada livro físico e viver essa história. Poderia passar horas falando sobre esse livro mas seria muitos spoilers. Eu só queria enaltecer que vale a pena! É uma história que gira em torno de muitos tabus, fanatismo religioso, violência, tortura, homicídio, e talvez só o primeiro não te prenda tanto mas 🤬 #$%!& existem mais 4 livros pela frente que vai te surpreender! A história não acaba aqui! Dêem uma chance! É uma saga magnífica!

Simplesmente a melhor! Tem um lugar em meu coração! ??
Camila1856 02/05/2023minha estante
Nossa eu tô apaixonada pelo primeiro livro. Começo o segundo amanhã.

Lochan0 03/05/2023minha estante
É uma saga maravilhosa. Pétalas ao vento foi o livro que mais me deu ranço kkkkkk o meu predileto é o quarto, e o mais emocionante também. Espero que goste de todos e depois me diga o que está achando do segundo livro kkkk

Isaías 13/07/2013

Um livro forte, talvez forte demais...
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 13 ou 14 anos, e na época o livro foi muito marcante pra mim. Agora com 25 anos voltei a reler pois bateu aquela saudade, o difícil era achar ele, pois por ser um livro antigo (1979) não é mais vendido em nenhuma livraria e raramente alguma biblioteca o possui, só tem disponível em alguns sebos virtuais. Resultado: precisei baixá-lo na net e ler pelo smartphone. Mas a emoção foi a mesma de 12 anos atrás com o livro em mãos.

O livro narra a história da família Dollanganger (que depois descobre-se que na verdade é Foxworth). A família é formada por um pai dedicado e amoroso, uma mãe linda e carinhosa e 4 filhos muito felizes por ter os "melhores pais do mundo", Christopher (Chris) de 14 anos, Catherine (Cathy) de 12 anos e os gêmes Cori e Carry de 5 anos. Eles eram uma família muito feliz até acontecer uma tragédia que mudaria a vida dessas 4 crianças para sempre... O pai tão jovem, bonito e carinho morre em um acidente de carro, e a esposa Corrine que nunca trabalhou e sempre foi dependente do marido fica endividada e não tem qualificações profissionais para manter o sustento dos filhos e pagar as dívidas da família. Resolve então escrever ao seus pais milionários dos quais os filhos jamais ouviram falar (nem se quer sabiam da existência dos avôs), ela então decide deixar todos os pertences para trás e partir para a Vírgínia e morar na mansão dos pais podres de rico. Ela enche as crianças de expectativas referente à vida esplêndida e luxuosa que terão pela frente na nova cidade na mansão dos avós. Porém o que ela não contou é que os avós (aliás somente a avó pois o avô nunca soube da existência deles) consideravam as crianças como filhos do demônio por serem frutos de um relacionamento pecaminoso (incesto). Ao chegarem na mansão na calada da noite são obrigados a entrarem sorrateiramente pelos fundos para não serem vistos, pois ninguém nem mesmo os empregados da casa podiam saber da existência deles. A avó os recebe com a maior frieza e ordena que as crianças deverão ficar trancadas em um quarto (escuro e abafado) na ala norte da mansão para não correr o risco de serem vistos. A mãe promete que será apenas por uma noite, tempo que precisa para reconquistar o amor e o perdão do pai que encontra-se moribundo, voltar a ter seu nome no testamento e contar sobre a existência dos filhos. O que era para ser somente uma noite prolonga-se para dois dias, uma semana, um mês, e até anos. E a mãe sempre com a mesma promessa de ser incluída no testamento do pai que está no leito de morte para então tirá-los da prisão. E ai que começa o sofrimento dessas crianças que além de ficarem trancafiadas em um quarto desconfortável, tem somente um sótão escuro, mofado e empoeirado como playground e são absurdamente maltratados pela avó, essa velha é o capeta em pessoa, alimenta um ódio mortal pelos netos e faz as piores crueldades em nome de Deus. Eles são espancados, passam fome e definham a cada dia por não terem contato com o sol e com o mundo lá fora e começa então a luta deles pela sobrevivência. Eles crescem e amadurecem juntos, tendo somente um ao outro em quem confiar e por quem lutar. É ai que nasce um sentimento proibido entre Chris e Cathy,uma paixão avassaladora entre dois irmãos necessitados de amor, carinho e com os hormônios à flor da pele, o resultado mostra-se como uma maldição na família Foxworth, onde o incesto prevalece passando de geração para geração. E o final é muito, mas muito triste... Eles sofrem muito e por fim são traídos por quem eles mais amavam e confiavam e era o seu porto seguro: a mãe.

Uma história realmente chocante, impossível não se emocionar com essa trama, uma história de amor, salvação através do amor, incesto e traição. Além de mostrar como as pessoas são capazes das piores maldades em prol da ambição ou de um fanatismo religioso. A trama é narrada em primeira pessoa, a história é contada por Cathy, a narrativa é simplesmente perfeita, em nenhum momento a trama fica tediosa ou maçante, a escritora consegue passar toda a angústia e sofrimento dessas crianças de forma impressionante! Enfim se vc tiver peito pra aguentar, super recomendo essa leitura, mas prepare as lágrimas...
Barbara 23/07/2015minha estante
Resenha perfeita :3
Essa escritora é incrível amei esse livro e tive que ler todos os outros 4 em poucos dias para saber o final ^^

Larissa 15/11/2022minha estante
Estava interessada em ler o livro mas após seu resumo mudei de ideia. Que trama pesada e que forçação de barra para chocar os leitores. Me pergunto se uma pessoa que consegue criar uma trama tão perversa bate bem da cabeça, duvido.

