O Jardim dos Esquecidos

O Jardim dos Esquecidos V. C. Andrews

Resenhas - O Jardim dos Esquecidos

Adriana.Rita 09/07/2022

O jardim dos esquecidos
Uma vida feliz, família harmoniosa. Pai e mãe apaixonados. Dois filhos lindos, uma menina e um menino. A chegada dos gêmeos, ou seja, mais um casal de filhos lindos. Família perfeita até um desastre acontecer. A mãe precisa agora ser forte e aguentar todas as humilhações para proteger e cuidar dos filhos. É isso o que ela diz. Por enquanto os filhos ficam no sótão, presos como ratos ou crianças malditas. O que o instinto humano fará a eles e o que o instinto desumano fará aos outros?
Essa leitura me envolveu até a alma e despertou sentimentos fortes.

Raiane166 13/08/2022

É um livro realmente impressionante, consegue te cativar mais e mais a cada página.
Prezo muito por uma leitura assim.

Mika 30/08/2022

Impactante
Melhor livro do ano até agora, não tava esperando nada dele, mas me surpreendeu. Uma família perfeita que através de uma tragédia ver suas vidas mudar totalmente

ba 20/09/2022

Caramba? que leitura difícil.
Não pela escrita, muito pelo contrário. A escrita é MUITO boa, na verdade. Descritiva e nada monótona. Mas os temas centrais são muito sensíveis para uma sociedade que julga o ato como a nossa. Eu julgo. Tenho irmãos. Me incomodei muito - mas gosto disso. Tenho tentado ler livros que me incomodam como um desafio pessoal? vejo threads no tiktok e salvo todos. Lerei o resto, curiosa pra ver no que vai dar.

Jasmini.Martins 30/09/2022

Devastador
Confesso que comecei o livro com certa preguiça, porém conforme foi avançando na leitura a leitura se tornou extremamente fluída. A escrita da autora ao mesmo tempo que é detalhista não se torna maçante, a história tem uma sensibilidade incrível, que se torna até cruel em vários momentos. A violência que as crianças passam é extremamente detalhada e crua, por isso não indico para todas as pessoas, porque a obra trata de temas extremamente sensíveis com muitos detalhes.
Se você for uma pessoa que consegue lidar com temas sensíveis indico muito a leitura pois os personagens têm muita profundidade e se tornam até odiáveis em muitos momentos por terem tantos defeitos. O Incesto que ocorre na obra é um tema extremamente delicado, pois ao mesmo tempo que entendemos o motivo dele ocorrer ficamos extremamente desconfortáveis e incomodados.

Ana 29/10/2022

Eu escolhi ler esse livro por conta da premissa, a ideia de uma mãe que mantém os filhos presos no sótão atraiu a minha atenção.

A história é perturbadora, pesadíssima, tem várias reviravoltas ao longo da trama, mas dava pra ter desenvolvido a história sem aquela cena de estupro...

Eu não recomendo esse livro pra qualquer pessoa. Contém incesto, estupro, abuso infantil, infanticídio, abandono parental, tortura, inanição... Mas se você tem estômago forte, então vai fundo.

Grazi 26/11/2022

Uma leitura fluida, e problemática pra algumas pessoas.
Vi adaptação desse livro a muito tempo atrás, e gostei bastante porq era um história diferente dos filmes que costumava ver, e recentemente descobri que era inspirado num livro e corri pra ler, gostei tanto quanto gostei do filme, a autora me prendeu do inicio ao fim, não tive problema com algumas relações abordadas no livro, pois tenho a "mente aberta" mais quem não tem, não recomendo ler ou leia, pois acredito que tenha um motivo pra aquilo acontecer, o filme e bem fiel ao livro, pois não notei grande diferença só teve em algumas situações mais bem pequenas, gostei bastante recomendo a leitura.

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

TEM ALGUM LIVRO QUE VOCÊ GOSTA MUITO, MAS QUE POUCOS CONHECEM?
O Jardim dos Esquecidos tem uma história que incomoda, que deixa o leitor agoniado e com aquele nó constante na garganta.

Visto que acompanharemos crianças confinadas, para nós, que enfrentamos uma pandemia à pouco, a trama tende a ser ainda mais perturbadora.

A obra foi publicada há mais de 40 anos. Nessa época os livros pesados não eram considerados “dark”, apenas polêmicos, contudo o termo se encaixaria bem aqui.

O falecimento de um marido/pai coloca sua família em maus lençóis. Eram considerados a família perfeita: esposa linda e mãe amorosa, filhos lindos, e bem-educados, marido galã e bem-sucedido...

Com a morte dele vem à tona as dívidas. A mãe, Corine, não conseguirá arcar com as despesas, então viaja com os filhos para a casa dos pais dela, que são ricos.

Quando adolescente, Corine brigou com os pais e perdeu a herança. Agora seu pai está doente, de cama, desenganado. O velho não sabe da existência dos netos. A avó das crianças sugere que Corine esconda os filhos no sótão, até que ela faça as pazes com o pai e reconquiste a herança, ou até que o velho morra.

Assim a mãe amorosa prende seus filhos no sótão e jura que será por alguns dias, talvez poucos meses, mas a realidade é outra.

As crianças serão abandonadas, esquecidas. Passarão frio, fome, sofrerão castigos físicos (pela avó fanática religiosa) e até tentativa de envenenamento.

Além de os maus tratos físicos, tortura psicológica, a luta diária para a sobrevivência, terá o assunto mais polêmico: o incesto.

Acredito que a maneira genial como a autora abordou os horrores do confinamento, se dê ao fato de ela ter sido cadeirante. A escritora, mais do que ninguém, conhecia a sensação de se sentir presa.

Embora não seja uma leitura fácil, esse é aquele tipo de livro que vai entrar na sua mente. Passará anos e você não vai se esquecer dessa história (lembrará até dos detalhes).

Não recomendo para quem é sensível à gatilhos.

Hoje o livro físico só é encontrado em sebos.

Bju

Câmbio. Desligo.

~ Cau

site: @segunda.opiniao

Vinicius 27/12/2022

Eu preciso admitir que ri bastante com as semelhanças entre essa obra e Desventuras em Série. Não sei dizer se Corine é pior que o Conde Olaf ou se Cathy e Chris são mais surtados que Klaus e Violet para as coisas chegarem naquele ponto.

Em um primeiro momento, eu tive várias ressalvas com o livro, a primeira parte é insossa e incostante quanto a idade mental dos personagens, a Cathy jovem e os irmãos são adutizados demais e a narradora, a Cathy adulta, é dotada de um ar estupido e infantil.

Mas a principal reviravolta é na parte dois, quando ambas, Cathy jovem e adulta, se unem para contar uma excelente historia sobre amor, ganância e amadurecimento. Essa diferença faz com que a primeira metade pareça um sonho, tornando-a muito mais plausivel e interessante.

jbueno2023 02/01/2023

Inacreditável
Uma leitura muito boa e fluída. Com final em aberto, mas inacreditável a reviravolta que aconteceu. Recomendo a leitura ?.

Isa_Andradre 31/01/2023

Que livro foi esse??? Eu tô sem fôlego até agora.
Não conhecia nada desse livro e nunca nem tinha ouvido falar, cheguei nele por causa de um ep de todo mundo odeio o Cris e achei interessante a temática "mãe q aprisiona os filhos em um sótão"
Não poderia estar mais surpresa, o livro é real muito bom, uma escrita boa com uma fluência maravilhosa eu não consegui largar nem por um minuto.
Mas tenho algumas ressalvas. Existem diversos gatilhos, muitos mesmo então fica ligado.
Eu entendo a situação mas a Cathy jovem parece muito mais velha e fora da realidade enquanto a Cathy mais velha é infantil puxada pro inocente.
Outra coisa, a cena do estrupo COMPLETAMENTE desnecessária, um dos temas mais polêmicos desse livro é o Incesto e sim causa desconforto pra qualquer pessoa minimamente ingressada numa sociedade e eu gosto de livros assim q tiram a gente da zona de conforto mas o jeito em q eles "ficaram" pela primeira vez, sem necessidade nenhuma!
É realmente um livro muito triste, poucos quase nenhum momentos de felicidades.... Bem como eu gosto kkkkk.

Helyanny 04/02/2023

Não sou de ler séries...
... mas essa me prendeu, mesmo sabendo que posso não conseguir ler o restante! Muito parado e, ao mesmo tempo, muito intenso, me fez devorar pra saber o desfecho! Bora pro segundo agora!

Carolina.Dias 08/02/2023

Perturbador
Esse livro não é um romance.
Esse livro não é agradável.
Esse livro não é gostoso.
Maaaaaas
Esse livro é muito bem escrito
Esse livro mexe com a suas emoções
Esse livro te faz duvidar das suas morais