Michele 01/07/2022

Incesto perdoável?
Estou em choque com este livro!!! Gente! Que raiva da mãe e da avó... A mãe é extremamente narcisista e louca, eu queria descer o sarrafo nela. Como pode? Eu fui acompanhando com o filme.
A autora tem uma escrita detalhada, mas é aqueles detalhes que não ficam cansativos e faz o leitor se entrosar mais no ambiente que se passa. Uma pena o segundo volume estar um valor de um rim, pq é muito bom e triste o que eles passam sem poder serem crianças de verdade
Jasmini.Martins 30/09/2022minha estante
O segundo volume está disponível no kindle unlimeted.

Fabala 09/01/2020

Tocante
Esse livro me prendeu desde o inicio até o fim, os personagens são bem formados e a historia marcante.
Foi o primeiro livro que li da V.C. Andrews e super me dá vontade de prosseguir co a série de livros, no entanto não encontro eles em lugar nenhum (esse livro encontrei em um sebo e embora já tenha visto para vender em livraria não encontro o segundo de jeito nenhum).
A historia forte me deixou fascinada e praticamente dependente do livro (tipo droga) até o fim.
Joice Soares 17/01/2020minha estante
Tenho os outros livros em PDF, se quiser me mande seu email inbox e eu te envio.

girlatbook 18/06/2022

they say i did something bad, but why's it feel so good?
gente, esse livro foi bom no começo, mas depois foi só ladeira abaixo.
a primeira coisa que me incomodou foi a narração maçante que se manteve a mesma até o fim da história. os relatos eram falados com tanta naturalidade que eu precisei reler alguns trechos pra ter noção das coisas terríveis que tavam acontecendo com aquelas crianças.
outro fato é: o livro é extremamente ??? e nojento. as cenas de violência eram pesadas demais, quase não aguentei de ler tudo aquilo acontecendo com crianças, o incesto entre os dois irmãos foi do nada e grotesco, e quando eu achei que não podia piorar, vai lá e tem ESTUPRO. sério, acho que perdi -20 anos de vida lendo isso aqui. a única coisa boa foi o inicio que me prendeu e o plot twist do final, que até deu uma pequena vontade de ler os outros livros, mas prefiro parar por aqui.

(o trecho da música da taylor é bem explicativo nessa relação louça e nojenta desses dois irmãoskkkk)
Jasmini.Martins 30/09/2022minha estante
Desculpa, mas que estupro??

Taynara Lima / @taaynaralima 19/08/2019

O Jardim dos Esquecidos | Editora: Figurati | Autora: V.C Andrews | Nota: 4.5/5
O Jardim dos Esquecidos” é o primeiro livro da série Dollanganger, da V.C Andrews. Acho que foi um dos melhores desse ano. O livro é denso, o começo um pouco difícil até. Os capítulos são bem longos e muito bem escritos.

O livro é narrado pela Cathy Dollanganger e nela acompanhamos as lembranças dela desde os 7 anos até a adolescência. Os Dollanganger vivem uma vida perfeita, moram em uma casa confortável, apesar de sem muitos luxos, mas são felizes. Cathy tem uma devoção ao pai, assim como os outros membros da família, seu irmão mais velho Chris e seus irmãos mais novos Corey e Carrey, gêmeos de 4 anos.

O livro de fato começa quando pai sofre um acidente e morre. A mãe acreditando que vai receber uma fortuna quando seu pai morrer, decide voltar para a casa dos pais, que ela não fala há 15 anos, desde o seu casamento. E é a partir daí que tudo fica bem estranho.

Quando Corrine fugiu depois de casar, o pai a retirou do testamento e com a sua volta, ela teria que reconquistá-lo e para isso, ia precisar esconder as crianças enquanto seu nome não tivesse de volta ao testamento.

“Não é o amor que faz o mundo girar...é o dinheiro.”
Pág.44

As quatro crianças são trancadas em um quarto, tendo somente acesso a um sótão com coisas velhas para se distrair. Além de Corrine, a avó era a única que sabia sobre eles. A avó era a própria bruxa, bastante severa, muito religiosa e com muitas regras. Os mais velhos eram responsáveis pelos mais novos.

Os Foxworth (sobrenome verdadeiro da família de Corrine) são ricos e bem doidos.
Acontecimentos estranhos e muitas revelações serão feitas sobre a família ao longo do livro. E a mãe das crianças, sempre com muitas desculpas enquanto alimentava a esperança das crianças sobre quando as tiraria de lá.

É triste, algumas vezes sufocante, passei muita raiva lendo em muitos momentos vendo a esperança deles sendo renovada a cada vez que a mãe ia no quarto contar alguma ladainha.

O livro é dividido em duas partes e no final eu fiquei chocada. Super indico se você acha que tem estômago. Já estou doida pelo segundo livro.
Flavia.Menezes 29/08/2019minha estante
Adorei sua resenha, falou tudo e muito bem falado. ? uma trilogia, né? E se não me engano, depois foram lançados mais 2, no total de 5 livros sobre a saga dos Foxworth.